"Spartacus" Vs " Queixosa"

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#16 Mensagem por luis pedro » quarta jun 07, 2006 8:09 am

Joana Abreu Escreveu:Na minha opinião (dum ponto de vista de nível competitivo internacional) ambos estão abaixo da média, nada mais do que isso...


(já sei que os luso patriotas se vão passar com a minha opinião)
Olá Joana,
Claro que estão, começaram agora, lá fora na Europa começaram há mais de 50 anos. Até me parece que tem feito mais do que se esperava.
Não parece bonito esquecer a Oxalis, o Galopin e o Landim que já fazem grande prémio(lá fora) e até vão á pista (São montados respectivamente pelo Miguel Ralão, Daniel Pinto e André Parada - lá se vai a teoria João dee Deus).
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#17 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 07, 2006 8:19 am

Luis

Se a minha teoria é acerca dos juizes não terem tempo de ver os movimentos,pode concluir-se que esses exemplos de cavalos que citou já foram benficiados por juizes mais competentes,que também os há.

Acho que para se ser juiz de Dreesage,deveria ter de se passar pelo oftalmologista par se saber quantas imagens por segundo o candidato pode ver,o que seria decisivo.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#18 Mensagem por José Mateus Pinto » quarta jun 07, 2006 8:21 am

Daquilo que me recordo da Queixosa e do Spartacus quando tive oportunidade de os ver nos Festivais Internacionais do Cavalo Lusitano, era o facto de se destacarem claramente dos demais, em termos de andamentos. A Suplesse e a elastecidade, bem como a amplitude, colocam ambos os animais num patamar acima. Ainda por cima estão dentro dos padrões da raça. Parece-me que este é o futuro da raça. Animais que respeitam a morfologia, mas em que a base de selecção dos criadores é os andamentos exibidos. Não vale a pena continuar a criar cavalinhos de feira para inglês ver, é fundamental acompanhar a evolução das raças exteriores. Parece-me que dentro de 5 anos Potugal pode vir a lutar taco a taco com a Alemanha, Holanda e Espanha. Tenham oportunidade de ver o Festival do Cavalo Lusitano em Cascais, entre 14 e 18 de Junho, e seguramente irão reparar na extraordinária evolução da raça. Sociedade das Silveiras, Thomas Kleba, Monte Velho, João Pedro Rodrigues, António Simões, são na minha opinião os grandes criadores da actualidade, que se viraram para o ensino, pois entenderam que é lá que está o futuro da raça. Os Brasileiros andam loucos com os Lusitanos, os espanhois começam a ficar nervosos, os alemães estam de boca aberta com o despoletar deste cavalo que promete muitas alegrias no futuro.

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#19 Mensagem por José Mateus Pinto » quarta jun 07, 2006 5:49 pm

Já agora, por alguma razão Kyra Kyrklund, uma das mehores cavaleiras de ensino do mundo, faz questão de divulgar que o cavalo lusitano pode vir a ser um cavalo de topo na dressage. Não sei se sabem mas esta cavaleira tem cachês elevadíssimos e vem cá por uma tuta e meio dar estágios, pois está realmente empenhada e acreditada no sucesso desta geração de cavaleiros portugueses e de cavalos que cada vez são melhores. Também Boby Bobadilla, chefe da equipa olímpica espanhola de dressage, esteva à pouco tempo em Portugal e considera que o cavalo lusitano têm potencialidades extraordinárias, e partilha que em comparação com o cavalo andaluz, o nosso é bem mais funcional. Não é por acaso que dois cavaleiros olímpicos espanhois montam cavalos lusitanos.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#20 Mensagem por João dee Deus » quarta jun 07, 2006 7:46 pm

Enquanto esses cavleiros de nomeada disserem acerca do Lusitano coisas óbvias,é para mim tão importante como outro dizer qualquer, de qaulquer leigo.
Que o Lusitano é mais funcional que o Andaluz nem me cai bem ouvir dizer de um internacionalmente entendido.
Fico logo a pensar que ele não tem mais nada para dizer acerca do Lusitano,o que é óbvio que há.

Acerca dos cachês........se for como cá.....enfim.

No Alentejo costuma-se dizer:Só sabe o preço da Mula quem a vendeu e quem a comprou. :lol: :lol:

saudações Lusitanas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#21 Mensagem por luis pedro » quinta jun 08, 2006 6:27 am

Olá,
É realmente significativo que uma cavaleira/treinadora da craveira da Kyra Kyrklund tenha acedido a treinar uma equipa portuguêsa montando alguns cavalos lusitanos (porque não são todos). Para além da questão do preço, em que o amigo João dee Deus tem obviamente razão, não devemos esquecer que existem pessoas a quem se deve todo o trabalho de relações públicas que está a conseguir "virar" um pouco a atenção para nós.
Cumprimentos,
Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Lusitanos

#22 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 08, 2006 7:09 am

O Lusitano poderá ser um diamante em bruto,e quem chegar primeiro ao rio (filão)fica com direitos na concessão. :wink:

saudações Maerialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

#23 Mensagem por cervantes » quinta jun 08, 2006 7:10 am

E neste ponto o Luis Pedro tem toda a razão. Se em determinadas Feiras existissem mais "Provas de Dressage" mais mostras da "EPAE" e até outras de funcionalidades mais "polivalentes" desta nossa "raça"...
... Mas claro que isto implicaria menos Pica-pica e cerveja...

... ou seja, mais "marketing", mais relações publicas...

... com toda a certeza que até em Portugal o valor do LUSITANO era reconhecido! :lol:

Cts Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#24 Mensagem por CH » quinta jun 08, 2006 7:50 am

Joano pesso desculpa mas a sua opiniao é totalmente ilogica e sem nexo, lembro-me da nossa discussao aaqui no forum acerca da aptidao do Lusitano para o ensino e lembro-me da sua opiniao por isso nem volto a comentar esta sua opiniao pois nao vou tar a bater em seguinhos...

mas meto as mão no fogo e digo-lhe que para nivel de GRANDE PREMIO a raça mais apta e a melhor é sem sombra para duvida a da P Iberica, os cavalos que estao na base da arte equestre sao os cavalos da PIberica, tal como diz na FEI, Artigo 419 Objectivo dos Concursos de Dressage Internacionais
“A FEI instituiu o Concurso de Dressage Internacional em 1929 com vista à preservação da Arte Equestre e à sua protecção contra os abusos a que possa ser sujeita, garantindo a sua transmissão às gerações vindouras de forma intacta e pura.”
Os puxadores de corroças que vivem para la dos Pirineus comecaram a ter uso com o Bausherismo pois para montar aquilo era perciso partir todo aos bocadinhos...... como e logico passado uma boa carrada de anos houve uma evolução,mas esta historia do ensino de competiçao esta adaptada essas "maquinas" nordicas, mas isto graças aos nuestros hermanos esta a mudar nestes ultimos anos muitos lobies no seio da FEI foram furados dai que eu veja a longo prazo a expanção do cavalo Lusitano

A Unica raça "jeitosa" é a Lusitana

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#25 Mensagem por Joana Abreu » quinta jun 08, 2006 7:50 am

Esperar que a raça Lusitana possa competir em Dressage de igual para igual com os cavalos alemães...

... é como esperar por D.Sebastião.


Mas claro, poderão sempre aparecer cavalos excepção... como aconteceu com o Novilheiro em Obstáculos... mas são isso mesmo... excepções que fogem à regra.

Pelo menos é esta a minha opinião.

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#26 Mensagem por CH » quinta jun 08, 2006 7:57 am

Joana, na milha vida a unica vez que numa prova da FEI vi darem nota 10!! numa pirueta foi exactamente ao Invasor.. diz tudo!!

José Mateus Pinto
Sela 01
Mensagens: 42
Registado: quarta mai 31, 2006 11:53 pm

#27 Mensagem por José Mateus Pinto » quinta jun 08, 2006 8:29 am

Joana, pois mas tenho a certeza que vais ser surpreendida. A Kyra não tem dúvidas que com muito trabalho, dentro de 5 anos os cavaleiros portugueses podem chegar ao topo. Com "queixosas" e "spartacus", com Migueís ralões e Jeannetes Jennys, treinados por Kyras e Martinas, com instituições bancárias a financiar como têm feito....... Cara Joana em 2011 falamos!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Re: ensino

#28 Mensagem por luis pedro » quinta jun 08, 2006 8:30 am

João dee Deus Escreveu:Luis

Se a minha teoria é acerca dos juizes não terem tempo de ver os movimentos,pode concluir-se que esses exemplos de cavalos que citou já foram benficiados por juizes mais competentes,que também os há.

Acho que para se ser juiz de Dreesage,deveria ter de se passar pelo oftalmologista par se saber quantas imagens por segundo o candidato pode ver,o que seria decisivo.

saudações Marialvas
Olá João,
Só não concordo porque seria muito mais eficiente filmar em camara lenta e dar as notas depois, até se podia repetir ou trocar impressões com representantes dos cavaleiros e do publico.
Cumprimentos,
Luis Pedro

CH
Sela 01
Mensagens: 41
Registado: terça jun 29, 2004 12:40 am

#29 Mensagem por CH » quinta jun 08, 2006 9:58 pm

Sr. Jose Mateus Pinto assim se fala bom Portugues!! mais uma vez tou consigo!!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ensino

#30 Mensagem por João dee Deus » quinta jun 08, 2006 10:14 pm

Luis

Eficiencia por definição implica temporalidade que a espera por um filme iria inviabilizar.Portanto mais eficiente não era.
Acontece o mesmo no futebol acerca das faltas.

Mas pode crer que entre o Humanos há muita diferença entre a visão de imagens por segundo.

Este é um assunto que entre nós não está ainda explorado,mas em alta competição de algumas didciplinas no estrangeiro já é tema importante.
Há drogas para o efeito,portanto este ponto de vista está justificado.

saudaç~pes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”