1ª Feira do Cavalo da Maia

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rosa Nog dos Santos
Espectador
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 04, 2012 4:46 pm

1ª Feira do Cavalo da Maia

#1 Mensagem por Rosa Nog dos Santos » sexta set 14, 2012 11:29 am

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, o Hipódromo Municipal da Maia atraiu uma multidão para assistir às atividades da 1ª Feira do Cavalo da Maia.

No domingo, dia 9 de Setembro, o hipódromo preencheu-se com milhares de pessoas para assistir à 16ª Jornada do Campeonato Nacional de Corridas de Cavalos da Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, que contou com meia centena de cavalos participantes. O dia começou com o Batismo a Cavalo, dando oportunidade de contactar com cavalos e montar a todos aqueles que nunca o tinham experienciado. Ainda da parte da manhã, a feira recebeu a visita do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Daniel Campelo, que visitou os vários expositores de empresas ligadas à saúde, ao artesanato, à área agrícola, contando com exposição de máquinas e veículos, e equestre, abarcando rações, material, centro hípicos e, inclusive exposição de cavalos, sendo a maioria Puro Sangue Inglês e Trotador Francês, raças indicadas para as corridas de cavalos. Assistiu, ainda, a duas provas, uma de Galope e outra de Trote. A tarde, dedicada apenas às corridas de cavalos, teve o ponto alto de todo o evento, o Grande Prémio de Portugal de Galope e Trote. Estas duas provas são o expoente máximo para os participantes das corridas de cavalos em Portugal e proporcionaram ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade e adrenalina, fazendo vibrar os milhares que assistiam. Assim os grandes vencedores foram Juan Alvarez no Trote Atrelado, e no Galope soou o Hino Nacional de Portugal pela vitória de Hong Kong Boy (FR) da Quada Maia Alfe. No intervalo das corridas, realizou-se a eleição do Melhor Chapéu do Hipódromo, trazendo ao recinto arrojados modelos.

O segundo dia da feira foi dedicado à modalidade de Saltos de Obstáculos, participando nas provas cerca de 150 conjuntos. A manhã foi preenchida pelas chamadas provas de escolas (cruzes, 50cm e 80cm), enquanto que a tarde foi dedicada às provas de 1.00m e 1.15m. À noite, não podia deixar de haver a prova Masters, o ponto alto do dia, onde apenas os melhores se aventuram.

Na sexta-feira, dia 7, desfilaram pela pista do hipódromo 70 cavalos montados e 20 charretes, dando-se a abertura da 1ª Feira do Cavalo da Maia. Após o desfile, começaram as cavalhadas, uma tradição que tem início nos tempos medievais e que se adaptou ao longo dos tempos, sendo agora provas de destreza a cavalo, onde o conjunto tem de provar a sua agilidade e rapidez em duelos eliminatórios.

Esta foi a 1ª edição da Feira do Cavalo da Maia que promete voltar no próximo ano.
Anexos
1ª Feira do Cavalo da Maia - 7 + 8 + 9 de Setembro 2012 - 2.jpg
1ª Feira do Cavalo da Maia
1ª Feira do Cavalo da Maia - 7 + 8 + 9 de Setembro 2012 - 2.jpg (384.83 KiB) Visto 2111 vezes

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”