Contacto na redea de fora

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
anatmatos
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: sexta nov 02, 2007 2:02 am

Contacto na redea de fora

#1 Mensagem por anatmatos » sábado nov 03, 2007 12:26 am

Boa Tarde,
Estou a ter dificuldades no contacto com a rédea de fora, pois quanto mais resisto com a mão de fora, mais o cavalo se encurva para esse lado, ficando a rédea de fora bamba na mesma, e a rédea de dentro justa.

Já me disseram que para isso não acontecer, devo apertar a perna de dentro um pouco mais justa à cilha, mas não acontece nada, e o cavalo continua encurvado para fora. mesmo que tente puxar a rédea de dentro para fazer mais encurvação para este lado, assim que deixo de resistir, ele volta-se a encurvar para fora.

Como posso corrigir este problema??

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#2 Mensagem por AnaE » sábado nov 03, 2007 12:53 am

Olá Ana,

Isso acontece para as duas mãos?

Continua a tentar resistir com a rédea de fora, mas com cuidado para não "puxar" a boca do cavalo nem "abrir" ligeiramente a rédea. A perna de dentro á cilha a "entalar" o cavalo contra a rédea de fora, mas sem esquecer que a ajuda deve ser dada a cada passada do cavalo e insistindo até que ele ceda e mantenha a encurvação pretendida.

Usa a rédea de dentro como rédea de abertura sempre que ele comece a querer "olhar" para fora e a tua perna de fora posicionada atrás da cilha deve actuar também sempre que necessário, para manter a garupa do cavalo para "dentro"... ou seja tentares dobrar todo o cavalo no eixo formado pela tua perna de dentro.

E teres muita paciência... porque há cavalos mais fáceis que outros! :D

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 8:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » sábado nov 03, 2007 9:35 am

Olá anatmatos

Deves andar em circulo, 15 a 20 mts, de preferência a trote franco, pedir a flexão do pescoço para dentro, "empurrando" com a perna de dentro, "à cilha", por pressão ou mesmo com pequenos toques, sincronizados com o "vir ao arreio" no trote levantado sobre a diagonal de fora, contrariando assim o descair na espádua de dentro e obrigando o cavalo a andar para diante.

A mão (rédea) de dentro deve actuar baixa e um pouco afastada (na direcção da coxa) e sempre à frente do arreio.

A mão (rédea) de fora - aquela onde pretendes receber o contacto - deve manter-se encostada ao pescoço e junto ao garrote, podendo colocar-se um pouco mais alta do que a de dentro, esta rédea deve receber aquilo que conseguires "lá fazer chegar" com a acção da perna interior.

A perna exterior mantem-se na posição normal ou um pouco recuada para servir de "barreira" ao, eventual, derrapar da garupa e contribuir para o movimento para diante.

Tem sempre presente que a rédea de fora apoia, recebe e regula aquilo que a rédea e perna de dentro lhe fazem chegar, para isso pode limitar mas não impedir a encurvação.

luis pedro

anatmatos
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: sexta nov 02, 2007 2:02 am

#4 Mensagem por anatmatos » domingo nov 04, 2007 8:45 am

Obrigada pelos concelhos, estou muito mais descansada agora! Já andava a moer a cabeça à séculos para tentar descobrir como e que se fazia para isto não acontecer! :lol:

MR
Mensagens: 2
Registado: domingo mai 11, 2008 9:43 pm
Localização: Moita

Re: Contacto na redea de fora

#5 Mensagem por MR » segunda mai 12, 2008 9:56 pm

A solução para o teu cavalo passa por ser trabalhado mais em volteio ou montado num tentadero, desta forma vais obrigar o cavalo a andar encurvado, ao mesmo tempo com a perna de dentro sempre bem juntinha ao cavalo, desta forma vais fazer com que ande encurvado à perna.
Deves também monta lo com um bridon o mais leve possível sempre acompanhado pela mau leve, os círculos são feitos pela mão de fora e não de dentro esta mão deve ficar fixa a outra é que abre e indica o caminho ao cavalo. Não tenhas medo de andar com as mãos bem abertas , não te esqueças que estás a ensinar um cavalo, passado algum tempo é que vais juntando as mãos.

Paulo Castro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 18, 2009 10:29 pm

Re: Contacto na redea de fora

#6 Mensagem por Paulo Castro » quarta nov 18, 2009 10:59 pm

Olá,
Olha bem o que vou te dizer, não te preocupes com a rédea de fora ou com a de dentro preocupa-te sim em ter o cavalo igual nas 2 mãos, através das figuras de picadeiro o cavalo, com impulsão, por ele próprio e naturalmente vai encontrar o seu equilíbrio. o resto é conversa fiada, e só põe o cavalo com mais resistências quando não é feito por profissionais .

JoãoG
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 11, 2010 2:03 pm

Re: Contacto na redea de fora

#7 Mensagem por JoãoG » domingo abr 11, 2010 2:33 pm

Olá,

Claro que há cavalos mais difíceis que outros e todos os cavalos têm o seu lado difícil de se encurvar.
Não te podes prender na rédea de fora mas sim manter um certo contacto que tem de ser maior que o contacto que vais fazer na rédea de dentro, mas não exageradamente, pois a rédea de dentro serve para pedires as encurvações e a rédea de fora mantêm o contacto com o cavalo e mantêm-o fixo
Tenta abrir um pouco mais a rédea d dentro e empurrar com a perna de dentro na cilha, como já foi dito acima.

Cumps :)

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

Re: Contacto na redea de fora

#8 Mensagem por LaurokaPlay » sábado abr 24, 2010 3:15 am

Ok, isso também me acontece :) quando a rédea de fora começa a ficar bamba começa a "brincar" com a rédea de dentro, no toma-cede, assim o cavalo vai ficar direito e encurvado e encostado à rédea de fora, que é por isso que tens de resistir nela, para o cavalo se encostar, endireitar e não derrapar nos exercícios.
:)

Responder

Voltar para “Ensino”