Periodicidade da Ferração

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Periodicidade da Ferração

#1 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quinta mai 05, 2005 12:05 am

Boa noite,

Acho que devemos introduzir este tema no fórum.

Os cavalos devem ser ferrados com uma periodicidade máxima de 60 dias, independentemente do estado das ferraduras e sempre com ferraduras novas.

Muita gente ainda ferra os seus cavalos de 3 em 3 meses e por vezes mais.

A tarefa do ferrador é 1º aprumar os cascos e 2º colocar ferraduras para impedir o seu desgaste. Não sei se me estou a expressar bem, mas o que quero dizer é que os proprietários se devem preocupar com os aprumos dos seus cavalos, pois o que gastam no ferrador poupam no veterinário. Um animal com cascos de 3 ou mais meses está em permanente esforço de tendões e articulações. A continuação desta situação pode conduzir a lesões irrecuperáveis.

Preocupem-se em ferrar os vossos cavalos no tempo certo mesmo que não os estejam a montar.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ferração

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 1:32 am

`É um tema interessante,que ainda não existia.

Julgo que os preços variam,conforme a zona.

Pessoalmente acho um serviço demasiadamente bem pago.

Aqui paga-se 45 €,com ferraduras espanholas,de qualidade duvidosa.

O piso nesta àrea também não ajuda porque é de saibro,e desgasta muito depressa as ferraduras.

Tenho um Cavalo Lusitano de Alter,que tem problemas de cascos,(partem a muralha junto à ferradura))já lhe dei de tudo,até uns pacotes de gelatina em pó,a mesma que se usa na culinária.
Ultimamente arranjei um Ferrador que ferra a quente,e esse sim merece o dinheiro,até o dito Cavalo está a melhorar bastante.

A periodicidade das ferrações,variam com a velocidade de crescimento dos cascos.
Os cascos sáo uma fonte de informação,(registo)da saúde dos Cavalos,especialmente da alimentação.
Normalmente os cascos levam um ano a renovarem.se completamente.Ou seja,a Coroa,(junto aos primeiros pêlos)chega à frerradura num ano.
Durante esse ano,que é o casco todo na sua altura,formam.se anéis,que são o reflexo da alimentação que ele teve ao longo do ano.Se houve alguma alteração na alimentação ao longo do ano,ou uma doença,ou outra qualquer alteração,aparecem anéis diferentes.
É só dividir a altura do casco em 12 partes(meses) e onde estiver o anel diferente,foi o mês do "acidente".(esta poucos sabem)

Há muito mais para dizer acerca disto,mas agora chega.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#3 Mensagem por Dr.Elina » quinta mai 05, 2005 8:35 am

Eu concordo plenamente com os "prazos" de ferração praticados cá. tem que se poupar em tudo... :evil:

E acho estranho isto de "poupar" pois está-se arranjar problemas para o cavalo que ao fim de algum tempo pode ficar muito caro, até pode custar o cavalo...

E outra coisa estranha é o preço. O "meu" ferrador vem de Espanha, e cada ferração fica a cima de 100€ dependendo do tipo de ferração, a quantidade dos cavalos a ferrar na minha casa e se tem outros cavalos para ferrar aqui na zona.

Ele ferra os meus desde setembro 2003 e tem sido dinheiro bem gasto ;) E não o trocava por outro ;)

Ele ferra a quente (que eu prefiro ao de frio), faz ferrações especiais, trata dos cascos dos poldros etc.

Sr.João:
Já experimentou dar biotina ao seu cavalo?
Outro "produto" muito bom em problemas de cascos é Farrier's Formula. É caro mas vale a pena ;)
http://www.lifedatalabs.com/ff.htm Aqui o link para o site desse produto.

Eu utilizei esse produto num puro sangue inglês com os cascos muito maus e já com 3 meses de utilização já se começava notar as melhorias. E de notar também que em vez de dar a quantidade recommendada para o tamanho dele (um copo por dia) só lhe dei a metade... E resultou!

Eu não sei de onde comprar isto em Portugal mas através da net já se consegue adquirir muita coisa :)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta mai 05, 2005 11:56 am

Olá a todos.

Este tema é muito importante.

O meu cavalo tem uns cascos maus, quer em qualidade (apodrecem e estalam com muita facilidade) e são muito estreitos (encastelados) e desiguais entre si, mas finalmente parece que acertei no ferrador, pois as duas vezes que ferrou notei grandes melhoras na qualidade e configuração dos cascos.

Uma ferração fica em 50€... 55€ porque uso pontas de tungsténio, pois grande parte da superficie das boxes e patio é em calçada e o cavalo escorregava muito (estas pontas são mesmo muito eficazes).

A periodicidade da ferração nunca ultrapassa os dois meses, acontece geralmente ente o mês e meio e os dois.

A ferração é a quente(o ferrador também faz a frio, ortopédicas etc.....)

Relativamente à qualidade dos cascos, a veterinária sugeriu um tratamento com biotina.... mas como é um tratamento muito longo e a biotina de boa qualidade é bastante cara..... fiquei-me pela gelatina, e especiais cuidados de limpeza e hidratação.

A concelho do ferrador uso para untar, uma mistura de unto (da marca que usava anteriormente) com óleo de figado de bacalhau.... o resultado tem sido bom.

Muito importante também... limpar sempre os cascos, antes e depois de montar e untar só quando eles estão bem secos.... e em caso de banho..... untar antes do banho, para que eles não se molhem. Mais vale esperar um dia para untar... do que untá-los ainda húmidos.

É tudo :wink:

saudações

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cascos

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 12:58 pm

Dr. Elina

O Ferrador dos seus Cavalos vem de Espanha ? Porquê ? Em que zona está ? Não está mais perto do que eu.

Quando mandei o post,não mencionei a Biotina poque não me consegui lembrar da palavra,mas dei-lhe um balde de 20 litros que mandei vir dos EUA,veja lá o tempo que demorou a gastá-la.Não resultou.A gelatina foi melhor.
Agora com a ferração a quente,as coisas estão a melhorar.

Também não disse que a "leitura"nos cascos se faz nos das mãos.

AnaE

"in my book" o seu Cavalo tem cascos de "Mulo",era o que antigamente se dizia.(É só uma curiosidade)

Esse tipo de cascos,costuma ser muito resistente,e crescem depressa.

O que disse,acerca de untá-los antes do banho,é de extrema importância,e deve ser uma prática comum em todos os Cavalos e em todos os casos.Ou seja deve-se fazer sempre.Mais,deve-se untar por cima do casco,a coroa e especialmente aquela parte de pele fina e mole de tráz onde aparecem os arnestins.(para os evitar)

Como eu disse quando comentei o tópico VEJAM,a dimensão dos cascos,quando muito diferente entre as mãos e os pés,indica a qualidade respectiva da garupa em relação ao resto.
A uns cascos trazeiros mais pequenos que os dianteiros,conresponde uma garupa fraca.

A uns cascos estreitos,um Cavalo "estreito"

Há uma série de ditados sobre este assunto,e aqui vai outro:

"Um Cavalo são os cascos e os cascos são um Cavalo"

A respeito dos cravos especiais,o homem que me ensinou a mexer em Cavalos,dizia que de vez em quando era bom andar com os Cavalos em pisos escorregadios "para eles abrirem a pestana".

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#6 Mensagem por Dr.Elina » quinta mai 05, 2005 1:20 pm

João:

Eu sou de zona de Penafiel. E o ferrador vem do Vigo (ele ferra muitos cavalos em Portugal).

Eu tive de trocar ferradores pois o meu antigo morreu. Há muitos "ferradores" cá na zona, mas os bons não têm disponibilidade para mais cavalos (ainda mais sabendo que tenho uma égua um tanto "complicada") e os "outros" não têm a qualidade suficiente de trabalho...

Um bom ferrador vale o seu peso em ouro ;)

Eu também uso unto misturada com óleo, no meu caso com óleo de pata de bói. E funciona bem. Embora eu não unto os cascos todos os dias quando os cavalos estão no campo...

As melhoras nos cascos demoram sempre muito tempo para aparecer, pois demora no mínimo de 12 meses para o casco ser renovado completamente.

Com a biotina pura, eu consegui alguns progressos. Mas quando comcei adicionar FF as melhorias foram mais evidentes e mais rápidos.

As vezes vale a pena mandar vir coisas da UK e da Espanha do que USA pois os custos de envio são muito mais baratas e não há desalfandegamentos :)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » quinta mai 05, 2005 1:35 pm

Olá outra vez..... isto está animado.....

Sr. João

Pois.... o piso escorregadio "abre a pestana" e pode abrir muitas outras coisas, principalmente a um cavalo que salta à minima coisa que lhe passe pela frente.... e depois de duas escorregadelas acrobáticas fiquei bem mais decansada quando descobri as pontas de tungsténio.....

Relativamente à gelatina.... tenho tido alguma relutância em dar-lhe daquelas gelatinas normais tipo "royal com sabores".... e tenho procurado aquela em pó com sabor a nada..... mas é muito dificil de encontrar.... que gelatina é que dá aos seus cavalos?

Casco de Mulo.... sim já usaram essa expressão para descrever os cacos dele.

Os cascos são o cavalo..... é mesmo... pequeno, estreito, estaladiço (salta à minima coisa) e resistente (não há cansaço que lhe chegue)!

:D

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Unto

#8 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 2:12 pm

DrElina


Mesmo assim Penafiel ainda é longe de Espanha,mas se está satisfeita...


O unto que eu uso é o que se vende por aí,mas aquele que eu ouvia falar que se usava no meu tempo,era feito com as gorduras que envolvem os rins dos Cavalos,que se obtinha nos talhos de Cavalo,derretida,e posta em latas.

Também servia para os arreios.


Ana

Realmente o piso em que o seu Cavalo escorrega já foi pisado por milhares de Cavalos.

A gelatina comprei-a no Lidle,em caixas de 12 uniodades.

Estes ditados são o resultado de muitos anos de observação.
Por vezes para os entender-mos temos de "dissecá-los"

Eu já descobri alguns(sózinho),e depois vim a encontrá-los escritos.

Fiquei ainda mais contente.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#9 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quinta mai 05, 2005 4:13 pm

Olá, boa tarde,

O meu cavalo díficil, que já usei como exemplo em várias situações, não se deixa ferrar, quando vê o ferrador fica uma pilha de nervos. Então desistimos de o ferrar (tinha de ser com anestesia e isso estava a dar cabo dele). Agora o ferrador só lhe apara os cascos e ele deixa, pois tenho feito todo um trabalho preparatório de habituação.

Mas o que interessa é que tenho de manter os cascos em condições, sem se partirem e sem secarem.

Para isso uso um creme de vários óleos (Hoof KL) que adquiro no Arrais&Companhia (243702510) e óleo de figado de bacalhau. O creme é um pouco caro mas rende e é bom.

Não sei se é o adequado para a vossa situação mas pode ajudar.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ferração

#10 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 4:41 pm

Antonia Serra


Gosto sempre de tomar conhecimento de casos desses.

Agora o problema pôe-se:
O Cavalo já alguma vêz foi ferrado?Quantas vezes?

Desde quando isso acontece?

O problema é com as pancadas?ou já teve algum cravo no "verde".

` É só com esse Ferrador que ele faz "feios"?.

Se levantar o casco e lhe bater com uma pedra,ele deixa?(eles conhecem o martelo)

É pior com os pés ?

Há Cavalos que têm de ser presos altos,outros não gostam de ser presos curtos,e outros,têm de ser seguros à mão.

Ferra a quente? pode ser uma má experiência.

O Cavalo sempre foi seu? Conhece os antecedentes?

Isto já parece um interrogatório da Pide.Desculpe,mas eu adoro problemas com Cavalos,e entusiasmo-me.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#11 Mensagem por Dr.Elina » quinta mai 05, 2005 5:24 pm

João:

Pode-me explicar a ideia de dar gelatina para os cavalos? É a primeira vez que ouço falar disso :)

Uma das minhas éguas também é um tanto complicada com ferradores... :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Gelatina

#12 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 05, 2005 5:35 pm

DrElina

A função da gelatina,é actuar na reconstituição dos cascos.

Desconhêço o princípio activo,embora me fosse dito quando me foi recomendado.

Acho que é o produto mais barato(a gelatina) onde se encontra em quantidade suficiente,o princípio activo.


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#13 Mensagem por AnaE » quinta mai 05, 2005 6:09 pm

o consumo de gelatina para fortalecer as unhas e cartilagens aplica-se tanto a cavalos como a humanos, uma vez que ela contém aminoácidos importantes para o seu desenvolvimento.

Já tinha visto várias pessoas darem aos seus cavalos, mas no meu caso foi mesmo a veterinária que sugeriu como alternativa á Biotina, por questoes de preço.

Fred
Espectador
Mensagens: 8
Registado: sábado out 30, 2004 10:53 pm
Localização: Caxarias-Ourém

#14 Mensagem por Fred » sábado mai 07, 2005 12:07 am

Boa Noite.
Ja que estamos a falar de cascos.o meu cavalo tem os "cascos duros" o que nao é muito bom pra ferrar.pelos menos devia de ter os cascos um pouco mais "moles".acham que se eu lhe der gelatina terá algum efeito?e em que porporções?
saudaçoes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Cascos

#15 Mensagem por João dee Deus » sábado mai 07, 2005 11:08 am

Fred

Para os cascos duros,deve-se untar com uma gordura para amolecerem.Quanto mais duros,mais vezes se unta.

Agora,ou entras no "Mercado" ou fazes como antigamente,e fazes como eu disse alguns posts atráz.


Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ferração”