Dúvidas

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
Marcio
Espectador
Mensagens: 5
Registado: segunda out 17, 2005 11:11 am

Dúvidas

#1 Mensagem por Marcio » segunda out 17, 2005 11:22 am

Boas! Comecei agora a ter aulas de equitação e existe uma coisa que gostaria de ver esclarecida, se possivel. Já pude ver por aquilo que a malta que está nas outras selas executa saltos, o que é algo que me faz alguma confusão, pois o que me agrada mais é a dressage, equitação de trabalho,etc.. Terei mesmo que saltar em todas as selas? E se puder, quando é que poderei escolher a via de ensino que mais me agrada?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

saltos

#2 Mensagem por João dee Deus » terça out 18, 2005 7:24 pm

Marcio

Como dizes começas-te agora,e aconselho que vás andando e vás vendo.

Não digas ainda o que vais querer fazer,pois ainda não tens uma idéia formada,de todas as possibilidades,tanto tuas como da modalidade.

Quanto ao exame das selas,na 4,7 e 9,existe a possibiliade de que a prova de saltos seja reduzida,em altura e numero de saltos,exatamente para casos de quem não quer dedicar-se aos saltos.

Se tiveres dúvidas,este é o unico Forum onde existe uma Escola Virtual de Equitação.
Vê no tópico dos MARIALVAS.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Cavaleira
Sela 01
Mensagens: 27
Registado: quinta ago 25, 2005 9:09 am

#3 Mensagem por Cavaleira » quinta out 20, 2005 10:31 am

Marcio

Para quem não se quer dedicar aos saltos, os exames de Sela 4, 7 e 9 podem ser feitos sem saltos e com provas de dressage de nível mais elevado. É o que se chama Sela Reduzida e cujo programa podes consultar no site da Federação Equestre Portuguesa, em Notícias - Circulares - Programa de Formação de Praticantes).

http://www.fep.pt/Noticias/circular.asp?pag=8

Quanto a comçar a saltar logo no início da aprendizagem, depende das escolas. Há escolas que se dedicam principalmente à modalidade de Dressage e onde podes não aprender a saltar, se for isso te interessa.

Cumprimentos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Dúvidas

#4 Mensagem por luis pedro » segunda mar 20, 2006 6:53 am

Marcio Escreveu:Boas! Comecei agora a ter aulas de equitação e existe uma coisa que gostaria de ver esclarecida, se possivel. Já pude ver por aquilo que a malta que está nas outras selas executa saltos, o que é algo que me faz alguma confusão, pois o que me agrada mais é a dressage, equitação de trabalho,etc.. Terei mesmo que saltar em todas as selas? E se puder, quando é que poderei escolher a via de ensino que mais me agrada?
Olá,
Podes fazer exame de sela 4 de praticante de ensino (PE) no qual não é necessário saltar, podes consultar o programa das Selas (Circular nº 06 / DIR 2004) em http://www.fep.pt/Noticias/circular.asp?pag=10. No entanto acho vantajoso e recomendável para a formação do futuro cavaleiro/a a prática de obstáculos quer de concurso hipico quer de concurso completo (cross). :)

keppler
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 107
Registado: quarta fev 04, 2004 5:41 am

#5 Mensagem por keppler » sexta mar 23, 2007 4:21 am

Eu li algures, ou disseram-me, já nao sei, que há um livro editado pela federação para ler para a parte teórica dos exames de sela. Alguém sabe alguma coisa disso? Era mt importante... :wink:
keppler

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#6 Mensagem por luis pedro » sexta mar 23, 2007 7:54 am

Olá Keppler,

Chama-se "Manual Oficial de Formação Equestre", 2ª edição (revista), Volume I, Selas 1, 2, 3 e 4.
Está à venda na FEP por 20€.

Luis Pedro

balza
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 139
Registado: segunda mai 09, 2005 3:08 pm

#7 Mensagem por balza » sexta mar 23, 2007 4:40 pm

..e na fnac ;)

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#8 Mensagem por horses_s » quinta mar 29, 2007 7:13 pm

Ola Keppler,

Realmente o livro já esteve à venda na Fnac, na FEP e até no site da Equisport.

No entanto penso que se encontra esgotado na editora desde Outubro de 2005. Os que conseguiram comprar o livro depois desta data acabaram com o stock existente nas diversas lojas.
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#9 Mensagem por AnaE » quinta mar 29, 2007 7:17 pm

Entretanto houve uma reedição http://www.fep.pt/Noticias/detalhe.asp?ID=1989

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#10 Mensagem por luis pedro » sexta mar 30, 2007 6:28 am

Olá Horses_s,

Por lapso, não referi no post anterior que a edição é a de 2006.

Julgo que está à venda apenas na FEP.

Luis Pedro

Sal
Mensagens: 3
Registado: segunda abr 16, 2007 10:53 pm
Localização: Massamá

#11 Mensagem por Sal » quinta abr 19, 2007 8:37 pm

Já agora que o tópico é de duvidas... Mas primeiro...

Olá a todos!
Parabéns pelo forum, tenho gostado muito de ler e aprender com voces. :D

Agora, tenho andado a seguir as informações que tenho lido sobre as selas aqui e também pelo site da fep, mas ha uma pequena duvida que tenho, qual é a diferença entre as selas normais e as de plena natureza? É a mesma coisa? :oops:

É que como qualquer pessoa neste forum, tenho uma paixão grande pelos cavalos e decidi voltar a praticar. A ideia de ao mesmo tempo me poder formar nesta area era excelente.
Já agora aproveito para perguntar outra coisa. Eu não tenho, e, duvido muito que alguma vez nestes anos próximos, tenha condições economicas para ter o prazer de ter um cavalo meu, e com isto queria perguntar se isso é uma limitação à formação, ou é possivel por exemplo tirar um curso de ajudante de monitor nestas condições.

Desde já muito obrigada pela atenção. :)
Salomé

Sal
Mensagens: 3
Registado: segunda abr 16, 2007 10:53 pm
Localização: Massamá

#12 Mensagem por Sal » quinta abr 19, 2007 9:42 pm

Com um bocadinho de tempo lá consegui encontrar o programa de formação de praticantes de plena natureza e já percebi que são coisas diferentes. ;)

E já agora, outra duvida, estes programas, o oficial de formadores e o de praticantes de plena natureza são exclusivos? Isto é, completando um, invalida a inscrição no outro? Ou é possivel tirar os dois?
De modo algum estou a pensar nisso ainda hehe, estou apenas e explorar as varias hipoteses que existem. :)

Novamente obrigada pela atenção.
Salomé

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

#13 Mensagem por LaurokaPlay » segunda jul 21, 2008 7:46 pm

Marcio:
Isso é verdaee,deixa o tempo passar e exprimenta um bocado de cada coisa a ver para o que tens mais jeito e o que gostas mais,mas se não quiseres saltar nos exames,corresponde ás provas de ensino.Ex:sela 4 P3
(as restantes não sei de cor,pois vou daqui a pouco tempo fazer a de 4) :wink:
Laura A

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#14 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda jul 21, 2008 8:21 pm

Eu fiz a sela4 mas sem os obstaculos, por isso fiz uma E3...

Mas eu já sei minimamente o que quero fazer!

Para quem ainda anda a descobrir, se for fazer exames convem fazer o normal...

Responder

Voltar para “Sela 01 até à Sela 09”