Campeonato de Portugal de Ensino 2006?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Mensagem
Autor
João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

redea

#16 Mensagem por João dee Deus » terça out 17, 2006 4:57 pm

Exatamente Ana.

Devido ao espaçamento angular do mindinho, tem-se mais sensibilidade e por isso está melhhor relacionado com a acção mais forte por cm do freio.

É por isso tambem que eu uso esse sistema.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » quarta out 18, 2006 8:17 am

Olá,
Penso que acima de tudo é uma questão de hábito, no entanto os defensores da rédea de freio por baixo argumentam que é mais fácil comandar a acção do freio, como corrector da actitude, pois mantendo a posição da mão, é o cavalo que ao tentar abrir o angulo da ganacha vai fazer com que o freio actue. Por outro lado (acho eu) perdem parte da sensibilidade no bridão que, como se sabe, deve manter o seu papel de assegurar o contacto e comandar as encurvações.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

freio

#18 Mensagem por João dee Deus » quarta out 18, 2006 5:16 pm

Luis

Pelo que eu me apercebo cada cavalo tem a sua "percentagem" de freio< e de bridão para se colocar. :lol: Isto é a minha versão :wink:

Portanto o freio "segura" a situação ma maioria dos casos que conheço...e ultimamente não são muitos porque desde que aqui estou monto pouco com freio e bridão.~Sempre com o freio por fora contra tudo o que me foi criticado.

Mas não me chegou a dizer se esasa "liberdade" de o usar das tres maneiras é recente ou não.!!

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#19 Mensagem por luis pedro » quinta out 19, 2006 8:21 am

Olá João,

O bridão deve servir para manter o contacto e determinar a encurvação, o freio (com a sua função de abaixador)* mantem a atitude, em especial, nos exercícios de maior concentração que tem como consequencia a maior elevação da nuca e, por isso, exigem maior "fecho" do angulo da ganacha.

As formas de segurar as rédeas, que descrevi, usam-se pelo menos desde o inicio do século XIX, estão até conotadas com as "escolas" Francesa, Inglesa e Alemã, respectivamente.

Nota: para além de abaixador tem também a função de solicitar a cedencia (a flexão no dizer dos Baucheristas) da maxila que, como se sabe, é imprescindivel para manter a "permiabilidade" da boca sem a qual é impossivel manter a impulsão, sem aumentar a tensão, necessária nos exercícios de grande concentração.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

freio

#20 Mensagem por João dee Deus » quinta out 19, 2006 5:32 pm

Luis

Pois as vezes que ouvi dar ralhetes não a mim que nessa altura mal sabia montar mas aos cadetes, para porem o bridão por fora....foram tudos..."bolas fora" pelo menos no que respeita ao facto de não dar alternativas.

Obrigado pelo exclarecimento.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#21 Mensagem por AnaE » quinta out 19, 2006 10:33 pm

A propósito das duas rédeas... tenho uma dúvida?...

O pelham é legal em provas de dressage?

Eu gosto muito dessa embocadura, com o meu cavalo usava um articulado nas sessões de trabalho mais aplicadas e funcionava muito bem.

No caso dele foi uma tentativa minha de simplificação porque ele foi sempre montado de freio e bridão e comecei a achar que aquilo era ferro demais dentro de uma boca tão pequena.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

pelham

#22 Mensagem por João dee Deus » quinta out 19, 2006 10:56 pm

AnaE

Enquanto não vem o Luis para esclarecer,vou-te dizendo que como nunca vi um pelham em provas de dressage,penso que náo deve ser permitido.
Tenho visto só com bridão, ou freio e bridão.

É tambem esse ferro que uso aqui no campo pois parece-me o mais equuilibrado,só que reparto entre articulados e filete fixo.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#23 Mensagem por luis pedro » sexta out 20, 2006 8:31 am

Olá João,

As pessoas que ensinam também tem as suas limitações (todas elas) e quanto menos sabem, mais certezas tem.

Ana,
É como o João escreveu, não é autorizado.
O Pelham é um freio e simultâneamente um bridão, ou seja é ambas e nenhuma. Tal como o Freio Espanhol, o Hackamor e outras embocaduras do género são úteis para "explorar" mas pouco efecazes para ensinar.

Luis Pedro

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#24 Mensagem por AnaE » sexta out 20, 2006 5:02 pm

O Pelham é um freio e simultâneamente um bridão, ou seja é ambas e nenhuma.
/.../
úteis para "explorar" mas pouco efecazes para ensinar.
Terei que comprovar isso pela experiência! Porque há partida parece-me eficaz e mais leve que usar um freio e um bridão. Embora geralmente "tocando duas teclas" haja maior probablidade de produzir melhor música do que só com uma.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#25 Mensagem por João dee Deus » sexta out 20, 2006 5:34 pm

Luis

Essas limitações,como limitações que são,tanto funcionam a montante como a jusante...e essa das embocaduras permitidas até eu que cheguei agora....devia ter a certeza :wink: Como agora já tenho.

AnaE

Não ponhas mais ferros na boca do cavalo!!!!
Olha o "samba de uma nota só" do Carlos Rubin..o êxito que foi e ainda é.. :lol: :lol:

saudações Marialvas...efecazes :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#26 Mensagem por AnaE » sexta out 20, 2006 5:49 pm

Não ponhas mais ferros na boca do cavalo!!!!
Até pode ser que não ponha nenhum... :wink:

Ai ai... quando é que terei outro cavalo... :roll:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

citação

#27 Mensagem por João dee Deus » sexta out 20, 2006 5:55 pm

OS CAVALOS DE TODO O MUNDO SÃO MEUS


By João de Deus
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#28 Mensagem por AnaE » sexta out 20, 2006 5:58 pm

isso é que era bom... :roll: :wink:

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#29 Mensagem por João dee Deus » sexta out 20, 2006 6:04 pm

AnaE


Tenho-os é todos emprestados :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#30 Mensagem por João dee Deus » sexta out 20, 2006 6:04 pm

AnaE


Rectificando....quase todos :lol: :lol:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”