Curso de equitação natural

Esta secção é para todos os Cursos não universitários e técnico profissionais, Graduações, Seminários, Workshops e Regulamentações, que não estejam incluídos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Curso de equitação natural

#1 Mensagem por AnaE » terça mar 21, 2006 4:38 pm

Para os interessados em abordagens mais naturais ao cavalo, deixo este link com informação sobre este curso que se vai realizar em Abril.

http://www.horsemanship-portugal.com/

saudações equestres

ae

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#2 Mensagem por Joaquim Eduardo » sábado mar 25, 2006 3:57 am

Ana

Obrigado pelo link

Estes cursos são de grande interesse, são ao nivel do que se ensina na Franca e na Suissa desde alguns anos, sobre equitacao ethologica/natural, só e pena os precos praticados, chegão mesmo a ser mais elevados do que os precos praticados por aqui.
destinão-se pois a bolsas bem guarnecidas.
é pena porque dá a impressão que a equitação natural é só para uma elite com dinheiro.

saudações equestres

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#3 Mensagem por J.Afonso » quinta mar 30, 2006 7:41 pm

Concordo com a opinião aqui do nosso companheiro, em que estes cursos, não obstante toda a sua utilidade, acabam por ser apenas destinados à classe alta da sociedade portuguesa, ou a estrangeiros que vêm cá passar uns dias a fazer algo diferente.....è que como é sabido, o preço que é pedido pelos cursos, digamos que não é para o português comum que trabalha e que gosta de ter um cavalo e de lhe dar as melhores condições possíveis... pois este montante serve para comprar mais e melhor ração, melhor equipamento, e/ou até aulas de aperfeiçoamento/evolução do nível de equitação que se possui...que foi o que eu decidi fazer com o montante que ainda pensei em destinar a um destes cursos.
Poderá ser que um dia num hipotético Portugal mais moderno e "simplex" como diz o nosso 1º, possam estes cursos ser financiados pelo estado (que somos todos nós!), e, não se dê apenas dinheiro a rodos para o futebol que apenas serve para meia dúzia de senhores de encherem, pq bons jogos e educação dos miúdos atrvés do ensino de desporto de qualidade...isso é que era bom.
bem amigos...aguardemos o Euromilhôes...
Um abraço
Afonso

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta mar 30, 2006 11:35 pm

Caro J. Afonso, lamento muito mas discordo dessa referência a que o curso é apenas destinado à classe alta da sociedade, aos endinheirados, etc, etc.

Estes Cursos são caros, outros cursos são caros, todos os bons ensinamentos de cavalos são caros, é um facto! Só não são caros se por um acaso da vida tivermos quem nos transmita os conhecimentos de graça. Todos nós comuns mortais que nasceram fora do meio, e não têm essa felicidade, pagam!

É só uma questão recursos e de prioridades na sua afectação. Digo isto com o máximo à vontade porque também não vou fazer o curso, porque não o posso pagar, mas não me parece que seja caro, uma vez que incluí alojamento e alimentação, e além disso preferiria fazer outro em que pudesse levar o meu próprio cavalo.

Mas penso que é uma óptima oportunidade para quem o possa fazer, e é muito bom que este tipo de coisas já se realize em Portugal.


Mas penso que é uma ótima oportunidade para quem o possa fazer, e é muito bom que este tipo de coisas já se realizem em Portugal.

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#5 Mensagem por J.Afonso » sexta mar 31, 2006 12:17 am

Olá Ana
Eu reafirmo que concordo que o curso tem tudo para ser bom, etc, etc,...mas tb ninguém pode negar que em Portugal, para Português médio até, o preço não é acessível, não obstante fornecerem alojamento....
É que se alguma das entidades que patrocinam "interesses instalados", como já referi anteriormente, canalizassem algumas verbas para este tipo de formação, a qual se fosse dirigida a crianças e jovens teria certamente um peso importante na educação/formação dos nossos futuros adultos, nomeadamente ao nível da auto-confiança, auto-estima e respeito pelos outros.
É aqui que entra a discriminação financeira que permite como em tudo diferentes oportunidades, mas ....é assim tb em todo o resto!
Quanto à prioridade de afectação de recursos....(aí tens de ponderar factores como agregado familiar, etc, etc, )
Penso, no entanto que efectivamente devemos ficar contentes que isto vá acontecendo em Portugal....

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

curso

#6 Mensagem por João dee Deus » sexta mar 31, 2006 4:53 am

Houve quem dissesse:

"Aprender...aprender....aprender sempre."

E isto valida tudo o que se faça neste sentido.

O problema é a relação custo -benefício.

Pessoalmente,já vi a senhora a demonstrar efeitos sem explicar as razões nem as analogias usadas.Pode ser que no curso o faça,aliás tem de o fazer porque de contrário desvaloriza o curso.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » terça abr 04, 2006 8:20 am

Joaquim Eduardo Escreveu:Ana

Obrigado pelo link

Estes cursos são de grande interesse, são ao nivel do que se ensina na Franca e na Suissa desde alguns anos, sobre equitacao ethologica/natural, só e pena os precos praticados, chegão mesmo a ser mais elevados do que os precos praticados por aqui.
destinão-se pois a bolsas bem guarnecidas.
é pena porque dá a impressão que a equitação natural é só para uma elite com dinheiro.

saudações equestres
Ola Joaquim
Então julga que uma equitação com um nome destes (politicamente correcto, só lhe falta o "ecologica") é coisa para quem não pode investir?
Cumprimentos
Luis Pedro

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#8 Mensagem por Joaquim Eduardo » terça abr 04, 2006 5:56 pm

Luis pedro

Eu acho que cursos deste valor deviam ser acessiveis ao maior numero possivel de pessoas, independentemente de possibilidades financeiras.
E porque nao atraves da federacao portuguesa de equitacao, como e o caso em franca onde contacto éthologico/natural com o cavalo desenvolve-se à mais de dez anos e que a pedido de cavaleiros que desejam conhecer e compreender melhor o comportamento do cavalo como animal. procuram uma relaçao diferente da que a equitação tradicional propõe.

Assim, no âmbito da sua política de abertura a todas as práticas, o FFE (federacao francesa de equitacao) satisfez o pedido de muitos cavaleiros introduzindo uma actividade federal nova (Os saberes ethologicos)
a sua vontade é:

* acompanhar e facilitar o seu acesso a todos os clubes hipicos permitindo ao maior número possivel de cavaleiros de aceder a cursos ethlogicos.
* estruturar, criando níveis de conhecimentos para o público e níveis de competências para um bom enquadramento.
* desenvolver e apoiar os operadores reconhecidos para o seu "knowhow" e respondendo ao caderno de encargos FFE para propôr, ao conjunto dos centros equestres e os seus professores, o acesso à equitação éthologique e os seus diferentes métodos.

amicalmente

Joaquim Eduardo

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#9 Mensagem por Cavalière » quarta abr 05, 2006 8:01 pm

Sr. Joaquim,

A Federação Francesa de Equitação é um exemplo a seguir, não só para as Federações de Equitação, mas também para muitas outras instituições que não estejam relacionadas com o desporto equestre!
Fui muito tempo assinante da "Cheval Magazine" e visito regularmente o site da FFE, e acho que eles são uma inspiração em termos de organização e de tornar o desporto equestre acessível a todos.
Agora, aqui em Portugal, as coisas têm de mudar, e para isso é preciso que os cavaleiros também se comecem a "mexer" localmente, quando comecei a montar o clima era de "elitismo", agora monto num sítio onde toda a gente se dá bem e somos nós que nos organizamos para fazer aquilo que nos diverte/ensina, sem esperar "ordens de cima" :)
Luísa Lima

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

elitismo

#10 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 05, 2006 8:21 pm

Luisa

Agora imagina quando eu,sem nenhum apelido sonante,comecei a montar.
Mas tens toda a razão,o caminho é esse que dizes.
Teremos de agir de modo próprio organizando-nos,e depois,e só depois,aderir-mos à ou às federações.
Detesto dizer isto,mas aqui ao lado,a organização equestre,está quanto ao que eu sei,bem feita.É só copiar adaptando.
Quem tem de se relacionar com a Federação são as associações,clubes,ou Centros Hípicos,não um atleta directamente.
Mesmos os individuais,pertencem a uma destas congregações.
Pode ser-se sócio de um clube como individual não representando.

Enfim....há muito para fazer,porque isto está na mesma já há muito tempo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#11 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 06, 2006 2:37 am

eu sou sócia de 3clubes pois infelizmento n cidade onde vivo o egoísmo é tao grande que fez com que se desse abertura de dois centros hipicos na mesmo sitio(diga-se na mm estrada, um d lado direito e o otro do lado esquerdo 200m antes)...estando os dois situados em quiaios mas um denomina-se centro hipico de quiaios-quinta das rolas e o outro centro hipico da figueira da foz...e sou também socia do centro equestre de montemor-o-velho e sempre estive inscrita na federaçao como individual tal como muitos nomes sonantes da nossa equitaçao
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

Cavalière
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: sexta jan 30, 2004 2:23 pm
Localização: Porto (o Nuerte!!!)
Contacto:

#12 Mensagem por Cavalière » quinta abr 06, 2006 6:52 am

Para mim isso não é egoísmo, é liberdade de escolha :) Quem me dera poder ter disso aqui no Porto! :lol:

Agora a sério, esse género de situação dava para fazer coisas giras, do estilo torneios inter-clubes e passeios à praia com toda a gente!

Sr João, ainda estou na esperança que as coisas mudem... Eu faço a minha parte e mais não posso fazer... :)

Um dos problemas é a equitação ser um desporto "caro", pelo menos aqui na cidade. Mas continuo a achar que mesmo no Porto, se o pessoal se unisse e fosse fazer uns passeios à beira-mar ou no parque da cidade... Era fenomenal, fazia bem aos nossos cavalos e à nossa sanidade mental! E com esse espírito de união começava-se a fazer concursos e coisas engraçadas. Não é preciso mais nada, afinal... Podia ser que a FEP abrisse os olhos e começassem a pensar que se calhar deviam começar a mexer-se mais...!
Luísa Lima

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

fep

#13 Mensagem por João dee Deus » quinta abr 06, 2006 4:37 pm

Conheci a FEP nos anos 60 e 70.

Esta minha nova aproximação está a ser feita através do TREC,e até agora só isso me interessa para não me dispersar com outros problemas.

Vamos andando e vamos vendo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Mimi Pinto
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 104
Registado: sábado jan 24, 2004 7:23 pm
Localização: figueira da foz/coimbra
Contacto:

#14 Mensagem por Mimi Pinto » quinta abr 06, 2006 6:26 pm

Cavaliere, quando disse egoismo disse-o porque no lugar de eles aproveitarem o facto de estarem basicamente em frente um do outro para fazerem certas actividades em conjunto e um clube ajudar o outro(neste caso especifico o de Quiaios ajudar o da figueira) aquando da prova de obstaculos nacional que se costuma la realizar...
Também referi egoismo pelo simples facto de ambos serem ainda a uns 30min da cidade...qd dentro da cidade tem locais excelente para fazerem um centro cheio de boas condiçoes...
Quanto aos preços...bem os aqui praticados em relaçao a utilizaçao de cavalo por hora (sem professor) no da figueira sao 5€...quanto ao resto nada sei acerca dos preços...apenas sei que de entre os 3 clubes de que estou inscrita o mais barato é o centro equestre de montemor-o-velho e de seguida o da figueira da foz...mas este ultimo com muito melhores condiçoes porém o d montemor é também muito bom e o ambiente é muito mais familiar e os cavalos tem muito mais atençao. nao faço ideia dos preços pois por agora nao sou eu que pago cotas nem sei sobre preços de pensos e tal...mas perguntarei ao meu tio para os informar tal como os valores do centro hipico de coimbra.
*
Uma coisa pensa o cavalo...outra quem tá a montá-lo:)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#15 Mensagem por AnaE » sexta fev 02, 2007 7:49 pm

Aqui fica o link para os cursos de abordagem "natural"/"alternativa" que vão ter lugar na Escola de ferradores madrilenha Sierra Norte em 2007.

http://www.sierranorte.net/tecnicas_alt ... echas.html

Responder

Voltar para “Outros Cursos, Seminários, Workshops e Regulamentações”