Ensino de Piafe e Passage?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

Ensino de Piafe e Passage?

#1 Mensagem por fmvnunes » terça abr 19, 2005 11:24 am

Boas.

Gostaria que alguém me desse informações de como ensinar um cavalo novo a fazer piafe e passage, ele já faz os três andamentos correctamente.
Quais os primeiros passos para o fazer?
Qual o local mais apropriado para o ensinar(picadeiro)?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ensino

#2 Mensagem por João dee Deus » terça abr 19, 2005 1:10 pm

fmvnunes

Acho que deste uma boa "estocada" neste Forum,vamos lá a ver quem e quando te respondem.(não vale transcrições de livros,porque isso também tu arranjas)

Mas vou-te já dizendo,que,esses exercícios,num Cavalo novo,que ainda só faz "bem" os três andamentos,para mim,tornam-se em exercícios Circences.Como costumamos ver na Golegã.
Sem desprimor, o Cardinali,deve ser um Mestre mas acho que não tem nenhum Forum.

Desculpa a ironia,mas estou enjoado de ver Cavalos a fazer "palhaçadas" dessas.É o que me desgosta mais na Golegã.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

Passage e Piaffe

#3 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » terça abr 19, 2005 5:14 pm

Olá, boa tarde,

Num site que costumo visitar escreveu-se um comentário sobre os cavalos ibéricos a propósito do seu bom desempenho em Jerez de la Frontera, "os cavalos ibéricos já não são máquinas de fazer passage e piaffe,..". Era algo assim.

O piaffe e a passge são exercícios muito bonitos mas que devem ser ensinados progressivamente e conjugados com outros exercícios de preparação e flexibilização e musculação dos cavalos. Ou seja, integram-se num conjunto de outros exercícios ensinados a um cavalo.

Eu pessoalmente não sei ensinar passage e piaffe, a minha fase de aprendizagem ainda não chegou aí. A actividade profissional nem sempre nos deixa dedicar todo o tempo que gostariamos aos nosso hobbies.

Por isso mesmo só ensino aos meus cavalos aquilo que sei, sempre com respeito pela sua felicidade e integridade física.

Se o Sr. fmvnunes quer ensinar passage e piaffe ao seu cavalo só para poder exibir essa sua habilidade, não o faça. Aprenda a montar de modo a ter um cavalo feliz e descontraído e se com o tempo se proporcionar pode ensinar esses exercícios ao seu cavalo (quer aprendendo correctamente como ensiná-los ou pedindo a um profissional sério que lhe ensine o cavalo - o que custa dinheiro e leva tempo).

Se só quer o cavalo para passear não se preocupe com o que os outros dizem, ou com o que os cavalos dos outros fazem (provavelmente são máquinas de passage e piaffe, que não anda a passo e estão sempre nervosos). Preocupe-se somente com o bem estar do seu cavalo, não queira ter um cavalo para se exibir.

Concordo plenamente com o Sr. João de Deus quando afirma que está enjoado das palhaçadas na Golegã. Pessoas que passam horas com os cavalos a fazer passage e piaffe (diria mais "pica-pica") no largo o arneiro não gostam de cavalos. São puros exibicionistas que nada contribuem para a construção de uma boa imagem do nosso país e do nosso cavalo lusitano.

Bom acho que já falei demais.

Deixo o ensino do cavalo para quem sabe mais do que eu.
Antónia Serra

Félix Cerieiro
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: terça fev 15, 2005 1:04 pm

#4 Mensagem por Félix Cerieiro » quarta abr 20, 2005 1:03 pm

Eu também não sei ensinar um cavalo a fazer passage ou piaffe, já vi excelentes cavalos muitissimo bem arranjados e que não faziam nenhum destes exercicios.
O conselho que deixo ao fmvnunes, é que consulte um equitador experiente, estes exercicios devem ser ensinados por quem sabe muito bem o que está a fazer, pois caso contrário há sempre o risco de mesmo sem querer e sem perceber estarmos a fazer "mal" ao cavalo.

No entanto considero interessante que alguem explique a titulo de curiosidade como esse ensino é feito.

Em relação ao que disse o amigo João e a Sra. D. Maria Antónia Serra de facto a Golegã é uma fogueira de vaidades...no entanto considero que é impossivel alguem que monte a cavalo não ser um bocadinho vaidoso, obviamente sem nunca prejudicar ou fazer sofrer o cavalo.

Eu estou a preparar um cavalo (que é novo cá em casa) para a Golegã, mais para a frente poderei falar deste assunto, mas deixo aqui a seguinte opinião.
- É possivel fazer "parar o transito" na manga da feira e deixar tudo de boca aberta, sem nenhum exercicio deste género. E mais não digo.

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#5 Mensagem por fmvnunes » quarta abr 20, 2005 1:33 pm

Tenho que vos agradecer por aquilo que disseram, eu por acaso não é das coisas que mais gosto(fazer abilidades deste tipo), o que gosto mesmo é passear pelo campo e fazer saltos de obstáculos que foi precisamente o que aprendi em quanto tive aulas de equitação.

Mas na minha zona um cavalo ganha um pouco de mais prestígio por saber fazer essas abilidades, mas como a Srª Maria Serra diz e muito bem o que interessa é que o cavalo se sinta feliz e com gosto naquilo que faz.

Al-Marah
Mensagens: 2
Registado: quinta abr 14, 2005 11:10 am
Localização: Margem Sul/Feijó

#6 Mensagem por Al-Marah » quarta abr 20, 2005 8:15 pm

Olá!

Isso do esplicar como se ensina isto ou aquilo nunca serve pois cada cavalo tem a sua personalidade e o cavaleiro tem de moldar a forma de ensinamente consoante o cavalo!! Mas posso dizer k geralmente os cavalos no começo da aprendizagem do piaffe sao presos aos piloes e ai faz-se com k se mexame como nao podem ir nem para a frente nem para trás começam a mover-se no mesmo sitio!!
Eu normalmente vou picando, impulsionando e mentendo-os sempre seguros na mao e descontraidos!!! Mas é muito importante k um cavalo quando começa a ser ensinado para fazer piaffe esteja sempre muito concentrado e entregue ao cavaleiro!!

Boa sorte!!

Cumprimentos,
Ricardo!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

(Pica-Pica)

#7 Mensagem por João dee Deus » terça abr 26, 2005 3:34 pm

Companheiros



Isso do Pica-Pica ,como diz a Maria Antónia,nunca tinha ouvido falar !

Achei piada,e não hà duvida que perceberam o meu ponto de vista.

Também estranho a APD ainda não ter reagido,já para não falar nos Moderadores,uma vêz que este Forum tem de ter uma vertente didática,e´não somente manter os meninos bem comportados.

Foi o Filipe Nunes que perguntou,mas à muita gente à espera da resposta.
Também não é como diz o Al-Mara,que cada Cavalo tem maneira diferente de ser ensinado.Só no "ajuste fino"é que é verdade.

A resposta que se pretende,não é para que quem a leia,fique sabendo fazê-lo. Mas sim para que se fique com uma idéia.

O meu limite como "Equitador",é o nível E /M. Ou seja,até aqui já eu fiz.

Esta Zona,tal como a do Nunes,(província) os Cavalos "medem-se" pelo (Pica-Pica).Talvêz por influência das touradas.

Já uma vêz,experimentei,depois de ter um trote muito curto e "impulsionado",à base de perna,levar o Cavalo até ao canto do Picadeiro,e de frente para ele,(canto)conseguir dois ou três passos de piaffe (pica-Pica),mas a impulsão "já era". Teria precisado de uma ajuda do chão,(outra pessoa),mas como estou sózinho,ficou por aí.

Se em vêz de o levar para o canto,o levasse para o meio dos Pilares,e alguám do chão o prendêsse,e logo de seguida mantivesse a impulsão(do chão)com duas varinhas de marmaleiro,actuando nas mão e pés do Cavalo,ao mesmo tempo que de cima do Cavalo actuava a perna,tenho a impressão que se conseguia.

O princípio deste raciocínio,é o de levar o Cavalo do que ele já sabe fazer(trote impulsionado)para a Passage e depois Piaffe.

Não tenho nem nunca tive,Picadeiro coberto(por causa da qualidade do piso),nem Pilares.

Enfim,não deve ser um bicho de sete cabeças,e se hà quem o faça sem perceber nada de Dressage,sem ter o Cavalo equilibrado,sem fazer a mínima idéia do trabalho a duas pistas,.....mais não digo!

Podem os meus companheiros de Forum ter a certeza,que se eu tivesse a experiência de o ter feito,já estaria tudo aqui escarrapachado.

O dinheiro em troca disto mete-me nojo. Refiro-me ao ensino de como fazer,porque a efectivação do trabalho,(ensinar um Cavalo)tem de ser pago,e aqui sim,à uma profissão a defender.

Aquele abraço
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

fmvnunes
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 72
Registado: quarta mar 03, 2004 1:37 pm
Localização: Roda Grande-Tomar

#8 Mensagem por fmvnunes » quinta abr 28, 2005 1:45 pm

Caro Srº João já reparei que conseguiu perceber onde quis chegar, a minha intenção é apenas saber como se faz e não fazer, porque nem sequer tenho conhecimentos para o fazer como se diz na gíria ainda estou muito cru no mundo da equitação.
Mas como já lhe tinha dito à muitas pessoas que não gostam ensinar o que sabem a nível desta matéria, é pena mas é verdade.
Não devem saber que os fóruns tem precisamente um objectivo ensinar ou explicar algumas duvidas e não discutirem e mandarem indirectas a pessoas que se calhar nem conhecem mas este por vezes é assim que funciona.

Já deu para perceber alguma coisa em relação aos métodos que se usam para o fazer o que já é um começo.

Esperemos que os cracks na matéria com este começo ensinem alguma coisa porque como eu estão muitos membros deste fórum à espera que algum dia isso aconteça.

Obrigado Srº João.

Cumprimentos,

MARIA ANTÓNIA SERRA
Sela 01
Mensagens: 28
Registado: terça jun 08, 2004 3:53 pm
Localização: Alentejo Litoral

#9 Mensagem por MARIA ANTÓNIA SERRA » quinta abr 28, 2005 11:08 pm

Boa noite,

Também considero que seria interessante aprender mais com cavaleiros mais evoluídos.

Mas gostaria de dizer algo, relativamente à Passage, Piaffe, Passagens de mão, piruetas a galope, e outros exercícios de grande prámio. Eu não sei ensinar esses exercícios e alguns deles não os sei executar embora saiba como se executam teoricamente.

Dai que não saiba até que ponto é vantajoso alguém nos transmitir, em termos teóricos, como se ensinam os exercícios.

Acho que devemos ter uma boa base teórica e conjugá-la com uma base prática, ensinada por um professor competente (algo às vezes difícil de encontrar). O ensino desses exercícios deve ser precedido do ensino (quer do cavalo, quer do cavaleiro) de outros exercícios. É necessário corrigir erros, que só alguém com conhecimentos e no chão pode fazer.

O ensino do cavalo montado pode ser conjugado com o ensino à mão (cuja técnica domino um pouco mas que gostaria muito de aperfeiçoar).

Acho que discutir neste fórum é muito interessante e pode ajudar um cavaleiro a reflectir sobre algo que pode estar a fazer errado ou ajudar na resolução de alguma situação, mas ajudar a executar exercícios de elevada complexidade (se bem feitos) acho algo dificil.

Neste momento não posso frequentar aulas para melhorar a minha técnica e conhecimentos, mas assim que me for possível tenciono voltar a fazê-lo. Acho que quem aspira a mais do que um simples passeio também o deve fazer.

É a minha opinião, embora confesse que seja uma tarefa árdua.
Antónia Serra

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ensino

#10 Mensagem por João dee Deus » sexta abr 29, 2005 12:22 am

Companheiros

Estamos aqui a ter uma conversa calma e muito interessante,abordando um assunto delicado.

Acho que já demonstrá-mos com os nossos comentários,que temos a noção da dificuldade de execução,e ao mesmo tempo não tememos a abordagem.

Isto (dressage),não´é um assunto reservado aos Deuses,e temos de ter a certeza que estará ao nosso alcance,se nos for exposta a possibilidade de a executar.

Os Mestres,são apenas Pessoas com conhecimentos e experiência,´não são figuras Mitológicas,sendo que alguns deles,sabem fazer e não sabem ensinar,e o contrário também existe.

Temos de ter a ousadia da tentativa,e desprezar comentários intimidatórios, de quem por vezes diz estar ao nosso lado.

Podem ter a certeza,porque falo por experiência própria,que poucas pessoas ficam felizes com as nossas victórias,e as que realmente ficam,só temos é que as estimar.
Costumam dizer.....Tives-te sorte, ou então,se não fosse aquilo e aquilo, não tinhas conseguido. Acho que toda a gente,mesmo os mais novos,sabem de que tipo de inveja,estou a falar.

Os Árabes dizem : A sorte é a melhor amiga da competência

Não tenham medo de tentar. A tentativa e erro,é um processo clássico de aprendizagem.

Neste caso concreto(derssage)tem de se respeitar a ordem cronológica de aprendizagem,como disse a Maria Antónia,começar pelos "alicerces". A própria sequência de dificuldade das provas de Dressage, nos indica o caminho.

Uma Montanha não se ultrapassa se ficar-mos muito reponsável e repeitosamente a olhar para ela.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: (Pica-Pica)

#11 Mensagem por luis pedro » segunda abr 03, 2006 8:58 am

João dee Deus Escreveu:Companheiros



Isso do Pica-Pica ,como diz a Maria Antónia,nunca tinha ouvido falar !

Achei piada,e não hà duvida que perceberam o meu ponto de vista.

Também estranho a APD ainda não ter reagido,já para não falar nos Moderadores,uma vêz que este Forum tem de ter uma vertente didática,e´não somente manter os meninos bem comportados.

Foi o Filipe Nunes que perguntou,mas à muita gente à espera da resposta.
Também não é como diz o Al-Mara,que cada Cavalo tem maneira diferente de ser ensinado.Só no "ajuste fino"é que é verdade.

A resposta que se pretende,não é para que quem a leia,fique sabendo fazê-lo. Mas sim para que se fique com uma idéia.

O meu limite como "Equitador",é o nível E /M. Ou seja,até aqui já eu fiz.

Esta Zona,tal como a do Nunes,(província) os Cavalos "medem-se" pelo (Pica-Pica).Talvêz por influência das touradas.

Já uma vêz,experimentei,depois de ter um trote muito curto e "impulsionado",à base de perna,levar o Cavalo até ao canto do Picadeiro,e de frente para ele,(canto)conseguir dois ou três passos de piaffe (pica-Pica),mas a impulsão "já era". Teria precisado de uma ajuda do chão,(outra pessoa),mas como estou sózinho,ficou por aí.

Se em vêz de o levar para o canto,o levasse para o meio dos Pilares,e alguám do chão o prendêsse,e logo de seguida mantivesse a impulsão(do chão)com duas varinhas de marmaleiro,actuando nas mão e pés do Cavalo,ao mesmo tempo que de cima do Cavalo actuava a perna,tenho a impressão que se conseguia.

O princípio deste raciocínio,é o de levar o Cavalo do que ele já sabe fazer(trote impulsionado)para a Passage e depois Piaffe.

Não tenho nem nunca tive,Picadeiro coberto(por causa da qualidade do piso),nem Pilares.

Enfim,não deve ser um bicho de sete cabeças,e se hà quem o faça sem perceber nada de Dressage,sem ter o Cavalo equilibrado,sem fazer a mínima idéia do trabalho a duas pistas,.....mais não digo!

Podem os meus companheiros de Forum ter a certeza,que se eu tivesse a experiência de o ter feito,já estaria tudo aqui escarrapachado.

O dinheiro em troca disto mete-me nojo. Refiro-me ao ensino de como fazer,porque a efectivação do trabalho,(ensinar um Cavalo)tem de ser pago,e aqui sim,à uma profissão a defender.

Aquele abraço
Olá João
Quero aqui alertar, não só a si, mas também a todos aqueles que tem pouca experiencia nestas coisas dos piaffes, que a ideia de prender um cavalo, montado, aos postes de pilões sem que tenha havido um trabalho preparatório com o cavalo "nú" pode ter consequências desagradáveis (na melhor das hipoteses).
Quanto ao "circo" a que se referiu anteriormente, não posso estar mais de acordo, há uma coisa que é equitação e outra que não gosto nem quero desvalorizar, mas não se trata de equitação trata-se de amestrar animais, quando estes animais são cavalos, as pessoas comuns ou seja o publico anonimo que não tem, nem é susposto que tenha conhecimentos tecnicos e teóricos sobre equitação é levado a supor tratar-se de equitação e esta como é sabido aprecia-se muito mais pelo rigor das coisas simples do que pela espetacularidade e exuberancia de exercícios que, muitas vezes, ninguem sabe com rigor de que se trata.
cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trote

#12 Mensagem por João dee Deus » terça abr 04, 2006 5:38 am

Luis

Pensei que tinha passado a idéia de que tenho a noção da preparação precisa.

Agora "consequencias desagradáveis"pode induzir as pessoas problemas perigosos,quando na realidade o que pode acontecer é o atrazo ou inoperância do exercício em condições.

Quanto ao circo,já aqui disse que o tenho visto em provas de Ensino.
Ou seja,provas feitas "à borla",ou seja,seguindo o Cavalo usado como transporte.Há de tudo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: trote

#13 Mensagem por luis pedro » terça abr 04, 2006 7:15 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Pensei que tinha passado a idéia de que tenho a noção da preparação precisa.

Agora "consequencias desagradáveis"pode induzir as pessoas problemas perigosos,quando na realidade o que pode acontecer é o atrazo ou inoperância do exercício em condições.

Quanto ao circo,já aqui disse que o tenho visto em provas de Ensino.
Ou seja,provas feitas "à borla",ou seja,seguindo o Cavalo usado como transporte.Há de tudo.

saudações Marialvas
Olá João,
Penso que é do conhecimento geral a expressão "navalha de barba em mão de macaco" é exactamente o que penso dos pilões.
A advertencia que fiz tinha como objectivo cavaleiros pouco experientes, com um enorme desejo de aprender, ávidos de conhecimento, e que após lerem livros de equitadores que a história consagrou se apressão a tentar por em pratica esses conhecimentos teoricos.
Quanto aos seus conhecimentos, e apesar de mais acima referir que estão ao nível E/M (penso que seja elementar/médio) e por conseguinte longe do nível exigido á equitação superior onde se abordam os "ares" em questão, fácilmente se conclui das opiniões e conselhos que vem expondo que tem obviamente noção da preparação necessária.
Para finalizar e em relação ás provas de ensino diria que isso não será bem assim mas, não sei exactamente a que provas se refere, se ao ensino de competição (sobre o qual acabei de expressar opinião) ou se a equitação à Portuguesa ou ainda à equitação de trabalho, a estas últimas e infelizmente não me tem sido possível assistir.
cumprimentos
Luis Machado

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pilões

#14 Mensagem por João dee Deus » terça abr 04, 2006 9:07 pm

Luis

Não quero desvirtuar os pilões ,mas também não tenho medo deles.

Desmistificar é a actitude a seguir para estes casos.

A "pressão" que os pilares exercem sobre o Cavalo é semelhante ao que no outro dia me aconteceu ao fazer entrar na carrinha o Luso.
O nervoso era tanto de estar ali dentro que começou a fazer Piaffe.

Não estou a dizer para utilizarem este sistema,é só alertar para situações que por serem semelhantes terão efeitos também semelhantes.
Tenho de ter cuidado com o que digo,porque a idéia é abrir horizontes e não limita-los ao já conhecido.
Na Equitação há muito por decobrir e tempos virão em que isto se confirmará.
Os clássicos serão sempre isso,e disso não passarão.
Estamos cá nós para os melhorar,e qualquer pessoa está ao nível de o fazer.A época dos génios e dos ídolos já acabou.Em todos os campos.

saudações Mariavas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » quarta abr 05, 2006 7:32 am

Olá a todos

Desta vez não posso concordar com o João, a experiencia (já tenho alguma) e o interesse por saber o que pensavam (escreveram) cavaleiros hoje considerados clássicos tem-me levado a concluir que as descobertas em equitação são apenas, e tão só, falta de conhecimento do que se praticou, passou de moda e esqueceu. Passadas décadas, por vezes séculos, alguém faz furor porque (re) descobriu algo brilhante.

Aproveito para lembrar alguém (não recordo o nome) que também há já alguns anos escreveu: "devemos aprender com os erros dos outros porque não temos tempo de os cometer a todos".

Quando se adverte alguem (que se declara pouco experiente) para os perigos de utilizar meios ou técnicas considerávelmente coercivas e violentas cujas consequencias quer físicas (o cavalo que se debate contra os pilões fá-lo fazendo força "ao contrário" ou seja contraindo o dorso, e assim vai "esmagar" toda a linha de cima bem como os curvilhões. Se tiver sorte (será sorte?) poderá não partir mas concerteza surgiram, prematuramente, lesões quer ao nível das articulações quer ao nível muscular. No que respeita ás questões morais, por vezes mais dificeis de identificar mas, seguramente, mais incapacitantes quanto ao desenvolvimento da calma, e da impulsão. Não estou a intimidar ou a tentar criar mitos estou apenas a tentar contribuir para que debutantes possam evoluir sem se meterem por atalhos onde já muitos se perderam.

Responder

Voltar para “Ensino”