Considerações sobre o Ensino.

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Considerações sobre o Ensino.

#1 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 19, 2005 1:34 pm

Companheiros

Vou aqui expor as minhas considerações sobre algo que pela sua própria sensibilidade,vai ser controverso.
Mas essa é uma das funções deste Forum.
A controvérsia.
Nao pretendo mais nada do que isso.

As provas de Ensino,seguem um modelo que se mantém ao longo dos tempos,constante.

Acho que já deveriam ter sido alvo de alterações,que poderiam até estar na base de uma maior aderência tanto de concorrentes como de assistentes.

O classissismo não pode ser castrador do Evento.

Neste post refiro-me ao traje,em que deveriam de haver regulamentos Nacionais,que só valeriam cá,até ao nivel Internacional.Aí seriam os da Federação Internacional.

O traje podia ser um indicador do nível do conjunto,só estando completo em provas de nível Internacional.
Deste modo teríamos em provas Perliminares,um traje de "iniciados"que quanto a mim aliviaria a tensão que transparece no rosto de Cavaleiros que parece que estão a cumprir um promessa.

Quer queiram ou não,existe essa tensão que condiciona o espectáculo, intimida os não conhecedores do Evento,e afasta-os por se acharem "a mais".

À imagem do que acontece nas Artes Marciais,qualquer pessoa,ao ver a cor dos cintos dos intervenientes,mesmo sem perceber nada,tem uma idéia do nível do combate,e só por isso,sente-se dentro do ambiente.

As divisas sempre tiveram essa função,e o ser Humano que as criou,sempre soube tirar partido delas,incentivando vontade de progredir.

A Dressage não é o fim do Mundo,nem algo mítico,é apenas uma das modalidades.

Reduzindo-a ao seu real valor,não é mais do que isso.
É apenas um Cavalo,que depois de sujeito a um determinado ensino,cumpre o que está estabelecido como Prova de Ensino.

Não estou a banalizar,estou só a dizer para "aterrarem".

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Considerações

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo jun 19, 2005 9:04 pm

Companheiros

Depois de escrever o post anterior,lembrei-me do seguinte:

Tenho um Sobrinho que é Português e vive em S.Francisco USA.

Fui eu que lhe ensinei os princípios da Equitação quando ele ainda cá vivia.

Há três anos atráz,apareceu-me aqui de férias,com um diploma na mão que dizia que tinha concluído com bom aproveitamento,o nível preliminar da Dressage.

Comecei a fazer perguntas,e concluí que os Picadeiros periódicamente,e sempre que acham necessário,chamam um Equitador credênciado para o efeito,para analizar e testar os alunos que a Escola entende estarem á altura.
Consoante o resultado,passam um diploma com o respectivo aproveitamento.
Portanto a "Fedração de Dressage" nos EUA,sabe que o meu sobrinho tem aquele diploma.Diplomas a este nível,nos EUA,devem ser centenas de milhare,mas isso não interessa para o meu sobrinho,que já tem a maneira de pensar local.
Nem me atrevi a comentar que um nível tão baixo,tenha merecido um diploma com o respectivo registo,e ainda bem que me contive,porque depois de pensar,achei que era um comentário muito "portuguesinho".

Ligando com o post anterior,em que falei em "divisas",que neste caso são diplomas,o funcionamento é o mesmo,só que temos de ter a modéstia dos que querem aprender sempre mais,até mesmo com as críticas que lhe façam.

Tirem daqui as vossas conclusões.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Ensino

#3 Mensagem por João dee Deus » terça ago 02, 2005 10:00 pm

Companeiros


Continuando com os meus considerandos sobre o ensino,que outra intenção não têm do que alertar os forenses,para questões "novas".

Das provas de Ensino que tenho visto desde sempre,ressaltam questões que a serem dissecadas,levam-nos a dúvidas sobre a complementaridade de níveis de ensino entre o Cavalo e o seu Cavaleiro.

Veêm-se conjuntos em que se nota que o Cavalo "sabe" mais do que o Cavaleiro,e o contrário, que é o natural.
Especialmente porque as provas estão decoradas pelos Cavalos,o que advém das normas instituidas.

Deveria de haver um sistema como há nas Provas de Patinagem Artística,em que há exercícios obrigatórios,mas a ordem pelos quais são feitos,é livre.

Esta ordem daria origem a uma "coreografia",junto com a atitude anímica do Cavaleiro, poderia dar azo a uma nota Artística.

O sistema já estabelecido da classificação daria a nota Técnica.

Mais,...coeficientes de dificuldade devidamente estabelecidos,para os diversos exercícios.

Para incentivar os futuros debutantes na Modalidade,poderia haver uma avaliação prévia,do conjunto,no picadeiro onde trabalha todos os dias,feita por um elemento da Federação,e a pedido do Cavaleiro ou do Equitador.

Enfim...há muita coisa que poderia ser modificada em prol da implantação desta modalidade,fazendo-a sair da "redoma de vidro",em que se encontra.


O Público só aparece quando consegue perceber o suficiente para ter opiniões.

Isto são considerações solta que apenas valem o que valerem.

A primeira intenção é por a malta a pensar sobre isto.

saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Ensino

#4 Mensagem por luis pedro » segunda mar 20, 2006 7:13 am

João dee Deus Escreveu:Companeiros


Continuando com os meus considerandos sobre o ensino,que outra intenção não têm do que alertar os forenses,para questões "novas".

Das provas de Ensino que tenho visto desde sempre,ressaltam questões que a serem dissecadas,levam-nos a dúvidas sobre a complementaridade de níveis de ensino entre o Cavalo e o seu Cavaleiro.

Veêm-se conjuntos em que se nota que o Cavalo "sabe" mais do que o Cavaleiro,e o contrário, que é o natural.
Especialmente porque as provas estão decoradas pelos Cavalos,o que advém das normas instituidas.

Deveria de haver um sistema como há nas Provas de Patinagem Artística,em que há exercícios obrigatórios,mas a ordem pelos quais são feitos,é livre.

Esta ordem daria origem a uma "coreografia",junto com a atitude anímica do Cavaleiro, poderia dar azo a uma nota Artística.

O sistema já estabelecido da classificação daria a nota Técnica.

Mais,...coeficientes de dificuldade devidamente estabelecidos,para os diversos exercícios.

Para incentivar os futuros debutantes na Modalidade,poderia haver uma avaliação prévia,do conjunto,no picadeiro onde trabalha todos os dias,feita por um elemento da Federação,e a pedido do Cavaleiro ou do Equitador.

Enfim...há muita coisa que poderia ser modificada em prol da implantação desta modalidade,fazendo-a sair da "redoma de vidro",em que se encontra.


O Público só aparece quando consegue perceber o suficiente para ter opiniões.

Isto são considerações solta que apenas valem o que valerem.

A primeira intenção é por a malta a pensar sobre isto.

saudações
Olá,
Nas provas de ensino tambem existem, são designadas "Kür" ou simplesmente provas livres com musica, as figuras são obrigatórias (de acordo com o grau de dificuldade) mas o esquema e sequência bem como a música de acompanhamento, é escolhido pelo concurrente. :)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Considerações

#5 Mensagem por luis pedro » segunda mar 20, 2006 7:26 am

João dee Deus Escreveu:Companheiros

Depois de escrever o post anterior,lembrei-me do seguinte:

Tenho um Sobrinho que é Português e vive em S.Francisco USA.

Fui eu que lhe ensinei os princípios da Equitação quando ele ainda cá vivia.

Há três anos atráz,apareceu-me aqui de férias,com um diploma na mão que dizia que tinha concluído com bom aproveitamento,o nível preliminar da Dressage.

Comecei a fazer perguntas,e concluí que os Picadeiros periódicamente,e sempre que acham necessário,chamam um Equitador credênciado para o efeito,para analizar e testar os alunos que a Escola entende estarem á altura.
Consoante o resultado,passam um diploma com o respectivo aproveitamento.
Portanto a "Fedração de Dressage" nos EUA,sabe que o meu sobrinho tem aquele diploma.Diplomas a este nível,nos EUA,devem ser centenas de milhare,mas isso não interessa para o meu sobrinho,que já tem a maneira de pensar local.
Nem me atrevi a comentar que um nível tão baixo,tenha merecido um diploma com o respectivo registo,e ainda bem que me contive,porque depois de pensar,achei que era um comentário muito "portuguesinho".

Ligando com o post anterior,em que falei em "divisas",que neste caso são diplomas,o funcionamento é o mesmo,só que temos de ter a modéstia dos que querem aprender sempre mais,até mesmo com as críticas que lhe façam.

Tirem daqui as vossas conclusões.
Olá,
Cá temos os diplomas das selas que não sendo, parece-me, exactamente a mesma coisa tambem servem para atestar um determinado grau de conhecimentos certificados pela Federação Equestre Portuguesa

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

dressage

#6 Mensagem por João dee Deus » segunda mar 20, 2006 9:57 pm

Luis

A respeito do KUR já estamos esclarecidos,embora nunca tenha visto uma prova dessas anunciada aqui em Portugal que é o que nos interessa.
Gostava que te referisses às outras questões que levantei acerca da dressage.
Desde a "redoma de vidro" atá aos que as fazem andando "à borla" em cima dos Cavalos, o que também acontece nos saltos.

saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

links

#7 Mensagem por João dee Deus » segunda mar 20, 2006 10:18 pm

Luis Pedro

Agora com a tua colaboração no forum,e pela maneira como encaminhas as questões,lembrei-me de que em cada tópico poderia haver uma secção de links que encaminhariam as pessoas para os respectivos locais de melhor exclarecimento.

Por exemplo esses links de selas que citastes--na Escola de equitação virtual,os de ensino no topico respectivo,etc.

Que achas.?

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: dressage

#8 Mensagem por luis pedro » terça mar 21, 2006 3:11 am

João dee Deus Escreveu:Luis

A respeito do KUR já estamos esclarecidos,embora nunca tenha visto uma prova dessas anunciada aqui em Portugal que é o que nos interessa.
Gostava que te referisses às outras questões que levantei acerca da dressage.
Desde a "redoma de vidro" atá aos que as fazem andando "à borla" em cima dos Cavalos, o que também acontece nos saltos.

saudações Marialvas.
Olá João
Ainda sobre as Kür vão realizar-se, este ano, no 2º dia (11 de Junho) da IV Taça de Portugal em Reguengos de Monçaraz, durante o Concurso Internacional de Dressage três estrelas na SHP em Lisboa de 22 a 25 de Junho, no 2º dia (2Julho) da Final das Taças em Ponte de Lima e no Campeonato de Portugal de Ensino (13 a 15 de Outubro) na SHP em Lisboa. É provávelmente que se realizem também nos concursos nacionais a partir de Maio.

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: Considerações sobre o Ensino.

#9 Mensagem por luis pedro » terça mar 21, 2006 3:44 am

João dee Deus Escreveu:Companheiros

Vou aqui expor as minhas considerações sobre algo que pela sua própria sensibilidade,vai ser controverso.
Mas essa é uma das funções deste Forum.
A controvérsia.
Nao pretendo mais nada do que isso.

As provas de Ensino,seguem um modelo que se mantém ao longo dos tempos,constante.

Acho que já deveriam ter sido alvo de alterações,que poderiam até estar na base de uma maior aderência tanto de concorrentes como de assistentes.

O classissismo não pode ser castrador do Evento.

Neste post refiro-me ao traje,em que deveriam de haver regulamentos Nacionais,que só valeriam cá,até ao nivel Internacional.Aí seriam os da Federação Internacional.

O traje podia ser um indicador do nível do conjunto,só estando completo em provas de nível Internacional.
Deste modo teríamos em provas Perliminares,um traje de "iniciados"que quanto a mim aliviaria a tensão que transparece no rosto de Cavaleiros que parece que estão a cumprir um promessa.

Quer queiram ou não,existe essa tensão que condiciona o espectáculo, intimida os não conhecedores do Evento,e afasta-os por se acharem "a mais".

À imagem do que acontece nas Artes Marciais,qualquer pessoa,ao ver a cor dos cintos dos intervenientes,mesmo sem perceber nada,tem uma idéia do nível do combate,e só por isso,sente-se dentro do ambiente.

As divisas sempre tiveram essa função,e o ser Humano que as criou,sempre soube tirar partido delas,incentivando vontade de progredir.

A Dressage não é o fim do Mundo,nem algo mítico,é apenas uma das modalidades.

Reduzindo-a ao seu real valor,não é mais do que isso.
É apenas um Cavalo,que depois de sujeito a um determinado ensino,cumpre o que está estabelecido como Prova de Ensino.

Não estou a banalizar,estou só a dizer para "aterrarem".

Saudações
OLá João
Concordo que há alguma rigidez no traje usado, porque regulamentado, nas provas de ensino muito embora a casaca de abas e o chapéu alto só sejam obrigatórios para as provas de nível internacional. Nas provas Preliminares e Elementares usa-se a casaca curta escura ou preta e é permitido o toque de caça, mesmo assim poderá dizer-se que existe alguma rigidez no entanto, pessoalmente, considero o ensino uma forma de expressão artistica que se pertende bela e esta será uma forma de evitar estéticas mais ousadas.... como por exemplo aquelas a que assistimos anualmente na "manga" da Golegã.
Estou inteiramente de acordo quando afirma que a dressage não é o fim do mundo, o problema da tensão com que a maioria das pessoas se apresenta em prova talvez não tenha tanto a haver com o traje mas com o facto de saber que estão 3 ou 5 juízes a avaliar o todo seu trabalho vendo apenas uma pequenina amostra de meia duzia de minutos.
cumprimentos

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

d

#10 Mensagem por João dee Deus » terça mar 21, 2006 4:43 am

Luis

Parecendo-me que estás muito dentro do assunto,alegra-me saber que eu não estou muito fora,pelo menos a julgar pelas concordâncias demonstradas.

Gosto bastante do Ensino e gostava que mais gente o praticasse,mas tenho a idéia, de que não se encara a modalidade como outra qualquer.
Não a considero muito difícil até certo nível,e desmistificá-la é o mote.
Já aqui disse que aos miudos que ensino a montar,fazem reprises desenhadas por mim ainda antes de aprenderem a galopar.
Não quero com isto desvalorizar as reprises mas fazer ver que elas se podem e devem fazer desde o início tornando-as normais para os novos cavaleiros.Depois é uma questão de continuidade aumentando a dificuldade.
Depois destas reprises,nunca mais preciso de lhes dizer para fazerem os cantos, porque eles só entendem andar no picadeiro dessa maneira,fazendo-os.Conhecem o picadeiro pelas letras e o rigor de esecução é "controlado" uns pelos outros.Tão simples quanto isto.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#11 Mensagem por Joana Abreu » domingo abr 02, 2006 1:40 am

Neste tópico, concordo com o Luís Pedro.

Provas livres já existem... por isso basta organizar mais.

Os Sr.João de Deus, se quiser pode organizar uma Kur no seu centro hipico, e pedir à FEP que divulgue o evento.

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#12 Mensagem por Joana Abreu » domingo abr 02, 2006 1:43 am

Sobre o Traje...

Não me parece que outro Traje tire pressão.

Um traje a rigor, traz uma postura de rigor.

No exemplo da Patinagem artistica (que já foi dado), as "crianças" em todas as competições usam trajes especiais, e "carradas" de maquilhagem, e não deixam de particar!!! Aliás, penso que até incentiva!!

Qualquer dia, fazem-se provas de "t-shirt" (claro que estou a exagerar), mas não me parece que aliviar as regras traga algo de bom neste caso.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

trage

#13 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 02, 2006 5:02 am

Quando falo no trage e em outras coisas, a minha intenção é descobrir porque as pessoas manifestam uma dificuldade de aproximação ao próprio evento quanto mais à modalidade.
Como já disse é preciso saber algo para apreciar e sabendo "ler" o trage já é um começo.
Um trage pode ser de rigor sem ser "pesado" e quase fúnebre que em conjunto com um semblante a condizer......
É essa a minha observação.Mas gosto muito da Dressage em si.

Joana

Eu não tenho nenhum centro hipico,nem penso transformar as minhas instalações nesse sentido.
Ainda hoje de manhã estiveram lá uns amigos de vãrias idades a montar e a ouvir o que eu tinha para lhes dizer acerca da maneira mais correta de montar.
Estiveram a fazer as tais reprises que eu desenho,numa de boa disposição e até algumas gargalhadas.
Não quero perder este ambiente.
Mas também não posso oferecer esta possibilidade.

Nunca vi uma KUR e estou com uma certa curiosidade,mas só se aparecer alguma no meu caminho.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#14 Mensagem por Joana Abreu » domingo abr 02, 2006 6:10 am

Veja uma Kur... vai gostar de certeza.

Sobre organizar um concurso de ensino... só necessita de um descampado com piso natural bom.

Aliás em Inglaterra e noutros países, muitas provas são realizadas fora de centros hipicos

Exemplos: Jardins públicos, quintas emprestadas... etc...


Só depende de vontade e iniciativa

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

provas

#15 Mensagem por João dee Deus » domingo abr 02, 2006 6:24 am

Desconhecia mas concordo interiamente.

Foi numa prova de tiro com arco que vi na Alameda Afonso Henriques em Lisboa que me interessei pela modalidade e acabei fazendo parte da equipa Nacional da modalidade em vários campeonatos da Europa e um do Mundo.E já tinha 45 anos.

Poderia ser que vendo uma prova de Dressage no mesmo sítio,outros se interesaassem.

Saudações Mrialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”