EPAE devia fazer mais espectáculos...

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#16 Mensagem por Manuel » terça fev 19, 2008 5:56 am

Olá amigalhaços :D
Luis Pedro referi-me a Baucher e a Oliveira porque eles estão ligados cronológicamente da seguinte maneira: Baucher teve um filho que deu lições a mestre Miranda,este foi mestre de Oliveira e os principais fundadores da EPAE foram ilustres alunos de mestre Nuno.
Baucher aplicava aqueles contorcionismos como tu chamas ,a que eu chamo de ginastica porque se tratava sobretudo de cavalos Ingleses e fazer o que baucher fazia nomeadamente ares de fantasia com cavalos INGLESES É REALMENTE UM MILAGRE.

O livro que o Luis pedro se refere é concerteza a escola de cavalaria do François R. de la Gueriniére ,livro este tomado como biblia pela escola de viena durante muitos anos.

Quanto ao D. Duarte que a Ana se refere foi escrito em 1434 e publicado apenas em 1842 é dos raros manuais, senão unico conhecido a seguir a Xenofonte

Redondo o que eu quero dizer é que há por aí outras escolas e algumas onde os proprios equitadores da EPAE dão aulas,por isso nada mais fácil para ter aulas com elementos da EPAE.

Continuo a ter a mesma Opinião que neste caso o dinheiro dos contribuintes está bem empregue.


Manel

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#17 Mensagem por Manuel » terça fev 19, 2008 6:04 am

Olá de novo
na minha mensagem anterior disse que elementos da EPAE dão aulas fora da instituição ,mas, quero pedir desculpa pois OUVI COMENTAR ,não tenho a certeza .

desde já aceitem as minhas sinceras desculpas

MANEL

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#18 Mensagem por Manuel » terça fev 19, 2008 11:13 am

olá é de novo Manel

Disse que baucher teve um filho que deu aulas ao mestre Miranda,é um filho,entre aspas ,trata-se sim de um aluno de Baucher.
Gostava que alguém do forum me esclarece-se quem é este aluno pois acho que é um elo fundamental na tansmissão da arte equestre em portugal.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » terça fev 19, 2008 4:07 pm

Olá Manuel,

Estavas a ir tão bem...

Pois é, eles tem muito tempo para ensinar fora da escola, não faz mal dizer toda a gente sabe.

Já me estava a rir com essa do filho do Baucher.

Agora só falta esclarecer que os "ilustres" afinal resume-se a um (bem ilustre por sinal) porque, em boa verdade, fundador só um merece assim ser chamado.

Até podes ter uma certa razão relativamente aos PSI's do Baucher. A minha questão prende-se com o facto de o próprio ter reconhecido alguma dificuldade na aplicação do método por aqueles que não tinham oportunidade de ser acompanhados (por ele próprio) durante a aprendizagem (julgo ser o caso dos cavaleiros em questão) e um outro pormenor - os cavalos - os alteres em nada se parecem com os PSI, eu diria que são quase o oposto.

luis pedro

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#20 Mensagem por Manuel » quarta fev 20, 2008 3:21 am

Olá Luis Pedro.

Em primeiro lugar espero que não sejas tão sarcástico para os cavalos quanto o és para este pobre forista,porque se assim o fores duvido que consigas atingir determinados patamares nesta que eu considero a mais belas das artes é preciso ter-se tacto e é devido à falta deste que talvez uma grande parte das pessoas que seguiam os métodos e conselhos de Baucher falhassem porque para fazer arte e escrever-se arte nesse maravilhoso livro que é o cavalo também é preciso ter-se alma de artista,não basta só frequentar uma escola e dizer "vá mestre ensina-me"
é necessário muita reflexão porque cada cavalo é um caso e os tratados não são por si só métodos infaliveis de ensino,por isso é que a maioria dos grandes mestres foram e são insaciaveis leitores de obras equestres,sempre na esperança de conseguir melhores metodos para conseguir resolver determinado "problema"
E podes crer que baucher foi exemplo vivo de reflexão levando-o por isso a ser tão injustamente criticado,não há duvidas que BAUCHER ERA EXPERIMENTALISTA,mas só com pessoas com esta genialidade a nossa amada arte evolui(e arte não é só piaffer e passage)
Portugal deve muito a Baucher tu próprio deves muito a Baucher e se não te acreditas basta veres alguns filmes velhinhos de Mestre nuno para se gritar bem alto"BAUCHER VIVE" e para aqules que desdenham do circo
vejam o filme que se encontra neste forum onde mestre Nuno sorridente e orgulhoso se apresenta,tal Baucher.Concerteza uma homenagem ao mestre que ele tanto admirava.
Para mim viva Baucher ,viva guérinière,viva pluvinel vivam todos que contribuiram para a descodificação dos segredos que nos leva à alma dos cavalos.


Não percebi aquela do filho de Baucher, pois de facto este tinha um filho

Quanto aos fundadores da EPAE estás a ser um "bocadinho injusto"

Sem ofensa
manel

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#21 Mensagem por luis pedro » quarta fev 20, 2008 4:07 pm

Olá Manuel,

É certo que Baucher marcou a equitação de tradição francesa mas, para se ter uma tão grande admiração pelo seu legado é necessário concordar com uns e discordar dos outros. Os que concordam com os outros tem também as suas razões não menos pertinentes.

Não concordo nada com a afirmação que devo muito a Baucher, aliás desisti de compreender à 2ª flexão lateral (a equitação é movimento e impulsão).

Concordo totalmente, infelizmente hoje em dia fala-se tão pouco nisso, que é fundamental a educação do tacto equestre, mas parece-me desadequado acusar os discípulos "à distancia" da sua falta de tacto não só por os não termos conhecido e visto a cavalo mas também por serem extremamente raros aqueles que mostraram ter o tacto adequado para por em pratica os ensinamentos escritos de Baucher (não me refiro, é evidente, aqueles que o dizem seguir).

luis pedro

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#22 Mensagem por Manuel » quinta fev 21, 2008 3:56 pm

olá!!
OH luis p. acho que estamos a fugir ao topico ,começamos com a historia dos espectaculos e acabamos aqui a falar de baucher ,bom, mas a culpa foi minha.

Não temos de descordar necessáriamente dos outros só temos simplesmente filtrar e seleccionar aquilo que nos parece ser mais conveniente com os nossos ojectivos equestres não esquecendo as nossas e as limitações dos nossos cavalos.

quanto ao facto de não compreender a 2 flexão lateral de pescoço só pode estar a brincar ,pois um homem que fala de biomecânica deveria ser o primeiro a compreender os beneficios destas

O luis p. diz que equitação é movimento e impulsão,lamento que tenha esta opinião tão simplista.

Pior que ser baucherista é ser-se D aurista

com amizade
manel

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » quinta fev 21, 2008 5:02 pm

Olá Manuel,

O d'Aure era O impulsionista, mas o impulsionismo, se assim se pode chamar, pouco tem a haver com o facto de eu ter afirmado que a equitação é movimento e impulsão. Para ser mais fácil de compreender, coloco a questão de outra forma: sem movimento e impulsão não existe equitação, no sentido de arte equestre.

luis pedro

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#24 Mensagem por Manuel » sexta fev 22, 2008 4:03 am

olá luis p.

Ainda bem que colocaste a questão dessa forma .mas ,mesmo assim não posso nem concordar nem dicordar com o que dizes ,porque tu dizes que equtação é movimento escusado seria utilizares o termo impulsão porque este está inerente ao proprio movimento(tudo é movimento) ao utilizares este termo castras todas as outas definições que caracterizam um cavalo ensinado .

A impulsão é sempre relativa sugeita ao tacto e força que determinado exercicio requer e já que falaste em arte equestre e deduzindo que te referes à parte artistica desta esta nunca tem o mesmo os mesmos picos de exigencia não é necessario sempre impulsão impulsão impulsão pois também existe momentos de relaxe,reunião, concentração,sendo necessário muita flexiblidade da parte do cavalo e sobretudo que este não tenha traumas e padeça de stresses ou seja seja um ser equilibrado em todos os aspectos,só com impulsão não conseguimos atingir os meandros da arte equestre que possui panoplia delicada de exercios que podem ir de formorzissimas extenções do ante mão a belissimas capriolas e entre estas existe extença lista de exercicios que não necessitam de impulsão.Talvez devido a este facto não compreendeste a 2 flexão de baucher,terás de compreender primeiro a maxila do cavalo,saber o que significa um cavalo "confiar" e sobretudo utilizar as redeas em descida de mão sem qualquer tensão.

se só pensas em impulsão nunca compreenderás baucher ,a respeito ainda de impulsão gostava que visses uma gravura de baucher no Capitaine em extensão de trote.


com amizade
manel

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#25 Mensagem por luis pedro » sexta fev 22, 2008 6:03 pm

Olá Manuel,

Não deves confundir movimento e impulsão, é certo que se entre ligam, mas como saberás, podemos variar um sem variar o outro. Qualquer exercício por muito fácil ou díficil que seja se feito sem impulsão não tem graça nem brilho.

Em equitação os momentos de relaxe são isso mesmo: relaxe (rédeas no pescoço a passo), a "reunião" e a "concentração", para mim, são a mesma coisa e não existem sem impulsão.

Não percebi a que te referes com "formosíssimas extenções do ante-mão".

A descida de mão é óptima para esconder deficiências de contacto e falsas cedências da maxila em cavalos que, muitas vezes, não só não aceitam o contacto da mão com também não aceitam as pernas e são confundidos com cavalos "muito finos".

Como já deves ter compreendido, não me aflige o não compreender o Baucher.

Conheço a gravura do Capitaine bem como outras que não referes e em que o Baucher aparece muito menos favorecido. Como sabemos as gravuras não são fotografias e representam aquilo que o artista nos pretendeu mostrar.

Sem impulsão (em equitação) não há arte, só fantasia.

luis pedro

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#26 Mensagem por Manuel » sábado fev 23, 2008 3:21 am

olá Luis P

sem querer ofender e não conhecendo o luis p desculpe-me dizer que a equitação desportiva que o luis pedro talvez pratique e se dedique com paixão não considero arte,apesar de reconhecer que dentro desta existem verdadeiros artistas .

Continuo a dizer tudo é movimento.quanto ao conceito da utilização da impulsão em ARTE EQUESTRE gostava que o o luis. p. refletisse mais acerca desta. Concentração ,reunião , relaxe, e ao que posso acrescentar ainda cadencia e ligação são tudo termos e disposições diferente em ARTE EQUESTRE .

Compreendo exactamente o que o luis quer dizer só que temos conceitos diferentes ,o luis P é um jovem ,creio eu e eu sou um velho que já nem pernas tenho para montar ,por isso talvez já nem perceba os vossos novos conceitos .

No meu tempo chamava-mos extenção do ant-mão ao acto do cavalo estender ambos os menbros anteriores fazendo uma vénia e de reverance ao acto do cavalo se encontar com um menbro estendido e outro dobrado.Encontram-se estes exercicos no roll dos movimentos artificiais ou de fantasia.

Castre o luis p a fantasia aos artistas... e veja se resta alguma réstea de arte.....

Eu mesmo tive privilégio de estudar mais de 50 exercicios de alta escola
onde no roll destes se encontravam os exercicios que vocês disignam de dressage ,os saltos de escola e os tão imcompreendidos exercicos de fantasia.Sinto-me feliz e realizado ,e espero espero sinceramente que o luis p se embrenhe de tal modo na arte para quando chegar à minha idade se sinta tão realizado e feliz quanto eu.

Sem poder continuar a partecipar neste forum despeço-me com amizade.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#27 Mensagem por luis pedro » sábado fev 23, 2008 6:43 pm

Olá Manuel,

Tenho muito respeito e até alguma admiração pela equitação de fantasia e por aqueles que a praticam, também a considero uma forma de arte.

Considero-a uma ramificação da equitação clássica tal como a dressage de competição.

Depois da explicação que fez posso compreender melhor a sua visão da equitação, no entanto, acredite, um cavalo sem impulsão é como um automóvel em "ponto-morto" - a direito não anda, a descer embala e a subir recua.

Acerca da arte, em equitação, ela não está na maior ou menor dificuldade e complexidade dos exercícios, nem tão pouco nos aplausos que arranca do publico mas sim na correcção, no brilho e na magestade que o cavaleiro, discretamente, imprime ao seu cavalo independentemente do exercício executado.

Tenho dificuldade em reflectir acerca de conceitos a que, claramente, atribui significados diferentes dos meus.

Acerca das considerações de velhos e novos gostava de lembrar que na equitação, ao contrário da maioria dos desportos, a idade só muito tarde começa a pesar, razão pela qual ainda me sinto bastante novo, pelo menos para fazer ensino.

Lamento que tenha de deixar o forum

um abraço
luis pedro

Responder

Voltar para “Antigo Serviço Nacional Coudélico (AR, EPAE e CN)”