Associação Portuguesa de Dressage

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
APD
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 30, 2004 1:44 pm
Localização: Rua do Alcaide, nº 50 - Acaidaria 2400-881 Milagres
Contacto:

Associação Portuguesa de Dressage

#1 Mensagem por APD » quarta fev 02, 2005 4:31 pm

Olá
O meu nome é Filomena Albano e estou aqui em representação da APD da qual sou vogal da actual Direcção.
Acedi ao pedido do Filipe Graciosa para me juntar a este Fórum para promover a Dressage como modalidade desportiva e também de lazer, tentar responder ao maior número possivel de questões que queiram pôr e aceitar todas as sugestões que possam melhorar e implementar a dressage.
Nesta breve introdução quero informar que a APD está online em www.apd.pt e que gostaria que aqui ou no próprio site fizessem os vossos comentários.
Como remate gostaria de dizer que agradeço desde já a vossa participação e que só com a ajuda de muitos podemos ver a Dressage progredir.

J.Afonso
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 121
Registado: quinta dez 30, 2004 4:09 pm
Localização: Faro/Beja

APD - Que projectos????

#2 Mensagem por J.Afonso » sexta fev 04, 2005 3:22 pm

Olá
Sou um apaixonado por dressage e equitação de trabalho, pelo que vejo com agrado um novo site onde recolher informação e onde formular questões.
Falando em questões, queria colocar a seguinte:

Está nos planos da Associação que representa tentar descentralizar o ensino através da realização de cursos, de nível básico até niveis mais elevados,em vários locais do País, (caso existam instrutores para o efeito),como por exemplo o fazem os Espanhóis no país vizinho???

Saudações equestres

Afonso

APD
Mensagens: 3
Registado: quinta dez 30, 2004 1:44 pm
Localização: Rua do Alcaide, nº 50 - Acaidaria 2400-881 Milagres
Contacto:

#3 Mensagem por APD » sexta fev 11, 2005 5:04 pm

Lamento, mas a formação de cusrsos para cavaleiros não está nos nossos planos imediatos. Qualquer dos modos fica a sua sugestão, bastante pertinente.
De momento a nossa prioridade é a componente de competição, pois os nossos associados são maioritamente concorrentes.
Esperamos que brevemente haja um maior número de associados e com interesses diversos, pois sem sócios não temos os meios para abranger um mais vasto leque de interesses.
Sempre ao seu dispor e também no site APD

mateus
Sela 01
Mensagens: 25
Registado: quarta mar 09, 2005 11:50 am
Localização: Santarém

#4 Mensagem por mateus » quarta abr 13, 2005 10:31 am

Olá amiga Filomena Albano,

Vejo com muito agrado a criação do novo site dedicado apenas ao ensino. Como já referi aqui neste forum é necessário que se promovam as várias modalidades desportivas ligadas equitação e esta é uma boa forma de o fazer.

Uma vez que a Federação Equestre Portuguesa, no seu site, não dá tanta atenção ás outras modalidades como dá aos obstáculos,( isto é o meu ponto de vista posso estar enganado). Mas por exemplo existe uma base de dados tanto para os cavalos como cavaleiros na modalidade de obstáculos onde podemos consultar as pontuações e o ranking de cada um enquanto que se solicitarmos a mesma informação para a dressage diz-nos que estará disponível brevemente mas nunca mais está.

Seria importante que a APD criasse uma base de dados onde fosse possível a consulta de resultados de provas, pontuações e o ranking, bem como entrevistas com os participantes nas provas e fotos.
Também tendo em vista a promoção da modalidade era importante que divulgasse neste e noutros sites sobre equitação as provas a realizar e as iniciativas que pretendem desenvolver para a divulgação da modalidade.

Outra coisa que me faz um pouco de confusão é o facto de no inicio do ano existir um numero bastante aceitável de provas marcadas, mas assim que se aproxima a data da realização vimos grande parte delas serem canceladas!! O que não ajuda a afirmar a dressage. Penso que a APD deveria intervir para que tal não aconteça, só deviam de aceitar a marcação de provas depois de asseguradas todas as condições para realização das mesmas.

A sugestão dada pelo Sr. J. Afonso é muito pertinente e que não deveria de ser esquecida, dado que a APD não tem condições para a colocar em prática de imediato, espero que não caia no esquecimento.

Desejo as maiores felicidades para o vosso site e que ele corresponda ás nossas expectativas na divulgação da modalidade.

Saudações equestres
Mateus Fonseca

Cú Cúláin
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 09, 2005 11:13 pm

#5 Mensagem por Cú Cúláin » quinta jun 09, 2005 11:33 pm

Eu queria aprender "dressage" usando Etologia Equina.
Fui à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde tirei o curso de Biologia, licenciatura em Recursos Faunisticos e Ambiente, tendo estagiado em Comportamento Animal, que me recomendou vir a este fórum procurar uma tal de Inês Figueiredo, que dita pessoa poder-me-ia ajudar e aconselhar...
"Bres's prosperity no longer exists."
Coirpre son of Etain
Cath Maige Turedh

Cú Cúláin
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 09, 2005 11:13 pm

Encantador de Cavalos

#6 Mensagem por Cú Cúláin » quinta jun 09, 2005 11:54 pm

Eu queria aprender "dressage" usando Etologia Equina.
Fui à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; onde tirei o curso de Biologia, licenciatura em Recursos Faunisticos e Ambiente, tendo estagiado em Comportamento Animal; falar com a Professora Maria do Mar Oom, que me recomendou vir a este fórum procurar uma tal de Inês Figueiredo, que dita pessoa poder-me-ia ajudar e aconselhar...
"Bres's prosperity no longer exists."
Coirpre son of Etain
Cath Maige Turedh

Cú Cúláin
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 09, 2005 11:13 pm

#7 Mensagem por Cú Cúláin » quinta jun 16, 2005 2:44 pm

Também me constou de uma Rita Fernandes, formada em Comportamento Animal, que fez um estágio profissionalizante na Coudelaria Mário Vinhas, que treinou cavalos segundo principios de Etologia Equina... Se ela faz parte deste forum, gostaria de falar com ela...
"Bres's prosperity no longer exists."
Coirpre son of Etain
Cath Maige Turedh

Ana Cruz
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 15, 2005 1:12 pm

Re: Associação Portuguesa de Dressage

#8 Mensagem por Ana Cruz » sexta jun 17, 2005 8:32 am

Olá,

Cada dia que passa a paixão que tenho por este precioso e nobre animal aumenta, sou cavaleira amadora e, uma aficcionada da "dressage". Penso que se deveria valorizar mais esta disciplina em todo o mundo pois é a disciplina que torna o cavalo ainda mais bonito do que aquilo que ele é. Muitos cavaleiros não se devem dar conta do que têm, por isso olham-no como uma máquina de fazer dinheiro, porque "O cavalo é o artista, nós os coreógrafos" e o ensino ou a "dressage" é exactamente aumentar o valor que o cavalo tem.

PARA A FRENTE COM A "DRESSAGE"

(Gostaria que me introduzam na diferença entre "dressage", ensino e equitação, pois como estive ausente no estrangeiro muitos anos, não estou familiarizada com os termos usados cá, portanto como me ensinaram, estou habituada a dizer "dressage" para todo o trabalho desde o desbaste até a baixa ou alta escola, tratando-se apenas de uma disciplina para se difer~enciar das outras, obstáculo, "western", raid, atrelagem etc. etc. )

Obrigado

A. Cruz

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ensino

#9 Mensagem por João dee Deus » sexta jun 17, 2005 9:55 am

Olá Ana Cruz

Benvinda ao Forum.

Como podes ver,temos uma relativa actividade em assuntos de Cavalos.

Dressage está bem,toda a gente te percebe,mas em Português é Ensino.

Já há muita coisa escrita aqui no Forum,sobre Ensino,considerando,que como tu dizes e bem,que o Desbaste é o começo.

Não há,é entre os Forenses,nenhum grupo especializado em Ensino.

Estamos agora a organizar um grupo para dar vida a uma Associação de Marialvas.

Se fores ao Tópico Feiras e Actividades,podes ter uma idéia do que digo.

Se te identificares,podes te inscrever,e aparecer.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Associação Portuguesa de Dressage

#10 Mensagem por luis pedro » segunda abr 03, 2006 8:04 am

Ana Cruz Escreveu:Olá,

Cada dia que passa a paixão que tenho por este precioso e nobre animal aumenta, sou cavaleira amadora e, uma aficcionada da "dressage". Penso que se deveria valorizar mais esta disciplina em todo o mundo pois é a disciplina que torna o cavalo ainda mais bonito do que aquilo que ele é. Muitos cavaleiros não se devem dar conta do que têm, por isso olham-no como uma máquina de fazer dinheiro, porque "O cavalo é o artista, nós os coreógrafos" e o ensino ou a "dressage" é exactamente aumentar o valor que o cavalo tem.

PARA A FRENTE COM A "DRESSAGE"

(Gostaria que me introduzam na diferença entre "dressage", ensino e equitação, pois como estive ausente no estrangeiro muitos anos, não estou familiarizada com os termos usados cá, portanto como me ensinaram, estou habituada a dizer "dressage" para todo o trabalho desde o desbaste até a baixa ou alta escola, tratando-se apenas de uma disciplina para se difer~enciar das outras, obstáculo, "western", raid, atrelagem etc. etc. )

Obrigado

A. Cruz
Olá Ana,
Ensino e dressage, são a mesma coisa e referem-se ao trabalho de preparação do cavalo com vista á utilização desejada (seja ela qual for), no ambito do hipismo (competição) começou a ser moda chamar-lhe dressage.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#11 Mensagem por João dee Deus » terça abr 04, 2006 5:21 am

As palavras empregues para estas situações variam mas no meu entender adestramentoé a preparação geral do Cavalo para qualquer modalidade.

Ensinoé a expressão Portuguesa para provas de adestramento.

Em Inglês chama-se Dressage,em Castelhano é Doma.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”