Akhal-Teke

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

Akhal-Teke

#1 Mensagem por DB » segunda ago 07, 2006 10:20 pm

Distribuição:

Turcomenistão, Teken
O ambiente, assim se afirma, faz do cavalo o que ele é. OS Akhal-Teke ainda hoje não o dissimulam.São, mais ainda do que os Árabes, cavalos das estepes, marcados pelas estepes secas do Turcomenistão, do Cazaquistão,do Quirguistão e do Usbequistão. Ainda hoje, na sua maioria, aí radicados.

Características:
A primeira característica que salta a vista é a cor da sua pelagem.Normalmente castanho, alazão (lazão), rosilho ou tordilho: a pelagem parece sempre ter uma nuance de metalico. Outra caractrísticas é uma crina e cauda longa e fina. Qq q seja a característica dos Akhal-Teke, são mutissimo nobres. Têm pernas longas e é frequente terem um peito delgado, fzendo parecer um cão galgo.

Caracter:
Uma das razões pelas quais o Akhal-Teke se tornou tão raro, deve ser, por serem tão dificeis de montar. Têm um temperamento muito marcado, por vezes ate sao hipersensiveis e só combinam bem com o cavaleiro que tenha muita sensiblidade. Este, por sua vez, pode fazer quase tudo com eles. Os Akhal-Teke são perfeitos para as provas de obstaculos, mas servem igualmente para adestramento classico e são quase invenciveis nas corridas.

Considerações:
À primeira vista parecem frageis: esbeltos, eprnaltas, de peito delgado, com as costelas visiveis atraves da pelagem, flanco elevado, músculos finamente ciselados, cascos quase tao pequenos como os de um poldro e o chanfro bastante fino e longo em relaçao ao seus olhos "bogalhodos" e escuros. 152 a 155 cm é a altura em que normalmente se apresentam, quase podem ser confundidos com um ponei.
No entanto os Akhal-Teke sao Puro-Sangue, tendo uma historia de criação tao antiga qt as do seu concorrente de peso em medias e longas distancias, o Puro-Sangue Árabe. Ao contrario deste último que as suas origens estao documentadas, no caso, dos Akhal-Teke nao existe qq registo. Apesar, de arqueologos terem descoberto registos de cavaleiros na proximidades da sua terra origem. A lingua , a cultura e a historia dos povos turcomenos, uzbeques, cazaques e quirguizes, regioes em que a raça é criada em que estao muito ligados aos cavalos e equitaçao.
A rudeza desta região formou a raça, com uma terra seca , quase tao rija como o betao, formaram as suas pernas; devido ao sol agreste do verao, ostentam uma pelagem muitissimo fina com um brilho metalico.
O orgulho dos seus criadores- esta raça equina ainda hj faz competiçao de distancia- fez com que ela se distingui-se pela sua perseverancia e velocidade.

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#2 Mensagem por DB » segunda ago 07, 2006 11:03 pm

http://www.turkmens.com
Este foi um site de escassa informação que encontrei na net, onde fala sobre a raça e tem várias fotos do Akhal-Teke.

DB

padevic
Espectador
Mensagens: 9
Registado: terça mar 20, 2007 2:48 am
Localização: galicia-espanha
Contacto:

#3 Mensagem por padevic » terça mar 20, 2007 5:39 pm

Se gostas dessa raça, acho que vais gostar deste site

http://www.akhalteke.org

Mario Fragoso
Iniciado
Mensagens: 19
Registado: sábado mar 07, 2009 8:17 pm
Localização: Grenoble França

Re: Akhal-Teke

#4 Mensagem por Mario Fragoso » sábado mar 07, 2009 8:32 pm

Bom dia a todos, eu sou Português vivendo em França e tenho um garanhão Akhal Téké
Imagem

Belbe
Mensagens: 3
Registado: segunda mai 26, 2008 9:57 pm

Re: Akhal-Teke

#5 Mensagem por Belbe » sexta out 08, 2010 11:48 am

Heis um dos poucos cavalos que eu gostaria de ter além do Lusitano! Saíu-me a sorte grande quando o meu garanhão lusitano de linhagem de tourada (Andrade) acabou por ter conformação e resistência de cavalo de raide, ao contrário de todos os seus irmãos. No entanto não deixo de ter aquele bichinho por estes senhores das estepes! :mrgreen: A expressão nobre, os olhos grandes e inteligentes, a leveza, a sensibilidade extrema, devem fazer destes animais um delicia de treinar.

Pena é os exemplares mais fieis as características da raça estarem todos para os lados da Russia... Tenho procurado vários criadores em países mais próximos mas são tudo cavalos enormes, de ossos largos, costas curtas e músculos redondos de força e não de enduranço... Nunca vou perceber porque alteram as raças, se quiser um cavalo mais robusto e igualmente sensível escolho um lusitano. Também não entendo porque estão a tentar fazer do lusitano um cavalo alto com costas longas e grande suspensão. Para isso já não existem os alemães e os holandeses?... Já estou a divagar, voltemos ao trabalho... :roll:

Responder

Voltar para “Outras Raças”