Gala Equestre de Natal 2005

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#16 Mensagem por AnaE » quinta jan 05, 2006 1:03 pm

Nas respostas sobre este tema nunca foi afirmado que as pessoas que organizaram a Gala não são idóneas, e tendo em conta as entidades e pessoas participantes no espectaculo, percebe-se que dificilmente se associariam a um evento que levantasse dúvidas quanto à organização.

Também já há muito percebi que o que a move... é "O progresso da nossa equitação", assim como do seu domínio dos assuntos da equitação. Daí a saudação quando voltou a participar no forum... pois de certeza que não é pelo "tom" que utiliza nas suas respostas, que poderiam fazer muito mais pelo "progresso da nossa equitação", seja através do esclarecimento de dúvidas, de proposta de temas, etc etc, se adoptasse uma abordagem mais pedagógica, e se me permite... simpática, aqui no Forum.

Mas cada um tem a sua maneira de ser... e este é um Forum livre, por isso fico por aqui!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#17 Mensagem por Joana Abreu » quinta jan 05, 2006 1:11 pm

Adoro quando as pessoas não assumem o que dizem:

Vou citar o que foi dito:
Será que quem organizou esta, estará Credenciado..?
Aí só será diferente porque o empresário/organizador terá que ser uma pessoa idónea no meio,
Aí só será diferente do quê? Diferente desta Gala 2005...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#18 Mensagem por Dr.Elina » quinta jan 05, 2006 2:25 pm

O curso de monitora e outros afins nem sempre garantem a sabedoria :wink:

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#19 Mensagem por MMateus » quinta jan 05, 2006 2:48 pm

Interrompendo a discussão, perguntava

Qual o objectivo de uma Gala de Natal?

A quem é que se deve dirigir?

do vosso ponto de vista é claro

deste modo sería mais fácil perceber o que está corecto e o que precisa de ser emendado.

Por conversas várias já percebi que a Joana Abreu tem uma prespectiva muito diferente da minha no que respeita à práctica do desporto equestre, considero-a importante da mesma forma, como a de qualquer outro.

As opiniões são partilháveis os juízos, cada um faça o seu, mas gostava aqui de discutir era a Gala Equestre de Natal........

Abraços

MMateus

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#20 Mensagem por AnaE » quinta jan 05, 2006 3:39 pm

Gala –“Pompa. Esplendor /.../ Festividade de carácter mais ou menos oficial/../ Solenidade. Regozijo, aparato em sinal de regozijo...” (Dicionário Prático Ilustrado, Lello & Irmão)

Considerando a definição acima referida... o termo Gala, associado a um espectáculo pretende conferir-lhe um carácter solene, que se deve traduzir no rigor da organização, do conteúdo, do local e até no comportamento e apresentação dos espectadores.

A designação Gala “Equestre” apresenta o tema principal do espectáculo, e “de Natal” indica o eventual motivo de realização da comemoração, seja por ser uma época festiva com importante valor simbólico na tradição cultural ocidental ou apenas para indicar o momento temporal da sua realização. Á partida a escolha desta data, prende-se com o aproveitamento de um período em que é relativamente comum existirem este tipo de festas comemorativas, seja circo, concertos, jantares, etc, etc, e em que as crianças estão em férias.

O espectáculo tem ainda uma intenção específica que é referida no seu anúncio: “Homenagem ao cavalo Lusitano”, ou seja, não é um espectáculo equestre qualquer, o espectador espera que haja uma predominância de cavalos lusitanos, o que por exemplo, pode ser desmotivador para apreciadores de outras raças, que podem sentir-se dissuadidos de ir. Porém para quem esperava uma coisa rústica, ou associada ás estéticas e práticas da equitação tradicional portuguesa, teve uma surpresa... o programa foi variado e procurou abranger as várias modalidades, e outras formas de utilização do cavalo para espectáculo.

A escolha do Pavilhão Atlântico para o evento, deveu-se provavelmente ás boas condições que apresenta para estas realizações, que já foi comprovado por experiência anterior, e não à expectativa de encher todos os lugares, embora isso tenha consequências no preço dos bilhetes. Efectivamente não me lembro de outro sítio em Lisboa que pudesse acolher uma “Gala Equestre” semelhante.

Até aqui tudo me parece bem.

Penso que se não correu melhor, poderá ser por estas razões:

- Preço do bilhete, associada à pouca tradição deste tipo de espectáculo em Portugal, e a todas as solicitações económicas que são normais nessa época. E a proximidade a outros eventos equestres... Golegã... Equus.

- Datas demasiado próximas do fim-de-semana de Natal em que toda a gente está farta de tratar das prendas, e das festas dos miúdos, e está a ultimar os preparativos para as respectivas festas familiares.

- Haver diferenças entre os programas nos dois dias do espectáculo. Penso que o preço seria mais justificado, se fosse um espectáculo mais longo num dia só.

- Talvez... Problemas na divulgação e promoção do evento. Muitas das festas de natal enchem através de “convites” adquiridos por empresas e instituições e oferecidos aos seus colaboradores.

Sinceramente... espero que para o ano haja outra vez, e espero poder ir, sempre que me pareça um programa interessante.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#21 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 05, 2006 4:47 pm

Aprendi com os políticos a dizer:Será,poderá,terá....e or aí fora.

Fica dito na mesma,e só reagem os mais incautos.

Neste forum,entram os que ensinam,os que aprendem,e os que reunem os dois casos como eu.(se houver outros motivos mudem-se)

Ora quem não ensina....aprende,e como também já aqui disse,não há Mestres à nossa medida donde temos que os aturar.
Agora reagir a ensinamentos com críticas ao Mestre,é no mínimo pouco inteligente.

Esforcei-me bastante com cursos intensivos de Equitação nestes ultimos meses,tive de aprender sob pressão,para conseguir fazer a sel 4 e 7,e nada.Nem uma carta,nem um postal,de quem eu esperava.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

emenda

#22 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 05, 2006 5:22 pm

Emenda

Onde se lê inteligente,leia-se agradável.As minhas desculpas.

João de Deus
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

areffoios
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 90
Registado: domingo jan 02, 2005 10:12 pm

Idoneidade

#23 Mensagem por areffoios » sexta jan 06, 2006 11:07 am

Não me parece bem, nem concordo que alguém ponha em causa a idoneidade e a seriedade das pessoas que organizaram a Gala e o mesmo digo em relação a aqualquer outro evento equestre. Se as pessoas apenas disserem mal por dizer e não tomarem nenhuma atitude, não chegamos a lado nenhum....! Só à divisão e à mesquinhez que impera no "meio dos cavalos". Agora se criticarem e fizerem melhor, o caso é diferente!

Daí concordar com a opinião expressa pela Sr. D. Joana Abreu, embora discorde da forma como o fez.

Alexandre Reffóios

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#24 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 06, 2006 11:33 am

Apropósito das motivações que podem levar a encher um evento em que o mote sejam Cavalos,não tenho dúvidas que qualquer uma serve.

Tenho-as é em relação aos meios que são precisos para estar lá.

A Expo-Égua,a Golegã,a Equus,e agora a Gala,estiveram pelas opiniões que recolhi e com as quais concordo a "meia casa".

A generalidade das pessoas,e essas é que podem encher um recinto,o chamado povo,reagem sempre condicionadas pelo poder de compra que como sabem desce cada vês mais,para os ditos claro.
Os outros,felizmente para eles,vão a todas mas não chegam para rentabilizar um evento que seja muito elaborado na sua organização.
O dilema é sempre o mesmo para os organizadores, que pensam sempre que vão conseguir encher o recinto,não acreditando na teoria das multidões baixando os preços tanto quanto possível.

Estes recintos como o Pavilhão Atlântico,Casa da Música,etc terão de zelar pela qualidade/preço,e acredito que tenham essa intenção,para que o povo confie na estrutura,porque com os aficionados podem contar,têm é de chamar quem não está metido no ambiente.

Esperemos que esta crise munetária abrande,porque acabar é mito.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

#25 Mensagem por MMateus » sexta jan 06, 2006 12:38 pm

Areffoios

a questão, pelo menos pela minha parte, e creio que o sentimento é comum, não está relacionada com a idoniedade das pessoas que realizarama a gala, penso que o discurso aí foi um pouco desviado do seu sentido. Mas esta situação já foi repisada várias vezes cada um intrepretará de seu modo.

A questão é essencialmente na capacidade, e no meu caso, prende-se essencialmente com o modelo. E para que não restem dúvidas, eu nem sou muito crítico no que respeita ao modelo. A minha principal questão é no que respeita ao público alvo, que é forçosamente condicondado pelo preço, que simultaneamente condiciona os espectadors de futuras edições da gala.

A existência de um espectáculo na época de Natal, no meu entender, deve ser como a gala, ou seja, de festejo e simultaneamente demonstrativo. Poderia ser um concurso das diferentes modalidades equestres, mas face ao período, o modelo de espectáculo está dentro d que acho adequado.

Penso contudo que a gala, e essencialmente a gala de Natal, naquele local, deve ser um espectáculo o mais popular possível, e para ser mais concrecto, o preço dos bilhetes entre os €5 e €20, de modo a que se formasse uma cultura de ir sempre, mesmo que fosse num dia menos interessante. Associado a isso, outras actividades como a exposição de alguns dos cavalos que estão presentes e actividades de contacto com cavalos para o público (ex: volteio).

Quanto à crítica, esta pode, e deve-se fazer sempre, podendo ser posita ou negativa, não precisa de ser destrutiva. O Fazer, quem Faz pode escutar os outros, e nem todos têm meios para o Fazer, mas ao criticar dão a sua participação, fazendo também um bocadinho.

Abraços e desculpas pelo alongamento.......

MMateus

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#26 Mensagem por João dee Deus » sexta jan 06, 2006 1:01 pm

`É isso Mateus.

O Alexandre também interpretou, que eu teria dito que quem organizou a Gala não era idóneo,como afirmação.

Aidóniedade revela-se em várias frentes,e aquela que poderia estar em causa como substituição,resultava de não ser preciso credenciação para realizar aqueles eventos,como aqui foi, isso sim, afirmado.


Acho que foi mais uma tempestade num copo de água promovida em nome de um Deus qualquer.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#27 Mensagem por Joana Abreu » domingo jan 08, 2006 9:45 am

Segundo o que disse o Sr.João de Deus:
Esforcei-me bastante com cursos intensivos de Equitação nestes ultimos meses,tive de aprender sob pressão,para conseguir fazer a sel 4 e 7,e nada.Nem uma carta,nem um postal,de quem eu esperava.
...presumo que terá tirado o curso de monitor!!!

Fico contente em saber que influenciei a vida do Sr.João de Deus, pela positiva, no sentido em que o incentivei a adquirir formação e credenciação.
(isto apesar de o Sr.João de Deus não o reconhecer)


A Dr.Elina disse que:
O curso de monitora e outros afins nem sempre garantem a sabedoria
Engana-se... o curso de monitor, é a única forma de garantir que a pessoa em causa tem o minimo de conhecimentos, para poder dar aulas de equitação.
(recordo que há exames escritos, exames de prova de saltos, exames de prova de ensino, exame de pedagogia)

Claro, que haverá melhores monitores que outros, pessoas com mais vocação, etc...
Mas a credenciação é isso mesmo, é a garantia de que quem dá aulas sabe "pelo menos o minimo indispensável" para o poder fazer.

E só me resta, felicitar o Sr.João de Deus mais uma vez, por se ter submetido aos exames...

Espero que outros lhe sigam o exemplo...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#28 Mensagem por Dr.Elina » domingo jan 08, 2006 1:33 pm

Ao contrário de muitos que aqui falam em sabedoria... tenho o curso de monitora e responsável técnica de equitação.

Nem toda a gente faz publicidade aos estudos que tem ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#29 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 08, 2006 1:41 pm

Obrigado pelo Postal!!!

Não me credenciei como Monitor,nem dei a entender isso,penso eu.Nem no condicional.
limitei-me a comparar o que sei,e já o sei hà muito,com os parâmetros da FEP,que agora sei,são lá de fora.
Talvês se fizer a sela 9,me candidate a Marialva Instrutor,o que para mim seria uma honra.Sem choraminguisses.

Mais,vou comprar umas molduras para os diplomas e prespegá-los na parede num lugar bem visível,como toda a vida vi os outros fazerem.

Nisto não estou a modificar os meus valores,mas apenas aumentar a audiência,agora com ignorantes que não foram capazes de me reconhecer de modo próprio.

saudações Marialvas


Credenciar-me como Monitor po
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#30 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 08, 2006 1:56 pm

Houve aqui um problema.....continuando:

Credenciar-me como Monitor,poderia ter sido há três anos,penso eu,mas não tive conhecimento desse "reconhecimento a práticos",acho que foi assim.

Cheguei a interessar-me pelo curso fraccionado,mas os custos são desecorajantes e o tempo de ocupação também.

Haja vontade,e eu como outros nas minhas condições cá estaremos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”