EPAE devia fazer mais espectáculos...

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
Gilberto
Iniciado
Mensagens: 24
Registado: segunda jun 13, 2005 7:35 pm
Localização: Porto

EPAE devia fazer mais espectáculos...

#1 Mensagem por Gilberto » domingo fev 10, 2008 6:13 am

Visto a confusão que foi lançada no fórum ter origem sobre comentários sobre a EPAE resolvi abrir um tópico sobre o assunto.

Acho que não é crime!!!!

Não conheço a verdadeira grandeza da instituição.

Mas como Português espero que seja uma instituição que orgulhe a todos nos pois somos os contribuintes que alimentamos a sua existência.

Gostava de saber o que fazem na realidade e a facilidade de acesso para o comum Português ter aulas na instituição etc... Isto se for possível.

Acho também que deviam efectuar mais espectáculos para o publico Português, era uma forma de vermos recompensado o nosso investimento...

Cumprimentos,
Gilberto Santos

Phynx
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 51
Registado: terça nov 07, 2006 7:52 pm

#2 Mensagem por Phynx » domingo fev 10, 2008 6:27 am

Penso que não é possivel ter-se aulas na instituição. É exactamente igual à escola de Vienna, Saumur ou Andaluza.

Cumprimentos

Ana

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » domingo fev 10, 2008 5:00 pm

Olá,

Não sei como funciona a escola de Viena, aliás constou que poderá fechar muito em breve devido a problemas económicos, ao contrário das outras não é subsidiada pelo estado.

A escola andaluza tem alunos e a escola francesa dá cursos e estágios de ensino, obstáculos, concurso completo, volteio, trec, etc., é a escola nacional de equitação francesa.

luis pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#4 Mensagem por redondo623 » segunda fev 11, 2008 4:48 pm

A EPAE padece, tal como enumeras instituições em Portugal, da dependência de subsídios, claro que a cultura deve ser paga e incentivada e por esse facto considero de grande relevância a existência desta instituição.

Gostaria que mais vezes fossem realizados espectáculos e que pudessem ser feitos estágios onde fosse partilhado algum do conhecimento que por lá existe.

Todos pagamos a existência da escola mas todos pagamos também o estudo e conservação dos monumentos que são a nossa Historia, não me choca nada pagar para manter as tradições deste pais.

Gosto do meu Pais e agrada-me que seja mantido esta arte clássica.

Podia ser melhor vendida, é um facto, mas acredito que esse caminho será percorrido, para a promoção de um modo diferente de montar a cavalo, da tradição de Portugal e do cavalo Lusitano que nos mantém juntos neste fórum.
Cumprimentos,

Rui N S

enoutad
Mensagens: 2
Registado: sábado jan 26, 2008 11:25 am
Localização: Porto

#5 Mensagem por enoutad » segunda fev 11, 2008 4:50 pm

Na minha opinião e atendendo a que vivemos num país de escassos recursos, a Instituição EPAE deveria justificar de forma mais "activa" a sua existência.
Cursos virados para o exterior. Afinal não deveria ser objectivo da EPAE difundir o Lusitano e a Arte Equestre?
Não será a EPAE demasiado fechada em si mesmo?

Não esqueçamos que a EPAE é paga por todos nós, que pagamos impostos.
Todos temos direitos a opinar.

Carlos

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#6 Mensagem por Manuel » sábado fev 16, 2008 6:17 am

Olá

Pelo que tenho visto daEPAE tem havido um grande esforço para melhorar a qualidade das suas apresentações e inclusive a projecção da nossa arte equestre tem sido mais divulgada agora do que em qualquer outra ocasião,basta que houvesse apenas o encontro das três escolas para que esse momento fosse perpetuado como momento unico da nossa historia,isto para não falar do encontro das quatro escolas,algo sem precedentes.
na minha opinião a escola funciona bem pois se fosse aberta a toda a gente que qualidade e concentação teriam os equitadores para trabalhar os seus cavalos,já basta eles coitados não terem um local digno para desenvolverem a sua arte ,e que eu saiba a escola durante alguns meses e em dias marcados fazem apresentações ao publico,julgo que seja uma vez por semana.
Realmente só faltava vir o socrates obrigar a escola andar em digressão de aldeia em aldeia para justificar o dinheiro dos contribuintes.devemos dar graças a Deus pela existencia desta que tanto nos honra e dignifica o nosso legado
Se querem realmente aprender o que se pratica na escola debrucem-se sobre o livro do Manuel Carlos de Andrade .Estudem.....pratiquem...ou querem a papinha toda feita?
Bem haja a EPAE

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » sábado fev 16, 2008 3:37 pm

Não conheço a verdadeira grandeza da instituição.
...geralmente para conhecermos há que procurar a informação ou perguntar. Aqui fica o link do site que até tem bastante informação, embora nao seja feita a actualização dos eventos. http://www.cavalonet.com/epae/

A EPAE faz apresentações públicas nos jardins do palácio de Queluz às 4ªas feiras nos meses de Maio a Outubro, o que dá cerca de 24 apresentações.

Os treinos são diários e abertos ao público... o que dá mais umas quantas apresentações informais, por assim dizer.

Para além disso estão geralmente presentes nos grandes eventos do calendário equestre, nomeadamente a Golegã e o Festival do Lusitano.

Se estivermos atentos aos programas de festas pelo país percebemos que ocorrem apresentações em vários locais e com menos frequencia também no estrangeiro.

Parece-me que até tem um esquema de apresentação bastante regular...

Saudações equestres

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#8 Mensagem por luis pedro » sábado fev 16, 2008 4:49 pm

Olá Manuel,

Se na EPAE deixassem de praticar o "part-time" talvez não fosse dificil conjugar o ensino dos cavalos da escola com o ensino da equitação.

Não sei se já tiveste oportunidade (pachorra) de ler o "Manuel Carlos de Andrade" essa preciosidade fica um pouco aquém de uma outra obra, escrita cerca de meio século antes (publicado em 1736), e que marcou profundamente tudo o que se escreveu e praticou de então até aos dias de hoje e onde, naturalmente, incluo a equitação praticada na EPAE.

luis pedro

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#9 Mensagem por Manuel » domingo fev 17, 2008 4:55 pm

Olá luis Pedro
o mais importante quanto a mim é o ensino dos cavalos e esses podem-se muito bem ensinar em part-time.O verdadeiro legado que é o cavalo o livro e o traje esse,deve ser defendido com unhas e dentes de toda a consporcação que envolve mentes humanas mesquinhas
para as pessoas há por aí muitas escolas e escolinhas

quanto ao livro do pic. Andrade já o li e reli e não farta.
e não sei se esta preciosidade fica aquém ou além do livro a que te referes ,julgo que seja gueriniére,não te esqueças que o livro além dos conhecimentos e experiência do Marquês de Marialva apoiava-se também em outros tratados nomeadamente pignatelli,pluvinel,new castle e também guériniére mas também outros autores que alem de traduzirem os tratados mais importantes para a sua lingua também acrescentavam algo de seu ,logo o livro do Andrade açambarca uma panoplia vasta de conhecimento
Julgo que a EPAE pratica uma equitação universal,e é exactamente esse saber universal que o livro do Andrade encerra só falta Baucher.
E SE INTERIORIZARES UM BOCADINHO TALVEZ HAJAM MAIS bAUCHERISTAS E OLIVEIRISTAS NO CORAÇÃO DA EPAE DO QUE GUÉRINISTAS

sem ofensa
manel
P.S. não conheço ninguém da escola

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#10 Mensagem por AnaE » segunda fev 18, 2008 11:34 am

luis pedro Escreveu:Olá Manuel,

Se na EPAE deixassem de praticar o "part-time" talvez não fosse dificil conjugar o ensino dos cavalos da escola com o ensino da equitação.

Não sei se já tiveste oportunidade (pachorra) de ler o "Manuel Carlos de Andrade" essa preciosidade fica um pouco aquém de uma outra obra, escrita cerca de meio século antes (publicado em 1736), e que marcou profundamente tudo o que se escreveu e praticou de então até aos dias de hoje e onde, naturalmente, incluo a equitação praticada na EPAE.

luis pedro
Imagino que seja o "Livro da Ensinança de Bem cavalgar a toda sela" do Rei D. Duarte.

Em França foi recentemente editado um estudo sobre esse tratado
http://www.amazon.fr/premier-traite-deq ... gy_b_img_a

Cá existe para consulta o original na Biblioteca Nacional.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#11 Mensagem por Sofia e Sabre » segunda fev 18, 2008 2:01 pm

Esse ou entao a "luz da liberal e nobre arte da cavalaria"...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#12 Mensagem por AnaE » segunda fev 18, 2008 2:16 pm

Sofia e Sabre Escreveu:Esse ou entao a "luz da liberal e nobre arte da cavalaria"...
por "Manuel Carlos de Andrade".

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#13 Mensagem por luis pedro » segunda fev 18, 2008 4:58 pm

Olá Ana,

Não me referia a esse, mas esse sim, é um marco (infelizmente pouco conhecido e menos ainda reconhecido) na história da equitação mundial.

luis pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#14 Mensagem por luis pedro » segunda fev 18, 2008 5:31 pm

Olá Manuel,

Claro que o ensino dos cavalos é importante mas a divulgação da equitação só se faz ensinando cavaleiros. No caso a que nos referimos não se faz essa divulgação.

Não percebi onde querias chegar com "as escolas e escolinhas", esse é o meu ponto de vista, entendo que a EPAE devia ser uma Escola mas só tem 10 ou 15 alunos e são os mesmos há "não sei quantos" anos.

Agora com essa dos Baucheristas é que fiquei baralhado, o Marquês nunca lhe deve ter passado pela cabeça aqueles exercícios de contorcionismo a que o Baucher chamou de flexões. Já quanto ao Mestre deve tratar-se de uma paixão a titulo póstumo pois tanto quanto se sabe andaram sempre muiiiito afastados. Até se conta (eu sei de uma fonte que não podia ser mais segura) que o Mestre comprou e ensinou um Alter, rejeitado pela escola, só para fazer "pirraça".

Não tenho a menor duvida de que a EPAE pratica uma equitação universal, existem é muito poucos cavaleiros a praticá-la - eles (os cavaleiros da EPAE) não a ensinam.

luis pedro

redondo623
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 102
Registado: quinta ago 25, 2005 10:27 pm

#15 Mensagem por redondo623 » terça fev 19, 2008 4:03 am

Bom dia,

Tenho opinião semelhante à do Luís Pedro, já passou o tempo de guardar o “saber”, quem não partilha mais tarde ou mais cedo vai ficar sozinho, ou talvez mal acompanhado.

Tal como disse no meu 1º comentário a este post, não tenho problemas nenhum em ver os meus impostos investidos em cultura, e os cavalos são claramente cultura em Portugal.

Mas ao contrário do Manuel, quero saber onde são gastos os meus impostos, acho que todos devíamos querer saber, e quem recebe subsídios tem obrigatoriamente de os justificar, não é nenhum favor mostrar onde são gastos os nossos impostos!

Aprender a ler?????

Também se aprende é um facto, mas se para uns basta ler para que precisam outros de condições melhores? Não lhes basta vestir o traje e ficar em casa a ler?

Em relação a instalações, também acho pobre o palácio de Queluz, mas quem sabe um dia lhes constroem um palácio maior.

Acho muito bom o trabalho feito pela EPAE, gosto de ver as suas apresentações, e espero que venham rapidamente para o museu dos coches.

As influências elencadas pelo Manuel, têm pelo menos todas em comum o cavalo.
Cumprimentos,

Rui N S

Responder

Voltar para “Antigo Serviço Nacional Coudélico (AR, EPAE e CN)”