Volteio

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, volteioavancado

Mensagem
Autor
Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

Volteio

#1 Mensagem por Jota » segunda abr 17, 2006 3:40 am

qual a vossa opinião acerca do tempo mínimo para uma cavaleiro que queira entrar em competições, passar pelo volteio?
ou seja, quanto tempo deve ele, ter aulas de volteio?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

volteio

#2 Mensagem por João dee Deus » segunda abr 17, 2006 4:41 am

Jota

O volteio já teve a sua época como obrigatório.A mim calharam-me 6 meses.Uma seca,mas hoje pode ser a razão de ainda andar a cavalo.
A idéia não é fazer artistas mas sim estabelecer uma ligação fisica e ritmica com os movimentos do Cavalo.
Para quem sabe descer e ficar em pé de um cavalo a galope,os medos são muito menos.
Acho que se deve começar pelo volteio,e depois de se montar com o arreio,voltar pontualmente ao volteio.
Mais,uma reciclagem mesmo depois de ser um famoso cavaleiro,não fazia mal nenhum.
Em todo o caso 20 lições edicadas já chegam para "ganhar a sela",como se dizia no meu tempo.

Saudaç~´oes Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#3 Mensagem por AnaE » segunda abr 17, 2006 11:44 pm

Eu comecei a montar na GNR onde o volteio é obrigatorio para quem não tenha experiência anterior em montar... fiz cerca de 6 meses (duas aulas de 20 min p/semana).

A meu ver foi tempo demais... mas se a frequência das aulas for maior... acho que talvez dois a três meses chegam muito bem... e é ótimo para ganhar equilibrio, posição e ficar preparado para reagir a qualquer situação inesperada de desequilibrio. E atenção que a gama de exercicios que é feita em volteio na GNR é bastante vasta... a passo, trote e galope :shock:

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Volteio

#4 Mensagem por luis pedro » terça abr 18, 2006 7:20 am

Olá,
Como já referio o João, antigamente era obrigatório, hoje em dia faz-se volteio com arreio, é menos exigente do ponto de vista físico, não exige ao professor demonstrações e poupa-se algum tempo para adiantar os miúdos (ou adultos). Perdeu-se uma boa oportunidade para incentivar a pratica de uma modalidade que faz parte dos campeonatos do mundo de equitação. Somos talvez o unico pais da europa que nem sequer tem regulamento de volteio.
Cumprimentos,
Luis Pedro

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

Volteio

#5 Mensagem por luis pedro » terça abr 18, 2006 7:20 am

Olá,
Como já referiu o João, antigamente era obrigatório, hoje em dia faz-se volteio com arreio, é menos exigente do ponto de vista físico, não exige ao professor demonstrações e poupa-se algum tempo para adiantar os miúdos (ou adultos). Perdeu-se uma boa oportunidade para incentivar a pratica de uma modalidade que faz parte dos campeonatos do mundo de equitação. Somos talvez o unico pais da europa que nem sequer tem regulamento de volteio.
Cumprimentos,
Luis Pedro

Pat_amichi
Sela 01
Mensagens: 34
Registado: domingo fev 08, 2004 11:04 pm
Localização: Porto/Maia

#6 Mensagem por Pat_amichi » sábado abr 22, 2006 9:57 am

Eu digo que fiz cerca de um ano de volteio "puxadote" :shock:
Na altura achava uma seca e tinha sede de evolução... Hoje confesso que foi bem empregue e que devo agradecer a posição que tenho a cavalo a essa "estica" de volteio!

Ainda me lembro... fazia cada exercício... valha-me Deus!!

E se calhar também devo ao volteio durante um ano, o facto de não ter medo de arriscar e de dizer "Se cair não passo do chão" :wink:
Patrícia Monteiro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Volteio

#7 Mensagem por cervantes » quarta abr 26, 2006 8:30 am

Caros "foristas",

Penso que devemos distinguir o Volteio enquanto disciplina equestre e ginastica e o volteio de iniciação, pedra fundamental na formação do futuro cavaleiro.
Desde que ministro aulas de equitação que não tenho um unico aluno que não passe pelo "volteio" com cilhão de argolas - A perspectiva: Primeiro contacto com o cavalo nos 3 andamentos, descoberta do equilibrio, à vontade (fisico e psicologico), flexibilidade e consequente ligação ao movimento, premissas sem as quais não existe equitação.
O Volteio enquanto disciplina, que eu saiba, não existe em Portugal, pelo menos no primeiro ano do TREC em Portugal (como ainda não se encontrava federado), a opção "volteio" nos computadores da FEP foi utilizada por esta disciplina.

Cumprimentos Cavaleiros,

Virgilio Cervantes

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#8 Mensagem por Sentry » terça mai 23, 2006 4:24 am

Boas Noites. Vim pela primeira vez a esta comunidade, a qual achei bastante interessante, e de algum modo venho dizer que o volteio é bastante importante na equitação como ja foi referido em cima. Com o user Pat_amichi disse... do chão nao se passa. Não ha que temer em cair. Quando se cai ganhasse experiencia! ;)

Um abraço a todos! ;)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » terça mai 23, 2006 6:09 am

Olá Sentry,
Bem vindo (a) ao forum :)
Cumprimentos,
Luis Pedro

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#10 Mensagem por Sentry » terça mai 23, 2006 10:00 pm

Bem vindo! ;) Chamo-me Luis Carlos e sou de Évora e frequento o Centro Equestre da Universidade de Évora, e tomei conhecimento desta comunidade e decidi vir ganhar mais conhecimentos em relação à equitação! Um bem hajam! ;)

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

peito abeto

#11 Mensagem por João dee Deus » terça mai 23, 2006 11:39 pm

Luis

Assim está melhor.
Toda a gente sabe quem és, de onde, e onde montas.

Já estás excluido daquele grupo que pode mandar para o ar o que quiser sem poder ser localizado.

Bem vindo ao nosso grupo.

Vais ser interpelado por amigos que te pedirão para explicares melhor os teus pontos de vista.
Vais ser olhado de maneira diferente pelos teus amigos e respeitado por dares a tua opinião em "publico".
Aumentará a tua responsabilidade perante nós.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

c

#12 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 24, 2006 12:00 am

Esse teu Lusitano,tem cara de Lusitana...será.?
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#13 Mensagem por Sentry » quarta mai 24, 2006 12:07 am

O cavalo não é meu. Eu de momento não possuo cavalo algum, com bastante pena minha, porque condições para o possuir tenho. Foi uma fotografia tirada presumo na feira da Golegã, e como gostei bastante do cavalo fiz uma manipulação na foto! Abraços!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#14 Mensagem por Sentry » quarta mai 24, 2006 12:09 am

Devo dizer que tenho 18 anos, comecei a montar à volta de um mês e como não será novidade para ninguém é uma experiência unica!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

ca

#15 Mensagem por João dee Deus » quarta mai 24, 2006 12:12 am

A questão não é ser teu,...é ser macho ou fêmea.Julguei que soubesses.

Pareceu-me ser fêmea,e gosto de confirmar estas coisas que me parecem, para depois,no caso de acertar, fazer o estudo e concluir porque me pareceu.

Isto desnvolve o instinto que a nossa inteligência tem amordaçado ao longo de milenios.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Responder

Voltar para “Volteio”