Quanto tempo leva 1 cavaleiro a iniciar... a chegar á sela4?

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

Quanto tempo leva 1 cavaleiro a iniciar... a chegar á sela4?

#1 Mensagem por Jota » quinta jun 02, 2005 9:17 pm

Oi..

Quanto tempo é necessário para um cavaleiro que se inicia no mundo da equitação, atinja a sela 4?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#2 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 02, 2005 11:53 pm

Oi !


Quanto tempo levas a fazer uma omolete ?

Depende dos ovos e do cozinheiro.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Samuel Gameiro
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda out 18, 2004 9:23 am
Localização: Torres Novas

#3 Mensagem por Samuel Gameiro » sexta jun 03, 2005 11:29 am

ja agr do lume e da frigideira, sem eskecer o oleo senao pega-se

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#4 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 03, 2005 12:48 pm

Jota


Esta "ironia" deve ter-te dado a ideia de que a pergunta é extremamente vaga.

A sela 4 ,não é um nível por aí além,mas isto de montar,que é dito como uma Arte,pode ser fácil para alguns,e para outros nunca conseguem.

Tens de abordar o tema mais de perto,nos Picadeiros e Eventos desportivos.

Grava essa tua pergunta em qualquer lado,para a leres daqui a algum tempo,e te rires dela.

Saudações e não pares de questionar.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

...

#5 Mensagem por Jota » quarta jun 08, 2005 9:47 am

eu ja conheço o mundo equestre, ligado aos centros hipicos, etc...

apenas perguntei isto, pois acho que existe um tempo mínimo para a concretização da sela 4...
já agora, quantos exercicios são exigidos para a admissão ao exame?

8)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Sela #

#6 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 08, 2005 1:57 pm

J

Não sou um Equitador Credênciado,portanto não te posso responder á "cadência" de ensinamento que eles usam.

Pela minha experiência,eu "Toco conforme a música".ou seja,o Aluno pela sua velocidade de se "encaixar"no Cavalo,é que marca o tempo necessário.

Pode ser-se um bom Aluno,no sentido de fazer o que eu digo,mas não estar em "bloco" com o Cavalo.

No meu esquema de ensino,primeiro ponho a malta a andar a Cavalo,sempre com atenção para não ganharem "vícios",corrigindo a posição,e depois de estarem entrusados é que começo a "dizer coisas".

Mas como já te disse,"corto por onde quero",não estou sujeito a normas nem a procedimentos curriculares.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

#7 Mensagem por omega2 » sexta jun 17, 2005 1:53 pm

ola.
a maior parte dos centro hipicos tem o habito de começar pela sela 1. Mas por acaso o primeiro exame de sela que eu fiz foi a sela 4. para este exame tens que saber algumas coisas sobre constituição fisica do cavalo, as pelagens, como lidar com um cavalo, como aparelhar ou desaparelhar, por proteçções de transporte ou de trabalho. alem disso fazes uma prova de ensino (p1) e uma prova de obstáculos a 80cm. agora, tal como ja foi dito aki, o tempo que se le va a chegar á sela 4 depende do cavaleiro e da sua capacidade de evolução.
vou pesquisar no google para ver o que é que encontro sobre as selas 1,2 e 3.
ciao*

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#8 Mensagem por balza » sexta jun 17, 2005 2:05 pm

para este exame tens que saber algumas coisas sobre constituição fisica do cavalo, as pelagens, como lidar com um cavalo, como aparelhar ou desaparelhar, por proteçções de transporte ou de trabalho.
No meu entender isto devia ser das primeiras coisas a fazer mas eles lá sabem a logica ;)

Axo que na pagina da FEP tem lá as provas todas é uma questão de procurares das Circulares.

Margarida

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » segunda mar 20, 2006 7:19 am

omega2 Escreveu:ola.
a maior parte dos centro hipicos tem o habito de começar pela sela 1. Mas por acaso o primeiro exame de sela que eu fiz foi a sela 4. para este exame tens que saber algumas coisas sobre constituição fisica do cavalo, as pelagens, como lidar com um cavalo, como aparelhar ou desaparelhar, por proteçções de transporte ou de trabalho. alem disso fazes uma prova de ensino (p1) e uma prova de obstáculos a 80cm. agora, tal como ja foi dito aki, o tempo que se le va a chegar á sela 4 depende do cavaleiro e da sua capacidade de evolução.
vou pesquisar no google para ver o que é que encontro sobre as selas 1,2 e 3.
ciao*
Olá,
Procura aqui por Circular Nº 06 / DIR 2004 - Programa de Formação de Praticantes em http://www.fep.pt/Noticias/circular.asp?pag=10

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#10 Mensagem por Joana Abreu » domingo abr 02, 2006 1:48 am

Se tiveres vontade de trabalhar/montar (montando no minimo 4 vezes por semana)
Se não tiveres medo de montar
Se o cavalo que tens, tiver a minima aptidão, para niveis básicos de ensino e obstáculos
Se o teu professor/monitor credenciado for bom (porque tb há alguns que são fraquinhos)

Da iniciação à Sela 4, demoras 6 a 8 meses.

Mas claro, que tb há quem demore uma vida inteira!!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela 4

#11 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 02, 2006 5:13 am

Pelas contas que fiz acerca da opinião da Joana,seriam de 108 a 144 lições/horas.

Nunca tive um aluno que montasse 4 vezes por semana,mas acho que com aquele numero de aulas se poderá fazer um pouco mais.

Mas como a Joana disse,há quem nunca consiga,não digo a 4, mas mais do que isso.Tudo isto desde que não haja impedimentos fisicos claro.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

marcos
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta out 11, 2006 10:03 pm
Localização: LISBOA

#12 Mensagem por marcos » quinta dez 07, 2006 10:28 pm

ola
Então para chegar a sela 4 e preciso ter cavalo ??

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#13 Mensagem por Sentry » quinta dez 07, 2006 10:35 pm

Não, no centro onde fores fazer o exame eles podem disponibilizar-te um cavalo. Mas com um cavalo nosso é sempre melhor. ;)

vitor_morgado
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 167
Registado: terça out 31, 2006 12:00 am
Localização: Coimbra

amigos cavalonet...

#14 Mensagem por vitor_morgado » sexta dez 08, 2006 8:44 pm

Amigos, eu não queria fugir do tema, mas digam-me, estes exames, para além de dar curriculum e cohecimento, o exame da sela 4, é o requesito minimo para a inscrição em provas oficiais, certo?

imaginemos: será que não posso participar em nenhuma prova oficial sem esses exames? joão, por exemplo TREC, ou raides... (e outras disciplinas)

será que estes exames não serão uma condicionante para o verdadeiro amazonas, que lhe apetece experienciar uma competição?

Abraço do victor morgado

ps. eu sou a favor da formação, mas no meu caso, não tenho muito tempo para a fazer...nem em portugal estou...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » sexta dez 08, 2006 10:27 pm

Vicyor

Já aqui se falou nisso e o que está escrito pela FEP é que para provas nacionais é precisa a sela 4 e para as internacionais é a 7.

Na pratica não será bem assim,porque pelo menos no caso da 7, e agora nas provas de TREC na Inglaterra viu-se isso.

Os exames de sela 4 ou 7,estas menos, fazem-se em vários sitios,Centros Equestres,e em varias alturas do ano.

Terás de conjugar tempos e possibilidades para as fazeres.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Sela 01 até à Sela 09”