Concorrência mínima paraos Concursos de Modelos e Andamentos

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Concorrência mínima paraos Concursos de Modelos e Andamentos

#1 Mensagem por Tamão » domingo out 25, 2009 11:49 am

Caros amigos, um bom domingo a todos.
Ontem assisti a um concurso de modelo e andamentos. Gosto de assistir a estas exibições de cavalos sempre que tenho uma oportunidade.
Acontece que neste concurso, como noutros a que tenho assistido, o reduzido número de animais a concurso parece-me escandaloso. É frequente acontecer, como ontem aconteceu, Em certas classes haver apenas três animais em concurso. Nalgumas classes apresentaram-se apenas dois animais, ou mesmo um único animal.
Ora que valor se pode dar a um título adquirido desta maneira? Que valor há em ser o primeiro de um, ou mesmo de dois ou de três? Tendo em conta que os títulos adquiridos acrescentam valor comercial ao animal e mesmo à marca da coudelaria, penso que deveria haver algumas regras de jogo a respeitar!
Na minha opinião, se há três prémios em disputa, não se deviam aceitar concursos com menos de seis animais em concorrência. Para além disso, o título conquistado deveria exibir o número de animais em concurso, porque não é o mesmo ser o primeiro de dez e o primeiro de mil!
Gostaria de "ouvir" opiniões sobre isto.
Obrigado pela paciência de lerem.
ABRAÇOS

quintavelha
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sexta mai 30, 2008 4:30 pm
Localização: [email protected]

Re: Concursos e concorrência

#2 Mensagem por quintavelha » segunda out 26, 2009 2:20 pm

Boa tarde, concordo inteiramente com o que disse. O concurso a que se refere deve ser na AGROVOUGA. Na região de Aveiro existe alguns criadores, criadores esses que deram ser a essa feira agrícola. Mas como os resultados podem estar a ser injustos, só concorrem os influentes que sabem que são medalhados, (como é possível animais que na Trofa, Lousada e Oliveira do Bairro terem uma classificação, e em Aveiro terem outra significativamente diferente). Na minha opinião, os resultados já estão feitos antes de os animais serem mostrados.

Tamão
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: domingo ago 02, 2009 12:40 pm

Re: Concursos e concorrência

#3 Mensagem por Tamão » quinta out 29, 2009 1:11 pm

Ora viva Sr.(a) quinta velha.
De facto foi na Agrovouga onde constatei esta situação pela última vez, mas já vi a mesma situação noutros eventos do género. Se me não engano até na feira da Golegã do ano passado, passou-se o mesmo com algumas raças. Não estou a colocar aqui o problema das injustiças dos juízes ou aos elitismos dos criadores, mas à vadidade destes concursos. Como diz e povo e com razão, "se não há ovos não se fazem omeletes"; pos então, "se não há cavalos não se façam concursos", digo eu.

Abraços

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”