Leilão da Coudelaria Nacional 2007 (em alter)

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

Leilão da Coudelaria Nacional 2007 (em alter)

#1 Mensagem por Miguel Santos » quarta set 12, 2007 9:21 am

Caríssim@s,

Visitei há dias a Coudelaria de Alter Real. Irei postar muito brevemente a impressão com que fiquei da visita. :wink:

Contudo há algo que, de certa forma me perturbou. Denota-se, um, diría, desdém (não sei se será esta a expressão mais correcta) dos funcionários de AR para com os cavalos vindos da extinta CN. :cry: Para terem um ideia da conjuntura a que me refiro, durante a visita, passamos pelas boxes que ficam por trás do Pátio das Éguas (se não estou em erro), boxes estas de qualidade e cuidado de manutenção exponencialmente inferior às dos AR, a guia da visita parou visto que toda a gente quis ve-los e fazer-lhes festinhas, contudo, só existiu uma pequeníssima referência ao facto dos cavalos estarem lá quando já estavamos no pátio dos AR. :cry:

Apesar de ter tentado obter algumas informações acerca dos moldes em que o leilão da CN se vai realizar nada me souberam dizer. A única informação precisa que me souberam dar foi acerca da data - foi fixada para o 1º fim de semana de Outubro. Geralmente, segundo sei, nos leilões de AR os pretensos compradores podem analisar os cavalos com um determinado período de antecedência e para além disso a lista dos cavalos que vão a leilão costuma ser divulgada em igual data prévia - não sería de esperar que acontecesse o mesmo para o leilão da CN?

Sem dúvida que o leilão da CN não terá o mesmo destaque do leilão de AR mas não deixam de ser cavalos do estado e que agora estão sob a alçada da Fundação de Alter - só por isso, em minha opinião, têm que ser tratados e destacados com a mesma dignidade! :?

Esta foi das poucas coisas que desgostei da coudelaria e que logo, não abona a favor da recém constituída Fundação. Todos os eventos são fundamentais para defender a capacidade dos Fundadores instituídos - porque o facto de serem bem sucedidos na gestão de empresas (a grande maioria deles), não significa que sejam os melhores para defender e gerir o patrimóno equino lusitano. (Espero sinceramente estar totalmente errado) :wink:

Veremos que novidades vão surgir sobre o leilão... As que surgirem, boas ou más devem estar para chegar brevemente... digo eu! :roll:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta set 12, 2007 4:52 pm

Como em todas estas "remodelações"que acontecem "dentro da mesma casa",hesiste sempre um periodo de "salve-se quem puder",em que o mote da remodelação fica para trás em favor das posições dos mais directamente interessados.
Isto a todos os niveis como constataste.

Por isso é natural que ainda ninguem se tenha lembrado de fazer o programa...digo eu...

Quando esta areia assentar no fundo é que as coisas vão tomar um rumo mais nitido....só esperemos é que não deixem fugir muita areia....porque estas águas não estão paradas como pode parecer.

Outra coisa....

Ainda ontem fui picado por uma abelha na mão e nem a inchou....acho que já estou imune...já foram tantas.....mas convem não mexer no ninho.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#3 Mensagem por horses_s » quarta set 12, 2007 5:14 pm

Olá Miguel,

Tiveste sorte na tua visita à coudelaria. Olha que eu estive lá no mês de Agosto (não sei precisar o dia) e demos a volta ao local todo sozinhos. Segundo informação de dois indivíduos que por lá andavam a dar de comer aos cavalos "é mês de férias". Será que vai tudo de ferias na mesma altura?!
O parque estava repleto de carros, especialmente de matriculas francesas, mas andava tudo ali "meio que perdido".

Terei que lá voltar num mês de "não férias" a ver se tenho melhor sorte.

Quanto ao leilão da CN se realmente for na data que te disseram, ainda bem, vou estar por lá.

No entanto o leilão de AR costuma ser no dia 25 de Abril, data que nunca me é vantajosa.

Esperemos pelas novidades. :D
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#4 Mensagem por Miguel Santos » quinta set 13, 2007 5:43 am

Amigo João de Deus,

As suas palavras sempre sábias! :wink:

Adorei a sua analogia sobre as abelhas. :D Eu tenho a mania de mexer sempre nos ninhos... já me tentaram picar várias vezes... :roll:

A questão que levantei sobre a demonstração de capacidades dos Fundadores, não significa que lhes reconheça incompetência, aliás muito pelo contrário. Por isso mesmo é que foram nomeados para os lugares que ocupam. O meu receio e que demonstrei logo desde início, é que não sendo (todos) os Fundadores pessoas "dos cavalos" não se consigam rodear dos "conselheiros" certos...

Existe ainda muito para fazer/manter e desenvolver em Alter, acho que todos os Fundadores gostam de projectos desta dimensão - o dia a dia da grande maioria deles é assim mesmo - novos e aliciantes desafios.

Na minha opinião, acho que a Fundação devería aproveitar já este 1º evento para mostrar o futuro inovador, contudo reconheço que de facto neste momento as águas devem andar muito agitadas para se poderem concentrar só ou fundamentalmente neste evento... :?

Uma coisa é certa - quero lá estar. :D


Susana,

Que é feito de ti? Nunca mais te encontrei no nosso paraíso dos cavalos nortenho :D :D :D

Eu estive em AR no domingo, apesar de no início da visita estarem reunidas apenas umas 8 pessoas, logo à saída do edíficio de acolhimento aos visitantes, já eramos aí uns 20 :)

Tive pena de não visitar o Pátio das Éguas - o que não pode escapar em Outubro! :wink: Entretanto a Clara recomendou-me uma visita à clínica - também não pode escapar (no domingo estava fechada).

É pena que a anterior gestão permitisse que a Coudelaria quase que paresse em Agosto. Infelizmente tenho uma amiga que também foi lá em Agosto e ficou exactamente com a mesma impressão que tu.

Eu vou tentar ir ao leilão de AR do próximo ano. Como já tenho dito, os AR atraem-me especialmente... :D Quando for grande ainda vou ter um! :lol: :lol: :lol:

Um Ruço e um AR! Para ser perfeito só faltava um Isabel! :D :lol: :lol:
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#5 Mensagem por horses_s » quinta set 13, 2007 6:16 pm

Olá Miguel,

Estou a ver que andas com a boa disposição de sempre. Devemos andar com os horários desencontrados porque eu vou lá ao paraíso nortenho todos os sábados, como sempre. Ainda no sábado passado andei de volta do teu menino :lol:

Sabes, sobre a Coudelaria já não é a primeira vez que me acontece. Já lá fui por varias vezes e em varias ocasiões do ano. Normalmente aquilo parece mesmo um "lugar morto". Não fossem aquelas cabecinhas lindas a mexerem "às janelas". Não tenho a melhor das impressões sobre a organização e gestão do local, mas...isso sou eu... :(

Até um deste dias, no local do costume :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#6 Mensagem por Miguel Santos » sexta set 14, 2007 5:54 am

Olá Susana,

Uma vez li que a boa disposição por si só, já é meio caminho andado para o sucesso! :D Eu sigo essa norma. :wink: Aliás, também não tenho motivos para não andar bem disposto. :D

Estou a ver que andamos mesmo desencontrados! :lol: Eu tenho estado na Equivau todos os fins de semana (sábados de manhã e domingos de tarde).

Relativamente à Coudelaria pelos vistos tive sorte. :lol: Logo na minha 1ª visita consegui ter uma visita guiada! :lol: Pena foi o pátio das éguas - não me conformo! :evil: :evil: :evil:

Agora falando sério, têm lá óptimas instalações - principalmente o pátio dos Alter machos (que vão a leilão) e o pátio dos garanhões. Mas aquela entrada no Pátios dos Alter... ainda me lembro do "UAU" que um miúdo pequenito soltou quando entramos no pátio! Contudo existe ainda muito para fazer, recuperar, requalificar e conservar, sobretudo conservar. Estou convencido que os factores "turistico" e "rentabilizável" terão um grande desenvolvimento (positivo) com a Fundação. Conhecendo alguns fundadores como conheço (e a obra por eles construída), basta eles encarem este projecto de uma forma séria que muito irá mudar nesse aspecto na Coudelaria. :wink: Continuo é a desejar que estas mudanças não demorem muito (pelo menos a serem formalizadas). :roll:

É sempre bom lembrar: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce!"
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#7 Mensagem por horses_s » sexta set 14, 2007 4:59 pm

Olá Miguel,

Eu já vou à Coudelaria ainda as obras que se vão por lá fazendo agora, estavam em projecto. Realmente está agora muitíssimo melhor, mas vai devagar, devagarinho, parado (não fosse aquilo no Alentejo) :wink:

Esperemos pacientemente que acabem e certamente o local ficará muito bonito.

Temos é que ter consciência que "VAI LEVAR O SEU TEMPO" :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

#8 Mensagem por João dee Deus » sexta set 14, 2007 9:36 pm

Atão...moça....as coisas levam o seu tempo...heimm?

Para quê tanta pressa..??.... Ninguém rouba a terra...ela está lá todos os dias....

Porque raio as casas têm de crescer mais depressa que as cearas?

Elas sempre marcaram o ritmo da vida e só os apressados que não gostam de trabalhar, inventam "as tecnologias" e as mondas químicas para se cansarem menos....
Agente cá nunca se negou a fazer as mondas à mão....

E nos é que temos a fama....

saudações Marialvas...... :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#9 Mensagem por horses_s » sexta set 14, 2007 11:06 pm

Pois...e aparecem os MURCOES do norte por terras alentejanas a querer apressar o trabalho.

Mas afinal vivemos em que TERRA ? 8) 8)
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta set 14, 2007 11:30 pm

Pois....é que uns vivem na terra e outros no cimento.....por vezes "não cola"...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#11 Mensagem por luis pedro » sábado set 15, 2007 7:52 am

Olá,

É sempre fácil o trabalho dos outros 8)

luis pedro

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#12 Mensagem por Miguel Santos » domingo set 23, 2007 7:42 am

Caríssim@s,

Tenho acompanhado com regularidade o site do ex SNC, actual Fundação de Alter e ao que parece já há novidades:

Logo no topo da página de entrada já existe a referência (presumo que futuro link) ao "LEILÃO DE CAVALOS CN em 20 de Outubro pelas 14:30h na Coudelaria Alter Real".

Uma coisa é certa, algo tem vindo a mudar. :) Quando lá estive há cerca de 3 semanas, a funcionária que nos recebeu, fez menção que a Fundação de Alter Real havería instituído a realização do Leilão dos cavalos da CN no 1º fim de semana de Outubro, ao que parece a norma sofreu algum tipo de alteração. Agora fiquei com uma dúvida - será que a normativa referida pela funcionária foi ratificada e publicada formalamente pela Fundação? (já vi que nos estatutos não existe qualquer referência aos leilões) Aliás, o que concluí é que neste momento, a Fundação tem poderes estatutários para poder vender os cavalos a ela afectos, em qualquer momento em detrimento da vanda única em leilão... :? (E os estatutos "não fazem questão" que essa acção esteja dependente da ratificação do "Conselho Geral").

Como diz o senso comum: "Vamos indo e vamos vendo..." :roll:


(Não posso esperar pela hora de lá voltar no início de Outubro para ver "in loco" as mudanças. :) )
Mas tenho pena de não assistir ao leilão!!! :(
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » domingo set 23, 2007 4:04 pm

Quando me referi a "deixar fugir muita areia"....era isso....partimonio movel....

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#14 Mensagem por Filipe Graciosa » sábado out 20, 2007 4:44 am

Caro Miguel Santos,

As vezes vão à procura das informações tão longe, quando a têm tão perto.

A listagem de animas do Leilão está no Calendário de Feiras e Actividades do Portal Equestre Cavalonet, mais propriamente em:

http://www.cavalonet.com/pt/eventos/pro ... vento=3290

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#15 Mensagem por Miguel Santos » sábado out 20, 2007 6:42 am

Caríssimo Filipe,

Obrigado pela ajuda. :wink: Mas quando fiz o último post ainda não estava lá a listagem.
Acredite que me têm sido bem úteis. :)
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

Responder

Voltar para “Antigo Serviço Nacional Coudélico (AR, EPAE e CN)”