Periodicidade da Ferração

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#16 Mensagem por PSantos » domingo mai 08, 2005 12:31 am

Olá a todos!
Já que o amigo João gosta de problemas com cavalos aqui vai um.
Um égua sem raça, com uma boa altura e bem constituida, teve sempre o mesmo dono, e nunca foi ferrada. Ja se tentou várias maneiras, mas mesmo com anestesia controlada pelo veterinário e com a dose maxima não foi possivel fazer alguma coisa. nesta situação eu penso que é mesmo "pancada" da égua. A sorte é que ela tem uns bons cascos e lá se consegue aparar de vez em quando.
Outro caso foi o meu cavalo. A primeira vez que o ferrador o veio ferrar consegui ferrar as duas maos e a anterior esquerda, mas quando chegou a outra foi o cabo dos trabalhos. nunca tinha visto um vavalo assim. dava cada esticão, empinou-se várias vezes e o ferrador disse que era melhor deixar ficar e tentar noutro dia com a anestesia. na outra vez com a anestesia foi o mesmo pandemónio mas depois lá se consegui. Na quarta vez parecia um cordeirinho. Neste caso acho que ele vinha mal ferrado.
saudações para todos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ferrações

#17 Mensagem por João dee Deus » domingo mai 08, 2005 7:55 pm

Então Santos ? Por onde tens andado que nunca mais disseste nada?

Em relação à Égua,e uma vêz que já tentaram até a anestesia,hà o siatema do Aziago que se usava antigamente.

Sabes o que é ?

Baseia-se no facto,de que hà uma transferência da dor para o beiço superior.

Isto pode parecer bárbaro,mas o Cavalo concentra-se na dor local,(beiço)e não sente a outra impressão nos cascos.

Tenho a dizer que este sistema não mata os Cavalos porque sempre se usou e eles ainda aí estão.Além disso,não estamos a lidar própriamente com Piriquitos,e numa situação dessas,qualquer Cavalo pode dar-te um coice e mandar-te desta para melhor,sem ele se aperceber do que fêz.

Há situações de excepção,em que estas coisas têm de ser feitas,mesmo com o desagrado de alguns "sensíveis".Até porque por vezes a alternativa é o Matadouro.

Em relação ao teu Cavalo.

Houve em tempos um Ferrador que me disse que a primeira ferração marca um Cavalo.

Por isso,e aqui vai uma "dica" para os Ferradores.

A primeira ferração deve ser feita em piso de terra macia.

Neste piso o Cavalo não sente a diferença do apoio no chão depois de ferrada a primeira mão.Assim não protesta contra a continuação da operação.

Se o teu Cavalo,foi ferrado em piso rígido como o cimento,como os Ferradores normalmente gostam,(e deve ser feito,mas depois,e por causa dos aprumos),depois de ferrarem as mãos,sentiu-se inseguro no apoio das mãos. Ainda por cima pediram-lhe os pés,e aí ele pensou: Estes tipos querem que eu caia...ou quê ?Mesmo assim ele cedeu(bom rapaz)mas quando chegou à outra pata, ele pensou :aí chega ! ! então é que caio mesmo ! ! ! E fêz-vos um Manguito.

Por aqui vejo que tens um Cavalo com bom temperamento.

Uma coisa é certa: Ele ,sózinho,chegou à conclusão de que a ferração não era um perigo.

Em termos de Cavalos,e para elas,só há duas coisas neste mundo:

As que são perigosas e as outras que não são.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
PSantos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 19, 2004 7:52 pm
Localização: S. João da Madeira

#18 Mensagem por PSantos » segunda mai 09, 2005 5:48 pm

Ola João!
Tenho andado um pouco ocupado e não tenho tido tempo para escrever...
Conheço esse sistema, o ferrador também o usou mas não adiantou de nada...
Ao inicio quando vi o ferrador a utilizar esse sistema chamei-lhe todos os nomes que havia pois achava que ele tava a magoa-lo muito, mas depois ele não teve de o usar mais e eu continuo amigo dele! :D
Infelizmente em certos cavalos tem de ser assim para eles deixarem.
Saudações

marcos
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta out 11, 2006 10:03 pm
Localização: LISBOA

#19 Mensagem por marcos » sexta jan 05, 2007 5:12 am

Bom dia


O que é ferrar a quente e o que é ferar a frio?

comprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#20 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 05, 2007 5:24 am

Marcos

Estás a referir-te ao dia de amanhã.....suponho-... :lol: ..tambem espero que seja um bom dia :wink:

A ferração a quente é igual à fria até ao ponto de acertar a ferradura em termos de ela ficar apoiada em toda a sua superficie,o que se consegue facilmente e mais eficientemente se a ferreadura for quase em braza e encostar ao sitio onde vai ser pregada, queimando o casco fazendo com que ela fique totalmente apoiado fazendo uma "cama".

saudaqções marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

marcos
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta out 11, 2006 10:03 pm
Localização: LISBOA

#21 Mensagem por marcos » sexta jan 05, 2007 5:34 am

Obrigado

E quanto ao dia de amanha eu enganei-me mas também espero que seja um bom dia

comprimentos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » sexta jan 05, 2007 8:29 am

Olá,

Permitam-me uma ligeira correcção, o "instrumento" de que fala o João chama-se "aziar"

Luis Pedro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#23 Mensagem por Miguel Santos » domingo jan 07, 2007 7:00 am

Amigos João e Luís,
Concretamente qual é a acção do "Aziar" no lábio do cavalo?

Já agora qual a idade recomendada para começar a ferrar?
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#24 Mensagem por Rogers » domingo jan 07, 2007 8:02 am

O aziar tem o efeito que tem, não pela dor que causa, mas pelo efeito que tem no sistema parasimpático do cavalo. Abrandando o coração e causando a imobilidade do cavalo.
O aziar é colocado no lábio superior onde tem muitas extermidades de nervos, nunca deve ser colocada na orelha, na lingua ou no lábio inferior como muitas vezes se vê.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

marcos
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta out 11, 2006 10:03 pm
Localização: LISBOA

Re: Periodicidade da Ferração

#25 Mensagem por marcos » quinta dez 11, 2008 9:13 pm

Rogers

Porque que o aziar não pode ser colocado na orelha?? Na quinta onde eu monto o mais normal é apertarmos a orelha do cavalo, mas sem usar o aziar.

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Periodicidade da Ferração

#26 Mensagem por Tamão » terça ago 04, 2009 11:54 pm

Boa noite
Por favor, alguém me podia explicar o que é isso de aziar?
Saudações

marcos
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta out 11, 2006 10:03 pm
Localização: LISBOA

Re: Periodicidade da Ferração

#27 Mensagem por marcos » quinta ago 06, 2009 3:03 pm

O aziar é um instrumento que serve para provocar dor ao cavalo fazendo-o assim ficar imóvel. É um pau comprido e grosso com uma corda a passar, em largura, numa ponta do pau depois dá-se um nó na corda para se poder enrolar a volta do lábio e roda-se o pau para apertar o lábio.
Basicamente e isto, espero ter-me conseguido explicar bem, cumprimentos

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Alziar

#28 Mensagem por Tamão » terça ago 18, 2009 6:39 pm

Muito obrigado Marcos, por contribuir para o enriquecimento da minha cultura equestre.
Se entendi bem é algo parecido com um "torniquete" usado pelos enfermeiros para impedir a circulação do sangue; será que entendi bem?

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Alziar

#29 Mensagem por PaulaDS » terça ago 18, 2009 9:34 pm

Não, absolutamente não, pelo menos não deve ser, senão o labio do cavalo entra em necrose por falta de circulação (ferrar um cavalo problemático pode levar uma hora ou mais).
O principio não é esse e o funcionamento também não.

oops, esquecia, trata-se dum instrumento MUITO útil
- se for bem feito - há alguns que são instrumentos de tortura e há outros que são concebidos de maneira segura e inteligente (seja para o cavalo que para o operador que o segura)
- bem usado - da maneira certa, pelo tempo certo, no lugar certo, colocando-o da maneira correta, tirando-o e segurando-o como deve ser
- e usado só quando é mesmo necessário

Este útil instrumento não se deve no entanto substituir a um maneio correto e a uma correta educação do dono, do ferrador e do veterinário às regras de "horsemanship", lembrem também que quem normalmente tem medo dos cavalos e dá porrada neles ou acaba mimando eles demais - que são os pressupostos para se deverem usar instrumentos de contenção, são pessoas que não compreendem os cavalos e a psicologia e comportamento deles (às vezes pensam de adoptar filhos ou cachorros gigantes) ou que foram habituadas a pensar que a violência é a única maneira de se imporem aos outros (incluídos os animais).
Alem destes casos há 1.000 outros em que se deve conter o animal para se poderem fazer coisas dolorosas ou muito desagradáveis e que não se podem evitar, como medicações, cirurgia, tosquia de algumas partes do corpo, etc.

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Periodicidade da Ferração

#30 Mensagem por Tamão » quarta ago 19, 2009 10:13 pm

Obrigado Paula, por corrigires a minha ignorância. É uma grande obra de misericória corrigir os ignorantes.
No entanto continuo sem entender o que é um aziar e como funciona; será que me podia descrever o instrumento e o seu funcionamento?
Mais uma vez obrigado.

Responder

Voltar para “Ferração”