Ensino de Piafe e Passage?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Piaffe e passage !!!

#31 Mensagem por luis pedro » terça abr 11, 2006 9:54 am

Acabei de clicar em voltar ao forum, apos submeter a citação, e comecei a rir por causa do tema que deu origem a esta conversa... Piaffe e Passage.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

piaffe

#32 Mensagem por João dee Deus » terça abr 11, 2006 8:09 pm

Luis

Conversas sobre Cavalos,são como as cerejas...veem agarradas umas às outras....

Mas acho que nunca estivemos em "piaffe".Ouve uma progressão rasoável no conteúdo dos nossos posts.

Um dia poderá ser que possamos conversar pessoalmente,e essa progressão seria então gratificante.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joaquim Eduardo
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 59
Registado: quinta abr 29, 2004 8:12 am
Localização: genebra Suissa
Contacto:

#33 Mensagem por Joaquim Eduardo » quarta abr 12, 2006 4:28 am

Ola Pessoal do Forun

Eis um link para um ensino concreto de como comecar a trabalhar um cavalo no piaffe, infelismente é em frances mas ce for precizo traducao é só pedirem.
O síte é de Bernard Chiris que foi aluno do Mestre Nuno Oliveira.
Mas atencao como diz Bernard Chiris o piaffer é o resultado do longo caminho que é o ensino de um cavalo. Da mesma maneira que um ar da alta escola, reclama muito impulso… .
Se o piaffer é um resultado, é também um meio extraordinário para reúnir, arredondar e apresentar o cavalo. Um cavalo é verdadeiramente dominado quando, aceita o piaffer, entrega-se com energia, flexibilidade e abrandamento.
a nós, amantes dos cavalos de respeitar e proteger os seus limites, não os nossos.

http://www.cheval-haute-ecole.com

Clic em thématiques, depois em piaffer


amicalmente
Joaquim eduardo

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

piaffe

#34 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 12, 2006 5:12 am

Joaquim

É precisamente por o piaffe ser um exercício de quase final de escola,que na Golegã todos se esforçam por dar a entender que os seus cavalos já estão a esse nível fazendo um "piaffe" desiquelibrado e descontrolado.


saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Piaffe

#35 Mensagem por luis pedro » quarta abr 12, 2006 8:16 am

Olá Joaquim,
Obrigado por mais um endereço sobre o tema equestre.
Mais um aluno do Mestre cheio de vontade de ensinar a arte dentro dos canones da equitação barroca.
Cumprimentos
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Piaffe

#36 Mensagem por luis pedro » quarta abr 12, 2006 8:25 am

Olá João,
Também concordo, mas acrescento que, apesar do grau de dificuldade do piaffe, é possivel e até fácil a um cavaleiro mesmo mediocre apresentar um cavalo neste "ar", basta que alguém o tenha ensinado. O mesmo já não se pode dizer das passagens de mão a tempo, por exemplo, daí a raridade de se verem cavalos a executá-las mesmo que com algumas deficiencias de rectitude, de equílibrio e de impulsão.
Cumprimentos
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

piaffe

#37 Mensagem por João dee Deus » quarta abr 12, 2006 4:10 pm

Luis

Exatamente,e como exemplo acabado temos visto excelentes peafees em alguns espectáculos circenses.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Re: Piaffer nos piloes

#38 Mensagem por cervantes » sexta abr 28, 2006 5:37 am

luis pedro Escreveu:
Oscar Simoes Escreveu:So quero dizer 3 coisas que eu penso acerca dos piloes:

1º- nao se ensina um cavalo a fazer piaffe nos piloes. "Os Mestres antigos usavam os pilões para reforçar a concentração dos seus cavalos ".
Acho que os piloes servem para melhorar o piaffe, nao para ensinar.


2º- nunca vi um cavalo trabalhar nos piloes montado, nem ao vivo nem em qualquer livro de equitaçao.. se alguem tiver imagens eu gostava de ver
3º- nao tenho duvidas que o trabalho nos piloes pode ser muito util, ma para isso é preciso que o cavaleiro saiba trabalhar o cavalo nos piloes.
(eu nao sei, mas gostava de saber)


Termino com uma sitaçao do Mestre Nuno de Oliveira: "O cavalo que sem sela nem cabeçada pode fazer o Piaffer nos pilões, em calma, sem se enervar, está-se a arredondar mais, desenvolvendo os seus músculos no bom sentido”.

cumprimentos a todos
Olá Oscar,
Os mestres antigos ensinavam até o galope em torno do pilão, inicialmente usou-se prender o cavalo á muralha (parede ou teia) depois passou a usar-se apenas um poste, que permitia sujeitar os cavalos nos trabalhos em duas pistas e só depois se começaram a usar os dois postes (pilões). Nestes ultimos ensinavam-se os cavalos a fazer todos os ares desde o piaffe passando pelo terra-a-terra até aos saltos de escola.

Cumprimentos
Luis Pedro
A imagem do trabalho montado em pilões não me é estranha. Sei que ja vi uma imagem algures... Pensei, pensei e fui buscar os meus velhos livros Franceses tipo "Les rogneux de Saumur" e "Les poétes du dressage", mas não encontrei a tal foto!...
Hoje, não sei porquê, fez-se luz... Não posso jurar mas tenho a impressão de ter visto uma foto emoldurada na Messe de Oficiais do CMEFD - Mafra de um Militar a trabalhar montado um cavalo nos pilões... é averiguar!

Cumprimentos cavaleiros,

Virgilio Cervantes

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Pilões

#39 Mensagem por luis pedro » sexta abr 28, 2006 6:44 am

Olá,
Ainda não consegui obter fotos mas existem, gravuras, que ilustram o "Luz da liberal e nobre arte da cavalaria" de Manuel Carlos de Andrade. No entanto julgo valer apenas pela curiosidade por se tratar de um trabalho muito específico, em que se perde por completo a possíbilidade de preparar a concentração (reunião) necessária ao exercício e de repôr o movimento para diante evitando o acuamento.
Cumprimentos,
Luis Pedro

Responder

Voltar para “Ensino”