Opinião sobre a Golegã 2006

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

Opinião sobre a Golegã 2006

#1 Mensagem por Rui Mesquita » terça nov 21, 2006 5:51 am

Mais uma vez os amantes dos cavalos se reuniram na capital do cavalo e eu também o sendo estive presente.

De seguida passo a enumerar alguns pontos de vista meus dos quais gostava de ter a vossa opinião.

1º Segundo o Presidente da Câmara este ano foi a melhor Feira da Golegã, mas acho que só se foi a nível de visitantes, porque em termos de cavalos presentes esse número foi bastante inferior ao dos dois anos anteriores.

2º Se as charretes tem um número que serve de matricula e que permite saber pelo menos o número de charretes que estiveram na Feira, sugiro que também façam o mesmo para os cavalos, uma coisa pequena e de fácil colocação no arreio e que permitia saber o número de cavalos presentes na edição da Feira.

3º A restrição de utilização da manga a determinadas horas das charretes não beneficiou nada a feira. Não são estes os causadores dos acidentes na manga mas sim o alcool, mas o teste do balão ainda não chegou ao condutores de atrelagem e quando existir é para todos!

4º É de consenso entre os condutores de atrelagem um horario alternativo, a restrição da manga a partir das 20h, hora a que estes já poderam ter um grão na asa e então a sua proibição para que não haja acidentes. Dizem também que a feira só beneficia com a sua presença, pois cada charretes trás muita gente associada e por isso beneficio para a Feira.

5º Segundo o secretariado em 2007 o uso de charretes tipo maratona será proibido. Segundo os mesmos a restrição feita na edição deste ano visava conceder mais espaço nas horas de maior aperto. Acho que o secretariado desconhece que as charretes clássicas e que poderam ser utilizadas no proximo ano ocupam o dobro do espaço e precisam de mais espaço para circular e manobrar!

6º Nesta edição da Feira o número de participantes trajados à Espanhola aumentou imenso fazendo-nos esquecer a Golegã e pensando em Jerez de La Frontera!

7º Fiquei pasmado quando me aprecebi que muitos dos participantes trajados à Espanhola afinal eram Portugueses! Muitos queriam participar nas Cavalhadas trajados à Espanhola o que não é permitido pelo regulamento, mais ainda o cavalo estava equipado à Portuguesa! Não é de admirar se o Cristiano Ronaldo qualquer dia aparecer na tv com a camisola da seleção espanhola vestida!

8º O brio e o gosto de trajar à Portuguesa cavalo e cavaleiro está a desaparecer e nesta edição ainda mais se notou. A organização devia também abrir a manga apenas a determinadas horas para quem não está trajado á Portuguesa!

9º Os espectáculos que ocorreram à noite foram muito cedo e por volta das 23:30 já não havia motivos de interesse para os visitantes permanecerem na Feira. A ideia de por o horseball á noite não me pareceu boa ideia.

10º A organização podia prencher o programas com divulgação de outras modalidades ou é uma Feira só do Lusitano!

11º Devia haver uma rua que ligue o largo do Arneiro á estrada nacional, na qual o transito de carros e cavalos fosse proibido, isto para que pessoas com medo dos cavalos, deficientes e idosos podessem também ter aceso ao largo sem terem de se aventurarem entre carros e cavalos. Esta rua também poderia ser utilizada para situações de emergência.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » terça nov 21, 2006 6:50 am

Rui

Depois de tanto tempo calado vens aí com um relatório que parece que só agora tiveste autorização para escreveres. :wink:

O 1º--inteiramente de acordo.Este ano foi menos gente e cavalos.
2º--Se for implantado isso das chapas vão logo lembrar-se cobrar :wink:
3º Este ano não era preciso esta nova regra porque foram muito menos atrelados...possivelmemte por essa razão.
4º Concordo que só haja atrelagem até a uma hora determinada.
5º Não pode haver criterios de dimensão para a permissão da entrada de atrelagem na manga.
6ºMandei um mail por tres vezes para o secretariado da feira a sugerir que no dia 11,de S. Martinho só pudsessem andar na manga TRAJES E ARREIOS à Portuguesa e eles ao terceiro responderam-me que iam por o assunto às chefias...digo eu.
7ºe 8º acerca desse acontecimento escrevi um apontamento e mandei a uma revista ,que por enquanto não digo o nome,no dia 13 deste mês e ainda não recebi resposta.O mail deve para lá andar a ser lido e analizado....digo eu :twisted:
9º ne 10º Certo
11º-acho que isso por acaso ainda não aconteceu mas se um dia éw precisa uma situação de emergencia tipo incendio ou assim,vai ser complicado.

A Golegã está a ser dirrijida noa sentido de germinações que me parecem no minimo suspeitas pois é uma ideia nova e elas quando aoparecem assim trazem algum motivo talvês europeu em forma de incentivo financeiro ...o tempo o dirá..

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » terça nov 21, 2006 6:59 am

Olá Rui,

O Sr Presidente só tem que fazer o papel que lhe compete e, de facto, a feira esteve bastante boa, pareceu ter menos cavalos mas a feira não é só cavalos.

Não é necessário atribuir um nº aos cavalos, bastava cumprir a lei. O registo das inspecções veterinárias e do controle nos acessos (o gado, incluindo os cavalos, não pode circular sem documentos) mostrariam o nº exacto dos cavalos que estiveram na feira.

Se se concorda em limitar o acesso á manga, e em especial, á sua zona central (arneiro) aos cavaleiros que não trajam á Portuguesa então parece dentro do mesmo espírito, limitar o acesso aos "maratonas" que para alem dos cavalos nada mais tem de tradicional, nem bonitos são.

Concordo inteiramente com a questão do traje, as "horas de ponta", pelo menos dentro do picadeiro central, deveriam ser reservadas aqueles trajam á Portuguesa.

O que me parece mais lógico é haver um percurso SÓ para cavalos e carros, esta sim poderia com mais facilidade ser também usada por veículos de emergencia, as que servem para as pessoas ficam práticamente intransitáveis.

Luis Pedro

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#4 Mensagem por Rui Mesquita » quinta nov 23, 2006 2:11 am

Sr João:

Não foi preciso pedir autorização a ninguém para escrever, mas o tempo para estudar já é pouco. Acho que estas considerações deviam ser publicas para que a Feira possa ser melhorada.

Algum tempo atrás uma revista da matéria publicou uma matéria minha sobre o Passo Travado. Este passo é caracteristico no Norte de Portugal, do Garrano e mais recentemente é utilizado o Trotador Francês para a execução este passo.

Mandei cerca de um mês de antecedencia um mail para a organização da feira da Golegã para se fazer uma demonstração deste passo com as duas raças, nem que fosse á meia noite, mas a Organização nem se dignou a responder aos mail's como regra de boa educação.

Possa ser para o ano que a Organização se lembre dos mail's e então se faça a demostração e asssim o Senhor e o público em geral possa ver os garranos e sobretudo o Passo Travado, uma modalidade muito tradicional e Portuguesa.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta nov 23, 2006 3:20 am

Rui

Continua a escrever e mandar mails porque é assim que as coisas funcionam e não podemos desistir e até mesmo ser "chatos".

Os meus escritos já puseram à prova algumas publicações e como era de esperar algumas dessas algumas Chumbaram :twisted: Ficaram nas covas.

A Net é maravilhosa porque eles não resistem a vir ver o que escrevemos :lol: :lol: Podem não reagir porque não se sabe que tomaram conhecimento...mas estas coisas funcionam por saturação,uma vez que não temos uma tribuna melhor...mas quem sabe, se para o ano algum "iluminado" vem a fazer na Golegã o que nós aqui sujerimos. :wink:

Os louros nunca interessaram a quem relamente e honestamente quer que as coisas andem ara a frente.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » quinta nov 23, 2006 6:13 am

Olá Rui,

A feira poderia incluir uma exibição de passo travado, algo que em tempos idos foi muito utilizado e nos dias de hoje é uma curiosidade, mas nada impede que os entusiastas se desloquem á feira e façam, na manga, como tantos outros cavaleiros que vão mostrar as "passages" ou os "piaffés" ou outros "ares".

Luis Pedro

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#7 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 2:03 am

Boas tardes :

Eu penso que a feira de s. martinho por um lado esta melhor mas por outro lado cada vez tá pior ... cada vez tem mais gente que nao respeita quem la ta a cavalo , cada vez tem mais gente que numca viu um cavalo na vida , e por ultimo cada vez tem mais BEBADOS e menos homens de cavalos. :oops:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Rui Mesquita
Iniciado
Mensagens: 23
Registado: quarta mai 04, 2005 5:55 pm
Localização: Lamego

#8 Mensagem por Rui Mesquita » sexta nov 24, 2006 2:15 am

Olá Luis

Sendo eu neste momento um dos mais entusiasmados por esta modalidade, autor de um artigo publicado numa revista de cavalos, perfeito conhecedor de todo o metodo de ensino e um dos melhores praticantes da modalidade, o que para isso contribui o valor dos cavalos que me ensinaram, gostava de fazer uma demostração no picadeiro central, pois é ai que esta modalidade pode atrair as pessoas. Como se vê na manga muitos dos cavalos passam desprecebidos e esta modalidade que tende a tormar um aspecto mais competitivo precisa de divulgação. Divulgação esta que podia ter a ajuda da organização da feira.

No meu post sobre o passo travado vou tentar colocar algumas fotos minhas e da minha modalidade preferida sem esquecer o meu amigo preferido Little Blue Eyes que é assim que se chama o cavalo.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 2:47 am

Rui

Compreendo-te perfeitamente.

O "tempo de antena" só pode ser dado por que dirige os destinos da feira.

Pelo que penso do passo travado,depois da demonstração no picadeiro central,até uma demonstração de corrida poderia ser feita na manga.

Mas há mais coisas que poderiam ser demonstradas como a atrelagem e a capacidade de tracção desses pequenos animais que foram usados no dia a dia no campo,e pelas nossas tropas para puxarem tudo o que havia no exercito de mais pesado.
Uma vez,e já aqui disse,vi 4 ou 6,garranos do exercito,a puxarem uma "cozinha de campanha" que era um fogão enorme todo em ferro na forma de um carro..Isto aconteceu na zona da Paiã.portanto seriam ali de perto como o quartel de Carnide ou mesmo Colégio Militar.
Possivelmente essa peça,o fogão estará em algum Museu e se não está é uma pena porque era uma peça(carro) espectacular.

Enfim...promover o Garrano ao nivel do nosso conhecimento,porque o animal em si já atingiu todas as promoções possiveis como se constacta e atrás disse,no seu historial.

De notar que as nossas corridas de passo travado teem o recod nacional de montante apostado por corrida...,mas o Rui poderá falar com mais precisão sobre isto.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sexta nov 24, 2006 7:33 am

Olá Rui,

Desculpa insistir, mas o passado travado é pouco conhecido (muito pouco mesmo) o que torna as pessoas pouco receptivas a incluir uma demonstração dessa especialidade num evento onde toda a gente acha ter pouco tempo para se mostrar. Daí a sugestão de apareceres e mostrares mesmo sem ser com lugar de destaque.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#11 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 7:43 am

Isso será uma maneira de se impor,mas bem podiam ter respondido aos mails :wink: de houvesse vontade eaceiração.

No Norte de Portugal não é assim tão desconhecido o passo travado,e ouvi muita gente com essa pronuncia na Golegã :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#12 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 7:46 am

eu numca vi mas creio que era o passo utilizado nos cavalos dos reis e dos bispos de modo a que fosse mais comodo.... :?
Corrijam-me se estiver errado por favor! :oops:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 24, 2006 7:49 am

É isso mesmo.

A intenção dese ensinop de passo travado,é serem mais comodos na monte e quando carregados com molhos de lenha não a desmancharem toda com os saltos do trote.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#14 Mensagem por alegrete » sexta nov 24, 2006 7:50 am

muito obrigado pelo esclarecimento :lol:
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

scitec9492
Espectador
Mensagens: 6
Registado: domingo jan 20, 2008 6:05 am

#15 Mensagem por scitec9492 » quinta abr 17, 2008 7:20 pm

Boa tarde, não posso deixar de discordar quando dizem que o passo travado é uma modalidade desconhecida, então parece-me que estão bastantes desactualizados. O passo travado é muito conhecido existem inúmeras corridas na região norte de Portugal, com muitos e muitos aficcionados que se deslocam de todo lado. Este tipo de passo já existe a muitos e muitos anos. Parece que quem diz que é pouco conhecido demontra é alguma falta de conhecimento. Para além disso este tipo de passo também existe na Inglaterra e EUA. Provavelmente é melhor pesquisar antes de falar!

Tomará a maioria das corridas de cavalos de galope ter a mesma quantidade de espectadores que têm a grande maioria destas corridas. Talvez assim se tenha a noção da beleza e do espetáculo que proporciona o PASSO TRAVADO!

Responder

Voltar para “Feiras e Actividades”