Vários

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#31 Mensagem por horses_s » sábado jan 26, 2008 8:54 am

Bem Michael

Eu não queria ser tão explicita pois não sabemos os pormenores...mas temo o mesmo que tu!!!!!

Infelizmente :cry:

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

sophie
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jan 19, 2008 10:18 am

#32 Mensagem por sophie » sábado jan 26, 2008 9:13 am

Boa Tarde a todos,

Tenho lido atentamente os v/mails, é assim, devo concordar com todos vocês, ainda estou muito indecisa quanto ao futuro da égua, mas estou à espera de fazer um estágio intensivo de equitação e depois desse estágio é que vou decidir o que fazer com ela, não pondo de parte a compra do outro cavalo claro :twisted:
Uma coisa não impede a outra.
Este fim-de-semana talvez vá visitar mais coudelarias.
Portanto, vamos lá ver o que vai acontecer :wink:
Um bom fin-de-semana a todos, e gozam muito com os vossos queridos cavalinhos.

Tchau,
Sophie

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#33 Mensagem por AnaE » sábado jan 26, 2008 9:31 am

Olá Sophie...

faço votos para que o estágio não seja com o mesmo tratador que "trata" da égua.

Felicidades e saudações equestres

sophie
Espectador
Mensagens: 9
Registado: sábado jan 19, 2008 10:18 am

#34 Mensagem por sophie » sábado jan 26, 2008 9:54 am

Ola AnaE,
Não o estágio é para ser feito numa coudelaria, e não no clube onde tá a égua.
Se não evolui até agora onde estou, não ia meter-me nesse tipo de situação.
Tchau,
Sophie

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#35 Mensagem por João dee Deus » sábado jan 26, 2008 1:44 pm

Caros amigos....

Vou fundamentar o que disse,para que conste nos vossos conhecimentos sobre Cavalos.
Para isso vou fazer a copia do mail da Sophie, que foi deveras explicito, com os pormenores que embora ela não lhes tenha dado grande importancia pelo desconhecimento da gravidade deles,eu vou por a negrito.

O problema da minhe égua é que na minha opinião e na do tratador, antes de ela vir para mim, deve ter sido muito mal, tratada.(ele sabia o historial dela)
Ela é um animal lindissimo, não tem papeís mas tem traços de lusitano, tem um pouco de albino embora não seja a 100%, mas por ter os olhos azuis, já me disseram que ela não consegue ver direito devido ao sol que lhe diminui a capacidade ocular, daí ser tão desconfiada, creio eu e ter tanta sensibilidade ao que a rodeia.(isto é verdade e contribui)
Quando a comprei, pedi ao tratador do clube onde ando, que me arranjasse um cavalo lusitano, por eu os achar lindissimos, ela foi o primeiro cavalo que vi, só que ele fez tanta pressão, que tinha menos de um dia para decidir se ficava ou não com ela.(dolo)
Quando a vi, ela estava muito nervosa, e nem sequer deu para montar porque ela não estava convenientemente domada, (ou desbastada?)mas adorei os olhos dela e a postura, apesar de ter sentido um bocado de medo dela, porque para mim eu não ia ter mão nela.
O problema é que nem deu para ver como ela reagia com sela, nem a ser limpa, foi tudo feito em um quarto de hora e fui logo pressionada a escolher o que fazer porque pelo tratador, se não desse logo a resposta, ela partiria para o estrangeiro.
Sobre o comprotamento dela, ele disse que bastava a por no clube um mês ou dois (para desbastá-la?)e deixá-lo treiná-la que ela ficaria mansinha.
Afinal, foram precisos mais de 6 meses (qualquer desbaste normal dura 3 meses)para ela se deixar montar por mim, e ainda hoje não se deixar ferrar; não aguenta o barulho dos sprays; para dar o banho, tem de ter lá algúém porque de vez em quando ela assusta-se e foge.(tipico de uma égua de barriga que nunca tinha sido montada)
No meu ver, não há nada que não tenha sido feito, mas quando a comprei ela já tinha mais ou menos e pelo que o tratador disse 7 anos, para mim ela tinha uns 10, (a avançada idade da égua para ser desbastada e o facto de possivelmente ser de barriga tornam estes animais nestas condições irrecuperaveis para a monte)mas nunca foi maltratada por nós, e se estiver no clube, estando o tratador perto ela não faz muitas asneiras.
Só que em Dezembro, tentamos fazer uma saida com outros cavalos na rua, quando ela sentiu os outros cavalos a chegar (cavalos que não costumam estar no clube) começou a enervar-se e quase me atropelou.(este pormenor é o mais grave e irrecuperavel de todos...cavalo que atropela as pessoas....)
Quase que fez cair o arreio, quando ainda no dia anterior tinha sido montada, e tinha-se deixado aparelhar; e na hora de a tirar do patio, não deixou, e nem pessoal com muito mais experiência do que eu a conseguiram fazer avançar, ela pegou e retrocedeu até ao box dela.(ela ganhou mais uma batalha)
Não se deixou tratar. Depois o tratador disse que era normal, que ela precisava ser domada mais algum tempo, eu sei o que é que ele quer, então andei quase um ano a pagar para ele a domar, (por mais incompetente que ele seja,trabalhar um cavalo mais de um ano...)e ele sabia que o que eu queria era trazé-la para casa e andar na rua com ela, e só passado dois anos é que se preocupa que ela não se deixe tirar fora do clube, é que quando se pos um carro no clube, e quando ela ouviu o motor a trabalhar, a pobre égua desatou a fugir, podendo magoar alguém.(tipico de uam égua que andou toda a vida a campo daí eu dizer que foi de barriga ou pelo menos nunca fez nada, o que numa égua,mais do que num cavalo,é por vezes irrecuperavel.)

Assim de repente é o que se me apraz salientar...o resto é instinto....sorry.

Mas se não for forra,ainda tem prestimo.

sauidações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#36 Mensagem por horses_s » sábado jan 26, 2008 3:57 pm

João de Deus,

Pode ser ou pode não ser...Cada cavalo é um caso!

Eu conheci um cavalo cego de ambos os olhos, inteiro, garanhão, e que se o cavaleiro lhe "soubesse mexer" ia para todo o lado! (de salientar que ficou cego em consequência de maus tratos e nem por isso deixou de se entregar novamente a quem o tratava bem, tornando-se um "doce")!

Tal como também já montei uma égua de ventre, a qual já não sentia um arreio nem alguém em cima dela há mais de 10 anos e portou-se lindamente (quando a montei tinha 15 anos)!

Com excepção da morte, tudo o resto tem solução...é claro que se um médico trata durante anos o paciente para a inflamação da carraça sem lha tirar, quando chega outro médico e lha tira, lá se vai o ganha pão...mas isso são histórias que conhece certamente...

O meu lema é não desistir sem pelo menos experimentar várias possibilidades e possiveis soluções, mas tal como os cavalos, cada um é como cada qual e cada qual é como é...

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#37 Mensagem por michael_holandés » sábado jan 26, 2008 5:11 pm

Eu desde sempre trabalhei com cavalos com problemas ( malucos) de todos os cavalos que tive para melhorar desde os que fugiam , empinavam. atacavam apenas houve 2 que nao consegui ajudar.

Uma egua de companhia de Lezirias que tinha um tumor no cerebro e teve de ser abatido. E um cavalinho Veiga que ja tinha idade a mais para se mudar os costumes. Os outros que nem me lembro bem a quantia ficaram todos mansinhos para lidar com eles e facil de montar ,embora alguns eram mais finos do que outros claro. Tambem queria de apontar do que a maioria dos cavalos tinham problemas que vinham directamente ou indirectamente de mau tratos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#38 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 27, 2008 2:36 am

Vocês que andam nisto dos Cavalos há relativamente pouco tempo ,já teem alguns casos de êxito para citar,agora imaginem eu que este ano faço 51 de contacto directo com eles.

Claro que o que dizem é politicamente correto,mas não se esqueçam de que estamos a tratar de um caso de um particular, e não de uma estrutura que tem outros recursos e possibilidades.

Na vida de um cavaleiro amador,não pensem que passam assim muitos Cavalos,donde eles têm de ser bem escolhidos para não andarmos a perder tempo com cavalos malucos ou traumatisados.

Bem basta quando alguns Cavalos já velhos,ocupam o unico espaço que o dono tem ,porque afectivamente ficaram amarrados a ele.

A posição que defendi,pode-vos ter parecido cruel,mas servirá talvez para acordarem de um "sonho", em que por vezes sinto estarem a embalarem-se uns aos outros e em cadeia.

Isto é mais complicado do que o politicamente correto exprime, e por vezes tem de se "virar a mesa" ou numa versão mais soft,"baralhar e dar de novo".

O new start,usando a experiencia adquirida,é a chave.

É que acontece diariamente,no que eu aconselhei quando disse para se montarem muitos Cavalos.

Cada vez que se alça a perna para um outro Cavalo, é um new start, usando a experiencia adquirida naquele ultimo que se montou e se aprendeu com ele.

Digamos que é uma micro versão do dito....LOLOLOL

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#39 Mensagem por AnaE » domingo jan 27, 2008 10:14 am

... relendo este tópico cada vez mais me convenço que o maior problema dos cavalos são as pessoas...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#40 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 27, 2008 11:24 am

Dos Cavalos e de todos os outros animais que com ele vivem.....,incluindo as mulheres...LOLOLOL

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#41 Mensagem por AnaE » domingo jan 27, 2008 12:01 pm

eu disse "pessoas" não disse "Homem"... mas realmente os homens por vezes também são uns animais problemáticos... como as mulheres.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#42 Mensagem por João dee Deus » domingo jan 27, 2008 1:13 pm

Pois...eu entendi mal.

Ou demais.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#43 Mensagem por luis pedro » domingo jan 27, 2008 4:27 pm

Olá Sophie,

Não acredites no João, vai nas bonitas palavras sobre os pobres dos bichinhos mal tratados, vitimas das pessoas más e talvez de traumas de infância - daqui a dez, ou mais anos, ainda andas a fazer visitas ao picadeiro para ver (ao longe) a querida da égua.

luis pedro

michael_holandés
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 132
Registado: quinta fev 12, 2004 2:43 pm
Localização: texas, USA

#44 Mensagem por michael_holandés » domingo jan 27, 2008 5:47 pm

Eu por mim pedia uma segunda opiniao de alguem differente antes de desistir na egua pelo simples facto que a egua pode ser nao maluca mas apenas nas maos erradas. Mas eu apenas percebo pouco so ando nisso desde os anos 70 :wink:. E uma pena que nao estou em PT de momento se nao eu nao me importava de dar uma olhadela.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#45 Mensagem por João dee Deus » segunda jan 28, 2008 1:41 am

Mighel

Ias dar uma olhadela a quê,ao ferrador que não consegue ferrá-la? ( e ele deve ter usado todas as tecnicas disponiveis)

A vê-la fugir com gente em cima ou não?

A "pegar-se" e não sair do centro?

A arregalar os olhos levantar a cabeça e recuar ao ouvir um simples motor de carro a trabalhar?

Não consegues "ver estas cenas"...mesmo sem sair dos EU.?

Nunca viste nada igual isto depois de tanto tempo com Cavalos?

Então tens andado "protegido" entre Cavalos já escolhidos por outros....digo eu.

saudações Maralvas...a antiguidade é um posto, mas na devida proporsão,tambem dá responsabilidade.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”