"Descanso" na Ferração

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

"Descanso" na Ferração

#1 Mensagem por Wasserluft » sexta set 29, 2006 4:34 am

Como nao tenho saido para a estrada (Falta de Companhia e Condiçoes Atmosféricas) e nas Instalações onde está o Trovão tenho o Picadeiro e o "Tentadero" estava a pensar dar um "descanso" de Ferraduras ao Trovão durante os proximos 2 meses . So mandar arranjar o casco e deixa-lo sem ferraduras durante os proximos meses . Agumas contra-indicações dos meus Caros Forenses ??

Saudações
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#2 Mensagem por Rogers » sexta set 29, 2006 5:14 am

Olá,

Nenhumas desde que tenhas antenção que os cascos se mantém sem problemas e o cavalo não fique apalpado!
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Hi Mr Rogers !!

#3 Mensagem por Wasserluft » sexta set 29, 2006 5:36 am

Fique apalpado ?????? What is that :D
Já agora Sr Rogers que desinfectantes é que posso colocar nos cascos
para além da manutenção diária
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#4 Mensagem por Rogers » sexta set 29, 2006 6:24 am

apalpado é sensibilidade nos cascos, um bom desifectante é o trush buster, pode se encontrar numa loja de cavalos .
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#5 Mensagem por luis pedro » sexta set 29, 2006 6:46 am

Olá Wasserluft,
Se desferrares o cavalo mantem os cascos "arranjados" em especial os bordos (da taipa) devem ser mantidos grosados para que não estalem.
Normalmente os cascos não necessitam de ser desinfectados, só quando há descuido com a limpeza e nestes casos o bom e velhinho "licor de vilate" faz maravilhas.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#6 Mensagem por João dee Deus » sexta set 29, 2006 7:34 am

Eu é mais água oxigenada por causa dos formigueiros...mas só quando é perciso
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#7 Mensagem por J.Afonso » sexta set 29, 2006 11:33 pm

Olá companheiro
Eu pessoalmente no intervalo entre cada duas ferrações costumo deixar cada um deles descalço, cerca de 15 dias, e não me tenho dado mal, até pelo contrário, pois embora nos primeiros dias o casco fique com algumas falhas, recupera e fica mais consistente. pelo menos assim me parece, se calhar estou errado e não sei.... :shock:
Um abraço
Afonso

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » sexta set 29, 2006 11:55 pm

Eu pessoalmente no intervalo entre cada duas ferrações costumo deixar cada um deles descalço, cerca de 15 dias
Nunca tinha ouvido tal coisa :shock: É normal? É recomendado para alguma coisa?

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Cascos

#9 Mensagem por Wasserluft » sábado set 30, 2006 12:46 am

Hoje esteve lá o Veterinario que trata da "Poldragem" do Picadeiro Dr Tomé e eu coloquei-lhe a questao e ele disse que não há problema nenhum . Posso intervalar a ferragem sem problemas .
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ferragem

#10 Mensagem por João dee Deus » sábado set 30, 2006 1:09 am

Ana

Esses intervalos entre as ferragens são para "recuar o sangue"porque exercem pressão na palma e endurecem-na.

O problema é que,como disse o Luis Pedro,se a ultima ferração for antiga,mais de 2 meses,podem ao estar desferrados,estalar o casco por cima do indicado para a proxima ferragem.Por isso ele dizia para aparar a muralha antes de os deixar desferrados.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#11 Mensagem por AnaE » sábado set 30, 2006 1:19 am

OK percebido.

Mas esse intervalo tão curto - 15 dias é suficiente para ter esse efeito benéfico?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

cascos

#12 Mensagem por João dee Deus » sábado set 30, 2006 1:37 am

Ana

se aparares a muralha dos cascos...sim.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Sem Ferraduras

#13 Mensagem por Wasserluft » sábado out 14, 2006 1:37 am

Já está . O ferrador tirou as Ferraduras ...
Mas não aparou os cascos (tinham sido aparados e feita a respectiva ferração há dois meses atrás) disse para deixar estar assim agora mais uma mes e daqui a um mes sim ele iria proceder com o tratamento e respectiva ferração ...
Opiniões dos forenses ...
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

castigo

#14 Mensagem por João dee Deus » sábado out 14, 2006 3:31 am

Jorge

Normalmente os cascos crescem 1 centimetro por mês,portanto com dois meses ferrado eles cresceram quase 2 centimetros o quue agora sem a sferraduras podem partir a muralha mais alto do que a palma,e comprometer a proxima ferragem.
Isto em termos teóricos.

Se ele andar em areia solta,já isso pode não acontecer e fazer-se um desgaste natural e progressivo dando a ideia do "aprumo dele",ou seja,usando a posição de boletos,e por consequencia do casco que lhe é mais favoravel.
As correcções fazem-se a partir destes sinais, mas ...mas...ao longo dos anos e não para ontem :wink: E por vezes não se consegue :twisted:

Isto é mais do que tu querias mas sabes que eu aproveito todas :lol:

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » sábado out 14, 2006 4:32 am

Olá,
O ferrador não quis aparar os cascos porque dá trabalho e depois parece esquisito pedir dinheiro sem ter ferrado o cavalo.
Com dois meses de ferração, tirar as ferraduras e "largar" o cavalo assim é como o código postal, é meio caminho...
Uma coisa é "fazer bem" outra é "não fazer mal" que é o caso, não está demonstrado que haja alguma vantagem em fazer um intervalo entre as ferrações, só se estas forem muito más e assim já o cavalo pode descançar entre os apertos dos tamancos.

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Ferração”