Grande Gala das 4 Grandes Academias Mundias

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#16 Mensagem por michael_holandés » quinta nov 29, 2007 10:57 am

Eu bem sei já que falo vários vezes por ano com Harald Bauer um dos cavaleiros da Viena quando vem cá aos Estados Unidos. Sobre o que digo quero clarificar apenas o que vi o que era o seguinte na carrousel. Os cavaleiros não estavam bem em sintonia o que se vê bem quando os quatro cavalos andam lado a lado na linha de meio as cabeças andam todos por um outro lado. Parece que eram o Filipe, João Pedro, Quico e o outro não estou a reconhecer. Quando O Guilherme Borba era director da EPAE também havia falta de treino mas parecia me que tudo estava mais certinho.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#17 Mensagem por AnaE » sexta nov 30, 2007 10:36 pm

Aqui fica a minha apreciação do espectáculo de 24 de Novembro, com sinceridade e sem qualquer pretensão de versar sobre matérias que estou longe de dominar. :D

Aqui ficam algumas imagens: http://picasaweb.google.com/aescoval/4E ... jnmmZL_k04

Em primeiro lugar queria sublinhar a esmagadora afluência de público de TODAS as nacionalidades, que por si só criava uma atmosfera onde era perceptível o entusiasmo e a partilha de um valor comum que é a paixão pela equitação e o cavalo!

Sentia-se igualmente que havia pelo menos dois públicos... os que iam ver um espectáculo e os que esperavam presenciar um momento único de equitação daquelas que são actualmente reconhecidas como as "4 grandes escolas equestres mundiais". Penso que nenhum dos dois públicos terá saído decepcionado... pois nas duas vertente o nível foi muito elevado.

A apresentação estruturou-se em 2 números individuais por escola e números colectivos, nomeadamente, os ares altos.

A Escola Portuguesa de Arte Equestre foi a primeira a apresentar-se e aquela que mais gostei, e é aquela de que já vi mais apresentações ao vivo e a que me diz mais, pelo que admito “alguma” parcialidade na apreciação.

Gostei muito da prestação nos ares altos em que conseguiram excelentes cabriolas. Nos outros dois números fiquei com pena que não tivesse sido apresentado o Carrossel e o trabalho com rédeas longas, que podiam ter enchido mais a arena e ter enquadrado melhor alguns momentos mais tensos de alguns cavalos.

Gostei também muito da Escola de Viena, que também já tinha visto anteriormente ao vivo e que gostei mais desta vez. Em termos de regularidade e rigor coreográfico são irrepreensíveis e fazem sentir o peso da sua longa existência. Gosto particularmente do solo das rédeas longas, que fica muito valorizado pela forma como se encontra produzido.

Correndo o risco de me repetir, vou dizer que também gostei muito de Saumur. Numa linha completamente diferente das anteriores gosto muito de os ver pela alegria que transmitem nas apresentações. A prestação foi muito semelhante á efectuada na Gala de Lisboa.

A escola de Jerez foi aquela que menos gostei e parece-me que desde a apresentação de Lisboa houve uma mudança de filosofia nas apresentações mais viradas para a vertente espectáculo que a meu ver não fazia falta nenhuma. Também achei que a equitação perdeu um pouco da discrição nas ajudas. Mas é sem dúvida uma apresentação que nos põe bem dispostos.

Sinceramente ficaria contente que esta apresentação se repetisse mais vezes e que a EPAE pudesse em termos de meios equiparar-se às suas congéneres.

Nestes momentos sinto-me bem feliz por viver em Portugal onde existem tão bons cavaleiros e cavalos, digo isto não só a pensar na EPAE que realmente tem um destaque especial ao longo dos anos e tem um enquadramento histórico/teórico único, mas também a pensar no recém criado carrossel de Equitação de trabalho e na Escola de Mafra. Só lamento que não haja o devido reconhecimento em forma de apoio a estas actividades que projectam Portugal de forma tão positiva pelo mundo.

Na minha estadia aproveitei também para ir ver a apresentação da Academia do Espectáculo Equestre situada em Versailles. Esta academia é quase exclusivamente composta por cavaleiras e utilizam predominantemente cavalos lusitanos de cor Isabel nos números principais e têm também um número com Sorraias em rédeas longas.

É uma apresentação onde a componente artística se sobrepõe à equitação, e que assenta perfeitamente no ambiente do Palácio de Versailles. Destaco o ultimo número que é feito com poldros em “liberdade” e que é uma das apresentações mais originais que já vi.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#18 Mensagem por AnaE » sábado dez 01, 2007 1:02 am

Aqui fica o link para os tópico com os vídeos
viewtopic.php?t=1495

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

#19 Mensagem por Wasserluft » sábado dez 01, 2007 1:33 am

Boas Fotos AnaE Boas fotos ...
Tens fotos das meninas de Versailles e dos seus Lusitanos ???

Imagem
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#20 Mensagem por AnaE » sábado dez 01, 2007 2:18 am

Tens fotos das meninas de Versailles e dos seus Lusitanos ???
:D pouca coisa... tirei mais aos meninos (e menina) das 4 Escolas! :lol:

Em Versailles não são permitidas fotos nem filmes e como é uma sala mais pequena não dá mesmo para fazer nada.

No entanto apanhei duas dos treinos cá fora antes de me terem dito que não era permitido. Vou juntá-las ao album.

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#21 Mensagem por Filipe Graciosa » quarta dez 12, 2007 3:30 pm

Olá,

Já podem ler a entrevista feita pela AnaE:

Entrevista ao Director da EPAE sobre o espectáculo das 4 Escolas em Paris
http://www.cavalonet.com/pt/noticias/no ... hp?id=1063

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”