Processo de Hiperlexão

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
catarinarocha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 67
Registado: sexta mar 02, 2007 7:30 am

Processo de Hiperlexão

#1 Mensagem por catarinarocha » sexta fev 22, 2008 4:01 am

Olá a todos os foristas,

Recentemente foi posto no site da ENE ( www.ene.pt ) diversas teses para obtenção do grau de mestre de equitação, disponiveis para download, entre elas esta a tese do sr. António Filipe Canelas Pinto que trata o processo de Hiperflexão..

Gostaria que os foristas dessem a sua opinião a cerca deste processo, querido por uns e detestado por outros, baseado na leitura deste documento e baseado no vosso conhecimento equestre... :D

(link directo para a página da ENE onde se encontram as teses www.ene.pt/engine.php?cat=53&area=53 )

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#2 Mensagem por luis pedro » sexta fev 22, 2008 5:16 pm

Olá Catarina,

Trata-se de impor uma atitude (estendido com hiper-flexão longitudinal da metade anterior do pescoço). Esta atitude parece facilitar o trabalho do cavalo, permitindo um maior grau de sujeição, melhorando a permeabilidade da boca, facilitando o alongamento e consequente descontracção do dorso. Obrigam ainda a um grande empenho dos elevadores das espáduas o que vai, quando na atitude normal, dar maior expressão ao gesto dos anteriores.

É um meio, na minha opinião, muito eficaz mas simultâneamente perigoso sempre que conceitos como: contacto, impulsão, movimento para diante e equilíbrio não estão perfeitamente esclarecidos no "espírito" do cavaleiro e garantidos no trabalho do cavalo.

Este processo, chamemos-lhe assim, pois não se trata de um verdadeiro processo mas sim de um meio, não é propriamente recente e tem sido muito utilizado, também, por cavaleiros de obstáculos.

luis pedro

Responder

Voltar para “Ensino”