Égua adoptada

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
merlin
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 23, 2010 10:18 am

Égua adoptada

#1 Mensagem por merlin » sexta jul 23, 2010 12:16 pm

Bom dia...
Chamo-me Rui tenho 36 anos e vivo na zona de Santarém, há cerca de três semanas adoptei mais do que comprei uma égua com cerca de 7 anos.

A razão que me levou a ficar com ela foi principalmente o gosto que tenho pelos animais e o facto de ela estar mal cuidada pelo anterior proprietário.

Tenho muito boas condições para ela, cavalariça, terreno para andar à solta (actualmente estou a construir um picadeiro) com pasto e água abundante.

Bem agora os problemas: não tenho experiência a montar só poderei ter aulas lá para o final do ano, até lá tenho tentado sozinho, mas preciso de alguns conselhos:

A égua quando a monto recusa-se a sair do espaço em redor das casas da quinta, com paciência e alguma insistência lá vai, mas sempre a passo, sendo que em determinados caminhos não passa, para e recusar andar. No caminho de volta à quinta já muda de andamentos e parece mais alegre.

Outra coisa que noto é que ela inclina o pescoço para a direita quando anda a passo.

Como contrariar estes comportamentos.

Obrigado e desculpem ter sido tão longo.

Avatar do Utilizador
saitam
Sela 01
Mensagens: 44
Registado: quarta ago 26, 2009 4:19 pm

Re: Égua adoptada

#2 Mensagem por saitam » segunda jul 26, 2010 12:11 pm

É bom esse sentimento, não de posse propriamente mas de relação.
Em relação aos problemas que estás a ter, acredita, esses são os primeiros, se não sabes montar e te atreves e ela te permite esse "desplante" então acredita tens aí uma adoptada muito calma.
Acredita que montar é bastante diferente de andar a cavalo, mas como não consegues para já ter aulas, vai usufruindo dos passeios. Não desanimes, mesmo que as coisas não corram bem, tens que continuar.
Uma boa forma de a pores a andar para a frente, é apertares bem as pernas, como se estivesses a espremer um limão gigante com as pernas, isso vai fazê-la sentir vontade de andar para a frente. Atenção que nesse caso tens que não contraria com as rédeas, nada de pressão, senão ela ainda se vira para trás e pergunta-te " Afinal o que é que queres? Para a frente ou que pare! :wink: :wink: :wink: ".
A questão de pôr o pescoço para a direita podem ser muitas razões, até podes ser tu o culpado ao teres mais contacto na rédea direita, ou ela ter qualquer coisa que a torne mais sensível a essa rédea, qualquer coisa será. Mas conclusões minimamente credíveis só mesmo com a ajuda de alguém que saiba mesmo, o veterinário será de certeza um elemento importante a considerar pois será o melhor a identificar problema físico.
Se não for nada de preocupante, pode ser simplesmente que se tenha habituado a essa posição o que fez com que os músculos do lado esquerdo do pescoço distendessem e os direitos, não. Nesse caso há que trabalhar com encurvação para a esquerda.
Uma forma interessante é trabalhares á guia, para a esquerda, mantendo sempre uma pequena encurvação para esse lado, de forma a que tenha a cabeça sempre ligeiramente virada para ti. Há muitas outras coisas que podes fazer, mas como a indicação que dás é que és novo no assunto, creio que podes começar por aqui, pois falar em aparelhagem como rédeas fixas ou pessoa seria confundir tudo.
Mas é como digo, enquanto não conseguires ter mais ajuda, vai desfrutando da tua nova companheira ... e vai dando notícias.

merlin
Mensagens: 2
Registado: sexta jul 23, 2010 10:18 am

Re: Égua adoptada

#3 Mensagem por merlin » terça jul 27, 2010 1:21 am

Obrigado pelas indicações já tento mas ela reage muito pouco ás pernas e aos pés no que toca a andar...

Como nos vamos conhecendo melhor tenho tentado "dar lhe" algumas algumas indicações usando as pernas os pés e alteração do peso do corpo mas até agora só tenho resultados a passo e apenas nas mudanças de direcção.

Por exemplo consigo que ela descreva um oito sem utilizar as rédeas, mas quando toca a fazer com que passe onde não quer nada resulta.

Outra das coisas que noto (e que me levam a confirmar que não era bem cuidada) é que fica muito nervosa na presença do chicote ou um pequeno stick quando faz volteio ou quando a monto.

Não sei montar no verdadeiro sentido da palavra mas tenho algum à vontade com os animais, cavalos incluídos, e tenho bom equilíbrio (consigo montar facilmente sem sela) mas preocupa-me mais do que uma possível queda o facto de o animal não tirar prazer do trabalho que faz.

Responder

Voltar para “Ensino”