Ferração ??

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Jorge Rana
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 31, 2008 4:31 pm
Localização: Parede / Cascais

Ferração ??

#1 Mensagem por Jorge Rana » quinta mai 21, 2009 12:01 pm

Caros Amigos,

É a primeira vez que me dirijo ao forum, e às Pessoas, que como eu partilham o amor incondicional por este tão nobre animal. Pois bem tenho um cruzado português com 8 anos, que até há bem pouco tempo, nunca me deu problemas em deixar limpar os cascos. Agora, mostra-se nervoso e claro desconfiado. Mas lá cede após algum protesto. Sem querer ser tendencioso, esta situação coincide com as duas últimas ferragens, o que me leva a querer ter uma conversa com o ferrador quando o vir para saber se se passou algo Alguma sugestão, algum conselho da vossa parte?

Com amizade e consideração,

Jorge Rana :)

mmaria
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: sexta dez 14, 2007 1:06 am
Localização: arredores lisboa

Re: Ferração ??

#2 Mensagem por mmaria » quarta jun 10, 2009 4:42 pm

Olá :o

A única coisa que posso fazer é deixar o meu testemunho: os cavalos não mentem nem inventam e a única forma que eles têm de «falar» connosco é através da linguagem corporal e comportamentos. se a partir de um momento qualquer há uma alteração no comportamento do cavalo é óbvio que se passou alguma coisa!!! :(
Agora também digo que não esperes que o ferrador te diga o que fez mal.... porque normalmente quando isso acontece é por incompetência ou intencionalmente... passam a vida a justificar o que fazem... eu tive más experiências com ferradores e procurei vários... é uma chatice...

Só para teres 1 ideia: 1 vez veio cá um ferrador (muito conceituado, e eu sei que ele é competente!) que cortou os cascos até sangrar... eu a ver aquilo tudo e perguntei o que estava a fazer, e ele responde que é saudável. e blá, blá, blá.. e eu só tive vontade foi de sei lá o quê... :cry:

Acho que devia haver uma instituição qualquer que permitisse «pedir responsabilidades» quando um ferrador faz trabalhos que podem estragar 1 cavalo para sempre... é uma responsabilidade enorme tratar dos cascos dos cavalos, e vejo situações incríveis... só que, muitas vezes os donos dos cavalos não sabem o suficiente e se o cavalo não manca.. está tudo bem... e a longo prazo surgem os problemas...

No teu lugar procurava a opinião do veterinário, e em situações mais delicadas, pede para ele estar presente quando o ferrador for lá (só a presença do veterinário já impõe seriedade.. :lol: ...)

Boa sorte!
(...) a cavalo, sentir o cheiro da chuva, nessa imensidao de montes verdejantes, onde o vento marca o ritmo, passeamos qual centauro (...)

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Ferração ??

#3 Mensagem por PaulaDS » quarta jun 10, 2009 7:49 pm

Jorge Rana Escreveu:Caros Amigos,

É a primeira vez que me dirijo ao Fórum, e às Pessoas, que como eu partilham o amor incondicional por este tão nobre animal. Pois bem tenho um cruzado português com 8 anos, que até há bem pouco tempo, nunca me deu problemas em deixar limpar os cascos. Agora, mostra-se nervoso e claro desconfiado. Mas lá cede após algum protesto. Sem querer ser tendencioso, esta situação coincide com as duas últimas ferragens, o que me leva a querer ter uma conversa com o ferrador quando o vir para saber se se passou algo Alguma sugestão, algum conselho da vossa parte?

Com amizade e consideração,

Jorge Rana :)
Chamar um veterinário seria a ideia melhor, seja para verificar o actual estado dos cascos e das ferraduras (assim tira as duvidas sobre a competência do ferrador) seja para controlar que o cavalo não tenha dificuldade a levantar um dos pés porque lhe doi ao colocar o peso sobre o outro membro.
Há veterinários e veterinários. Chame sempre um veterinário de cavalos, especializado em cavalos e possivelmente com experiência, porque um veterinário de vacas sabe de vacas e um veterinário de cães sabe de cães. Neste caso a especialização é uma garantia.

Jorge Rana
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 31, 2008 4:31 pm
Localização: Parede / Cascais

Re: Ferração ??

#4 Mensagem por Jorge Rana » quarta jun 10, 2009 10:12 pm

Boa noite,

Vou seguir a vossa sugestão. Darei notícias. Até lá continuem a amar os vossos cavalos.

Com consideração e amizade,

Jorge Rana

Responder

Voltar para “Ferração”