Qual é?

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#31 Mensagem por luis pedro » domingo ago 20, 2006 9:15 am

Olá tixa,

Seja bem vinda ao forum.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#32 Mensagem por João dee Deus » domingo ago 20, 2006 5:00 pm

Realmente depois de tornar a ler o meu post,concluí que foi tipo telegrama e que o que disse seria o resumo de uma observação à distancia.Acho que foi isto que eu aprendi.

Mas vejamos:

A cara de égua,é aquela cracteristica de um animal que "quebra" mais cedo que um,(para exagerar),Garanhão.O que coincide com o temperamento ou "o seu feitio"ou "personalidade" ou "pelo na venta"...etc.

Um trote bonito especialmente no caso do sangue inglês para quem está do chão, é incomodo e duro para quem lá vai em cima.

O comer devagar e mastigar muito bem,é o comêço,porque é jovem,de uma selecção de alimentos que fará quando for madura.

Serve isto para que a minha experiencia de observação aos Cavalos nestes anos,as tais" conclusões provisórias", vos deem pistas de raciocínio para as vossas proprias e futuras observações,melhoramdo-as.

audações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#33 Mensagem por martassreis » quarta ago 23, 2006 4:44 pm

Sr. João,

vou ter em consideração tudo o que me disse. Mas espero que em relação ao trote, o mesmo não se aplique no meu caso. Para já a égua tem um trote muito confortável, sendo muito fácil fazer trote sentado. Mas vamos lá ver se alguma coisa ainda muda com o tempo....

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trote

#34 Mensagem por João dee Deus » quarta ago 23, 2006 8:11 pm

Marta

Claro que é sempre bom ouvir dizer que se vai tomar em consideração o que dissemos,e por isso te agradeço.

O que me pareceu acerca do trote,é que a configuração de toda a perna da égua é muito rectilinea,(vertical)incluindo a quartela.

Normalmente uma quartela assim não amortece facilmente o trote,mas como ela é um pouco longilinea pode ser que seja a razão de dizeres que é confortavel porque a coluna comprida amortece e amplifica o trote.

Só quero com isto alertar.te para que quando se olha para um Cavalo há muito para ver.

saudações a felicidades
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#35 Mensagem por Sentry » quarta ago 23, 2006 10:20 pm

Gosto muito dos Cavalos Lusitanos, uns dos meus preferidos senao mesmo o melhor, mas o Árabe é espectacular... :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#36 Mensagem por luis pedro » quinta ago 24, 2006 9:03 am

Olá,
A égua da Marta é realmente um pouco "direita de curvilhões" e também tem a quartela um pouco direita mas como esta é bastante comprida compensa, de certa forma, a direcção do aprumo. Também a "vontade" de andar para diante, obrigando a um emprego efectivo dos posteriores, compensa alguma falta de suplesse que o angulo muito aberto do curvilhão poderá levar a supor, como referiu o João.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

perna

#37 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 5:31 pm

Luis

Eu alem de curvilhões direitos ouvia também "perna de presunto"o que era associado aos musculos da perna serem muito subidos e mesmo os exteriores ficarem ao nível do "calção" o que dá velocidade mas menos potencia nos saltos portanto no "motor".

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#38 Mensagem por martassreis » quinta ago 24, 2006 10:26 pm

João e Luís,

Obrigado pelas V/ considerações sobre a minha égua, principalmente sobre as pernas. Eu não percebo nada desses pormenores :oops: e é bom ficar a conhecer melhor as características dela, assim como os inconvenientes ou vantagens de cada uma delas. Estou a colocar 2 fotos um pouco mais actuais (de Março e Abril deste ano) para que a possam observar noutros anglos assim darem-me as V/ opiniões que muito agradeço.

Imagem Imagem

Peço desculpa pelos cortes na fotos, mas como não sou eu que estou a montar achei por bem não publicar a cara das pessoas...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#39 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 24, 2006 10:59 pm

Marta

Estás a reagir muito bem às observações sobre a tua égua.

De certo já te apercebeste que a intenção é despertar no pessoal do forum a capacidade de observação sobre os Cavalos.
Foi a tua égua como poderia ser outro Cavalo qualquer.

Estas fotos deixam ver que ela não está musculada para grandes esforços principalmente nos saltos.
Precisa de trabalho de ginastica em geral,espacialmente de galope na mão e bem controlado lento e com alguns circulos de 20 metros em principio.Mas com calma e tempo para se desenrolar a musculação geral.
Só depois se pode começar a exigir coisas.
Era o que eu fazia pelo que posso ver daqui.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#40 Mensagem por martassreis » sexta ago 25, 2006 7:42 pm

Obrigado Sr. João pelos conselhos. vou tentar galopar mais em circulos e mais concentrado. Já me disseram que ela galope muito com os membros anteriores e pouco com os posteriores, ou seja, que está a utilizar o «motor da frente» e não o de trás. Temos tentado alterar, mas também não sou profissional, nem nada que se aproxime e por isso a evolução é muito lenta...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#41 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 8:05 pm

Marta

Os Cavlos longilineos,teem vantagem no trote permitindo bons alongamentos mas....para galopar, terem de levantar aquela frente que está mais longe do "motor de trás" do que o habitual....custa mais.

Costumam nos saltos resolver o problema"apoiando-se" na velocidade que deve ser o que a tua égua prefere se a deixarem.

Remeter os posteriores no andamento que é "ir buscar terreno"com o sposteriores debaixo da barriga o mais à frente possivel,e para se ter força e provocar impulsão..tem de se ter musculação.

Consegue-se em parte e no principio ao colocar a cabeça sem a deixar encapotar que é enrolar a cabeça desde o garrote e baixá-la.

Se quando estiveres no tal galope lento com a cabeça colocada,ela se sentir do esforço e quiser "abrir"para a tal velocidade que é o "escudo" dela,em vez de lutares para abrandar,partes imediatamente para o tal circulo de 20 metros para ela abrandar e com a perna de fora atrazada para "segurares a garupa não a deixando desandar,ou descair,ou entrar em slide :lol:

Enquanto não conseguires a musculação,o que leva tempo, faz estes exercicios em pé nos estribos para não castigares (calcares)os musculos e tendões do lombo.Só depois te podes ir sentando aos poucos.

Dá noticias

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#42 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 9:14 pm

Marta

Para melhor perceberes:

Quando partes para o circulo e depois de os conseguires bem feitos,ou seja ,com os posteriores a pasarem por cima da pista feita pelos anteriores,sem descair a garupa portanto,voltas à pista do picadeiro agora já na velocidade que deves ter.

Ela começa a perceber que se acelerar quando vai na pista,vai de castigo para o circulo que para ela é mais dificil.
Esta técnica aplica-se a todos os casos desobediencia e desconcentração.

Lutar frontalmente com os cavalos é perder tempo e arranjar mais problemas.Temos de usar o cérebro visto que nós somo os ditos inteligentes :P

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#43 Mensagem por martassreis » sexta ago 25, 2006 11:30 pm

Obrigado pela sua disponibilidade e ajuda. Parece que foi bastante claro, acho que entendi o que tenho que fazer, vou passar o fim-de-semana a trabalhar nisso. (em relação á colocação da cabeça, ela ainda tem alguma dificuldade, só há pouco tempo é que começou a baixar mais um pouco porque dantes andava sempre com a cabeça bem lá em cima tipo "nariz arrebitado" :oops:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#44 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 11:48 pm

Marta

Esse tipo de trabalho deve ser feito neste fim de semana trabalhando-a de manhã e de tarde meia hora de cada vez com um aquecimento à guia de 10 minutos para depois poderes logo começar a "apertar" com ela.

De manhã há um esforço...um descanso até à tarde e outro esforço.

O esforço solicita melhor oxigenação e mais rápida "alimentação" sanguinea dos musculos,seguido do descanso que faz a massa muscular aumentar de volume.
E paparoca várias vezes ao dia :o


Entendes a ideia.?

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#45 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 25, 2006 11:54 pm

Marta

Outra coisa...baixar a cabeça estica os tendões e musculos do lombo o que lhe dói, e se for acrescido do teu peso no lombo ainda é pior.

Ela só a baixará quando estiver confortavel, sem essas dores o que implica a tal ginastica.

saudaç~´oes
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Outras Raças”