Escola Portuguesa de Arte Equestre em Paris

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

Escola Portuguesa de Arte Equestre em Paris

#1 Mensagem por AnaE » quarta nov 29, 2006 1:23 am

EPAE em Paris... pelo que tenho ouvido... a EPAE, o cavalo lusitano e a equitação portuguesa marcaram mais uns pontos!
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Socied ... t_id=11065

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 29, 2006 3:05 am

Desejo as maiores felecidades na divulgação dos nossos cavalos e valores equestres.

No entanto,e aqui para nós,acho que o espectaculo no seu global está muito facilitado e precisava de uma mãozinha de quem embora possa não perceber nada de cavalos,saiba de coreografia e de explorar a espectacularidade das possibilidades dos nossos cavaleiros que são mais do que aquelas que da maneira como está,deixa ver.
Acho que está muito tipo "o que a uva deu".

Desculpem esta frontalidade mas acho que poderia ser melhor.

O classico tem o seu lugar e é o principal,mas pode e deve ser "arrastado" para o espectacular pela sequencia,tempos de exposição,primeiros planos,niveis progressivos de importancia e dificuldade, salientado com luz e musica adequada,.tudo isto sem se parecer com a Arte Circense.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » quarta nov 29, 2006 3:31 am

Pois eu não! :D

Depois de ter visto multiplas vezes a EPAE
... A Escola de Saumur
... A Real Escola Andaluza
... A Escola Espanhola de Viena

continuo convencida que a EPAE é a melhor. :D

Em recintos de espectaculos com todas as condições... fora da Golegã ou de Queluz (onde gosto muito de a ver) é provavel que os efeitos cénicos potenciem a dimensão artistica... como podemos ver na Gala do Pav. Atlantico... e como imgaino terá sido o caso em Paris.

Espero que um dia possa regressar ao picadeiro real de Belém... ou pelo menos a outro picadeiro igualmente condigno.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#4 Mensagem por João dee Deus » quarta nov 29, 2006 3:56 am

Então quer dizer que como é a melhor...o que não duvido...está bem assim... :twisted: :twisted: :twisted:

É um ponto de vista muito Portugues e pouco Lusitano :wink: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#5 Mensagem por AnaE » quarta nov 29, 2006 4:12 am

chame-lhe o que quizer... :shock:

A EPAE é uma escola que se baseia numa interpretação histórica da equitação clássica e do barroco... pelo que enquanto se mantiver dentro do conceito, faz sentido que as coreografias se mantenham dentro do estilo actual.

... por acaso pensando bem... mas pelo menos já vi três apresentações com diferentes coreografias... dento do tema clássico! (secalhar quem vê só a apresentação anual da Golegã ou a de Queluz deve achar que é sempre igual...)

Realmente exitem outras "escolas" que apostam em coreografias mais "de encher o olho".

Eu gosto da EPAE como está :wink: mas por mim podem ir treinando sempre cada vez melhor os cavalos... e disfarçando as ajudas até que que tudo seja feito na maior leveza e perfeição... levando ao extremo as capacidade dos cavalo de Alter.

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#6 Mensagem por Sofia e Sabre » sexta ago 31, 2007 3:39 pm

Ana E,
Cada um gosta do que gosta e não há duvida de que a EPAE tem cavalos e cavaleiros excepcionais, mas tenho que concordar com o João. A verdade e que estes espectáculos não podem ser desenhados só para aqueles que a partida já se interessam pela equitação e pelo cavalo, mas também para aquelas pessoas que não tem particular interesse nestes assuntos. E, para isso, e importante conjugar a componente artística com a didáctica. Uma boa musica a acompanhar um espectáculo nunca fez mal a ninguém, e uma coreografia mais "mexida" também não!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#7 Mensagem por AnaE » sábado set 01, 2007 7:11 am

Olá Sofia,

a verdade é que comecei a gostar da EPAE ainda quando só gostava de cavalos como animal fascinante que é e não percebia minimamente que exercicios eram nem que cavalos eram etc etc... mas sempre gostei do conceito de recriação histórica baseada em factos e não em palhaçadas, da música e das coreografias... e agora que percebo o que eles fazem e sei mais dos cavalos... ainda aprecio muito mais!

Entretanto já pude apreciar várias variações de diferentes coreografias em diferentes espetáculos e até diferentes "bandas sonoras" e a verdade é que gosto da coerência e homogeneidade das apresentações, e fico feliz por ainda não terem optado pela via "popularucha" para tornar a coisa mais "mexida". :D

Realmente eu gosto como está... mas se me surpreenderem pela positiva, ainda ficarei mais satisfeita!

Saudações equestres

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#8 Mensagem por João dee Deus » sábado set 01, 2007 2:51 pm

Ana Isabel

É bom que deixes sempre uma janela aberta... :wink:

Não faço ideia como porque não sou coreografo,mas acho que há muito espaço para alterar dentro do barroco.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sofia e Sabre
Monitor de Equitação
Mensagens: 305
Registado: quarta abr 18, 2007 5:43 am

#9 Mensagem por Sofia e Sabre » sábado set 01, 2007 3:09 pm

Mais uma vez concordo com o Joao.

Inovar um pouco dentro duq e tradiçao nao e tornar as coisas numa palhaçada.
Apesar de ser um estilo diferente, podemos tomar como exemplo o carrocel da equitaçao de trabalho que, tambem seguindo a tradiçao Portuguesa foram tanto ou mais aplaudidos em Aachen que a EPAE.

Manuel
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: sexta ago 10, 2007 1:04 pm
Localização: Portugal

#10 Mensagem por Manuel » domingo set 02, 2007 2:52 pm

:D Olá a todos

Também estou de acordo que a nossa EPAE é a maior,que os cavalos os aspirantes os equitadores os picadores os arreios os pilões as carriéres as bandeiras nos pilões a musica o traje ... tudo isto é lindo , a arte praticada é suprema mas....... O que eu desejava mesmo é que tudo isto se torna-se ainda mais sublime.É que eu gostava mesmo que fossem introduzidos novos ares ,não sei se os praticam mas adorava apreciá-los em proximos espectaculos refiro-me às garupadas,as balotadas aos diversos trabalhos que se podem praticar no pilão do centro .Todos estes exercicios veem descritos no livro do manuel carlos de andrade e já que a escola introduziu as redeas longas (não me parece que este trabalho seja descrito pelo picador andrade)porque não introduzir as curvetas com grande verticalidade a croupade, a jambette o passo espanhol,a reverance.
tchau :D :D

Responder

Voltar para “Antigo Serviço Nacional Coudélico (AR, EPAE e CN)”