Diferença entre Treinador Desportivo e Director Técnico

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

Diferença entre Treinador Desportivo e Director Técnico

#1 Mensagem por Filipe Graciosa » domingo mar 05, 2017 2:20 pm

Boa tarde,

Gostaria de partilhar uma dúvida que tive, entre estas duas acreditações do Instituto Português do Desporto e Juventude:

1 - TÍTULO PROFISSIONAL DE TREINADOR DE DESPORTO - http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=119&idMenu=53
O Título Profissional de Treinador/a de Desporto (TPTD) é o documento oficial que habilita e regula o exercício das funções de treinador/a.

A responsabilidade da emissão do TPTD é do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, IP).

O TPTD tem uma validade de 5 anos, possui um caráter virtual sendo emitido através da utilização da plataforma eletrónica denominada PRODesporto.
(É o equivalente aos antigos Mestres, Instrutores, Monitores e Ajudantes de Monitor, equivalente aos níveis IV, III, II, I)

2 - TÍTULO PROFISSIONAL DE DIRETOR TÉCNICO - http://www.idesporto.pt/conteudo.aspx?id=125&idMenu=9
Importante:

Publicação de novo enquadramento legal - Entrada em vigor no dia 26 de novembro de 2012

Responsabilidade técnica pela direção e orientação de atividades físicas e desportivas (Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto)

A presente lei define o regime jurídico da responsabilidade técnica pela direção e orientação das atividades desportivas desenvolvidas nas instalações desportivas que prestam serviços desportivos na área da manutenção da condição física (fitness), designadamente os ginásios, academias ou clubes de saúde (healthclubs), independentemente da designação adotada e forma de exploração, bem como determinadas regras sobre o seu funcionamento.

Nos termos da nova legislação, cada instalação desportiva deve dispor de pelo menos um diretor técnico que assuma a direção e responsabilidade pelas atividades desportivas que decorrem na instalação.

É revogado o Decreto-Lei n.º 271/2009, de 1 outubro, que estabelece a responsabilidade técnica pela direção das atividades físicas e desportivas desenvolvidas nas instalações desportivas.

Para mais informações consulte a Lei n.º 39/2012, de 28 de agosto
(Tem o requisito de ser Treinadores Desportivos com grau II ou superior, mas o Instituto do Desporto disse-me, que este título não existe para o Hipismo, nem para quem estudou 3 anos Gestão Equina ou Equinicultura)

As escolas e a federação, têm de se mexer e tratar das equivalências, para quem estudou 3 anos, para essa função.

Se agora as formações deixaram de estar sob a alçada das Federações e passaram para a alçada do Instituto Português do Desporto e Juventude e o Hipismo oficialmente ainda não têm o cargo de Director Técnico...

Quem é que é o responsável/gestor dos Centros Hípicos?
Filipe Graciosa Jr

Responder

Voltar para “Mestre, Instrutor, Monitor e de Ajudante de Monitor (Treinador Desportivo Grau IV, III, II e I)”