Rédeas Fixas

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

Re: Rédias Fixas

#16 Mensagem por horses_s » sexta out 12, 2007 5:08 pm

Guida Escreveu:Posteriormente costumo usar uma redea inteira com 2 mosquetoes nas pontas que passam pelo selim, por entre a espadua, isto é....entre as mãos e vão ao bridao.
Guida este método acho que se chama "Cha" se eu bem entendi.

É uma redea alema, com um mosquetão ao meio e um em cada ponta. O mosquetão do meio prende na cilha por baixo do cavalo, depois cada ponta vem pelo meio das mãos passando pelo bridao, de dentro para fora. Passa depois a ponta na cilha junto ao arreio e volta atrás a prender no bridao (isto devido ao excesso de comprimento da redea alema).

Se é isto a que te referes é bastante mais facil fazer um com uma corda de 4 metros, 3 mosquetoes e um "pelinho".

Isto obriga o cavalo a por os pés debaixo da massa, e naqueles cavalos mais dificeis (que gostam de se revoltar ou fazer umas levadas) é um bom remédio.

Se por aqui houver mais quem use este sistema (que há com certeza) gostaria de saber a sua opinião.

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#17 Mensagem por Guida » sábado out 13, 2007 3:07 am

é isso mesmo................

No meu caso, tenho um cavalo que começou a não ceder a mão e a levantar a cabeça...Bastou passa-lo a guia e.......as conclusões que tirei foi:

1. O musculo superior do pescoço trabalha muito mais, é uma coisa evidente...no meu via-se a olho nu, mas axo que o luis pedro, pelo que eu percebi, não concorda.

2. Fica todo debaixo da massa

3. Fica tão reunido que se Transpista 2 palmos...

4. O pescoço ficou logo no lugar a ceder a mao, nao sei se foi sorte

4. E por ultimo, no final do trabalho, aprendeu passado 1 semana logo a alongar

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#18 Mensagem por luis pedro » sábado out 13, 2007 7:34 am

Olá Guida,

Pela explicação da Susana fiquei sem perceber que "martingala" é essa que usas. De qualquer maneira não cries falsas expectativas, o facto do cavalo ter passado a transpistar-se (não referes mas julgo que se trata do passo) apenas quer dizer que descontraiu a "linha de cima", o que não deixa de ser positivo, mas pode estar muito longe de manter essa descontracção quando exigires um trote activo, neste caso, todas as rédeas (em especial as corrediças) que trabalham abaixo da ponta da espádua tem um de dois efeitos, - ou estão compridas e o cavalo aprende a contrair a linha de cima procurando o contacto de baixo para cima, ou estão estão curtas (o cavalo não consegue subir a boca para lá da altura da ponta da espádua), neste caso provocam o "afundamento" da base do pescoço e o inevitável precipitar dos andamentos.

luis pedro

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#19 Mensagem por Guida » sábado out 13, 2007 5:50 pm

Olá Luis Pedro...

Eu uso a palavra martingala qdo quero explicar os ingleses o que nós chamamamos de gamarra....que para mim só tem função nos obstáculos. e eles percebem perfeitamente....só se tu chamas martingala akele metodo que eu expliquei que a susana designa por CHA.

Já tou a ficar confusa.....

eheh

Continuando...

Mas de facto quem me explicou akilo foi um rapaz que anda muito com um senhor muito conhecido chamado "bento castelhano".

Eu qdo meti akilo ate pensava que akilo tava apertado e que só ia fazer asneira. No entanto, não largo akilo agora, passo à guia com akilo e realmente tem resultados... e bons... o cavalo já se traspistava a passo e a trote, agora entao é a loucura....

Se quiser que lhe mande uma foto, vou tentar arranjar...

Cumprimentos

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#20 Mensagem por luis pedro » domingo out 14, 2007 7:35 am

Olá Guida,

Conheço razoavelmente o Bento Castelhano razão porque vou abster-me de fazer qualquer comentário, de qualquer forma para ensinar equitação só mesmo o cavaleiro. As martingalas (no plural, nome generico usado na gíria para designar os vários tipos de gamarras e aparelhos) servem apenas para ajudar a que o cavalo faça treino físico numa disposição, supostamente, mais favorável. Se te parece bom o resultado contínua mas vai observando com espírito critico a evolução.

luis pedro

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#21 Mensagem por Guida » domingo out 14, 2007 7:07 pm

Olá Luis Pedro...

O meu pai é um homem muito critico e sempre me ensinou uma coisa...."na vida temos que sugar as coisas boas dos outros e deixar as coisas más".

E foi assim que eu realmente sempre vivi, não só nos cavalos mas no meu curso de fisioterapia, a olhar e tentar perceber o que pode ser melhor.

E o melhor metodo sem duvida antes de falar é a experimentação.

Nos cavalos há varios metodos de chegar á mesma coisa, tambem pq os cavalos sao diferentes, mas no entanto ha o habito de dizer logo que esta mal, apenas pk esta diferente.


Nos cavalos ha poucas pessoas que eu considero perfeitas a trabalhar, cada um encara o cavalo de uma maneira, entende e percepciona-o de variadas formas.

Portanto, SUGAR O BOM DE TODOS ............

Cumprimentos

Guida

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#22 Mensagem por luis pedro » segunda out 15, 2007 8:30 am

Olá Guida,

Sem duvida que tem razão, também penso assim, pelo menos em relação a assuntos ou coisas que conheço bem.

luis pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#23 Mensagem por horses_s » segunda out 15, 2007 5:11 pm

Os portugueses são todos muitos criticos e expecialmente pela negativa.

Este método "CHA" para este cavalo em que foi usado foi em todo os aspectos benéfico.

Neste momento o cavalo flui para a frente, a passo, trote e galope consideravelmente melhor.

Mas para quem conhece o "CHA" e não acha que seja um bom método, a melhor maneira de criticar será pela critica construtiva, ou seja, sugerindo outros métodos.

A experiência de uns poderá assim ajudar outros... :)
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#24 Mensagem por Guida » segunda out 15, 2007 8:24 pm

Olá!!!

Sem duvida no meu cavalo resultou e em outros que tambem já vi.

Nem todos os cavalos funcionam da mesma maneira.

Gostava realmente de saber se alguem experimentou e akilo não resultou.

Comentem....gosto de ouvir opinioes.

Cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#25 Mensagem por João dee Deus » terça out 16, 2007 1:43 am

Suzana

Percebi a mensagem mas eu não funciono assim com formulas.

Dêem-me o problema e eu resolvo...(em principio)

Claro que o problema inclui o Cavalo...EHEHEHEH

E depois de estudado logo se vê.

Do eterno out sider....

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#26 Mensagem por João dee Deus » terça out 16, 2007 1:48 am

O "eterno out sider"....assim é melhor...o seu seu dono...lolol

......e na realidade gostei.

Sabendo que não há estatutos para estes casos.

saudações Marialvas....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Guida
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 106
Registado: domingo out 07, 2007 10:57 pm

#27 Mensagem por Guida » terça out 16, 2007 5:07 am

Ando por cá a pouco tempo....ehehehe

Ainda ando a apanhar do ar........

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#28 Mensagem por luis pedro » terça out 16, 2007 7:38 am

Olá João,

Seja bem aparecido, julguei que se tinha reformado :)



Olá Horses_s,

Não confundas alertas para problemas que podem surgir com criticas destrutivas. Para mais, caso te tenha passado despercebido, "entrei" neste assunto a descrever, ou pelo menos a tentar, como deveriam ser usadas as rédeas fixas e como deveria ser obtida a cedência num cavalo novo.

Aproveito para pedir que me esclareças se o tal "método CHA" é efectivamente um método ou apenas designa a tal rédea que não consegui perceber bem que voltas dá.

luis pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#29 Mensagem por João dee Deus » terça out 16, 2007 4:43 pm

Luis

Decididamente já consegui a reforma este Maio,como prenda de anos,depois de ter começado aos 16 a trabalhar....

Daqui...nem por isso,continuo a tentar aprender mais e só é pena que não se possa aqui ver o que aqui se diz.

Estes novos videos pouco mais adiantam apenas funcionam para deleite do pessoal.

De resto a minha posição sobre os Cavalos pouco se tem alterado....(não é a fisica...lolol....porque essa coitada já era...).

Saudações Marialvas como sempre.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#30 Mensagem por horses_s » terça out 16, 2007 4:57 pm

Luis Pedro,

Peço desculpa se o interpretei mal. Todos nós agradecemos os alertas para o uso deste ou daquele metodo, mas por outro lado tambem gostamos de ter conhecimento de 2ªs escolhas...

O CHA é um método muito usado por bons cavaleiros. No entanto muitos outros cavaleiros, desconhecendo o metodo criticam-no à partida valorizando qualquer outro método que usam.
Eu ainda sou daquelas pessoas que prefere experimentar e depois comentar...
A descrição que fiz foi um improvisionamento do CHA com uma rédea alemã, que devido ao seu comprimento dá mais voltas do que o necessário.
O CHA é apenas uma corda presa à cilha. Cada ponta da corda passa pelo bridao (uma ponta pelo lado esquerdo e outra pelo lado direito), indo prender à fivela da cilha.

Espero que me tenha agora feito entender :lol:
Se for necessario enviar-lhe-ei fotos...

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

Responder

Voltar para “Ensino”