1ª Feira do Cavalo da Maia

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Rosa Nog dos Santos
Espectador
Mensagens: 7
Registado: quarta jul 04, 2012 4:46 pm

1ª Feira do Cavalo da Maia

#1 Mensagem por Rosa Nog dos Santos » sexta set 14, 2012 11:29 am

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, o Hipódromo Municipal da Maia atraiu uma multidão para assistir às atividades da 1ª Feira do Cavalo da Maia.

No domingo, dia 9 de Setembro, o hipódromo preencheu-se com milhares de pessoas para assistir à 16ª Jornada do Campeonato Nacional de Corridas de Cavalos da Liga Portuguesa de Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida, que contou com meia centena de cavalos participantes. O dia começou com o Batismo a Cavalo, dando oportunidade de contactar com cavalos e montar a todos aqueles que nunca o tinham experienciado. Ainda da parte da manhã, a feira recebeu a visita do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Daniel Campelo, que visitou os vários expositores de empresas ligadas à saúde, ao artesanato, à área agrícola, contando com exposição de máquinas e veículos, e equestre, abarcando rações, material, centro hípicos e, inclusive exposição de cavalos, sendo a maioria Puro Sangue Inglês e Trotador Francês, raças indicadas para as corridas de cavalos. Assistiu, ainda, a duas provas, uma de Galope e outra de Trote. A tarde, dedicada apenas às corridas de cavalos, teve o ponto alto de todo o evento, o Grande Prémio de Portugal de Galope e Trote. Estas duas provas são o expoente máximo para os participantes das corridas de cavalos em Portugal e proporcionaram ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade e adrenalina, fazendo vibrar os milhares que assistiam. Assim os grandes vencedores foram Juan Alvarez no Trote Atrelado, e no Galope soou o Hino Nacional de Portugal pela vitória de Hong Kong Boy (FR) da Quada Maia Alfe. No intervalo das corridas, realizou-se a eleição do Melhor Chapéu do Hipódromo, trazendo ao recinto arrojados modelos.

O segundo dia da feira foi dedicado à modalidade de Saltos de Obstáculos, participando nas provas cerca de 150 conjuntos. A manhã foi preenchida pelas chamadas provas de escolas (cruzes, 50cm e 80cm), enquanto que a tarde foi dedicada às provas de 1.00m e 1.15m. À noite, não podia deixar de haver a prova Masters, o ponto alto do dia, onde apenas os melhores se aventuram.

Na sexta-feira, dia 7, desfilaram pela pista do hipódromo 70 cavalos montados e 20 charretes, dando-se a abertura da 1ª Feira do Cavalo da Maia. Após o desfile, começaram as cavalhadas, uma tradição que tem início nos tempos medievais e que se adaptou ao longo dos tempos, sendo agora provas de destreza a cavalo, onde o conjunto tem de provar a sua agilidade e rapidez em duelos eliminatórios.

Esta foi a 1ª edição da Feira do Cavalo da Maia que promete voltar no próximo ano.
Anexos
1ª Feira do Cavalo da Maia
1ª Feira do Cavalo da Maia
1ª Feira do Cavalo da Maia - 7 + 8 + 9 de Setembro 2012 - 2.jpg (384.83 KiB) Visto 5230 vezes

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”