Opinião Sobre a Golegã 2007

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

Opinião Sobre a Golegã 2007

#1 Mensagem por Rui Mesquita » quinta nov 15, 2007 2:48 am

Boas.

Como no ano passado, queria aqui partilhar as ideias que tenho da edição deste ano da FNC na Golegã.

Como condutor de atrelagem que sou, foi eu munido para a Golegã de um carro clássico(Milord), já que 15 dias antes desloquei-me ao secretariado da feira, os quais me informaram que estava proibido a utilização de carros tipo maratona a partir de sexta feira dia 9 da parte de tarde. Disseram-me também que não valia a pena arriscar a trazer a maratona, pois havia sido criada uma Comisão Tecnico-Reguladora que iria fiscalizar a sua utilização.

Constactei que nada do que estava anunciado era cumprido. Foi dos poucos a utilizar carro clássico, os meus cavalos tiveram de dispender mais esforço para se movimentarem na manga, pois um carro maratona e cerca de metade mais leve e de mais fácil manobra. Azar o meu.. Partiu-se o bairal e não pode engatar mais os meus cavalos. Que raiva...
A comissão apenas se importou com o uso das matriculas, esqueceu-se de informar os seus controladores do que é um carro tipo maratona, pois na manga apenas se viam maratonas...
Que ideia infeliz a de criar uma manga exterior, da qual não vi qual a sua serventia....

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » quinta nov 15, 2007 5:53 am

Olá Rui,

De facto uma nova manga exterior poderia ser uma boa ideia, pena não haver espaço. Aquilo que fizeram foi um corredor, no mínimo, perigoso quer para aqueles que o utilizaram, quer para o público que o teve de atravessar.

As novidades - horários, trajes, a interdição dos "maratonas", etc. - afinal era só ameaça, como está hoje na moda - lança-se o boato para ver a reacção, se faz muito barulho - esquece-se.

luis pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quinta nov 15, 2007 6:15 am

Sinceramente gostei da Feira... não sei se foi porque o tempo estava bom, ou porque eu estava bem disposta ou se porque a feira é realmente um ambiente único. Para isso contribuiu por certo o horário em que a visitei... das 10 ás 20!

Também constatei a pouca funcionalidade da manga exterior e o incumprimento das tais novas regras de traje, etc!... não fiquei surpreendida... mas era mais bonito se todos trajassem minimamente bem!

Definitivamente a Golegã devia era ser encarada como a grande "manga" que é e em vez de restringirem os cavaleiros ... restringirem os "mirones"!

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#4 Mensagem por Rui Mesquita » quinta nov 15, 2007 9:09 am

Boas.
Acho que em termos de cavalos que se passearam na manga o número foi inferior ao dos outros anos, apenas no sábado foi um verdadeiro dia da Golegã...
A qualidade dos cavalos exibidos tem decrescido drásticamente, cavalos e cavaleiros trajados a rigor o número é muito pequeno.. Se calhar a crise instalou-se nos correeiros e nas alfaiatarias..pois a tradição está a cair...
Acho ridiculo cavaleiros Portugueses abandonarem os custumes da nossa tradição equestre, para se equiparem á espanhola. Não tenho nada contra isso, se forem os próprios a faze-lo, mas também não acho bem que espanhois venham para a feira destabilizar....

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#5 Mensagem por horses_s » quinta nov 15, 2007 5:11 pm

Rui

A acrescxentar à "espanholada" não podemos esquecer que a organização da feira também contribuiu.
Será que em Portugal não existem músicas para a ocasião???!!!
Teve a organização da feira que recorrer a musica espanhola... :shock:

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#6 Mensagem por redondo623 » quinta nov 15, 2007 6:21 pm

Caríssimos, eu gostei da feira, posso até dizer que gostei muito, fui este ano com um cavalo muito verde mas com uma “cabeça “ excepcional, que me relembrou uma das razões de gostar de lusitanos.

Em cada um dos dias de feira fiz um esforço para perceber as fantásticas vantagens da nova manga e não consegui e não foi da água-pé, porque até bebi pouca.

As ameaças foram interessantes mas nenhuma cumprida o que só mostra que por aqui nada muda.

O traje espanhol na nossa feira vende muito bem, muitos por lá passam, curiosamente não têm lá dentro nenhum espanhol.

A feira esteve efectivamente mais vazia mas em relação à qualidade dos cavalos não posso estar de acordo, cada ano o lusitano está mais vistoso e de vistas se faz uma feira.
Cumprimentos,

Rui N S

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 15, 2007 7:01 pm

A unica vantagem que vi foi a retirada dos ciganos e seus cavalos de junto á manga...isso impunha-se pela fraca qualidade dos animais e mau tratamento.

Mas os ciganos mais adaptados, lá continuam com belos cavalos,e cumprem as normas higienico sanitarias todas.

Quanto ao "passeio dos alegres"...com todo o respeito,gosto sempre de ver.

É o tal "quarto de hora de visibilidade" de quem gosta,e só por isso merece,e eu de ver.

Vamos ver o que a abservação deste ano vai dar em termos de alterações para o ano....uma coisa é certa...desta vez o povo foi quem mais ordenou....e essa vitoria já ninguem lhes tira.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#8 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta nov 16, 2007 4:00 am

Relativamente ao ano passado tambem me pareceu haver menos gente, será da crise?
Joao, so tiraram os cavalos durante a semana, porque ao fim de semana lá estavam eles atados à manga...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » sexta nov 16, 2007 4:03 am

... eu tb os vi na 5ª Feira! sinceramente não achei os cavalos deles piores que muitos outros que andavam por lá! ...tanto nos trajes como na apresentação dos cavalos era bom que fossem mais exigentes!

Já que é uma feira de vaidades, pelo menos que fossem vaidades justificadas!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 16, 2007 4:21 am

Então parece que voltou tudo á mesma.....do mau...o menos.

E voltou a repetir-se o facto de aqui sermos todos muito "amigos",termos estado todos na Feira,e só os mesmos de sempre deram a cara......mas volto a dizer....do mau o menos.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#11 Mensagem por J.Afonso » sexta nov 16, 2007 10:50 pm

A Golegã deste ano ...até gostei pois participei m ais activamente com cavalo e tudo, vi alguns exageros...mas nada por aí além.....
Também exagerei uma vez ....e lixei-me! :?
Bem feito que é para não dar ouvidos a terceiros....já tenho idade para ter percebido que isto dos treinadores de bancada se aplica a qualquer desporto :evil:

Mas tirando isso tudo o resto correu bem e sempre tive hipótese de encontrar ou reencontrar alguns dos amigos aqui do forum...ficando mais uma vez com a ideia de que alguns dos que por aqui circulam são simpáticos atrás do ecran...mas na prática são muito "selectivos" quando toca a conhecer as pessoas e trocar impressões olhos nos olhos...

Pode ser que para o ano seja melhor...
Um abraço a todos
Afonso
Orgulho de ser Alentejano!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » sexta nov 16, 2007 11:42 pm

... o melhor é para o ano irmos todos com "crachás" na lapela e bonesinhos coloridos como os miudos das férias desportivas :roll:

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#13 Mensagem por horses_s » sexta nov 16, 2007 11:48 pm

Ana

É uma ideia excelente.

Mas como os crachás podem nao se ver muito bem devido ao elevado número de pessoas e cavalos, que tal se vestissemos todos uma t-shirt vermelha e um boné amarelo... :lol:

Vá pessoal, toca a dar ideias... :D

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 17, 2007 3:19 am

Tenho uma ideia melhor....

Para o ano vou alugar um patio com habitação junta que dê para 14 cavalos e os respectivos cavaleiros e familiares....

Com a possibilidade das refeições serem feitas por um empregado e tomá-las lá.

TUDO DE BORLA....OU SEJA, EU PAGO TUDO....

Assim poupam o custo das t shirts e dos bonés.

Alguem tem ideia melhor?....duvido.

saudações Marialvas.....assim vamo-nos conhecer todos de certeza.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#15 Mensagem por horses_s » sábado nov 17, 2007 4:13 am

João de Deus,

Excelente ideia.

Faço já a minha reserva para 3 pessoas :wink:

Saudações Equestres
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”