Campeonato do mundo de Equitação de T(rabalho) :)

Fórum da modalidade

Moderador: Filipe Graciosa

Responder
Mensagem
Autor
AP
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça jul 06, 2004 2:47 am

#46 Mensagem por AP » sexta nov 03, 2006 9:33 am

Uma vez que já foi retificado o erro em relação ao nome do cavaleiro
e ao nome do arreio, posso aqui dizer que o arreio”Lusitanus “ foi mandado fazer por Eng. João Lynce, a partir do selim "New Kent" já tendo sofrido 3 alterações deste o 1º modelo sendo posteriormente comercializado para Zaldi . Concebido para melhorar o conforto do cavalo e cavaleiro.
O traje a Portuguesa em nível de arreio só contávamos com a sela, agora temos e bem, não só a sela como o ”Lusitanus “ e o Relvas arreios este mais versáteis.

Um abraço
P.S. Até podia mandar fotos que tenho da prova da vaca mas nao sei como se vaz :? fica para mais tarde

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#47 Mensagem por João dee Deus » sexta nov 03, 2006 3:58 pm

AP

Bem vindo a grupo dos que dizem coisas...uma vez que já és leitor atento quase desde o principio.

Fico contente por o Eng. João Lynce ter escolhido o nome de Lusitanus.

Hoje em dia,é quase uma sorte que pessoas com iniciativas dessas que costumam ser progressistas,"recuem no tempo" a quando do baptismo das suas obras,quando o costume, é que para darem mais enfase optem por nomes" modernamente globais"que não sugerem a nossa historia ou costumes.

saudações Marialvas e novamente parabéns..!!
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Selins

#48 Mensagem por João Pedro de Almeida » sexta nov 03, 2006 6:01 pm

Bom dia a todos.

Ora quer-me parecer que há aqui algumas dúvidas em relação aos selins "Lusitanus" e Relvas.
Em relação ao "Lusitanus"; este não foi inventado pelo João Lynce nem pela Zaldi. Já se faziam aqui na minha terra, por um correeiro bem nosso conhecido, o Carlos Silvério, há muito mais tempo do que a Zaldi. Quem teve a idéia inicial desconheço, mas não é nada que não vá investigar brevemente em conversa com ele ou com o pai dele. Gosto de saber estas coisas, ir ao fundo da questão.

Em relação ao Relvas; Diz-se, até pelo nome que carrega, que foi pedido por Carlos Relvas, aqui da Golegã, que fosse feito um selim à portuguesa a que ao vaso fossem retiradas as "madeiras" à frente e atrás, ficando, como sabem, um selim, quase raso, ao tipo militar, mas à portuguesa. Não como hoje se apresenta o mesmo selim, com o vaso mais parecido com um selim de ensino, como nós conhecemos.
Não sei se já repararam em fotografias do prórprio Carlos Relvas e também em pinturas da época, que os tais selins que ele usava, mesmo para tourear, (sim, porque ele também foi toureiro, e na Golegã até havia uma praça de toiros, vejam lá bem... :wink: ) eram rasos, à portuguesa, mas sem as "madeiras".
Este selim havia de evoluir, como se vê, para o que conhecemos hoje, mais ao jeito de um selim de ensino.

E isto é o que sei, de observar, investigar, ler e ouvir os antigos falar...

Cumprimentos.
João Pedro de Almeida

João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Estribar...

#49 Mensagem por João Pedro de Almeida » sexta nov 03, 2006 6:05 pm

Ah... já quase me esquecia (lá vou eu "meter ferro"... :twisted: )

Pelos registos (fotos, pinturas...) o Carlos Relvas também estribava comprido... :twisted: :twisted: :twisted: :wink:

...brincadeirinha...

Abraço.
João Pedro de Almeida

AP
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça jul 06, 2004 2:47 am

#50 Mensagem por AP » domingo nov 05, 2006 8:24 pm

Como não tenho por habito desmentir coisas na qual não estou informado, não gosto de ver desmentido algumas coisas que disse em relação ao selim "Lusitanus".
Para não haver mais duvidas repito mais uma vez, o "Lusitanus" foi feito pelo Eng. João lynce. Inicialmente o Eng. Mandou fazer o arreio no ponbalinho(onde lhe deu o nome de relvas 2000), onde fui feito 3 arreios uma vez que o Eng. João Lynce trabalhava na "Lusitanus" (Golga) este selim tinha muita procura, os selim demoravam cerca de 1 mês para serem feitos. Em conversa com o representante da Zaldi em Portugal surgiu a possibilidade da Zaldi comercializar este arreio que fui batizado como "Lusitanus" porque o Eng. trabalhava na "Lusitanus"(Golga).

Um Abraço

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#51 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 06, 2006 2:49 am

AP

O quer disseste não é o contrario do que disse o João.

O Eng João Lynce pode ter comercializado pelos espanhois o que já cá se fazia sem ele ter conhecimento,e pela Zaldi teve mais mediatismo...
Essa coisas acontecem...o meu pai inventou lá nos Açores um aparelho que depois veio a saber já havia nos EUA... :twisted: :evil:

João

Neste modelo de que estamos a falar, eles tiraram as tábuas,mas puseram um vaso muito fundo,o que é melhor e esteticamente aceitável.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AP
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça jul 06, 2004 2:47 am

#52 Mensagem por AP » segunda nov 06, 2006 7:14 am

Caro João não estou de acordo porque eu posso ter feito um selim o João outro mas não podemos dizer que e o mesmo, ate porque os selim de Inglaterra e Alemanha se formos a ver são muito parecidos entre os vários modelos e não são iguais.
Este arreio de que estamos a falar o "Lusitanus" que esta nas fotos anteriores de equitação de trabalho foi concebido por o Eng. João Lynce, não quer dizer que não haja mais por ai anteriores ou posteriores a este.

Um grande abraço

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#53 Mensagem por João dee Deus » segunda nov 06, 2006 7:28 am

AP

Mas é isso...nós para concebermos alguma coisas somos sempre inspirados por coisas vistas aqui e ali.
São sempre melhoramentos do já conhecido.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#54 Mensagem por Rogers » segunda nov 06, 2006 11:54 pm

O AP tem toda a razão e realmente foi feito no pombalinho, eu lembro me de ir lá e eles falarem nele
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#55 Mensagem por luis pedro » terça nov 07, 2006 6:48 am

Olá,
Podem tirar daqui umas "ideias":
http://portail.atilf.fr/cgi-bin/getobje ... ar/artfla/ encyclopedie/textdata/IMAGE//

http://www.le-site-cheval.com/index.php ... erby=dateD

Luis Pedro

AP
Espectador
Mensagens: 8
Registado: terça jul 06, 2004 2:47 am

#56 Mensagem por AP » quinta nov 16, 2006 1:03 am

Olá

Aqui vai um site de fotos da Golega e nao só muitas fotos da Equitação de trabalho, Equitação a Portuguesa ,etc.

[color=blue]www.abtfoto.com[/color]

Um abraço[/img]

Responder

Voltar para “Equitação de Trabalho”