Desbaste e Cavalos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, APD

Responder
Mensagem
Autor
catalão
Espectador
Mensagens: 5
Registado: sábado jul 22, 2006 5:44 am
Localização: alter do chao

Desbaste e Cavalos

#1 Mensagem por catalão » domingo out 22, 2006 12:17 am

Gostava que cada forista deixa se aqui a sua forma de desbastar cavalos para dar a conhecer a alguem que não saiba.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

desbaste

#2 Mensagem por João dee Deus » domingo out 22, 2006 2:38 am

Catalão

Nisto do me mexer aqui no forum eu sou um tam-tam de modo que não consegui descobrir onde está o que escrevi sobre o desbaste.

Terás de procurar melhor pois acho que é mesmo o nome de um topico.

Na Escola de equitação Virtual que essa sim sei onde está..em, MARIALVAS,podes ler algumas coisas se tiveres paciencia.

Realmente já se está a tornar complicado aceder ao que nos interessa pois já está muita coisa escrita.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

desbaste

#3 Mensagem por João dee Deus » domingo out 22, 2006 2:55 am

Catalão

Já encontrei...está em DIVERSOS,e dentro de diversos em DESBASTE.

Não me lemmbro bem do que escrevi mas para agora deve-te chegar.

Acho que não pus lá o trabalho à redea longa antes de passar a perna o que pode não ser muito fácil para quem nunca experimentou,mas isso não é impedimento.
Há que tentar sem medos de "estragar" o cavalo porque isso não acontece.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#4 Mensagem por luis pedro » domingo out 22, 2006 8:00 am

Olá João,

Aconselhar alguem, com pouca experiencia equestre, a fazer experiencias para ver o que dá não me parece dos melhores conselhos (já aqui o referi por diversas vezes), agora fazê-las no desbaste de um poldro é... , ficamos assim.

Cada vez se fala mais do bem estar dos cavalos, cada vez se põem mais em causa as actividades equestres (as toudadas, a caça á raposa, o CCE, etc.), cada vez se questionam mais processos e métodos de trabalho, tudo em nome do bem estar do cavalo.

O desbaste de um poldro deve ser um trabalho sério, feito por cavaleiros experientes.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

desbaste

#5 Mensagem por João dee Deus » domingo out 22, 2006 5:09 pm

Luis

Numa das minhas conclusões de vida,digo que nada justifica o temor de fazer e se atrever a progredir mesmo quando não consegue ajuda a com o risco calculado de enfrentar o fracasso.

NADA NEM NINGUÉM

Afinal os animais são usados por nós tambem na nossa formação psiquica e fisica...é só citar exemplos que são muitos.....

É ipocrisia arranjar "limites rasoáveis" para um facto que pode estar mal no seu todo.

Ou seja ...daqui até ali ...está bem...depois não....ora Luis, esses parametros que para mim são uns...para si serão outros.

Gosto muito de cavalos e de animais em geral,mas reservo à construção psiquica humana um respaço preveligiado para a sua evolução...até porque esse aspirante a cavaleiro nas suas "horas vagas" poderá vir ser P.M. e com problemas de auto confiança dificilmete isntigará os seu ministros a progredir.
Isto não é só Cavalos,e estas coisas teem reflexos na vida de todos os diasao longo da vida,sendo essa uma das minhas preocupações quando digo estas coisas ao pessoal.

O tempo da carneirada mansinha e que não dava trabalho ao pastor...já era...agora são putos rebeldes e atrevidos com o peito aberto e sem medo de dormir na rua se o Pai se armar em parvo com medidas repressivas.

O problemna está em enaminhar esta energia no bom sentido,e isso requer pastores atentos e que se não deixem passar pelos acontecimentos o que requer estarem "acordados" todo o tempo.


E por aqui fora...

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#6 Mensagem por João dee Deus » domingo out 22, 2006 5:37 pm

Para completar...

Quando eles (filhos)teem 3 ou 4 anos,acham-lhes muita piada à antecipação no tempo da sua atituda,tiram fotos,videos,chamam os amigos para verem o seu "prodigio",........depois quando eles chegam aos 13 começam a dizer que tiveram pouca sorte e "onde é que errámos.?".

Isto terá mais a ver com o desbaste do que parece,porque de um desbaste se trata a criação de um qualquer jovem,e no futuro ele,o nosso jovem cavaleiro,terá um filho para desbastar e os metodos são os mesmos :lol: :lol: devidamente adaptados :lol: :lol: :lol:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#7 Mensagem por João dee Deus » domingo out 22, 2006 5:47 pm

Isto nunca mais acabava......

Ninguém pergunta ou requer saber a um pai se está credenciado para desbastar o seu filho.E isto é mais importante que um cavalo.

Nestes casos pôem desde o berço o puto num colegio,se possivel interno, onde há pessoas "cedenciadas" para o fazer.

A ocupação no traçbalho dos pais tem sido a desculpa social para a sua imcompetencia em administrar o desbaste do seu filho.

saudações marialvas....e agora vou-me embora porque de cotrario estava sempore a voltar atrás para completar o que é impossivel estar.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Desbaste

#8 Mensagem por cervantes » segunda out 23, 2006 5:23 am

Olá,

Quanto aos filhos concordo com o João.
Quanto aos cavalos concordo com o Luis.

Um bom desbaste é sinónimo de um BOM CAVALO. Não será necessário um "credenciado" para o fazer, mas é ABSOLUTAMENTE necessário que esta fase tão importante da vida do cavalo seja conduzida por alguém com experiência, ou... MUITA experiência. Nada pior do que um mau desbate.

Cts TRECeiros,


Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#9 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 5:36 am

Disparates e enganos de avaliação de um cavalo ...toda a gente faz independentemente da experiencia.

É só uma questão de percentagem :wink:

E há sempre outro cavalo a seguir para se rectificar :roll:

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#10 Mensagem por horses_s » segunda out 23, 2006 5:44 am

O verão passado pela primeira vez desbastei 2 poldros.
Eu já os conhecia de os ver no campo e das malandrices que os via fazer.
Com algumas boas orientações lá me aventurei e ......correu tudo lindamente :D
Apesar de serem irmaos de pai, têm cabecinhas muito diferentes, um de fácil entrega, o outro mais coiro, mas tudo se resolveu pelo melhor :wink:
Ao primeiro foi certamente mais facil, tanto para mim como para ele; ao segundo custou um bocadito mais, mas com um pouco de paciencia de minha parte e ele até lá foi a bem.
Nesta arte temos, acima de tudo, que gostar muito, ter muita paciencia e dar muita confiança aos animais e depois......lá se chega :wink:

Não podemos é querer obter todos os bons resultados no mesmo dia. A pressa sempre foi inimiga da perfeição. Com paciencia se vai ao longe...

:wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#11 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 6:04 am

Horses

Aí está um post daqueles que eu ando à procura e que já faziam falta aparecerem. :D :D :D

Nesta Arte como tu dizes,está-se sempre a aprender e cada poldro é um poldro,onde só o básico é comum.

Ainda bem que tudo correu a gosto o que é o normal
,sendo os casos mal sucedidos raros e quase sempre reparáveis.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#12 Mensagem por horses_s » segunda out 23, 2006 6:29 am

Todos sabemos que lidar com cavalos significa correr alguns riscos, mas não é a vida repleta de riscos...???

Para o próximo verão vou (talvez) desbastar um cavalo PSA que não será tão fácil :roll:
Tem uma feitiosinho bem diferente. Quando não gosta de algo que lhe estamos a fazer ou se se assusta sai logo "de coice" a tentar acertar-nos.

Este vai dar que fazer. :wink: :wink: :wink:

Não sei se chego ao fim apenas com muita paciência. Vou tentar, mas não me agrada nada esta mania dele. :twisted: :evil: :evil:

Para bem de ambos esperemos que ele mude de atitude :roll: :roll: :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#13 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 6:44 am

Horses

Desbastar um PSA....já tem mais que se lhe diga.

Primeiro tens de o conquistar.
Antes de qualquer acção no sentido do desbaste tens de andar com ele à trela a pastar por periodos de tempo que dê para ele te reconhecer como o tipo que me leva a passear e pastar.
É a primeira inter-acção.
Quando ele já estiver a comer erva ao teu lado considerando-te um companheiro protector em quem pode confia e pastar à vontade,podes começar a pedir as mãos,empurrá-lo para ele ceder,porque como sabes a uma acção opoem-se uma reacção quando não há ensino/confiança.

Acho que já percebeste o que quero dizer.

saudações marialvas,e quando começares diz....
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

horses_s
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 207
Registado: sexta set 29, 2006 6:17 pm
Localização: Leça da Palmeira - Porto

#14 Mensagem por horses_s » segunda out 23, 2006 7:07 am

Sr. Joao,

Obrigado pelas dicas.

Eu só estou com este cavalo nas ferias. Fora esse periodo ele esta em liberdade a fazer o que lhe dá na gana. Todos têm medo dele e não se interessam. :evil:

Já o habituei à guia e já faz direitinho "passo, trote e galope" quando eu mando.

Já se deixa escovar e já vai dando a custo as mãos.

O pior é que quando me venho embora ele volta quase à estaca zero porque não há quem continue o trabalho que eu iniciei. :cry: :cry: :cry:

Mas como eu sou persistente e nunca desisto, até porque acho que ele não é um caso perdido, apenas foi mal iniciado, vou sempre que posso insistindo (pena é não poder ser mais vezes). :cry:

No próximo ano espero atingir os objectivos a que me propus, não só para bem do cavalo, como também para fazer ver que devagar e muita persistencia se vai ao longe :lol: :lol: :lol:

E a proposito, os outros 2 poldros que desbastei tambem tinham sangue nas ventas(as maes são lusitanas e o pai ingles) (ainda bem que sairam com a cabecinha das maesinhas) :wink:
Tudo é possível até se provar que é impossível e mesmo o impossível pode ser só por agora.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#15 Mensagem por João dee Deus » segunda out 23, 2006 7:13 am

Horses

Assim não vai dar...um mes por ano.?

Que idade tem o cavalo.?

Desse modo,em liberdade,inteiro,e PSA,vai criar vicios e qualaquer dia não o seguram.

Esses cavalos voltam facilmente ao estado selvagem,ou semi-selvagem se chegarem nessas condições aos 5 ou 6 anos em que teem a sua personalidade já formada e se não fizer parte dela o ensino/desbaste pode ser um problema.

saudações marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Ensino”