Qual é?

Fórum de Outras Raças

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#16 Mensagem por martassreis » quinta ago 17, 2006 10:05 pm

:oops: sim tem toda a razão :oops: de facto a raça dela é Português de Desporto, mas se eu disser apenas que é um Português de Desporto não identifica as suas origens.

Aqui estamos nós as duas :roll: esta foto já é do ano passado, mas ainda não está muito desactualizada

Imagem

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#17 Mensagem por Rogers » quinta ago 17, 2006 10:09 pm

Oi!

A tua égua é muito bonita!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#18 Mensagem por João dee Deus » quinta ago 17, 2006 10:53 pm

São as duas :wink:

Ficamos é sem a noção das proporsões:

Ou a Marta é muito alta,ou a ègua é pequena :P

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » quinta ago 17, 2006 10:59 pm

Olá,
Parece que a Rogers e o João tocaram num aspecto muito importante, o lusitano cruzado. Com efeito á alguns anos (+ de 30) a CN, que dispunha de excelentes lusitanos e de alguns bons garanhões PSI adquiridos na GB, produziu alguns Anglo-lusos que se revelaram óptimos cavalos de desporto, em Obstáculos e CCE, à época práticamente não existiam provas de Ensino em Portugal.
Talvez a produção de Lusitanos cruzados com PSI, seja uma boa solução para obter algum "elan" que por vezes falta aos PSL.

Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#20 Mensagem por Rogers » quinta ago 17, 2006 11:07 pm

Este ano temos um poldro nascido em casa que é anglo-luso, filho de uma PSI vencedora nos corridas a galope e de um Lusitano filho do nautico, estou com grandes esperanças neste poldro, tenho muito ainda que esperar, mas estou confiante que vaai ser um grande cavalo!







Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#21 Mensagem por martassreis » sexta ago 18, 2006 12:38 am

Rogers, obrigado, decidi participar pelo seu convite aos mais «envergonhados».

Sr. João de Deus, a verdade é que eu sou baixinha :oops: a égua tem cerca de 1.63mts ao garrote. Tenho que confirmar a medida pois já não a meço a algum tempo. Ela nessa foto tinha 4 anos e meio. Fez 5 anos em Março deste ano, não sei se entretanto já cresceu, mas parece-me que sim.

Tem razão em relação ao que diz dos anglo-luso-arabe, ela de facto tem muita personalidade e quando lhe chega a pimenta ao nariz ninguém a aguenta. (ela é filha de um anglo-arabe e de uma anglo-luso)

Imagem

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#22 Mensagem por João dee Deus » sexta ago 18, 2006 5:21 am

Nesse caso e a grosso modo,ela tem50% de PSI--25% de Árabe e 25% de Lusitano.

De certeza que já cresceu neste ultimo ano e vai crescer ainda mais e tomar mais volume o que pode dar a ideia de ter crescido ainda mais.

Daqui parece-me que tem um trote duro,esquisita de alimentação e não tem cara de égua.
Sei que não perguntaste nada disto mas gosto de me por a adivinhar :oops:

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#23 Mensagem por Rogers » sexta ago 18, 2006 5:27 am

O que é que fazer com a egua? Ela tem aspecto que poderia fazer de tudo que tu quiseres!! Deve ser otimo ser dona dela!!

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#24 Mensagem por luis pedro » sexta ago 18, 2006 7:44 am

Olá Marta,
Tens uma égua bem bonita. Como dizes, deve ter "o seu feitio", ainda por cima égua, muito sangue ingles com árabe e um pouco de lusitano para temperar.
Há um dito antigo que diz "para cavalo fino, cavaleiro fino", tens de ser ou aprender a ser uma cavaleira fina, senhora de uma colocação em sela que te permita uma boa ligação ao movimento (mesmo ás reacções mais violentas), capaz de pedir apenas com a intensidade necessária para obter o efeito pretendido (sendo intransigente/persistente na obtenção) e cedendo (afrouxar a tenção sem perca do contacto) imediatamente após a obtenção deste.

Boas aulas com muitos progressos,

Luis Pedro

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#25 Mensagem por martassreis » sexta ago 18, 2006 5:36 pm

Peço desculpa mas não adivinhou :P : ela tem uns andamentos super confortáveis e tem um trote muito bonito. Encurta e alarga quer o trote quer o galope super bem, só no passo é que é um pouco mais molengona (tirando quando chega a hora de ir comer a ração :wink: ). Em relação à alimentação, é uma maravilha, come muito bem, não estranha quando se muda a ração, come lentamente/mastiga muito bem os alimentos, adora maças, peras, cenouras… e nunca teve uma cólica. Em relação à cara de égua não sei para mim tem cara de égua, mas como eu sempre soube que era uma égua

Jokas: ela basicamente é trabalhada na equitação básica, não tenho conhecimentos para fazer muita coisa com ela. Faz uns saltinhos e tem também muito jeito para ensino – já experimentei por um cavaleiro profissional a montar e ela parece outra. Tem muito boa cabeça e aprende tudo muito depressa. Na verdade acho que ela tinha grandes possibilidades nos raides, visto que tem uma energia que nunca mais acaba, quando parece que já está cansada, basta dar uma ou duas voltas a passo e fica como nova, pode andar imenso tempo a trotar e a galopar que não se cansa.

Luís Pedro: tem razão no que disse, ela de facto é muito fina, não me posso distrair um bocadinho, senão ela aproveita-se, mas por outro lado é muito boa de trabalhar desde que com jeito. Ela tem de fazer as coisas sem se sentir pressionada/obrigada, se for assim faz tudo é uma maravilha, mas se sente que estão a apertar muito com ela, aí o caso muda de figura e começa a «lutar» contra o cavaleiro. Além de que aprende tudo muito depressa e isso é bom para umas coisas, mas mau para outras, pois também aprende o que lhe convém a ela com muita facilidade. Claro, que tem o facto de ser égua, e por isso nunca sabemos como ela está quando a vamos montar – tem dias eu é uma santa mas outros… ou não quer fazer nada ou então quer dar cangochas e corridas, mas felizmente esta fase parece que já está a passar. Encontrei a solução para isso soltando-a +/- 15 em 15 dias, para ela poder fazer as brincadeiras todas sem ninguém em cima.

Avatar do Utilizador
martassreis
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: quinta ago 17, 2006 4:43 pm
Localização: Porto

#26 Mensagem por martassreis » sexta ago 18, 2006 5:36 pm

Peço desculpa mas não adivinhou :P : ela tem uns andamentos super confortáveis e tem um trote muito bonito. Encurta e alarga quer o trote quer o galope super bem, só no passo é que é um pouco mais molengona (tirando quando chega a hora de ir comer a ração :wink: ). Em relação à alimentação, é uma maravilha, come muito bem, não estranha quando se muda a ração, come lentamente/mastiga muito bem os alimentos, adora maças, peras, cenouras… e nunca teve uma cólica. Em relação à cara de égua não sei :roll: para mim tem cara de égua, mas como eu sempre soube que era uma égua :?

Jokas: ela basicamente é trabalhada na equitação básica, não tenho conhecimentos para fazer muita coisa com ela. Faz uns saltinhos e tem também muito jeito para ensino – já experimentei por um cavaleiro profissional a montar e ela parece outra. Tem muito boa cabeça e aprende tudo muito depressa. Na verdade acho que ela tinha grandes possibilidades nos raides, visto que tem uma energia que nunca mais acaba, quando parece que já está cansada, basta dar uma ou duas voltas a passo e fica como nova, pode andar imenso tempo a trotar e a galopar que não se cansa.

Luís Pedro: tem razão no que disse, ela de facto é muito fina, não me posso distrair um bocadinho, senão ela aproveita-se, mas por outro lado é muito boa de trabalhar desde que com jeito. Ela tem de fazer as coisas sem se sentir pressionada/obrigada, se for assim faz tudo é uma maravilha, mas se sente que estão a apertar muito com ela, aí o caso muda de figura e começa a «lutar» contra o cavaleiro. Além de que aprende tudo muito depressa e isso é bom para umas coisas, mas mau para outras, pois também aprende o que lhe convém a ela com muita facilidade. Claro, que tem o facto de ser égua, e por isso nunca sabemos como ela está quando a vamos montar – tem dias eu é uma santa mas outros… ou não quer fazer nada ou então quer dar cangochas e corridas, mas felizmente esta fase parece que já está a passar. Encontrei a solução para isso soltando-a +/- 15 em 15 dias, para ela poder fazer as brincadeiras todas sem ninguém em cima.

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#27 Mensagem por DB » sexta ago 18, 2006 8:17 pm

"Para mim a melhor raça e aquela que sem duvida prefiro é:

A RAÇA DO BONS CAVALOS! "

Eu concordo com o Cervantes, apenas acrescento E QUE SALTEM.

Pelo menos pra mim, têm q saltar.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

egua

#28 Mensagem por João dee Deus » sábado ago 19, 2006 4:26 am

Marta

Se errei,fica para o meu banco de dados,e é com estas que se aprende. :cry:

Mas olha que aquilo que eu disse não foi a desprestigiar a tua égua
:? são caradteristicas que alguns optimos Cavalos tambem teem.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Dizer coisas sem o quere dizer...

#29 Mensagem por cervantes » domingo ago 20, 2006 8:37 am

Marta,

Tenho a certeza de que o post do João não teve "segundas intenções", contextualizado até é um Grande Elogio à sua Égua!
E foi essa A INTENÇÃO!
Aposto a dinheirinho... (e a minha mãe não me deixa apostar)!

Por vezes, isto de escrever...

Parabéns pela égua... e cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

tixa
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 20, 2006 5:10 am

#30 Mensagem por tixa » domingo ago 20, 2006 8:38 am

ola..
para mim é o lusitano..um cavalo bastante nobre. :D .
beijoss

Responder

Voltar para “Outras Raças”