Expedição 2007 de Sul a Norte de Portugal a Cavalo

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

Expedição 2007 de Sul a Norte de Portugal a Cavalo

#1 Mensagem por Manuel Ribeiro » sábado abr 21, 2007 7:06 am

Gostaria de saber o que pensão deste evento?

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Expedição

#2 Mensagem por Wasserluft » sábado abr 21, 2007 8:08 pm

Ia colocar um post mas acabou por acontecer ...
Sexta Feira estou ai ...
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#3 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 22, 2007 3:45 am

É uma iniciativa de muita coragem mas que por isso mesmo se for bem registada no seu dia a dia,vai dar-nos uma imagem dos Cavalos no nosso Litoral,uma vez que não veem para o Interior.

Esperemos que as revistas da especialidade se façam representar para nos darem a "radiografia" do Gosto Equino no nosso País.

Recordo a essas revistas que o "dinheiro está no povo",como alguem disse,neste caso para as comprar.

Quando se virarem para o Cavaleiro Rural vão aumentar as tiragens e não me venham com o "pimba",porque conheço-os bem e na volta são tão vaidosos como os mediaticos.

saudaçõpes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#4 Mensagem por Manuel Ribeiro » segunda abr 23, 2007 4:42 pm

Bom dia
Estando eu perfeitamente de acordo com a parte das “revistas” e não só pois infelizmente parece que os cavalos só dão para noticias se for saltos ou competição de uma forma geral, fazendo lembrar um pouco as noticias de desporto que por mais voltas que se dê regra geral são futebol., bem mas lá vai aparecendo uma ou outra que desafia a regra, pois no caso da Expedição nem me posso queixar pois tem sido bem divulgada.
Resta no entanto saber como decorrera a sua divulgação daqui para a frente pois quanto a mim a parte mais importante quer pela beleza das paisagens quer pelo acolhimento das populações por onde se vai passar.
Só mais um pequeníssimo reparo. Eu estou sempre a tentar aprender e aprender mas por mais consultas que tenha feito ao meu mapa não consegui ver tirando Faro como o meu mapa me dita outras terras do litoral por onde passemos. Não vamos como e fácil de ver pelo interior interior mas também não lhe chame litoral.
E já agora gosto dessa saudação que me faz lembrar os meus tempos de menino e moço “Saudações Marialvas “ e com ela me despeço.

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

estamos a falar de...

#5 Mensagem por vitor_morgado » segunda abr 23, 2007 6:30 pm

Amigo manuel ribeiro, que tal difundir aqui no topico que iniciativa é essa? Qual o conceito desta expedição, o que se vai passar, que localidades vai afectar...

Devo dizer que assim não é fácil, para um emigrante como eu conhecer o bom que se faz em portugal para difundir o mundo dos cavalos na nossa querida lusitania...

Quando se diz portugal é cada pedaço de terra do nosso amado portugal... litoral e interior...
vamos ver o que se vai passar...

Abraço do vitor morgado!

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#6 Mensagem por Manuel Ribeiro » segunda abr 23, 2007 7:05 pm

Amigo Morgado peço desculpa não ter colocado o pré-programa aqui no Fórum mas a verdade e como disse no comentário anterior temos tido uma divulgação bastante boa e calculava "mal" está visto que todos os utilizadores deste Fórum soubessem pois desde a televisão, net, jornais e rádio temos tido uma divulgação bastante aceitavel o que desde já só tenho a agradecer, a todos um muito OBRIGADO.

Fica aqui um Pré-Programa da Expedição podendo este sofrer ainda alterações : Faro concentração dia 28 Abril as 8 h com saída prevista para as 10 h com passagem por Estói onde seremos recebidos pela Associação Equestre Local em direcção a Loulé onde seremos recebidos pelo C. de Atrelagem do Algarve e pelo campeão nacional da modalidade dia 29 Abril concentração pelas 9 h no novo Recinto da feira Benafim com saída para Almodôvar onde ficaremos ate ao dia 1 de Maio num conjunto de actividades a cargo dos nossos amigos da A.C. da Vila Negra e da C. M. Almodôvar seguindo depois para Castro Verde onde chegaremos e nos concentraremos em frente ao Aparte Hotel do Castro onde pernoitamos e sairemos no dia 2 Maio para Aljustrel dia 3 Maio F. do Alentejo dia 4 Maio Alvito dia 5 Maio V. do Alentejo festa com os Romeiros da Nª Sª da Boa Viagem saindo dia 6 de Maio para ,Montemor– Novo onde após um passeio pela cidade c/ o cabo Borges e os seus alunos pernoitaremos seguindo no dia 7 para a Coudelaria de Val Pau com toda a animação a cargo do sr. Mário Neto seu proprietário nosso Anfitrião antes da chegada a Coruche que esta prevista para o dia 8 Maio (este e o resumo dos primeiros dias iremos acrescentando diariamente nas restantes localidades bem como os apoios ) , Almeirim , Santarém , Golegã , Vila Nova da Barquinha , Tomar , F. Zêzere , Sertã ,Pedrógão Grande, Castanheira de Pêra , Lousa , Góis, Arganil , Tábua , Carregal do Sal , Tondela , Vouzela , Sº Pedro do Sul , Castro Daire , Cinfães , Marco de Canavezes, Lousada , Vizela , Guimarães , P. do Lanhoso , Amares ,T. do Bouro , Ponte da Barca , Arcos Valdevez , Melgaço, ,

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

#7 Mensagem por vitor_morgado » segunda abr 23, 2007 7:33 pm

Amigo manuel, agradeço por me ilucidar desta mais uma fabulosa iniciativa, que me parece ter somente um grave problema, é eu não poder participar...
Grande joão pelos visto a iniciativa incide mais pelo interior do que o litoral, o que é de louvar...

sempre que houver novidades, por favor difundam-as!

Abraço do vitor morgado

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#8 Mensagem por Manuel Ribeiro » segunda abr 23, 2007 10:21 pm

Boa tarde
O que eu gostaria mais de ver era os cavaleiros /as deste pais e principalmente neste momento nos locais por onde passamos pudessem sensibilizar um pouco mais os seus Municípios para apoiarem este tipo de eventos, pois a ideia com que fiquei de uma boa parte dos contactos que fui mantendo desde Setembro passado é que não há uma sensibilidade muito grande para o potencial quer Turístico quer Patrimonial que os cavalos podem e devem representar para a cultura deste país que de certa forma tão ligado e até dependente num passado recente ao Cavalo .
Não digo com isto que se deva mendigar, nem que se deixe de fazer as coisas só porque não nos dêem apoio mas acreditem que e a parte mais difícil para mim foi ver tanta indiferença ou até falta de sensibilidade na preparação deste evento .
Acreditem que saiu sábado para a estrada com muita incertezas quanto aos apoios pois garantidos “preto no branco “financeiros apenas 150 € o resto são “vamos ver” logísticos alguns, mas lá vamos com a certeza de queremos chegar ao Fim ( Melgaço ), orgulhoso dos meus cavalos e de levar a mensagem de quando se quer uma coisa vaie-se à luta .

Quanto ao litoral deixem la isso o importante são os cavalos e nos que gostamos deles seja no interior ou no litoral

Manuel Ribeiro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 23, 2007 11:14 pm

Caro Manuel

Desde o principio que acho essa tua eniciativa muito arrojada, mas como para um Marialva isso do arrojo é o natural,espero para ver uma vez que não posso ajudar,ou melhor para o fazer teria de alterar o meu dia a dia, bastante.

Essa tua ideia é realmente é uma iniciativa,pois não está "encostada" como todos os outros eventos, num santo ou num acontecimento historico/tradicional.

O Cavaleiros rurais quer queiram quer não,são o grosso da coluna dos consumidores de Lusitanos,e não têm sido tratados com a consideração e atenção correspondentes da parte dos criadores.

Sou por toda a manifestação com Cavalos, e portanto com essa tambem.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#10 Mensagem por Manuel Ribeiro » terça mai 08, 2007 12:02 am

Olá cavaleiros e cavaleiras deste meu Portugal à beira mar plantado .
Venho hoje dar noticias desta minha expedição que afinal quando alguns me diziam ser duro e sempre contrapus por achar que se referiam ao meu estado físico ou dos meus cavalos , mas estava enganado a realidade e bem diferente , algumas das pessoas que possuem cavalos não tem muito o espírito de entre ajuda e os responsáveis de algumas associações equestres por onde passei até agora ficam aquém do esperado por “ mim” ,pois esperava mais “união “ mas parece que estava errado, aqui à muito boa gente mas também muita vaidade e interesse como na escola que dirijo uns gostam de cavalos e tem garra mas são poucos os outros estão cá porque “ sei lá esta a ver “ ,é bem.
Mas desabafos a parte cá continuo “orgulhosamente só” neste meu trecho um abraço para o amigo João de Deus ( já comecei a saber ler o que diz nas entrelinhas ) Marialvas
Também para o amigo Vaz de Ferreira do Alentejo e seu filho João pela ajuda e simpatia com que me receberão e um muito Obrigado a todos os Romeiros de Nª Sª da Boa Viajem sem ajuda e encorajamento deles, na altura estava preste a desistir , que me desculpem os devotos para mim foram as pessoas não a Santa que me deu força para continuar por isso obrigado à irmandade de Aveiro ,ao pessoal de Ovar , à Família Mira ,ao Dr. Luís e Família , o Dr. Paulo Cabral e todos os outros presentes na Romaria que me acolheu tão calorosamente e me incentivou a continuar.
Voltarei a escrever agora tenho de ir dar um passeio pela Cidade de Montemor Novo com os alunos do Sr. Cabo Borges
Saudações Marialvas
Manuel Ribeiro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » terça mai 08, 2007 4:10 am

Caro Manuel Ribeiro

Vais ficar com uma prespectiva do que são os Cavalos no Portugal profundo,que poucos terão.

Mais,...nunca mais será como foste até aqui quando se aproximarem de ti com o mote de Cavalos.

Vais aprender com esta experiencia a tirar raios X rapidamente ao pessoal dos Cvalos,e vão ficar sempre nitidos..


Em suma....uma experiencia que te evitará "confusões" e portanto menos perda de tempo...digo eu...

Desejo as maiores felicidades e que não haja acidentes..

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#12 Mensagem por Manuel Ribeiro » terça mai 08, 2007 7:24 am

Caros amigos cá estou novamente finalizado o passeio com os alunos do Cabo Borges (foi há umas horitas pois....) asó me apraz dizer que num grupo de perto de uma dezena de jovens entre os 10 e os 18 anos, foi para mim um honra montar ao seu lado. Deram mostras de um civismo e de um bem estar na sela de fazer inveja a muitos (pseudo) cavaleiros , que ao longo deste meu percurso de vida como cavaleiro tenho encontrado.
Amigo João de Deus estou em casa de uma grande amiga que gostava de o visitar, a si e aos seu espaço, portanto envio-lhe o mail para futuros contactos - [email protected].
Voltando ao aassunto que aqui me traz, Montemor "as suas gentes" estão de parabens pelo acolhimento, gente simpática, acolhedora, nada tendo aver com a imagem transmitida pelos seus autarcas.
Sigo amanhã para a Coudelaria de Vale Pau levando comigo uma inglesa (a única que me se disponibilizou) residente por esta região há cerca de 20 anos, com a sua mula, que já tendo atravessado Espanha e 2 x os caminhos de Santiago, irá fazer mais esta travessia.
Amigos, para todos cumprimentos Marialvas.
Manuel Ribeiro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » terça mai 08, 2007 4:44 pm

Manuel

Só hoje te posso responder.

Estou a gostar dos teus relatorios,mas não há duvida que devido a varios fctores que sei que existem numa viagem dessas,não estás completamente disponivel para os fazeres com pleno rendimento.

Uma companhia semi profissional poderia faze-lo com todos aqueles saberes de quem escreve regularmente.

Estou certo de que quando acabares vais-te recordar de coisas e então irás escrevê-las.

Montemor è uma terra(onde já fui muito feliz :lol: como dizia o outro) com um receber maravilhoso e deixei aí alguns amigos..nos longoncuos anos..Os Facas e os Lérias....as perninhas de râs...e as curas de besanas num passeio até às bombas da gazolina....IHIHLOLOL...a sociedade dos ricos e a dos pobres...um lindo teatro....estava lá quando o Miguel recebeu um premio de melhor cavaleiro tauromaquico e o premio foi uma barra de ouro que esteve exposta na montra da pastelaria de um amigo meu daí.

saudações Marialvas e boa continuação...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Manuel Ribeiro
Espectador
Mensagens: 7
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm
Localização: Alto Fica - Benafim
Contacto:

#14 Mensagem por Manuel Ribeiro » sábado mai 12, 2007 6:50 pm

Caro amigo João de Deus cá estou eu novamente a tentar escrever qualquer coisa, mesmo sabendo ou sentindo que é só para si que escrevo é sempre agradável saber que alguém lê do outro lado. Um estado de espírito que não e muito diferente do que tenho sentido na estrada.
Uma solidão imensa em paisagens maravilhosas aqui e ali com alguns reparos a serem de salientar, como o estado das bermas das nossas estradas cheias de sacos de lixo jogados de um qualquer carro ,garrafas e toda uma série de outros objectos que já não fazendo falta e estando a incomodar se joga janela fora para as bermas ,margens de riachos e rios já para não falar das vedações que aqui e ali são reparadas e os arames farpados são deixados nos corredores entre as vedações e a estrada representando um perigo para os cavalos e não só.
Uma ultima critica para alguns automobilistas quer de carros quer de camiões que mostrando uma ignorância total resolvem fazer demonstrações de buzinas, não antes, nem depois de passar, mas mesmo ao lado dos animais dando a sensação de um comprimento de semelhantes
Já agora a critica que o amigo fez as Revistas da especialidade aqui no dia 22 de Abril , a radiografia esta feita os cavaleiros são poucos ou nenhuns, (os que tenho visto). Mas as paisagens do nosso Portugal as Aldeias os Montes as Vilas por onde tenho passado até as gentes desses locais são maravilhosos mesmo não sabendo o que faz este “Maluco “ por aquelas paragens, fico com pena de não poder partilhar com os outros tanta beleza natural. Mas não me e possível cavalgar e de comentar ao mesmo tempo , até porque tenho viajado sempre com a preocupação de como vou ser recebido, isto é se ainda se lembram que estou para chegar é que em viagem nem sempre tenho meios de comunicar e não tão raras vezes chego e tenho como resposta,” desculpe nunca mais me lembrei que vinha ai” ou “pensei que já tivesse desistido , como não tem dito nada “ enfim .
Mas espero chegar à Golegã sem mais incidentes .
Saudações Marialvas
Manuel Ribeiro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » segunda mai 14, 2007 6:50 am

Caro Manuel Ribeiro

Essas experiencias quando assolam um individuo,fazem-no de maneira muito propria e singular que ultrapassam "o racional".
Sei-o por experiencia propria de outros tempos em que nunca consegui uma justificação para uma vontade de fazer algo que por vezes até me custava bastante a "cumprir"...porque de cumprir de tratava, pois ninguem me obrigava e o gozo era simplesmente só meu embora sempre pensasse como tu,que o podia repartir.
As religiões aproveitam estas vontades inesplicaveis,para as associarem com "destinos" e "promessas",para daí tiraren dividendos para os mentores dessas religiões,mas as verdadeiras razões ultrapassam isso tudo....e quais são....ninguem sabe.

O D. Quixote pelo menos tinha uma Dulcineia e só por isso foi compreendido pelas gentes por ser uma razão acessivel,mas as suas verdadeiras razões para mim ultrapassavam essa dama.

Continua a tua saga e vais ganhar em experiencia e em tempo para pensares e reflectires no feito e no por fazer.

Suadações Marialvas....e tudo...

João de Deus
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”