Cavalos Históricos de Obstáculos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Responder
Mensagem
Autor
Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

Cavalos Históricos de Obstáculos

#1 Mensagem por Alexandre » sexta jan 11, 2008 4:16 pm

História do cavalo Gran Geste, escrita por Nelson Pessoa.


Nascido no Brasil, foi meu primeiro cavalo com quem obtive os melhores resultados internacionais. Gran Geste era um cavalo normal no Brasil, mas depois de um ano de competições na Europa se revelou um cavalo extraordinário. E é considerado hoje, depois de quarenta e poucos anos, um dos melhores cavalos de todos os tempos. Ele ganhou mais de 40 GPs Internacionais.
O Gran Geste veio do Brasil comigo em 1961 e competiu até 1969, quando foi aposentado.
Era um cavalo tordilho, filho de um puro sangue brasileiro de nome Monte Negro. Gran Geste nasceu no Paraná, cria de um fazendeiro que tinha criação específica para cavalos de salto; era filho de um puro sangue com uma égua crioula, ordinária brasileira.
Um cavalo de muita personalidade, de muito temperamento, muito nervoso e tinha grande carisma, porque antes de começar o percurso, quando eu parava para fazer apresentação ao júri, ele começava a cavar. Então o público pensava que ele fazia isso de propósito, para cumprimentar, mas era puro nervosismo.

Com os anos, de tordilho ele foi ficando branco, e ficou realmente muito bonito. É um cavalo sobre o qual, quando vou a concursos, as pessoas ainda perguntam, como hoje perguntaram "Como vai o Gran Geste?". Ninguém esqueceu deste cavalo. Imaginem que ele já morreu há não sei quantos anos, teria hoje 60 anos se vivesse. Ele ficou na memória de todos os que assistiam aos concursos nos anos 60. Foi o cavalo dessa década. Eu não digo que ele fosse melhor que os cavalos de hoje em dia, mas realmente foi um ganhador. Ele sabia, sentia o dia do Grande Prêmio. Suas melhores performances eram nos Grandes Prêmios e isso foi me passando confiança.

Gran Geste ganhou 3 vezes em Hamburgo, 2 em Aix-la-Chapelle e por aí a fora. Seus melhores resultados foram absolutamente impressionantes.Tornei-me campeão da Europa com ele, no tempo em que o campeonato da Europa era aberto a todos os cavaleiros do mundo; aliás, ganhei o título, o 2º foi um americano e o 3º foi um argentino. O primeiro europeu conquistou 4º lugar, e depois a Federação Internacional limitou o campeonato da Europa a cavaleiros europeus.

Gran Geste se aposentou com 16 anos em 1969 e morreu com 32, 16 anos depois, numa condição espetacular, na fazenda de cavalos de corrida onde ele estava - no haras da proprietária. Certa manhã, ele estava deitado no pasto, eu pensei que estivesse descansando, mas o coração dele tinha parado. Ele não ficou doente, não teve acidente, era cavalo de uma saúde formidável.
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

Alexandre
Sela 01
Mensagens: 29
Registado: quarta jun 06, 2007 6:57 am
Localização: Brasil

#2 Mensagem por Alexandre » terça jan 15, 2008 3:41 pm

Pra quem quiser ler mais sobre grandes cavalos, aqui vai o link http://www.rodrigopessoa.com.br/cavalos_historicos.php

Se alguém tiver mais histórias de cavalos, seria legal colocar aqui. Apenas relatos e fatos da vida dos cavalos já seria bem legal.
Não precisa ser um cavalo histórico necessariamente :lol: .



Escrito por Nelson Pessoa

Baloubet

Considerado o melhor cavalo de todos os tempos, mesmo citando Milton, que foi dos únicos cavalos a ganhar tantas provas como o Baloubet.
O que o Baloubet fez em 3 anos consecutivos na Copa do Mundo, acho que isso jamais será igualado; e agora temos além de todas as vitórias do Rodrigo com ele, o grande feito da Olimpíada.

Baloubet começou comigo. É de origem francesa, filho do Galoubet (muito famoso também) veio para nós com 5 anos. Eu o montei dos 5 aos 9 anos, e aí o Rodrigo começou a participar.

Ganhei com ele alguns GPs, e depois que o Rodrigo começou a montá-lo, teve vitórias espetaculares.Houve uma contra performance na Olimpíada de Sidney, quando a vitória praticamente na mão: faltavam só 3 obstáculos. "Deu um estalo na cabeça dele" e não saltou.

É cavalo inteiro, um reprodutor, e hoje em dia tem muitos filhos que já estão chegando ao nível internacional. Acho que ele vai fazer também uma reputação como reprodutor, é absolutamente extraordinário, tem uma linha de sangue maravilhosa, sua genealogia é sensacional.

Baloubet é de propriedade de um amigo nosso português, chamado Diogo Pereira Coutinho, que o comprou quando ele tinha 2 anos e meio na Normandia. Como eu diria, Diogo teve uma inspiração, comprou-o ainda potro, não tinha nem sido montado, e com a idade de 5 anos o trouxe para nós.

No princípio ele foi difícil, como muitos cavalos inteiros quando não têm o início com disciplina. Não havia sido bem preparado e deu-nos um pouco de trabalho; mas aos 7 anos já foi campeão francês comigo; ganhamos alguns GPs quando ele tinha 8 anos e aos seus 9 anos fizemos um campeonato mundial em Roma, quando o Rodrigo ganhou com Lianos, e eu e Baloubet ficamos em 11º. Depois disso ele passou para o Rodrigo e é um cavalo que tem ganho provas em todos os países.

Rodrigo tinha o Special Envoy, e eu estava parando de competir. Então essa passagem foi programada: era o nosso plano passá-lo para o Rodrigo quando o cavalo estivesse pronto para entrar nas provas. Enquanto isso, encerrei minha carreira de competições com ele.

Ganhei GP na Suécia, além de outras provas e então ele passou para o Rodrigo. De lá pra cá sua carreira tem sido absolutamente extraordinária.

É um cavalo alazão de 1,72m, com uma força enorme, respeito e potência. Essas são suas qualidades. Uma força e um respeito realmente singulares, mas muito temperamento, razão pela qual demorou algum tempo para que ele estivesse bem. Agora, com 16 anos, está na melhor fase. Com a idade, se tranqüilizou um pouco, e no momento o Rodrigo o tem usado ele com mais facilidade.



Imagem Diogo Pereira Coutinho e Nelson Pessoa
“Nunca se desespere por causa de um dia ruim”

Lebre
Espectador
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 28, 2007 8:16 am
Localização: Tomar
Contacto:

Re: Cavalos Históricos de Obstáculos

#3 Mensagem por Lebre » terça mar 09, 2010 4:06 pm

A propósito do último post sobre o BALOUBET DU ROUET, agora temos a fantástica oportunidade (criadores de cavalos de desporto) de criar um filho deste fenómeno.
As saídas do BALOUBET DU ROUET estão disponiveis até dia 15 de Abril pelo preço de 2.000.00€!! (preço corrente 3.000.00€)
É a oportunidade de ter um produto daquele que os Franceses apelidaram de o "Melhor cavalo do Mundo" com provas confirmadas na sua descêndencia, e trazer para o nosso país um input genético da mais elevada qualidade!
Anexos
3 VEZES CONSECUTIVAS CAMPEÃO DO MUNDO<br />2 VEZES VICE-CAMPEÃO DO MUNDO<br />2 VEZES MEDALHADO OLÍMPICO<br />INÚMERAS VITÓRIAS EM GRANDES-PRÉMIO<br />O MELHOR PALMARÉS DE TODOS OS TEMPOS<br />FUTURO MELHOR REPRODUTOR DA HISTÓRIA DOS SALTOS DE OBSTÁCULOS!
3 VEZES CONSECUTIVAS CAMPEÃO DO MUNDO
2 VEZES VICE-CAMPEÃO DO MUNDO
2 VEZES MEDALHADO OLÍMPICO
INÚMERAS VITÓRIAS EM GRANDES-PRÉMIO
O MELHOR PALMARÉS DE TODOS OS TEMPOS
FUTURO MELHOR REPRODUTOR DA HISTÓRIA DOS SALTOS DE OBSTÁCULOS!
Baloubet.jpg (21.15 KiB) Visto 4089 vezes

Responder

Voltar para “Obstáculos”