Opinião sobre a Golegã 2006

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » quinta abr 17, 2008 11:46 pm

Olá scitec9492,

O passo travado não é uma modalidade, o passo travado é uma "andadura".

Hoje só é conhecido, práticamente, na região norte. Como saberás, era muito apreciado pela comodidade e rapidez que proporciona ao cavaleiro mas como a maioria das pessoas deixou de utilizar os solípedes para as deslocações quotidianas perdeu-se o interesse e utilidade desta andadura, só mesmo como curiosidade cultural e para as corridas da especialidade.

luis pedro

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#17 Mensagem por Rui Mesquita » sexta abr 18, 2008 12:51 am

Concordo com scitec "nelson".

O passo travado é sim uma modalidade, basta pesquisar na net, o nosso termo passo travado deriva do espanhol "andadura", mas porque utilizar este termo se nós temos o nosso.

E verdade que o passo travado atrai mais publico e mais participantes que o galope. Existem verdadeiras tradições no passo travado, juntando já 3 gerações distintas da mesma familia, sendo que estes não tem apenas os cavalos para render dinheiro como no galope...

Ver topico: viewtopic.php?t=324

scitec9492
Espectador
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 20, 2008 6:05 am

#18 Mensagem por scitec9492 » sexta abr 18, 2008 7:44 pm

Srº Luis quanto ao passo travado ser uma modalidade o amigo Rui já respondeu por mim e quando diz que é apenas uma curiosidade cultural está a por a nu toda a sua falta de conhecimento em relação a este passo. Brevemente vai realizar-se uma corrida em Lamego dia 3 de Maio e vai ver se existe ou não muitos aficcionados. Quando diz que só é conhecido na região Norte e que não tem qualquer utilidade experimente fazer um passeio de vários km e vai ver a sua utilidade. Quanto ao ser desconhecido então porque este passo existe em tantos países como Brasil,EUA, Espanha, Venzuela etc. Se fosse desconhecido será que existia em tantos lados?

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » sábado abr 19, 2008 12:50 am

Olá,

O termo "passo travado" tem origem na forma como se ensinava (ensina ?) os cavalos e muares a adquirirem esse tipo de marcha.

O termo "andadura" é bem português e serve para designar qualquer tipo de andamento defeituoso ou artificial.

Tenho, efectivamente, alguma falta de conhecimento acerca das corridas de passo travado mas essa é a realidade para a maioria dos portugueses, pois como anteriormente referi, é uma modalidade* praticada e divulgada apenas no norte do país. O facto de ser praticada em mais 4 ou 5 países, de forma absolutamente regional, não lhe confere qualquer universalidade.

Quando lhe chamei "curiosidade cultural" não pretendia ser depreciativo, aliás, espero sinceramente que o entusiasmo existente no norte seja suficientemente forte para que o passo travado não desapareça como já aconteceu no resto do país.

Nota: O passo travado é uma andadura, as corridas de passo travado é que são uma modalidade.

luis pedro

scitec9492
Espectador
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 20, 2008 6:05 am

#20 Mensagem por scitec9492 » sábado abr 19, 2008 10:24 pm

Boa tarde, quando me pergunta se ensino. sim ensino ando nisto desde que nasci posso-lhe dizer que fiz a minha primeira corrida tinha sete anos, o meu pai corria e ensinava cavalos, o meu avô ja tinha cavalos de corridas de passo travado. Quanto ao tentar desprestigiar esta modalidade e digo modalidade, nunca o irá conseguir fazer mesmo que tente, porque embora diga que não o tentou fazer quem gosta do passo travado tenho a certeza que se sentiu lesado. Diz que o passo travado existe em 4 ou 5 países,mas apenas por regiões isso acontece em Portugal sim, mas também não é menos verdade que nos EUA é muito divulgado, realizando-se grandes corridas com enorme projecção.

Com o pensamento que apresenta e seguindo todo o seu raciocínio então todas as modalidades são apenas regionalismos porque não existe nenhuma modalidade que tenha expressão em todo o país. As próprias corridas de toiros não têm a mesma projecção no norte do país que têm no sul.

O Senhor não mostra nenhum conhecimento desta modalidade mas insiste e tenta argumentar quando provavelmente nunca ensinou, nem montou um cavalo de passo travado. Possivelmente nem nunca viu uma corrida deste género.

É com enorme tristeza que vejo alguém a tentar menosprezar o passo travado. O que vale é que existe muitas pessoas a amar o que fazem e nunca o iram deixar acabar.

J.Paralta
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: segunda jan 15, 2007 3:32 am
Localização: Nordeste Alentejano
Contacto:

#21 Mensagem por J.Paralta » domingo abr 20, 2008 1:26 pm

Devo confessar que os meus conhecimentos acerca do passo travado são praticamente nulos.
Para mim era interessante podermos visualizar aqui no forum um video por pequeno que fosse, para poder(mos) entender do que se trata.

Obrigado

JParalta
Elas escolhem o dia, eles escolhem a hora.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » terça abr 22, 2008 12:09 am

Olá scitec9492,

Nunca ensinei, nunca montei mas já vi corridas.

Já afirmei e volto a afirmar que não pretendi, nem pretendo denegrir a modalidade.

Já afirmei e volto a afirmar que considero muito importante a realização de corridas de passo travado pois são a melhor forma, talvez a única, de manter viva uma tradição - o passo travado.

Se pretende comparar as corridas de passo travado com outras modalidades equestres, muitas delas bastante mais recentes, mas com dezenas, centenas ou milhares de concursos anuais (consoante a dimensão dos países a que nos reportarmos), campeonatos continentais e regionais (refiro-me aos da Europa, Asia, America, Pan Americanos e Africa), Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, com facilidade constatará que a sua informação acerca da real dimensão das modalidades equestres é muito inferior aquela que, pessoalmente, tenho sobre o passo travado.

luis pedro

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#23 Mensagem por Rui Mesquita » terça abr 22, 2008 12:44 am

Para todos os interessados em debater o tema do passo travado, existe um tópico, iniciado por min sobre isso: viewtopic.php?t=324, e que escusamos de estar a sair do tema deste tópico..

Amigo J. Peralta e Luis Pedro lá encontran-se as respostas...

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”