Curso Técnico de Gestão Equina

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#16 Mensagem por João dee Deus » sábado dez 02, 2006 4:53 pm

Luis

Realmente andei distraido por razões que já aqui expliquei,até entrar neste forum e isso aconteceu antes.

O que é de estranhar é que a FEP depois disso "ficou descansada" e pensou que tinha esse trabalho concuido.

Acho que tiveram a veleidade de pensar que todos os cavaleiros do País estavam de olho atento à suas eniciativas.
Talvez um pouco de presunção...digo eu que realmente cheguei agora.

audações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Pommel
Mensagens: 2
Registado: terça nov 28, 2006 6:09 am

#17 Mensagem por Pommel » segunda dez 04, 2006 6:39 am

Ola a todos
Relativamente a este tema gostaria de dizer que é realmente uma vergonha a maneira como tudo se processa.
Alguns anos atrás seria apenas necessário fazer um exame que se realizava em apenas 3 dias, posteriormente eram 2 semanas e agora são necessárias 940 HORAS.
Entretanto foram formados bastantes Monitores que não tenhem capacidade nem para montar nem ensinar um cavalo nem novos cavaleiros, se bem que as pessoas estão sempre em vantagem em comparação com os cavalos pois estes não falam nem optão pela pessoa que os vai montar.
Vê-se verdadeiras aberrações a dar lições por este pais, principalmente os alunos saidos dos cursos de Gestão Equina, mas graça a deus muitos acabam por optar por uma outra qualquer vida profissional. Não apresentam trabalho ( O ) mas são primeiros a falar e a criticar os q realmente trabalham e deixam trabalhar, pois se eles trabalhassem não tinham tempo para se preocupar com a vida dos outros.
Penso que o Modelo optado continua a não ser o mais correcto.
Enquanto esta velha guarda do exército não sair dos destinos da equitação em portugal e não houver novo sangue e com ideas vamos continuar na cauda da europa.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: .

#18 Mensagem por luis pedro » segunda dez 04, 2006 7:02 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Realmente andei distraido por razões que já aqui expliquei,até entrar neste forum e isso aconteceu antes.

O que é de estranhar é que a FEP depois disso "ficou descansada" e pensou que tinha esse trabalho concuido.

Acho que tiveram a veleidade de pensar que todos os cavaleiros do País estavam de olho atento à suas eniciativas.
Talvez um pouco de presunção...digo eu que realmente cheguei agora.

audações Marialvas
Olá João,

Não sei se ficou descançada, agora os que por qualquer razão, não souberam ou não se mostraram interessados e deixaram passar as referidas "reciclagens" vão, provávelmente ter de descobrir outro modo (parece que já descobriram outro: http://www.fep.pt/Noticias/detalhe.asp?ID=1996 ) de obter uma credenciação, caso estejam interessados.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#19 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 04, 2006 7:06 am

Nestas coisas do poder ninguem pensa que está a mais ou ultrapassado.....fardados ou não.....é uma condição humana.

Concordo contigo que essas possibilidades deviam estar sempre em aberto e segundo me disseram,nesses exames de 2 e 3 dias NINGUEM CHUMBOU o que torna quanto a mim no minimo de exigencia duvidosa ou mesmo numa passagem semi-administrativa.Uma formalidade.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#20 Mensagem por João dee Deus » segunda dez 04, 2006 7:17 am

Já tinha lido mas agora com mais atenção vi que esta vertente nada tem a ver com a credenciação para o ensino de disciplina mas sim com a classificção do saber executar.

Vamos aguardar pelos programas para ver...
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#21 Mensagem por luis pedro » terça dez 05, 2006 9:46 am

Olá João,

As reciclagens não foram todas de 3 dias, houve várias de duas semanas e também houve vários "chumbos".


Olá Pommel,

Em Portugal não se fazia formação, existiam (ainda existem) um sem numero de "profissionais" sem um minimo de conhecimentos (viu-se nas reciclagens, pelo menos os que tiveram a coragem de as fazer) e agora que estão a tentar dar alguma formação e alguma ordem á bagunça "caí o carmo e a trindade" que está tudo mal, que é preciso sangue novo e outras coisas do género.

Os tais coroneis de que fala, também foram cavaleiros e também fizeram competição. Infelizmente não existem em Portugal cavaleiros novos com qualidade comparável e que estejam dispostos a dar aulas e a ensinar.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#22 Mensagem por João dee Deus » terça dez 05, 2006 5:05 pm

Luis

Bem...se houveram chumbos então...não deviam saber mesmo nada porque há aí os que conseguiram e nunca mais montaram e pouco o tinham feito antes :lol: :lol:

Agora por ordem na casa só agora,em que sempre foi comandada,e isto é o termo,por gente habituada ao comando...é no minimo sinal de desleixamento arrastado nos anos.

Mas eu não critico o que já passou e acho bem que se comece a qualquer altura,só o que não gosto de ver é irem a reboque dos acontecimentos como agora na Equitação de Trabalho se viu.

Vamos ver se aprenderam com o passado e agora o programa que se espera a respeiro disso venha mais abrangente e com a vertente profissional no sentido da excução, e do ensino no sentido de saber ensinar.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Coroneis

#23 Mensagem por cervantes » terça dez 05, 2006 6:31 pm

Olá Luis,

Nada tenho contra os Coroneis que o meu amigo defende no post anterior, bem pelo contrário. Considero que são uma pedra fundamental na equitação nacional, infelizmente SEM SUBSTITUTOS no exercito, pois estes de agora NÃO ENSINAM NADA A NINGUÉM (se calhar porque não podem). Quanto á competição que o Luis refere... então aí, nem vê-los! É ÓBVIO que neste momento os militares se encontram ANOS LUZ distantes dos Civis. O que é GERAL... no resto do mundo acontece o mesmo. A Equitação evoluiu, os CAVALOS SÃO OUTROS... a que o exercito NÃO CHEGA! E Mestres também os há civis... esses sim com PROVAS DESPORTIVAS DE GRANDE VALOR (porque as fazem!).

O problema não são estes Coroneis que leccionam, o problema é o chamado Coronel da SECRETÁRIA, esse sim é um obstáculo ao desenvolvimento, o que sonha de noite e escreve de dia... tentando materializar os seus sonhos custe o que custar, passando por cima de tudo e de todos.

Compreendo o ou a Pommel.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

Pommel
Mensagens: 2
Registado: terça nov 28, 2006 6:09 am

#24 Mensagem por Pommel » terça dez 05, 2006 9:08 pm

Olá Luis Pedro
Formação em portugal sempre Houve, em Mafra. Mesmo antes de haver estes cursos de Monitor de Equitação, já existiam ha bastante tempo e sei que também estavam aberto a civis.
Quanto ao tema dos cavaleiros não concordo consigo, pois realmente bons cavaleiros há, são poucos mas eles estão aí, estou a lembrar-me de alguns.
Quanto os coroneis continuo na minha, pois pouco ou nada fizeram na formação, vejámos, diga-me lá nomes de cavaleiros formados por estes senhores que estão em Portugal no topo ( pois a nivel Internacional ainda estão piores )? Não tenho nada contra os coroneis, mesmo, mas realmente não se vê trabalho, pelo contrário existem alunos de cavaleiros profissionais, como Sr. Luis Valença, Mestre Nuno, Dr. Guilherme Borba ou Francisco Cancella de Abreu em actividade que até tenhem algum sucesso até a nivel Internacional e realmente é como o cervantes diz, quando começam a alucinar não há ninguém que os convença do contrário, por mais argumentos que se apresentem nos encontros na FEP

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#25 Mensagem por alegrete » quarta dez 13, 2006 4:03 am

Caro Pommel:

Eu vou-lhe dar exemplos de alunos com sucesso:

Frederico Mexia de Almeida- CCE
Joao Duarte Silva-CCE
Frederico Froufe Serre -CCE
Duarte Alegrete-SALTOS
Carlos pinto ( este nao e o que faz ensino mas sim outro que trabalha com Standy Van Paschen que e cavaleiro olimpico)
Pedro Graciosa-CCE
Tiago Tome-CRIADOR
Bruno cavalinhos-CCE
....
Existem mais dos quais eu peço deculpa mas não me lembro agora!

Não é correcto dizer que os coroneis numca Deram provas, penso que é correcto dizer que cada vez aparecem mais alunos nestas escolas que nunca viram um cavalo na vida e tambem pouco se lhes interessa se os cavalos têm 3 ou 4 patas!!!
Eu falo por experiência propria porque tive aulas com eles e em termos de pedagogia e disciplina metem quase todos os mais novos no bolso!!!
Por alguma razão sao eles mesmos dos mais conceituados juizes de ensino portugueses!
Já agora se não se importar diga-me tambem o seu nome porque há pessoas que escondem detras de NICKS para dizer mal da fonte onde beberam!!!
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#26 Mensagem por luis pedro » quarta dez 13, 2006 7:33 am

Olá,

Posso ajudar com mais alguns formados pelos "tais" que não fizeram nada pela formação:

Luís Xavier de Brito - Obstáculos
António Carneiro - Obstáculos
João Mota - Obstáculos
Portela Ribeiro - CCE
Hugo Carvalho - Ensino

Quanto ao haver cavaleiros, não tenho a menor duvida que os há, não tem é disponibilidade para dar aulas nas escolas nem (provávelmente) paxorra para ensinar alunos, por vezes, pouco dotados e com cavalos de pouca qualidade.

Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Coroneis

#27 Mensagem por luis pedro » quarta dez 13, 2006 7:44 am

cervantes Escreveu:Olá Luis,

Nada tenho contra os Coroneis que o meu amigo defende no post anterior, bem pelo contrário. Considero que são uma pedra fundamental na equitação nacional, infelizmente SEM SUBSTITUTOS no exercito, pois estes de agora NÃO ENSINAM NADA A NINGUÉM (se calhar porque não podem). Quanto á competição que o Luis refere... então aí, nem vê-los! É ÓBVIO que neste momento os militares se encontram ANOS LUZ distantes dos Civis. O que é GERAL... no resto do mundo acontece o mesmo. A Equitação evoluiu, os CAVALOS SÃO OUTROS... a que o exercito NÃO CHEGA! E Mestres também os há civis... esses sim com PROVAS DESPORTIVAS DE GRANDE VALOR (porque as fazem!).

O problema não são estes Coroneis que leccionam, o problema é o chamado Coronel da SECRETÁRIA, esse sim é um obstáculo ao desenvolvimento, o que sonha de noite e escreve de dia... tentando materializar os seus sonhos custe o que custar, passando por cima de tudo e de todos.

Compreendo o ou a Pommel.

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes
Olá Cervantes,

Os militares, de hoje, não ensinam como os de ontem, no entanto continuam a ensinar, aquilo que sempre fizeram, toda a gente e não apenas aqueles que tem muita "habilidade" ou dinheiro para comprar cavalos.
É este o problema das escolas, tanto a militar como as civis.
Quanto ao seu ultimo parágrafo não comento até por conhecer a vossa questão pessoal.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#28 Mensagem por João dee Deus » quarta dez 13, 2006 8:04 am

Há uma relativa subjectividade na titularizção e mérito dos feitos desses cavaleiros.

A instrução hipica dificilmente pertence apenas a um mestre.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#29 Mensagem por alegrete » quarta dez 13, 2006 9:54 pm

luis pedro Escreveu:Olá,

Posso ajudar com mais alguns formados pelos "tais" que não fizeram nada pela formação:

Luís Xavier de Brito - Obstáculos
António Carneiro - Obstáculos
João Mota - Obstáculos
Portela Ribeiro - CCE
Hugo Carvalho - Ensino

Quanto ao haver cavaleiros, não tenho a menor duvida que os há, não tem é disponibilidade para dar aulas nas escolas nem (provávelmente) paxorra para ensinar alunos, por vezes, pouco dotados e com cavalos de pouca qualidade.


caro luis pedro :

Estes cavaleiros que descreveu têm diploma nao têm???

Luis Pedro
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#30 Mensagem por alegrete » quarta dez 13, 2006 9:54 pm

caro luis pedro :

Estes cavaleiros que descreveu têm diploma nao têm???
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

Responder

Voltar para “Cursos Técnico Profissionais”