Existe ou não existe dopping nos Obstáculos em Portugal?

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Responder

Existe ou não existe dopping em Portugal?

Existe dopping com cobertura da FEP
12
48%
Existe dopping sem cobertura da FEP
12
48%
Não existe dopping em provas
1
4%
 
Total de votos: 25

Mensagem
Autor
João Valenças
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 81
Registado: sexta fev 02, 2007 11:33 am

Existe ou não existe dopping nos Obstáculos em Portugal?

#1 Mensagem por João Valenças » quarta jan 23, 2008 1:15 pm

Olá,

Gostava de saber qual a razão de neste Fórum que se debatem todos os temas, ninguém falou da polémica da denúncia do Cavaleiro Manuel Malta da Costa ou mesmo um tema sobre dopping em Geral.

Encontrei esta notícia no site da RTP que acho que deviam ler:
Publicado: 2007-08-23 13:22:50
http://ww1.rtp.pt/desporto/?article=122 ... 17Desporto
Cavaleiro olímpico denuncia casos de doping
Por: Agência LUSA

O cavaleiro olímpico português Manuel Malta da Costa denunciou a existência de "indícios" de quatro casos de dopagem no meio equestre que estarão a ser "retidos na gaveta" do secretário-geral da Federação Equestre Portuguesa, mas esta nega.

Em declarações à Agência Lusa, Manuel Malta da Costa revelou que "existem irregularidades graves" no seio da Federação Equestre, além de haver "indícios de quatro casos de dopagem positivos (em cavalos), que foram inexplicavelmente retidos na gaveta do secretário-geral, há mais de um ano".

O cavaleiro olímpico explicou que enviou uma carta ao Instituto do Desporto de Portugal, a que a Lusa teve acesso, denunciando as suas suspeitas, depois de o ter feito numa primeira ocasião, a 25 de Julho de 2006.

Segundo Manuel Malta da Costa, as "infracções existentes já não são casos recentes", uma denúncia que já lhe terá custado "uma tentativa de homicídio".

"Há cerca de dois anos fui alvo de uma tentativa de homicídio. Levei o caso para tribunal e o julgamento está marcado. No nosso desporto, que é suposto ser de elite, onde existe educação, tornou-se o fim do mundo", desabafou.

Manuel Malta da Costa adiantou à Lusa que já denunciou os factos ao presidente da Federação Equestre de Portugal, mas que este se remeteu ao silêncio.

Para Manuel Malta da Costa, o assunto assume maior gravidade, já que consta que um dos casos de doping positivo é de um cavaleiro menor, sob responsabilidade do treinador nacional da Juventude, e terá sido detectado num campeonato nacional do ano passado.

"A falta de competência técnica e ética desportiva do treinador nacional foi por mim denunciada ao presidente da FEP quando este foi nomeado, porque me sinto com capacidade técnica para o fazer, dado que já levei mais cavaleiros aos Jogos Olímpicos do que ele poderá levar", justificou.

Contactado pela Lusa, o vice-presidente da Federação Equestre Portuguesa (FEP), Paulo Branco, escusou-se a comentar a existência de casos de doping positivos, afirmando existir uma política de "total transparência nos assuntos tratados pelo organismo".

"A única coisa que posso dizer é que as acusações são falsas e difamatórias. Esse Senhor (Manuel Malta da Costa) há muitos anos que tem um procedimento difamatório com as direcções da Federação", frisou Paulo Branco.

Já o Secretário-Geral da FEP, Manuel Bandeira de Melo, principal visado das acusações de Malta da Costa, afirmou "não existirem casos nenhuns" na sua gaveta.

Francisco Camacho, médico veterinário da Federação Equestre Portuguesa e da Federação Equestre Internacional, explicou à Lusa que faz a coordenação da actividade de recolha de amostras, mas que não tem conhecimento, posteriormente, dos resultados das análises.

"Envio os verbetes para um Laboratório (de corridas hípicas) em França, mas não me é dada mais nenhuma informação. Caso os controlos sejam positivos já será a Federação a ser notificada", explicou Francisco Camacho, escusando-se a comentar aquilo que considerou de "rumores", para "não alimentar especulações".

Apesar de tudo, o veterinário revelou não estranhar que, em caso de existirem os eventuais casos de doping positivo, se tenha passado um ano sem que haja decisões.

"Quando algum cavaleiro está sob suspeita tem direito a justificar-se e a requerer a contra-análise, um processo que pode levar algum tempo, podendo até o Laboratório já não ter a amostra inicial - já que não possui armazéns gigantescos para guardar todas as colheitas", adiantou, acrescentando que pode, inclusive, ser accionado um processo junto do TAS (Tribunal Arbitral do Desporto).
Houvi falar que certo produtos omeopaticos que são dopantes mas não acusam nos testes de dopping.

Vocês conhecem ou usam algum?

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#2 Mensagem por João dee Deus » quarta jan 23, 2008 2:18 pm

João

Ainda não estás connosco há um ano mas deve ter dado para veres que criticamos algumas actitudes da FEP com as quais não concordamos.

Isto de uma maneira geral, porque nem todos tomam este partido e resumem-se a um silencio que se torna ensurdecedor e comprometedor,pelo menos para mim.

Os temas que são aqui mais debatidos desse contexto,são mais a um nivel de iniciação e do incumprimento das proprias normas, assim como
os problemas subjectivos de protecções e favorecimentos,que por não serem passiveis de análizes quimicas,não podem ser discutidos nem provados.

Esses problemas dos "estimulantes",tirando a preocupação com a saude do animal em si que essa sim tenho,é um problema dos "grandes",e quanto a mim,por o serem,eles que se entendam,e vir ter com o povinho para resolver os problemas dos grandes.......para esse peditorio já dei por exemplo no 25,isto porque depois não reconhecem nem nos reconhecem.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#3 Mensagem por luis pedro » quarta jan 23, 2008 5:05 pm

Olá João Valenças,

É muito provável que existam casos de doping.
No caso dos cavalos, práticamente todas as substâncias são consideradas como tal (há alguns anos houve um caso com Tantum Verde), depende das quantidades fundamentalmente.

O sr. "olímpico" costuma, de tempos a tempos, denunciar qualquer coisa.
Umas vezes vira-se para a FEP e lá causa alguns incómodos, outras vira-se para profissionais dos cavalos e sai com uns hematomas... mas lá vai conseguindo ser noticia.

luis pedro

Avatar do Utilizador
Filipe Graciosa
Site Administrator
Mensagens: 1255
Registado: quarta out 29, 2003 7:27 pm
Localização: Lisboa, Portugal

#4 Mensagem por Filipe Graciosa » sexta jan 25, 2008 5:57 pm

Caros Forenses,

Encontrei estas duas notícias no site da FEP que podem ajudar no debate deste tópico:
“Programa ADAMS (Anti Doping Administration & Management System) )”
Aviso a todos os cavaleiros de competições internacionais. Para mais informações consultar documentos anexos e site da F.E.I. http://www.horsesport.org e da W.A.D.A. http://www.wada-ama.org “.

Documentos em anexo:
2007.12.10 Letter to NFs.pdf - http://www.fep.pt/media/pdf/2007.12.10% ... %20NFs.pdf
2008 RTP (30Nov07) - http://www.fep.pt/media/pdf/2008%20RTP%20(30Nov07).pdf
ADAMSQuickReference-Athletes - http://www.fep.pt/media/pdf/ADAMSQuickR ... hletes.pdf
http://www.fep.pt/Noticias/detalhe.asp?ID=2478
Listagem de Produtos Dopantes para Cavaleiros/Condutores
Temos disponível nesta pasta o Documento de Controlo Antidopagem do Movimento Olímpico

Documentos em anexo:
Lista de Substâncias Proibidas 2008 Sumário Alterações - http://www.fep.pt/media/pdf/List.Subs.% ... 3%B5es.pdf
Lista de Substâncias Proibidas 2008 - http://www.fep.pt/media/pdf/Lista%20de% ... 202008.pdf
Lista de Substâncias Proibidas 2008 Anexo I - http://www.fep.pt/media/pdf/Lista%20de% ... xo%20I.pdf
http://www.fep.pt/Federacao/detalhe.asp?ID=113

Cumprimentos
Filipe Graciosa Jr

melro
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda out 31, 2005 11:49 am
Localização: portugal

#5 Mensagem por melro » sexta mar 21, 2008 11:46 am

existe doping e nao só...
cavalos!!!!!!!!!!!!

poldrinha
Sela 04 (estribo de bronze)
Mensagens: 63
Registado: quarta abr 21, 2004 12:56 pm
Localização: Porto

#6 Mensagem por poldrinha » sexta abr 25, 2008 11:45 pm

Boa noite

Penso que quase toda a gente tem a perfeita noção que existe doping no mundo dos cavalos. Infelizmente muita boa gente não tem coragem de o dizer (talvez por medo).
Para quem não acredita que isto de facto exista... começem a ver o que é a tal "vitamina" que alguns proprietários dão aos cavalos.

Saudações Marialvas

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#7 Mensagem por luis pedro » sábado abr 26, 2008 12:04 am

Olá,

A questão do doping é transversal a todas as modalidades desportivas, a diferença está no controle. No hipismo o controle é extremamente apertado nos concursos internacionais, nos nacionais (infelizmente), parece que devido ao custo das análises, é praticamente inexistente.

luis pedro

alegrete
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 224
Registado: quarta ago 24, 2005 6:44 pm
Localização: Almeirim
Contacto:

#8 Mensagem por alegrete » terça mai 13, 2008 10:16 pm

Caro Luís Pedro :

Depois de ler a sua 1ª resposta ao tópico fiquei surpreendido pois, o mínimo que se deve ao Sr. Manuel Malta da Costa é respeito !!! Tomara nos um dia ter direito (por mérito próprio) às referências a nível internacional que o Sr. Manuel Malta da Costa já teve.

Não pretendo escrever em defesa de ninguém, mas neste caso o senhor atrás referido teve toda a razão em lançar esta bomba na praça publica, não só por ser verdade, como por ser uma vergonha para o desporto que tanto gostamos e do qual vivemos (uns com mais dignidade que outros).

Em relação ao caso "gaveta dourada " ficou provado que o Sr. Manuel Malta da Costa tinha razão e os cavaleiros em questão já foram punidos este ano (a meu ver de maneira injusta).

Todos nós erramos mas quando os outros têm razão eu dou a mão à palmatória!! E posso-me gabar de já terem ido quase todos os meus cavalos ao controlo de doping e estarem sempre "limpos" .

Um abraço

Duarte Alegrete
O ensino da cavalo é o melhor complemento da educação de um Homem. Em equitação, o que os olhos vêem só a mão sabe!”- João Núncio

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » quarta mai 14, 2008 12:45 am

Olá Alegrete,

Ninguém quis tirar mérito algum ao Sr MMC, apenas referi o carácter sazonal dessas críticas e o desfecho que normalmente têem.

luis pedro

melro
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda out 31, 2005 11:49 am
Localização: portugal

#10 Mensagem por melro » segunda jun 09, 2008 11:32 am

PROCESSO Nº 9/2006
Participado: Sr. António Maria Cabral Vozone
Evento: CSN A do Vimeiro
Data: 3 de Setembro de 2006
Processo: Caso de doping de cavalo
Substância proibida: Clenbuterol
Decisão do C. de Disciplina: Desclassificação de todas as provas do Concurso.
Suspensão de toda a actividade desportiva pelo prazo de trinta dias a partir de 26 de Fevereiro até 26 de Março de 2008.
Multa do valor equivalente a 1.000,00 francos suíços.
Custas do processo de 200,00 euros

link: http://www.fep.pt/media/pdf/CIRCULAR%20 ... R-2008.pdf

Não vale a pena dizer mais nada...
cavalos!!!!!!!!!!!!

Responder

Voltar para “Obstáculos”