Debate

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AP
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça jul 06, 2004 2:47 am

Debate

#1 Mensagem por AP » quinta dez 11, 2008 3:19 pm

Boa tarde. Gostaria de abordar um tema que diz respeito a todos os concorrentes e amantes da equitação de trabalho.
A cada ano que passa á menos concorrentes na modalidade, Porquê??
Falta de apoios, de uma estrutura melhor, a qualidade das provas, falta de publicidade,...??

Amenino
Iniciado
Mensagens: 22
Registado: terça jan 02, 2007 1:52 am

Re: Debate

#2 Mensagem por Amenino » segunda dez 29, 2008 8:10 pm

Vamos lá a ver se consigo encontrar algumas explicações para o decréscimo de praticantes na modalidade. A primeira. A minha filha ficou sem cavalo e deixou de participar. Esta faz-me lembrar aquela dúvida que me assalta sempre que vejo milhares de pessoas na baixa em horário de trabalho.
É evidente que existem acções e omissões que afectam qualquer modalidade ainda mais naquelas em que não exista massificação como é o caso desta.
Certamente que não foi coincidência a um aumento de praticantes no Ensino/Dressage ter-se assistido a uma diminuição na ET.
A falta de empenhamento por parte dos nossos criadores nesta modalidade é evidente até porque não precisam de divulgar os produtos que produzem. Ainda me lembro que contactei alguns criadores, em que só entravam com as montadas e nem uma resposta de obrigado mas não estamos interessados, recebi.
Os patrocínios impossíveis, porque o futebol qual eucalipto não permite espaço de visibilidade.
Os centros equestres,salvo raras excepções, para além de organizações próprias, também não apostam em levar os seus alunos a entrarem em competições. Talvez porque pensem que temos um grande mercado e que não necessitam de criar incentivos para que além dos novos que entram no mundo da equitação se mantenham os que já se iniciaram mas cuja equitação não passa de andar às voltinhas no picadeiro.
A visão que até a própria FEP tem entranhada de que se trata de um desporto de elites e que por isso os apoios quer à competição, quer até ao desporto escolar, não é captado como deve ser.
E depois de tudo isto, vemos que até a própria Feira da Golegã, numa modalidade em que não pode haver maior simbiose, acha que pode jogar o seu "poder" contra outros "poderes" e contribui com mais um pequeno quinhão para que cada vez haja menos praticantes, ao retirar esta prova/final do calendário como aconteceu em 2007 e que foi disfarçado em 2008 com a final da taça.
Depois, as provas feitas ao sabor dos horários das feiras, entre o carrinho de choque e o carrossel, não permite que a divulgação da modalidade entre os jovens e entre os "media" se faça da melhor forma.
Se escrevesse este post em 2010 diria ainda que a culpa "foi" da crise.
Desejo por isso que 2009 seja afinal melhor que o pintam.

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

Re: Debate

#3 Mensagem por Nuno Avelar » domingo jun 14, 2009 8:30 pm

Olá,

Este ano a equitação de trabalho teve 18 concorrentes no escalão de debutantes onde o ano passado teve bem menos. Após alguns anitos em baixa voltou a animar. Aqueles que iam iludidos para a Dressage pensando que era a mesma coisa já sabem que não é. Na dressage por muito ensinado que esteja um cavalo se o outro for daqueles vindos do estrangeiro já treinados que andam la os comuns lusitanos de 1.60m a fazer?? gastar dinheiro?? 1 prova ou 2 até vão mas um campeonato nem por isso.

A equitação de trabalho é a disciplina mais própria para o nosso cavalo lusitano. Foi com ela que as portas do mercado europeu se abriram para divulgar o cavalo lusitano. Os criadores deviam também apostar mais e fazer aparecer alguns dos seus cavalos nas provas de equitação de trabalho e assim provar que criam cavalos que servem para alguma coisa e não apenas para pastar num padock ou comer cenouras. Há sim falta de conjuntos mas também não podem ser os cavaleiros a promover o que não é deles.

João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

Re: Debate

#4 Mensagem por João Valenças » domingo out 18, 2009 8:46 pm

Boa noite,

Embora o número de participantes esteja a diminuir a qualidade continua boa, a equipe de Equitação de Trabalho está nas finalistas da Confederação de Desporto de Portugal como podem ver no tópico:
viewtopic.php?f=5&t=2131

Saudações Equestres

ricardoc
Mensagens: 1
Registado: domingo nov 15, 2009 11:37 am

Re: Debate

#5 Mensagem por ricardoc » domingo nov 15, 2009 12:19 pm

Será que o facto de estarmos a utilizar só Lusitanos não impede o desenvolvimento da modalidade?

É verdade que a E.T. teve e tem um papel relevante na divulgação da raça, mas creio, não poder ser essa, a razão da sua existência.

Ao abrir as portas a outras raças, aumentará o nível de competição e os bons produtos revelar-se-ão. Pois não estamos a criar Lusitanos para isso mesmo?

Não obstante, é notório o elitismo existente, o que faz com que, tantos cavaleiros e cavalos cruzados de grande qualidade, que por aí andam, não tenham oportunidade de aparecer.

Vejamos o que os nossos vizinhos, em meia dúzia de anos, fizeram com a sua Doma Vaquera.

Avatar do Utilizador
Nuno Avelar
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 53
Registado: sexta mai 25, 2007 9:53 pm

Re: Debate

#6 Mensagem por Nuno Avelar » quarta dez 16, 2009 9:52 pm

Olá,

Duas coisas. Primeiro julgo que parte da culpa da pouca afluência as provas de Equitação de Trabalho é pela falta de investimento por parte dos criadores e proprietários dos cavalos.
Segundo, discordo com aquele comentário. O que foi que os espanhóis criaram?? O que Fizeram?? Nunca fizeram mais do que os Lusitanos na Equitação de Trabalho.

Responder

Voltar para “Equitação de Trabalho”