Spartacus

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
João Pedro de Almeida
Sela 01
Mensagens: 38
Registado: segunda jan 26, 2004 9:21 am
Localização: Azinhaga do Ribatejo / Golegã / Santarém

Spartacus

#1 Mensagem por João Pedro de Almeida » quarta mar 03, 2004 4:30 pm

O que acham da entrada da suposta dupla de luxo - Jeannete Jenny/Spartacus na senda do Ensino este ano?
Acham que o Spartacus é realmente um "Super Spartacus"? Ou não passa de especulação e demasiadas esperanças num conjunto ainda sem palmarés...?
Acham ainda que o Luís Pidwell vai conseguir resistir às propostas tentadoras que vêm de fora para aquisição do Spartacus?

Posto isto e qualquer que seja o rumo que isto vai tomar (não sou nenhum "Velho do Restelo"), desejo as melhores felicidades e sucesso à Jeanette Jenny, ao Spartacus e ao seu criador/proprietário, Luís Pidwell, que tanto tem contribuído para o reconhecimento por mérito do nosso Lusitano cá dentro e lá fora. Bem haja.

Digam de vossa justiça... :wink:
João Pedro de Almeida

Hugo
Iniciado
Mensagens: 13
Registado: quarta fev 04, 2004 10:03 pm

#2 Mensagem por Hugo » sexta mar 05, 2004 12:00 pm

Não sendo um entedido na matéria, devo dizer que estou curioso em ver o desempenho deste conjunto (Jeannete Jenny/Spartacus), especialmente porque acho o Spartacus um cavalo admirável.
Não podendo especular sobre o seu futuro deixo aqui uma noticia que me pareceu interessante, pelo facto de anunciar a estreia internacional deste mesmo cavalo no importante “Circuito Hípico del Sol”, não anunciando quem o irá montar... Estranho não?
Mais estranho ainda é que pelo que é dado a entender o Spartacus não faz parte da representação portuguesa da Associação Puro Sangue Lusitano.

_Luzitana_
Mensagens: 1
Registado: terça fev 10, 2004 10:22 pm
Localização: Portugal....sem duvida

Spartacus

#3 Mensagem por _Luzitana_ » terça mar 09, 2004 1:25 am

Começo por afirmar que o conjunto (Jeannete Jenny/Spartacus), está mesmo no “Circuito Hípico del Sol”, a demonstrar a grande capacidade da cavaleira e a nobreza desta raça.
Encontram-se também, outros cavaleiros, bastante bons, em provas de ensino naquele concurso, nomeadamente, Miguel Ralão, Miguel Mota, Luciana Inácio, etc, etc, etc. Aconselho a todos que visitem Jerez durante este periodo, pois poderão ver ainda os melhores cavalos e cavaleiros a nivel internacional, noutras modalidades equestres.

Hélder ferreira
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 30, 2004 6:26 pm

Re: Spartacus

#4 Mensagem por Hélder ferreira » quarta jul 07, 2004 10:55 am

Boas pelo o que se tem visto na evolução do cavalo a nivel de ensino,ele tem grandes hipoteses de ser um cavalo e de ser "embaixador" de Portugal por esse mundo fora.
quanto as propostas ao proprietario na minha opinião não vendia, pois seria mau para o mundos dos cavalos no país, hoje ja somos grandes mas poderiamos ser ainda maiores se não tivessemos vendido, outors grandes cavaols que se fazem em portugal.
na minha opinião penso que tamos a ser os "escravos" porque? porque matamo-nos a fazer bons cavalos para depois vire uma pessoa de fora e levar o melhor que nos temos, e são eles que ficam com oe louros todos e não nós.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Spartacus

#5 Mensagem por João dee Deus » domingo mai 08, 2005 9:28 pm

Companheiros

No Sábado fui ao "Jokey".

Já lá não ia hà dez anos. Está tudo pior,mais sujo,desarrumado,as coisas andam em cima umas das outras,veículos "em cima" das boxes,passagens estreitas piores que no Bairro Alto,um caos.

Os responsáveis pela autorização da ocupação dos espaços pelas boxes,devem olhar para a sua "Obra".

Não houve qualquer planeamento "Urbanístico",foi um salve-se quem puder. E alguns puderam.

Tive muita pena do que vi. E é com tristeza que vos digo isto.

Estou-me,como sempre estive "borrifando" para o que os Estrangeiros dizem,quando cá vêm visitar-nos,mas fazer provas Internacionais,chamá-los cá,e mostrar-lhes isto . . . .Tenham dó.

Há "nucleos" que parecem acampamentos de ciganos,com Cavalos e tudo.


Agora vamos ao que me levou lá.

Pura e simplesmente o Spartacus.

Já´não tenho a agilidade de outros tempos e não consegui chegar perto.

Posso só dizer o que pude ver como espectador.

Adorei a atitude da Cavaleira.Pelo sorriso que demonstrou,pareceu-me ser a unico concorrente que não estava ali a "cumprir uma promessa".

Esteve a "curtir",como agora se diz,sem perder a responsabilidade inerente à situação.

Não é preciso fazer cara de poucos amigos,e de que todo o mundo lhe deve dinheiro, para se dar a impressão cá para fora de responsabilização.

Esta atitude garante que ela tem muito mais para dar,até chegar ao ponto de deixar de curtir.

Fiquei tão admirado com isto que nem vi como montava.Fica para a próxima.

Agora o Cavalo.

Estas coisas,gosto mais de vê-las nos Bastidores,mas como já disse não consegui chegar perto.

Pareceu-me um Cavalo muito "puxado" para a idade.
Com muitas horas de Picadeiro.
Se o visse noutras circunstâncias,(e eu sou barra nisto) dava-lhe 10 Anos de idade.
A qualidade do trabalho que o conjunto fêz nesta prova é indiscutível.

Agora . Aqueles tendões,como os de todos os Cavalos, têm lá um conta-kilometros.

Especialmente as mãos.Pareceram-me,cá de longe,um pouco abertas.

Mas quem sou eu para dizer isto se nem sequer tenho um curso qualquer de Equitação ? Nem posto no Exército ? Nem pergaminhos ?

É por isso que posso dar palpites à vontade,sem qualquer responsabilização.


O Spartacus,neste momento,é um óptimo exemplar da nossa Raça no Ensino,vamos ver o Futuro.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Diogo Alvarez
Iniciado
Mensagens: 11
Registado: quarta jul 27, 2005 10:26 am
Localização: Sintra

#6 Mensagem por Diogo Alvarez » quarta jul 27, 2005 11:04 am

Meus caros,
Eu desconfio de cavalos que atingem determinados níveis muito novos. Também dava cerca de 10 anos ao Spartacus.
No entanto acho que é uma dupla com futuro, poderá é não ser um futuro muito longo... gosto de os ver e também concordo que nos transmitem uma certa simpatia (e isso é importante).

Quanto às instalações do Jockey nem vale a pena falar...no outro dia fui lá almoçar com um cliente e quando voltavamos reparei que ele tinha estacionado em frente a uma box...literalmente à frente, ou seja, a porta da box não abria...ninguém lhe disse nada...inacreditável!

cumprimentos,
Diogo Alvarez

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Spartacus

#7 Mensagem por João dee Deus » quarta jul 27, 2005 11:42 am

Diogo

É exatamente isso que eu penso.

O piaffe em cima de articulações com cinco anos,porque tem de se começar antes,tem uma factura a pagar.
O peso do Cavalo,mais o do Cavaleiro,e a inércia do movimento descendente,em cima de,principalmente um joêlho,é muito violento.

Claro que o futuro pode estar comprometido

Faz-me lembrar aqueles poldros que são apresentados,(e que para quem perceba disto),já se nota musculação de trabalho de guia e de rédea fixa nos pescoços.

Também já aqui falei do Critério dos 4 Anos nos Saltos,e que não fica por aí,porque os Cavaleiros ficam "deslumbrados" com os resultadosos o que faz com que os Cavalos cheguem "estourados" á idade dos Grandes Prémios.

Claro que isto não é uma generalidade

Os grandes Cavaleiros de Saltos Mundiais,aparecem com Cavalos de 15 anos e mais ao mais alto nível.Claro que estes Cavalos foram poupados,justamente á espera da maior punjança fisico/experiecial.


Fico satisfeito com um comentário paralelo ao meu.
Se queremos,e só para os que querem,temos de falar claro.

Saudações
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

paulo santos
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mai 10, 2006 8:21 pm
Localização: portugal

caros amigos

#8 Mensagem por paulo santos » quarta mai 10, 2006 9:30 pm

falando da cavaleira diria que exelente e com um beneficio de ser muito leve!
em relacao ao cavalo para mim e belicimo e com provas dadas.
em relacao ao futuro so deus o sabe ele pode acabar a carreira nao pelo esforco mas sim por um acidente espero que nao !
e deste tipo de cavalos que precisamos para melhorar a raca lusitana , ritmo ,cadencia ,actividade e vontade e o mais importante com provas dadas, nao e ser garanhao so porque e bonito!
sem mais de momento os meus comprimentos
enquanto nao classificarem garanhoes pelas provas dadas de funcionamento nunca iram a lado nenhum

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#9 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 10, 2006 10:17 pm

Paulo

Bem vindo ao forum.

Concordo,mas as transmissões genéticas levam muitas gerações a fazerem-se sentir,de qualquer modo o caminho é esse,ensinar a quem tem mais propensões genéticas,e esperar que estas qualidades fiquem gavadas lá,para depois serem transmitidas.

No meu entender,a aprendizagem do Cavalo deve ser mais intensa só até aos 6 anos,porque a partir daí deve haver um período de "descanço"no ritmo à espera da fortificação natural dos tendões e psiquica,que a idade e experiencia lhe dá.
Aos 9/10 anos temos então o Cavalo no seu melhor para competir a sério.

Mas isso é simplesmente a minha idéia.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”