Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Responder
Mensagem
Autor
Emanuel Ramos
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quinta fev 18, 2010 4:05 pm

Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#1 Mensagem por Emanuel Ramos » quinta fev 18, 2010 4:52 pm

Actualmente em Portugal dispomos de garanhões de imensa qualidade para melhorar a criação de cavalos de desporto, particularmente na disciplina de saltos de obstáculos.
Seria uma lista imensa, aquela que teria que colocar aqui...
Mas o importante é realmente aproveitar-mos o que temos aqui em Portugal.

Cada região de Portugal deve ter uma serie de garanhões com bastante qualidade ao dispor dos criadores.
Eu falo pela região de Coimbra e Aveiro.

Por aqui temos:
Calvin (Holstein)
Dollar du Lesme (SF)
Ulhan (A.A Frânces)
Pallas (KWPN)
EMIR (KWPN)
etc etc...
uma lista imensa!

Nem todos fizeram, fazem ou farão provas de G.P a 1.50m, mas transmitem o melhor para os seus filhos. E assim aos poucos vamos melhorando a criação nacional de cavalos de desporto.
Mais uma vez não me canso de repetir...
APOSTEM NO QUE TEMOS EM PORTUGAL! SÃO TÃO BONS OU MELHORES QUE OS RESTANTES DO CENTRO DA EUROPA!

Lebre
Espectador
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 28, 2007 8:16 am
Localização: Tomar
Contacto:

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#2 Mensagem por Lebre » terça mar 09, 2010 6:09 pm

Temos de facto muito boa genética em Portugal!!
Acontece que tal como em tudo o resto que se passa no Mundo, a evolução da criação desenvolve-se a uma velocidade enorme, apoiada por tecnologia de ponta, cada vez mais desenvolvida e cada vez mais acessível a todos.
Se queremos estar na linha da frente não podemos descurar estas variáveis lembrando sempre a máxima "tanto come um cavalo mau como um cavalo bom" adaptando-a para "tanto come um cavalo bom como um cavalo Elite"!!!
Temos que nos adaptar aos tempos modernos e aproveitar o que de bom se faz nos países de referência, como o fizeram por exemplo os Holandeses que com base no que aprenderam nos países vizinhos transformaram o seu studbook de referência - KWPN - no melhor do mundo em obstáculos há 8 anos consecutivos, tendo este ano acumulado esse feito com o melhor do mundo em dressage. É este o caminho que temos de tomar... o dos melhores entre os melhores já que o acesso ao TOP está à mão de todos! Por exemplo, as saídas do BALOUBET DU ROUET estão disponíveis até dia 15 de Abril pelo preço de 2.000.00€!! (preço habitual 3.000.00€). Analize-se a relação qualidade/preço comparada com aqueles que embora muito bons, não poderão dar a mesma garantia. É a oportunidade de ter um produto daquele que os Franceses apelidaram de o "Melhor cavalo do Mundo" com provas confirmadas na sua descendência, que todos os bons studbooks do Mundo estão a introduzir e trazer para o nosso país um input genético da mais elevada qualidade!

Emanuel Ramos
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quinta fev 18, 2010 4:05 pm

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#3 Mensagem por Emanuel Ramos » sexta mar 12, 2010 11:57 am

Estou de acordo consigo Sr.Lebre, contudo...

De facto temos a genética e os garanhões e temos que aproveitar..
A criação desenvolve-se a passos gigantes no centro da Europa, é verdade, mas estamos na cauda da Europa, estamos em Portugal, onde o poder sócio-económico é médio-baixo, onde maioria das pessoas com possibilidade para ter dois ou três cavalos, não poderá dispensar 2mil ou 3 mil€ numas palhetas do Baloubet, no Quidam ou no Corland, nos grandes garanhões do mundo. Porque a esse preço, juntamos os gastos de transporte,veterinário e ainda uma série de riscos inerentes ao envio de sémen do centro da Europa.

Não existem apoios a criação por parte do estado e viver actualmente da criação de cavalos é difícil. Concordo consigo quando diz que temos de acompanhar os tempos modernos, mas não podemos voar tão alto, não há poder monetário para isso.
Vamos dar-nos por contentes que tenhamos o Coltaire Z, o Divin Du Murier, o Chaid D, o Pallas, o Emir Van Elle, o Nababo,o Calvin (a lista é imensa) etc etc.. todos os nossos garanhões que transportam o melhor dos melhores garanhões do mundo e que por preços mais "simpáticos" nos ajudam a melhor a nossa criação de cavalos de desporto.

Mais uma vez repito...
Vamos apostar no que temos em Portugal, para produzir mais e melhor!

Lebre
Espectador
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 28, 2007 8:16 am
Localização: Tomar
Contacto:

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#4 Mensagem por Lebre » sexta mar 12, 2010 4:37 pm

Caro Emanuel,

Estou de acordo, vamos apostar no que temos em Portugal!!
A questão é: hoje, em Portugal temos acesso ao TOP.
Diz-me que é caro. Concordo que que sim, mas não precisa de encher 10 éguas com o Baloubet du Rouet, se de três encher uma criteriosamente, o que acresce em despesa não é tão elevado quanto refere e a mais valia é incomensuravelmente maior. O criar cavalos com éguadas grandes é uma hipótese, mas não é a única hipótese. Nos países a que nos referimos há muita e muita gente a criar com uma ou duas éguas... mas apostam forte. E não são pessoas obrigatoriamente abastadas, são pessoas que para além de um bocado de terra, têm a paixão pelos cavalos, uma estrutura institucional que os apoia e uma visão esclarecida do que é criar cavalos, para quê criar cavalos e para quem criar cavalos.
Se lhe disser que o valor MÉDIO de um poldro do Baloubet du Rouet aos 6 meses é quase quatro vezes o valor da sua cobrição (são valores que poderá confirmar nos resultados dos leilões) continua a ser caro? Pergunto ainda, nos cavalos que temos disponíveis consegue multiplicar por três o preço da cobrição e encontar um valor médio de venda dos seus produtos aos 6 meses? Registados em que livro? com que marketing a suportá-lo? Para além disto tem a hipótese de ver um produto seu ser reconhecido como reprodutor num livro de referência... reconhece a mais valia que isso representa certamente!
Fala-me no preço do veterinário. Que eu tenha conhecimento, as tarifas de um veterinário são independentes do garanhão a utilizar. Quanto maior for o valor efectivo do sémen que utilize, menor será o valor proporcional cobrado pelos serviços veterinários.
Diz-me que há risco. Assim como nos restantes países.
O transporte é caro. Quanto mais sémen for importado, menor se tornarão os preços do transporte. A tendência será esse valor tornar-se residual. Ao fazê-lo estaremos a abrir a hipótese de um dia virmos de facto a ter cá garanhões desse nível.

Agora a seguinte questão:
Para quem devemos nós criar?
Respondo-lhe por mim. Em Portugal e cada vez mais, decorrem eventos desportivos internacionais sobretudo durante o Inverno que representam a participação de milhares de cavalos, nomeadamente Barroca d'Alva, Vale Sabroso, Comporta, Portimão, CNEMA... com cavaleiros de qualidade TOP. Estes eventos como saberá desenrolam-se durante períodos relativamente longos, muitas vezes por mais de um mês. Ora este é um indicador de que Portugal tem condições para receber (pelo menos durante o Inverno) o que de bom anda por aí no que a este assunto diz respeito e tudo leva a crer que esse incremento cada vez será maior. Para além da fabulosa montra que estes eventos representam para os nossos cavalos, estes senhores, quando não estão a concursar, muitas vezes vão procurar novas montadas. E o que é que nós queremos ter para oferecer? Cavalos que eles consideram de refugo ou cavalos ao nível que eles estão habituados?

Viver da criação de cavalos na minha opinião não é difícil... é IMPOSSÍVEL. Mas maximizar e potencializar os ganhos eventuais e sobretudo maximizar e potencializar o prazer de criar bons cavalos, está ao alcance de quem saiba fazer contas e tomar as decisões acertadas.

Se acha que estamos na cauda da Europa, não tente puxar-nos mais para a ponta neste assunto, promovendo a genética de cavalos (não generalizando) que se não estivessem cá em Portugal possivelmente estariam castrados.

O estado Português não é para aqui chamado, até porque se intervir...estraga. No entanto, tem apoios para instalar pastagens e para vedar as suas propriedades... será que lá fora têm isso?

Não quero deixar de agradecer o facto de lançar esta discussão.
Anexos
Uma filha do Baloubet du Rouet nascida em Portugal!!
Uma filha do Baloubet du Rouet nascida em Portugal!!
gal_5.jpg (69.11 KiB) Visto 7322 vezes

PaulaDS
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 113
Registado: quarta mar 04, 2009 9:28 am
Localização: Italia
Contacto:

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#5 Mensagem por PaulaDS » sexta mar 12, 2010 5:23 pm

Um post muito bem exposto, inteligente e que demonstra um conhecimento global do mundo do cavalo. Parabéns.

Emanuel Ramos
Iniciado
Mensagens: 14
Registado: quinta fev 18, 2010 4:05 pm

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#6 Mensagem por Emanuel Ramos » sexta mar 12, 2010 8:56 pm

Caro Lebre,

Como disse antes concordo consigo, é de facto necessário evoluir na criação de cavalos de desporto.
E tudo o que disse é de facto a realidade actual, mas como referi anteriormente há uma grande parte dos apaixonados pelos cavalos e que gostam de criação de cavalos, que têm uma égua cruzada e que querem melhorar um pouquinho que seja, nem uma única cobrição do Baloubet podem pagar, por convenhamos é de facto cara.
É um excelente cavalo e talvez excelente seja pouco para o definir, e aposto que muita gente adoraria criar com o mítico Baloubet, mas do sonho a realidade vai uma grande diferença.

Não posso deixar de notar que gosta imenso do Baloubet e parabéns pela poldra de for sua, é linda!

Tudo o que li do seu post eu concordo, concordo para uma pessoa que tenha muito dinheiro para gastar e como tudo no mundo da equitação é de facto caro, 3 mil euros não me parece uma quantia acessível a uma pessoa como eu por exemplo, que tenho duas éguas a criar.

Esses 3 mil Euros, serviram 2 anos para duas cobrições do Coltaire Z e uma Calvin.
(que ainda não fizeram metade do que o Baloubet fez, mas que transportam o melhor da genética Zangersheide e Holstein)
E o meu exemplo foi seguido por inúmeras pessoas que apostaram neste dois cavalos, o Coltaire Z têm inúmeros filhos actualmente e bons, a Vichy, filha dele foi campeã dos 7anos e a Ucrânia actualmente faz provas de 1.50m com excelentes resultados.
O Calvin é um Holstein filho do Cassini I, que produziu tão bons filhos, saltadores no mundo inteiro, originou garanhões que actualmente estão no topo das competições de cavalos de obstáculos. O próprio Calvin saltos as provas de 1.40m e a cobrição dele custa 400 euros.
Este ano tem 25 cobrições agendadas.

Valor aos seis meses de idade dos poldros filhos destes garanhões? sinceramente não sei.. estou a ser honesto.
Filhos do Coltaire Z brevemente veremos muitos nas pistas e ai provaram o seu valor. Filhos do Calvin nasceram este ano.

Quanto ao que temos para oferecer aos senhores que vem competir ao nosso país, temos para lhe oferecer muitos e bons cavalos, filhos, netos e bisnetos de cavalos, que como diz "eles já estão habituados".
Não criamos cavalos só para vender para esses senhores, criamos cavalos para que os nossos "senhores" comprem cá e não lá fora.

Quanto a esta frase:
"Se acha que estamos na cauda da Europa, não tente puxar-nos mais para a ponta neste assunto, promovendo a genética de cavalos (não generalizando) que se não estivessem cá em Portugal possivelmente estariam castrados."

É difícil dar uma resposta, pessoalmente sinto-me magoado com o que li, e certamente um proprietário de um bom garanhão de saltos de obstáculos também se sentiria.

Promovamos então a criação de cavalos de desporto, quer com os melhores do centro da Europa, quer com o que temos cá em Portugal.
O importante mesmo é a paixão pela criação de cavalos.

Deixo aqui apenas alguns links para visualizar os bons cavalos que se criam em Portugal:

Xacal


Vichy


Ucrânia


Coltaire Z

Lebre
Espectador
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 28, 2007 8:16 am
Localização: Tomar
Contacto:

Re: Criação de cavalos de desporto para saltos de obstáculos

#7 Mensagem por Lebre » sábado mar 13, 2010 3:58 am

Caro Emanuel,

Em primeiro lugar, quero reconhecer e enaltecer a forma cordial como se tem tratado este assunto.
Ficaram aqui explanados dois pontos de vista, ambos válidos no meu entender.
Não me quero repetir, mas gostaria de deixar claro uma coisa:
Quando me refiro à eventualidade de os cavalos estarem castrados caso não estivessem em Portugal, é tão somente porque a selecção é tão rigorosa que vemos chumbar na admissão a garanhões, cavalos de sonho!! Eles não são maus, bem pelo contrário, só que para se ser garanhão num livro com critério não basta ser excelente, tem de se distinguir entre os excelentes!!
Eu não generalizo, porque de facto reconheço grandes qualidades em alguns cavalos que refere, mas reconhecerá por sua vez, que se queremos seguir o rumo da Europa, terão de haver critérios mais rigorosos.
Eu próprio utilizo para criar, cavalos inteiros existentes em Portugal e posso dizer que com sucesso, consciente no entanto que dificilmente passarão para além "deles próprios".
http://www.quintadosmontes.com/2009DE/
No entanto este ano deixei propositadamente ficar duas éguas alfeiras, que para além de descansar, ganharam o direito ao dobro do investimento na sua barriga deste ano, ao passo que eu tive menor despesa no ano passado e terei muitíssimo mais prazer no ano que vem. É uma questão de gestão!!

Por essa razão e por querer chegar tão longe quanto possível com os meios que temos disponíveis, é que com grande expectativa espero para o ano que vem, ver nascidos em minha casa mais dois filhos do Baloubet du Rouet.
Anexos
Zea dos Montes (Pacino por Polydor)
Zea dos Montes (Pacino por Polydor)
P1010190.JPG (232.61 KiB) Visto 7317 vezes

Responder

Voltar para “Obstáculos”