Selins de Ensino

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Selins de Ensino

#1 Mensagem por Rita F » sexta nov 18, 2005 8:30 am

Olá,

Penso que faz sentido abrir um tópico sobre este componente do material que é usado diáriamente e que tanto pode influenciar a posição de um cavaleiro enquanto monta.

Já para não falar do conforto do cavaleiro e do próprio animal.

Admito que abro este tópico mais numa intenção de esclarecer as minhas dúvidas, mas espero que esta possam ajudar outras pessoas.

Ando à procura (quase desenfreada) de um bom arreio que manifeste um bom binómio qualidade/ preço. Deparei-me com duas marcas que não me parecem más: a muito conhecida Zaldi (nomeadamente o new Kent ou o super kent) e outra, que fiquei a conhecer este ano na Golegã, a Marjoman (modelo Vienna).

Gostaria de ter a opinião de pessoas em relação a estes arreios, principalmente o último que referi. Já montei em arreios Zaldi, mas achei que o Marjoman com o seu assento mais profundo, oferece uma maior estabilidade. Mas sentar-me num cavalete nada tem a haver com usá-lo para montar.

ada sei além do que o vendedor me disse sobre esta marca. E vendedor, por muito honesto que seja, quer vender e não apontou "defeitos". Procuro então uma opinião impessoal. É um grande investimento, e no passado já fiz escolhas erradas que não quero voltar a repetir por ser precipitada ou "ignorante" :roll:

Obrigada,
Rita :D

ANA.
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 52
Registado: segunda nov 14, 2005 10:22 pm

#2 Mensagem por ANA. » sexta nov 18, 2005 10:27 pm

Olá a todos.
Venho reforçar o pedido da Rita.
Sou uma principiante. Comprei um selim de uma marca espanhola que nem me lembro o nome. Sei que gastei mais de cem contos naquela brincadeira e sempre que montava ficava com os pés dormentes ao fim de algum tempo. :evil:
Entretanto mudei de picadeiro e o novo professor quando olhou para aquilo torceu o nariz, e disse com um ar muito cândido que não valia a pena andar a carregar o selim.. podia usar os dele. São os New Kent da Zaldi. Gosto bastante. Ainda não comprei nenhum, mas gostava de ouvir outras opiniões.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela

#3 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 19, 2005 7:43 am

A respeito de selas,nada como experimentar,massss.

A posição a Cavalo varia com a aprendizagem até ficar no "definitivo".

Só nessa altura é rasoável investir na compra de um sela especialmente de ensino.

Não há anatómicamente duas pessoas iguais.Na gíria não há dois rabos iguais.E então nas mulheres é fatal.

Os desenhadores de selas esforçam-se por arranjar um "compromisso",que sirva a um maior numero de pesoas.

Nunca consegui saber as medidas principais para que se faça uma por medida.Mas seria no ideal.Isto para o Ensino.

Para as outras modalidades a tolerância é muito maior.

Saudações Marialvas.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela

#4 Mensagem por João dee Deus » sábado nov 19, 2005 12:28 pm

Depois de escrever lembrei-me de puxar a braza á minha/nossa sardinha.

Não conheço os regulamentos da Dressage a este promonor,mas uma Relvas não servia.?

Já as vi com o vaso fundo suficiente.E é a nossa sela.E de encomenda seria possivel.

Felizmente na Golegã cada vez se veem mais e ainda bem.O pessoal vai lá precisa é de tempo.

Temos de marcar a diferença,e para isso náo precisamos de inventar.

Há pano para mangas,e ainda muito por descobrir nas nossas tradições com os Cavalos.

Nos fatos é que há ainda muita confusão com estes aqui do lado.

E agora apreceu no terreiro * alguém que ainda a quer aumentar mais.
*(Paço).

saudações Marialvas,que teria ido a Èvora mesmo sem ser convidado.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

#5 Mensagem por Rita F » domingo nov 20, 2005 8:21 am

Olá,

ANA, ajudava-me muito se me pudesses dizer a marca do teu arreio. É que a Marjoman é de facto espanhola. Tem poucos representantes em Portugal. Penso que só a Só Couro e uma ou duas outras lojas a comercializam.

João, estou a ver que não lhe escapa uma. :) De facto tem razão: a noção de um bom arreio muda muito de pessoa para pessoa, e até de cavalo para cavalo (pois a linha do garrote e dorso alteram a posição do arreio em si, e logo, o comforto do cavaleiro num mesmo arreio). Os relvas que conheço (a nível de modelo) são da Zaldi, e para quem não está informado, têm o mesmo assento que o New Kent.

No que diz respeito aos arreios por encomenda (sejam eles relva ou outros)... seria ouro sobre azul. O meu orçamento é que restringe um pouco as opções. E de facto, para trabalho em picadeiro, rendo-me aos arreios de ensino pelo conforto e posição que permitem. Posição essa que eu bem precisava de corrigir. :oops:

Quanto aos restantes visitantes do tópico, venham daí essas opiniões! ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

sela

#6 Mensagem por João dee Deus » domingo nov 20, 2005 1:25 pm

Rita

A Sócouro,faz arreios Relvas por medida,e se não,tem-nos com diferentes medidas de garrote, e um vaso bastante bom.
Na Golegã pediram-me 200 €,mas indo lá as coisas podem ser diferentes.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Avatar do Utilizador
Dr.Elina
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 183
Registado: segunda jul 19, 2004 5:54 pm
Localização: Penafiel
Contacto:

#7 Mensagem por Dr.Elina » domingo nov 20, 2005 6:01 pm

Também Horsefire faz selins por medida.

O relvas não é permitido nas provas de dressage, acho eu.

200€ pela sela não é nada mau :)

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#8 Mensagem por AnaE » terça nov 22, 2005 9:46 am

Bom dia a todos!

Já tive o selim à relvas da Zaldi... o Lusitanus e agora tenho o New Kent... a principal diferença entre eles é estética, e o peso, pois o NK é um ou dois quilos mais leve. São selins muito confortáveis, e bem feitos, acho que comparativamente ás marcas europeias, são uma boa opção em termos de qualidade preço. É pena que tenham o arção em madeira, pois os novos arções em resina (como já tem o super kent) são muito mais leves e podem ser trabalhados para se adaptarem melhor ao cavalo.

Apesar de ter um New kent, penso que o facto de a abas (onde encosta o joelho) serem muito salientes, acaba por limitar um pouco os movimentos da perna. Pode ser bom para ajudar os principiantes a terem uma boa posição em sela... mas progressivamente torna-se um constragimento.

Montei igualmente uma sela de outra marca espanhola, Lexhis, o preço é efectivamente muito bom.... (metade da Zaldi) e a sela de ensino é muito confortável, permite uma boa posição e não tem as abas tão salientes. Os materiais têm um acabamento menos requintado, mas é uma sela resistente e com boa aparência.

é tudo

saudações equestres

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Sela #

#9 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 11:55 am

A sócouros já aplica o vaso em resina nas selas relvas,o que como a Ana diz ,as torna mais leves.

Já mandei um mail à FPD,a perguntar acerca dos selins permitidos em provas de Dressaage,mas ainda não tiveram tempo de me responder.

Quando "for grande" ainda vou ter um Relvas. :( 8)

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

#10 Mensagem por Rita F » terça nov 22, 2005 12:33 pm

AnaE Escreveu:Montei igualmente uma sela de outra marca espanhola, Lexhis, o preço é efectivamente muito bom.... (metade da Zaldi) e a sela de ensino é muito confortável, permite uma boa posição e não tem as abas tão salientes. Os materiais têm um acabamento menos requintado, mas é uma sela resistente e com boa aparência.
Olá Ana,

A Zaldi já mudou o "esqueleto" dos selins para espuma/ fibra desde há uns meses. Penso que agora tanto o New Kent como o Super Kent são do novo material. A diferença entre os dois arreios reside no facto do superkent só ter uma aba de pele a separar a perna do cavaleiro da barriga do cavalo, aumentanto por isso o contacto e a possível eficiência das ajudas.

Concordo que as abas à frente podem restringir um pouco a perna. Mas não tornam impossível levar a perna perto da cilha para actuar. O que pode ser muito incómodo é ter almofadas atrás, como o meu antigo Zaldi grand prix. Acho que isso é de evitar em selins de ensino.

Conheço o Lexhis, já montei num mas não gostei muito. É relativamente recente no mercado e bastante económico. Estive para comprar um, mas como referi, não me senti muito bem a montar quando experimentei (mas isso é a minha opinião, e isto de selins tem muito que se lhe diga).

Estou a ver é que por aqui não conhecem a marca Marjoman. Eu acho que eles também produzem os selins Kiefer (na mesma fábrica). Pelo menos reti esse ideia quando visitei o site, mas gostava de saber por outros o que acham do arreio. O vaso é de madeira e tem a mesma garantia da Zaldi (5 anos). Os acabamentos estão excelentes, mas por muito que os olhos "comam", não quero apanhar uma posterior "indigestão". Tenho medo de esvaziar o meu pequeno mealheiro num mau investimento.

João, assim que souber novidades, sou toda ouvidos... ou neste caso, olhos. ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Sela #

#11 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 12:49 pm

Rita

Suspeito que a resposta da APD,se houver,vai ser negativa,mas tinha muito orgulho,como Marialva, se assistisse a uma prova de Dressage internaciuonal e ver o nosso selim Relvas.

Gostava era de saber,e já há muito tempo,como se calcula o tamanho ideal de sela para cada cavaleiro.

Quando pratiquei,ciclismo,tiro com arco e de espingarda,e hóquei em patins,sabia as medidas ideais para calcular o tamanho adequado dos respectivos meios,mas aqui na equitação,é ainda um tabú.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

Re: Sela #

#12 Mensagem por Rita F » terça nov 22, 2005 12:57 pm

João dee Deus Escreveu: Quando pratiquei,ciclismo,tiro com arco e de espingarda,e hóquei em patins,sabia as medidas ideais para calcular o tamanho adequado dos respectivos meios,mas aqui na equitação,é ainda um tabú.
De facto, tem toda a razão.

Já montei em selins New Kent 17'5 e em 16'5 e a diferença é abismal!
No entanto, penso que o tamanho tem a haver com o vaso do arreio, para além de com o corpo de cada um. Por exemplo, o selim Marjoman em que me sentei era tamanho 18 e pareceu-me dar tanto encaixe como o 16'5 no New Kent. Senti-me confortável, mas o Sr. disse-me que o 17'5 seria a medida para mim (aliás, primeiro referiu tamanho 17 e depois 17'5).

Só para dizer que para arreios diferentes podemos ter tamanhos diferentes, o que não ajuda nada! :p

Mas se puder, passo pelo correiro da minha zona e pergunto. :)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Sela #

#13 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 1:09 pm

Essas medidas de 17.5, e 18,são as medidas generalizadas.

Para quem não saiba,e eu aproveito todas,essa medida faz-se vendo a sela em "silhueta",portanto de lado,e medindo a disância entre os pontos mais altos da sela.

Também cheguei á conclusão,que para a minha maneira de montar,o selim de ensino é o mais confortável para usar aqui no campo,por longos períodos a Cavalo.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Sela 4

#14 Mensagem por João dee Deus » terça nov 22, 2005 1:35 pm

Claro,ou nem por isso, que essa medida ainda é feita em polegadas :evil:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rita F
Iniciado
Mensagens: 20
Registado: domingo nov 13, 2005 2:07 pm

#15 Mensagem por Rita F » terça nov 22, 2005 3:23 pm

Bem João, se ajudar, 1 polegada equivale a 2,64 cm. Portanto, meia polegada serão 1,32 centímetros... o que parece muito muito pequena diferença de tamanho para a diferença no conforto. E daí talvez não, se tivermos em conta que 1 cm numas calças é a diferença entre servir e não servir.

Mas, se realmente é a medida:
16.5''= 43.56 cm
17'' = 44.88 cm
17.5''= 46.2 cm
18'' = 47.52 cm

No que isto ajuda, eu não sei... mas acabei de sair de uma aula de análise matemática :lol:

Responder

Voltar para “Ensino”