Ladear ....

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#91 Mensagem por luis pedro » domingo ago 05, 2007 3:39 pm

Olá António,

Parece que estás no bom caminho.

Quanto ao tentar fazer exactamente aquilo que, tão atentamente, observamos, é mesmo assim só vemos aquilo que sabemos e conhecemos. Os outros detalhes só os iremos ver com o passar do tempo.

luis pedro

António Martins
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 16, 2007 6:43 am
Localização: Évora

humildes conselho ...

#92 Mensagem por António Martins » domingo jan 13, 2008 7:06 pm

é o meu primeiro coment. eu no pouco tempo que tenho como cavaleiro aperceime de algo que era dificil acreditar. a equitação é mais dificil do que nos mostram, eu sei que todos dizem isto, mas a minha razão para o dizer é simples. muitos sabem, poucos escrevem e 4 ou cinco é que fazem tratados. por muito que queiramos os cavalos são todos diferentes e o bom cavaleiro é aquele que descobre como aplicar certo método a cada cavalo de forma eficaz. isto parece lógico, mas muitos esquecem... esta é a razão que leva poucos a escreverem, pois se o que está escrito n der no cavalo de quem leu, então o leitor culpa nada menos, nada mais que o autor. por este motivo a equitação é tão dificil, porque todos os cavalos são diferentes.

qualquer exercicio é fificil, mas mais dificil é algo que nunca ninguém se lembra, algo que ainda só ouvi duas pessoas a dizer, é tão dificil que certas pessoas, como protecção a um atestado de ..., o desmentem como exercicio. um simples linha recta com um cavalo direito, é dificil porque todos os cavalos têm sempre mais facilidade para uma mão e por tal facto luta-se a vida toda de um cavalo para ele ser igual para as duas mãos. para isso é preciso conhecer os exercicios certos para as diferentes dificuldades.

duas pistas - flexibilização e ligeireza, logo se um cavalo não está suficientemente flexivel então vais resistir e ,como muitos pensam, não por malicia. sequência do ensino é imperativamente importante para um bom ensino e para o bem estar do cavalo. respeito pelo que o cavalo sabe e pode fazer. um concelho para um bom ensino é estabelecer bem as rédeas simples num cavalo, para que as rédeas "complexas" não sejam um motivo para contracções e desesperos por parte dos cavalo. rédea contrária é muito importante para que de uma cedência se consiga ir para o ladear, algo mais dificil devido à encurvação.

espero que não encarem o que escrevi como acto altruista mas apenas uma forma de expressão e de desabafo. algo que não quero guardar para mim, pois pode estar bem ou mal.
Humildemente me junto a quem pode enriqueçer a cultura equestre deste jovem "afiçionado" pela equitação...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#93 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 16, 2008 4:51 am

Isso é a relatividade do facil e do dificil.

Mas há tecnicas que até cetro ponto elevam e aumentam as vitorias sobre o dificil...e há casos que nem assim.

A partir daí,onde a tecnica e o seu ensino se esgotam,só a propensão para o efeito e a conseguir,imperam e fazem a diferença.

Tambem há quem na impossibilidade voluntaria ou não de não ter aceesso à tecnica,A DESENVOLVA DE MODO PROPRIO.

Há de tudo...felizmente.

Saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

António Martins
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 16, 2007 6:43 am
Localização: Évora

#94 Mensagem por António Martins » quarta jan 16, 2008 2:44 pm

aí está algo que eu não compreendo, o tabu em relação conhecimento de um cavaleiro. passo a explicar, se eu já fizer o meu trabalho e apresenta resultados não sou considerado bom cavaleiro enquanto alguém muito conhecido ou um mestre não disser que o sou. até sermos considerados algo pelos grandes, para os médio e os pequenos não somos nada. compreendem?? é este tipo de pensamento que não nos deixa evoluir ao ponto das potências equestres. por se assim não fosse, teríamos uma federação diferente, cursos diferentes, academias diferentes, etc.
Pelo menos este é o meu sonho, que tenhamos melhores condições no futuro. penso que tenha evoluido, pois já vimos pessoas de vários níveis económicos nos concursos nacionis, desmitificando a equitação é para ricos.
acho que já não é tanto de dinheiro, é mais de "esperteza" no trabalho.
Humildemente me junto a quem pode enriqueçer a cultura equestre deste jovem "afiçionado" pela equitação...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#95 Mensagem por luis pedro » quarta jan 16, 2008 3:30 pm

Olá António,

É por isso que a competição é boa e útil, todos aqueles que se apresentam bem e com regularidade obtém resultados e estes são a melhor prova do trabalho desenvolvido. Não é necessário que que venham os "mestres" dizer de sua justiça.

Para aqueles que são extraordinários cavaleiros mas pouco dados a aparecer em público e muito menos a serem julgados, para esses sim, é imprescindível a opinião abalizada dos "grandes".

luis pedro

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#96 Mensagem por horses_s » quinta jan 17, 2008 2:04 am

Devemos ainda acrescentar que muitos cavaleiros se dedicam à prática de obstaculos em prol do ensino devido às avaliações...

Nos obstáculos, o que é, está à vista, enquanto que no ensino, tudo depende da "visão" dos juizes!!!

Saudações Equestres

Susana
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

#97 Mensagem por LaurokaPlay » segunda jul 21, 2008 7:50 pm

João
Quanto a isso do ladear,não me quero arriscar em aula.Vou ter um cavalo,quando o montar vou vrer dse consigo :roll:
Laura A

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#98 Mensagem por luis pedro » terça jul 22, 2008 7:21 pm

Olá Laura,

Se vais tentar logo que tenhas oportunidade de experimentar o cavalo, é bom que escolhas um cavalo suficientemente "adiantado".

luis pedro

LaurokaPlay
Iniciado
Mensagens: 16
Registado: sexta jul 18, 2008 4:50 pm
Localização: Lisboa

#99 Mensagem por LaurokaPlay » terça jul 22, 2008 8:54 pm

No fim das férias vou começar a procurar cavalos, por agora vou vendo anúncios que me parecem interessantes, estava interessada num entre os 10-15 anos.
Laura A

Responder

Voltar para “Ensino”