Documentos do Cavalo

Fórum do Tema

Moderador: Filipe Graciosa

Mensagem
Autor
MMateus
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 09, 2005 2:38 pm
Localização: Évora

Documentos do Cavalo

#1 Mensagem por MMateus » quinta jan 04, 2007 12:32 am

Boas, e Bom ano

Pergunta talvez um pouco tonta, mas para a qual eu não tive resposta

Que documentos identificam um cavalo?

E quem tutela estes documentos?? estão espalhados por diversos organismos??

Tenho algumas ideias, mas muito mais dúvidas.

Obrigado

Abraços

MMateus

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » quinta jan 04, 2007 12:59 am

O livro azul é o BI do cavalo e pode ser complementado pelo chip. O livro azul é emitido pelo Serviço Nacional Coudélico

Para fazer o livro azul o cavalo tem que estar registado na associação que tutele a raça ficando os sem raça ou os cavalos sem documentos originais como Cruzado-português na Associação Portuguesa de Criadores de Raças Selectas.

O registo pode ser iniciativa do proprietário depois de ter adquirido um cavalo sem documentos (foi o que fiz com o meu cavalo) e para registar é necessário apresentar um resenho do cavalo feito por um veterinário e o documento de compra do cavalo.

espero ter ajudado.

Miguel Santos
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 179
Registado: sexta jun 09, 2006 3:47 am
Localização: Leça da Palmeira / Porto

#3 Mensagem por Miguel Santos » quinta jan 04, 2007 6:19 pm

AnaE,
Quando te referes ao documento de compra do cavalo sería uma "declaração de venda"?

Tenho uma dúvida, como é que se pode provar que o resenho é verdadeiro?
Mais do que uma realidade mágica, uma Paixão! Viva o Cavalo dos Reis! Viva o nosso LUSITANO!

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#4 Mensagem por AnaE » quinta jan 04, 2007 7:23 pm

Olá Miguel,

Vou contar-te a minha experiencia.

O meu cavalo era de raça e ascendencia incógnita, sem ferro e sem idade, apesar de saber +- ou menos quantos anos tinha porque tinha porque tinha acompanhado parte da sua vida. O Resenho que a veterinaria fez para ele poderia servir para todos os cavalos ruços do país.

Apresentei a declaração de venda e esse resenho... declarei uma idade estimada, que no meu caso por coincidencia calhou com a letra do nome (por pura coincidencia).

E pronto fica o cavalo registado.

Se o veterinário tiver ética na sua profissão o resenho é verdadeiro, ele tem que assinar e carimbar. Mas se o cavalo não apresentar marcas particulares o resenho até pode ser igual a de milhares de cavalos.

Não é muito fora do comum usar-se um Livro-Azul p.ex. de um cavalo de cor semelhante a outro que não o tenha (ou não esteja disponivel no momento) e seja necessário transportar.

É tudo muito relativo... penso que a associação entre o registo e o chip é que pode fazer a diferença nestes casos mais indiferenciados e também marcar o cavalo com uma marca do novo proprientario (mesmo que seja uma coisa discreta que permita a sua identificação em caso de roubo p.ex.).

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#5 Mensagem por João dee Deus » quinta jan 04, 2007 7:59 pm

A mim não me foi pedida a declaração de venda.

O livro azul tem como maior vantagem ser o documento suficiente para poderes transportar o cavalo.

O chip é sem duvida a identificação do animal mais eficiente,donde os resenhos são pouco precisos como disse a Ana.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

#6 Mensagem por J.Afonso » quinta set 20, 2007 12:47 am

Eu não tenho declaração de venda dos meus cavalos, mas tenho todos com a resenha feita e assinada/carimbada pelo veterinário, bem como o microchip, será que com estes dados conseguirei efectuar o respectivo registo?

Como eu certamente que várias outras pessoas aqui presentes compraram os seus cavalos a comerciantes que já não o são, a pessoas que não se sabe onde se encontram, a pessoas já falecidas, etc, etc....

Se alguém tiver estado na mesma situação, esclareça-me como conseguiu o respectivo registo e quais os procedimentos.
Obrigado

Afonso

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » quinta set 20, 2007 7:36 am

Olá,

Um resenho bem feito identifica razoavelmente (razoavelmente por o aspecto exterior do cavalo se alterar com a idade) qualquer cavalo. O problema é que muitos são feitos de modo "aligeirado" e grande parte das pessoas, incluindo as autoridades, não os sabem interpretar.

Os chips resolvem todos esses problemas, só é pena ser necessário um aparelho para os ler, estes aparelhos são raros e não estão standardizados.

luis pedro

Tiago
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta ago 10, 2007 4:34 am
Localização: Entroncamento

#8 Mensagem por Tiago » sábado set 22, 2007 6:44 am

E onde e que se arranja essa declaração de venda? Dos "comerciantes" que conheço não estou a ver nenhum a passar as ditas...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » sábado set 22, 2007 7:00 am

Já aqui disse uma vez mas volto arepetir para aqueles que não leram,que para o nosso governo uma galinha tem o mesmo tratamento juridico/legal que um cavalo....pode-se inclusivé matá-lo e pô-lo na arca e ir comendo que ninguem te diz nada....como roubar...vender...comprar....tudo o que quiseres....mas com uma ovelha ou uma vaca nem pó....mesmo que a queiras comer tens de a levar ao matadouro e dar baixa do brinco,e não só.
Conclusão...o estado sabe com uma grande precisão quantas vacas há em Portugal..mas de cavalos nem tem uma ideia...

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#10 Mensagem por michael_holandés » sábado set 22, 2007 9:30 am

Num estudo recente em suecia foi descoberto que 10% dos animais com um chip ficam com um cancro. Valera a pena o risco?.

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#11 Mensagem por AnaE » sábado set 22, 2007 11:52 pm

É uma associação estranha essa entre um chip e o cancro, é uma percentagem bastante alta.

Sería saber mais detalhes do estudo e perceber se realmente uma coisa tem a ver com a outra, ou se foi só um coincidência, uma vez que esse método de identificação está tão difundido nos países "civilizados".

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#12 Mensagem por michael_holandés » domingo set 23, 2007 7:58 am

O estudo indica que o chip provocou malignos canceros lethais em 10% dos animais estudados. Para mim isso muita coisa.

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#13 Mensagem por michael_holandés » domingo set 23, 2007 7:59 am

A storia saiu no Associated Press dia 8 de setembro 2007

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#14 Mensagem por João dee Deus » domingo set 23, 2007 4:12 pm

Pensei que essa "guerra ao cheap" fosse só cá....ms pelos vistos ele mexe com mais coisas do que eu pensava.

Os implantes sub cutaneos já teem decadas de experiencia e este que não interfere quimicamente como implantado como os outros a que me referi,não faz sentido nenhum que seja a razão.

Num futuro proximo mesmos nós os vamos usar....não tenham duvidas.

"Valores mais altos se alevantam"....como dizia um amigo meu pescador da praia do olhos de água,acerca da alteração do estado do mar na intenção de falar bonito.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#15 Mensagem por AnaE » segunda set 24, 2007 6:08 pm

obrigada pela referência.

Gostava de ler a noticia mas não consegui encontra. Se por acaso ainda tiver o link podia colocá-lo aqui no forum?

Responder

Voltar para “Antigo Serviço Nacional Coudélico (AR, EPAE e CN)”