Profissões que envolvem cavalos

Esta secção é para todos os Cursos não universitários e técnico profissionais, Graduações, Seminários, Workshops e Regulamentações, que não estejam incluídos nas outras secções

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

Profissões que envolvem cavalos

#1 Mensagem por ANA. » quarta mai 10, 2006 5:28 am

Olá a todos.

Há uns tempos uma revista francesa de equitação dedicou um número mensal às profissões relacionadas com cavalos.
A revista continha um suplemento sobre todas as profissões, com informação sobre:
-habilitações necessárias
-exigências físicas da profissão
-dimensão do mercado(muita ou pouca procura)
-ordenados praticados
-riscos físicos
-tipo de contacto desejado com o cavalo

Ou seja, a revista proporcionou uma radiografia completa do mercado equestre francês para que os interessados não arrisquem em ilusões.

Há alguma instituição nacional capaz de fornecer este tipo de informação?

Se eu quiser desistir da minha carreira e dedicar-me aos cavalos tenho alguém que me possa aconselhar ?
Alguém que me diga: vai fazer veterinária porque há falta?
Não queiras ser equitadora porque são imensos.
Não penses em ser ferradora porque és fisicamente inapta?

Ou seja, se eu quiser trabalhar nesta área sou suicida? É mais fácil concorrer para um lugar de astronauta na NASA?

Estou ansiosamente a aguardar respostas.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Profissões que envolvem cavalos

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 10, 2006 7:28 am

ANA

Independente mente de tudo o resto, inclusive o haver ou não, podias fazer um resumo e escrever aqui no Fórum.

Como sabes este é o melhor forum de Cavalos disponível em Português, e essa informação tem perfeito cabimento.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

Profissões que envolvem cavalos

#3 Mensagem por ANA. » quarta mai 10, 2006 8:53 am

João

Terei todo o gosto, em resumir o suplemento da revista. Mas aviso que era grosso...
Vou elencar as profissões e dar alguns exemplos completos, das fichas que eles publicaram sobre algumas.
Tento ter a tarefa pronta amanhã, por esta hora.

Cumprimentos!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Profissões que envolvem cavalos

#4 Mensagem por luis pedro » quarta mai 10, 2006 9:29 am

ANA. Escreveu:João

Terei todo o gosto, em resumir o suplemento da revista. Mas aviso que era grosso...
Vou elencar as profissões e dar alguns exemplos completos, das fichas que eles publicaram sobre algumas.
Tento ter a tarefa pronta amanhã, por esta hora.

Cumprimentos!
Olá Ana,
Tenho bastante interesse em ler esse artigo, se ainda for possível adquirir a revista gostava de saber o nome e nº, se já não é recente será possível fotocopiar? e como.

Quanto á pergunta sobre as profissões relacionadas com cavalos não tenho conhecimento de nenhum estudo semelhante ao que referes no entanto pode ser que alguma das escolas profissionais (Abrantes, Alter, Santarém ou Elvas) tenha alguma informação útil.

Cumprimentos,
Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Profissões que envolvem cavalos

#5 Mensagem por AnaE » quarta mai 10, 2006 7:21 pm

Olá Ana,

Penso que estará a referir-se ao artigo publicado pela Cheval Pratique, não? Se não fôr, ainda assim recomendo porque é uma revista com conselhos interessantes e explicações acessíveis.

Na minha opinião, não sei se será muito útil fazer o resumo porque ele está mesmo adaptado á realidade francesa que parece estar a uns "anos luz" de diferença de Portugal.

Muitas vezes também me coloco essa questão... se eu quisesse fazer desta paixão a minha profissão que caminho deveria seguir?... ou até mesmo só a aquisição de mais conhecimentos mas de forma organizada e credível?... ainda não consegui respostas...

Como sabes este é o melhor forum de Cavalos disponível em Português
se este é o nosso melhor forum, ilustra bem o nosso nível de desenvolvimento neste tema. Basta compará-lo com outros fóruns franceses ou ingleses para perceber o nível de participação, e o dos temas que são tratados.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

forum

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 10, 2006 8:55 pm

Companheiros

Como já disse atrás esse tipo de informação tem perfeito cabimento aqui mesmo que estejamos,como estamos, longe da organização que eles têm,porque mais disso se trata.

Dos conteúdos duvido.
Da sensibilidade também.
Da capacidade de apredizagem também.
Da capacidade de sair de situações de modo próprio também.
Da maior capacidade deles também.

Temos qualidades intrinsecas que superam o que se vê pela Europa.

Quando vieram agora "demonstrar" como se desbasta um Cavalo sem o molestar,ficámos todos a olhar uns para os outros a perguntar qual era a mais valia de sensibilidade e respeito pelos Cavalos que tentavam demonstrar.
Nós nunca tratámos mal os nossos Cavalos.Esses "educadores"não teem aqui nada a ensinar além da técnica algo diferente,como há ainda muitas mais,sem traumatizar o Cavalo como nós já fazemos à séculos.

saudaçõres Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

profissão

#7 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 10, 2006 10:46 pm

Ana E

Esqueci-me de comentar a tua pergunta acerca das possibilidades de fazeres da tua paixão a tua profissão, porque isso passou por mim.

Esta profissão de Equitador,com ou sem diploma,passa pela situação de uma estabilidade financeira que dê paz e sossego.
Ou seja,só se pode exercer conscientemente se não formos pressionados pela "caixa" registadora directamente ou através do patrão.
Se não se puder seleccionar os Cavalos,e o tempo que acharmos necessário parea o adestramento,não andaremos "a gosto" o que limita e até anula toda a inspiração que possamos ter.
Já aqui tive propostas de adestramento de Cavalos que recusei por não estarem observadas as anteriores condições.Era de um comerciante que quando vê os Cavalos andar para a frente quer logo vendê-los.
Mesmo os professores de Equitação,quando teem de engolir "sapos vivos" em função da tal caixa,acabam por prestar um mau serviço aos alunos/clientes devidio à animosidade do "clima".
Eu aqui já rejeitei um Cavalo a penso,pelo simples facto de o dono vir montar em camosola interior,daquelas sem mangas, porque estava muito calor.
Possivelmente se estivesse à espera do dinheiro dele,teria de engolir este sapo.
Portanto,as aptidões pessoais são conhecidas,mas as contigências da vida prática por vezes desiludem-nos.
Não quero que interpretes este meu discurso como negativo,porque sou o primeiro a enfrentar quem quer derrubar uma vontade.É só mostrar uma vertente da situação que talvês não venha nas tais revistas francesas.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Profissões que envolvem cavalos

#8 Mensagem por luis pedro » quinta mai 11, 2006 8:03 am

Olá AnaE,

Se quiser seguir esta profissão deve em primeiro lugar, habilitar-se com um dos cursos existentes pois a hipótese de só trabalhar cavalos não é rentável (a questão que o João já referiu) a menos que se tenha "nome na praça" depois é ir á luta.

Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Profissões que envolvem cavalos

#9 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 11, 2006 8:19 am

O nome na praça faz-se não só mas também engolindo muitos sapos dizendo maravilhas de um penco, pelo qual do SR, DR, Administrador pagou uma fortuna, e que ao falar bem de nós, dá uma mais valia ao nosso nome a pessoas que também não percebem nada de cavalos, arranjando mais clientes.

Estou a ser empurrado para um discurso que não gosto de ter, mas é a realidade que eu tento esquecer aqui no meio das giestas.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Profissões que envolvem cavalos

#10 Mensagem por AnaE » quinta mai 11, 2006 7:34 pm

Obviamente que a estabilidade financeira é fundamental e como no meu caso a minha formação é outra...

A minha profissão é outra, e é essa que me assegura as finanças...

No meu caso dificilmente os cavalos deixarão de ser paixão para profissão.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

profissão

#11 Mensagem por João dee Deus » quinta mai 11, 2006 9:24 pm

Ana

Na altura de vida em que estás,claro que não será viável,mas podes sim começar a trabalhar nesse sentido nas decisões que tomares durante ela.
Foi o que eu fiz.
Cá muito atrás na minha cabeça,eu já tinha "visto" a situação que tenho hoje.Acho que essa imagem sempre esteve presente na direcção que tomei.
Serve isto,para que comeces a pensar numa "urbanização de Boxes". :lol: com o teu Miró da altura lá no meio a mandar vir.!!!

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » sexta mai 12, 2006 12:32 am

... pois o projecto é esse... umas boxes... uns paddocks e o mínimo de "urbanização" possível. Espero que o Sr. Miró ainda possa usufruir das instalações (que se se concretizarem de certeza lhe derão dedicadas)... mas talvez já vá ser díficil devido a sua idade.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: ca

#13 Mensagem por luis pedro » sexta mai 12, 2006 8:50 am

João dee Deus Escreveu:O nome na praça faz-se não só mas também engolindo muitos sapos dizendo maravilhas de um penco pelo qual do Sr, dr, Administrador pagou ou uma fortuna,e que ao falar bem de nós,dá uma mais valia ao nosso nome a pessoas que também não percebem nada de cavalos,arranjando mais clientes.

Estou a ser empurrado para um discurso que não gosto de ter,mas é a realidade que eu tento esquecer aqui no meio das giestas.

saudações Marialvas
Olá João,
Há muitos casos assim mas também há os bons cavaleiros, aqueles que põem cavalos e depois (passado pouco tempo) aparecem com o novo proprietário a fazer brilharetes.
Cumprimentos,
Luis Pedro

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#14 Mensagem por ANA. » sexta mai 12, 2006 10:22 am

:oops:
Peço desculpa. Estou em falha com todos e não consigo cumprir. Emprestei a revista de que aqui falei e não estou a conseguir lembrar-me a quem, já que costumo ceder a vários pedidos...

Sei que era a Cheval Pratique de Abril deste ano. E se a recuperar cumpro o prometido. Peço desculpa. :oops:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Profissões que envolvem cavalos

#15 Mensagem por João dee Deus » sexta mai 12, 2006 3:58 pm

Claro Luís,

Não só mas também, há esses honrosos casos.

Desculpa o meu amargo de boca, mas o cor de rosa não é a cor que rodeia os Cavalos.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Outros Cursos, Seminários, Workshops e Regulamentações”