Preconceito de : Saltos=Perigo

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
Jota
Iniciado
Mensagens: 10
Registado: segunda jun 21, 2004 1:02 pm

Preconceito de : Saltos=Perigo

#1 Mensagem por Jota » quinta jun 09, 2005 7:28 pm

O que vocês acham do preconceito, de hoje em dia, que se está a gerar á volta dos saltos de obstáculos?

Apesar de a disciplina de saltos de obstáculos ser a que mais competidores aglomera... acho que ainda existe uma percentagem mínima de pessoas... principalmente iniciados.... que desiste da ideia de fazer saltos, e prefere fazer outro tipo de desporto equestre; tal como: dressage, raides, etc... e porquê?

Muitas pessoas ouvem histórias de cavaleiros que ao fazerem provas de obstáculos, caíram do seu cavalo, e... ou partiram costelas, ou ficaram em cadeiras de rodas, etc...

Eu mesmo, já assisti a uma queda de um cavaleiro, e digo-vos que não foi muito bonita... felizmente que ficou tudo bem...

O que vocês acham disto? Acham que são casos mínimos? e que se faz disto um problema.... que no fundo não é muito grave??

Cumprimentos Equestres!!! 8)

horse_lover
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 144
Registado: quinta fev 05, 2004 10:15 am
Localização: Porto, V.N.Gaia

#2 Mensagem por horse_lover » sexta jun 10, 2005 8:52 pm

E quando um cavalo se passa com o que lhe estamos a pedir (temperamentos) e sai a galope sem aviso. ou qd um cavalinho no picadeiro está com "gazes" e os outros se assustam e dão cangochas???? Eu uma ocasião vi uma pata de um cavalo vir na direcção da minha cabeça porque começou às cangochas porque se assustou? Isto não é só nos saltos...nas raides os cavalos podem-se assustar, podes perder o controlo e cair, há pedras...tudo pode acontecer...

isso que dizes não é bem verdade...em que te baseias? algum estudo? lol
Ana Patrícia
Imagem

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#3 Mensagem por omega2 » quinta jun 16, 2005 4:11 pm

ora, tb podemos ir a passear calmamente a pé e cair e torcer um pé! a toda a hora corremos riscos.
tudo bem, os obstaculos sao perigosos. imaginem o que é saltar uma ria de 1.20m e desiquilibrar se e cair la de cima! ainda é uma queda feia. Mas por isso toda a gente que quer aprender a montar acavalo e a saltar deve preocupar se primeiro em ter "á vontade" e confiança em cima do cavalo para dp começar a saltar. para prevenir os acidentes (coices, mordeduras,etc) ha certas regras que se devem seguir. distancia de segurança, etc

omega2
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 82
Registado: sexta jan 30, 2004 8:30 pm
Localização: Entroncamento

...

#4 Mensagem por omega2 » quinta jun 16, 2005 4:12 pm

ora, tb podemos ir a passear calmamente a pé e cair e torcer um pé! a toda a hora corremos riscos.
tudo bem, os obstaculos sao perigosos. imaginem o que é saltar uma ria de 1.20m e desiquilibrar se e cair la de cima! ainda é uma queda feia. Mas por isso toda a gente que quer aprender a montar acavalo e a saltar deve preocupar se primeiro em ter "á vontade" e confiança em cima do cavalo para dp começar a saltar. para prevenir os acidentes (coices, mordeduras,etc) ha certas regras que se devem seguir. distancia de segurança, etc

pedro oliveira
Ajudante de Monitor de Equitação
Mensagens: 99
Registado: quarta jul 20, 2005 5:25 pm

#5 Mensagem por pedro oliveira » quarta ago 10, 2005 7:32 pm

ola
reparei que estavam a falar de acidentes com cavalos e não pude deixar de participar, pois á cerca de 4 meses o meu melhor amigo, por causa de uma egua assustada foi parar ao hospital com traumatismos craniânos. foi dado como morto por duas vezes. Hoje esta behm de saude embora ande sem parte consideravel do osso do cranio. Mas apesar de tudo não larga os cavalos. foi das primeiras coisas que falou depois de ter acordado de coma e embora não tenha parte do osso continua a montar com regularidade e a interagir activamente com os cavalos.
isto éque é amor aos cavalos.
fiquem bem
só quero aprender...mais e mais

Electra
Espectador
Mensagens: 5
Registado: quarta mai 17, 2006 9:47 pm
Localização: Coimbra

#6 Mensagem por Electra » quarta mai 17, 2006 9:51 pm

pedro oliveira Escreveu:ola
reparei que estavam a falar de acidentes com cavalos e não pude deixar de participar, pois á cerca de 4 meses o meu melhor amigo, por causa de uma egua assustada foi parar ao hospital com traumatismos craniânos. foi dado como morto por duas vezes. Hoje esta behm de saude embora ande sem parte consideravel do osso do cranio. Mas apesar de tudo não larga os cavalos. foi das primeiras coisas que falou depois de ter acordado de coma e embora não tenha parte do osso continua a montar com regularidade e a interagir activamente com os cavalos.
isto éque é amor aos cavalos.
fiquem bem
Olá a todos! :o Concordo co isto. São estas pessoas os verdadeiros exemplos do amor á arte equestre. :wink:
"O cavalo Lusitano é, como o toiro bravo, um dos tesouros vivos de Portugal"

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

ola

#7 Mensagem por DB » domingo jul 16, 2006 8:59 am

Acidentes a cavalo.

Mt se pode dizer sobre isto, é sem sombra de duvida um risco montar e penso que é por esse risco, desafio constante,dominio e competitividade que nos leva a montar e voltar a montar e voltar a montar...

É O UNICO desporto que DEPENDE de 2 SERES VIVOS dai o desafio, estamos sp a desafiar os nossos limites mt mais ainda nos obstaculos e no cce.

Embora, mts das vezes os obstaculos e as respectivas alturas façam mais confusao ao cavaleiro do que propriamente ao cavalo.

E como qq desporto inclui risco, esperemos q cada um de nos csg concretizar as suas ambiçoes no mundo equestre, se possivel sem grandes danos. :)

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#8 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 9:10 pm

Bem Vindo DB!

Entarste muito bem no forum, gostei muito dos teus concelhos!

Durante a minha vida já dei muitas quedas e o mais engraçado é que muito poucas foram a saltar, embora passei a maior parte do tempo a fazer obstáculos e CCE! E as mais graves nunca foram a saltar.
Um dos meus professores contou-me que tinha conhecimento de 2 pessoas que ficaram parapelégicas a fazer ensino!!! Mas se fores a ver há muito maior numero de acidentes graves por acidentes de carro ou de trabalho, portanto tudo o que fizeres na vida tem um risco, mas ao menos com os cavalos tens um prazer e satisfacção incomparável!
Mas medos há sempre e tem que se ganhar confiança aos poucos e não é só dos obstáculos!
Nunca tive um aluno que não quisese saltar.

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#9 Mensagem por luis pedro » domingo jul 16, 2006 9:33 pm

Olá DB,
Concordo com os riscos que inevitávelmente se correm na equitação, podem e devem minimizar-se seguindo normas de segurança, por exemplo a utilização do "toque" tão útil quanto detestado pela maioria dos cavaleiros (pensam que lhes dá ar de principiantes).
Apesar de ser, sem dúvida, a mais divulgada a equitação não é a unica em que interagem (como está na moda dizer) dois seres vivos, na Asia são utilizados para trabalho e desporto os elefantes, em Africa (norte) são os camelos que para além da utilização mais conhecida, de transporte, são também utilizados em corridas, a produção destes ultimos usa o que de mais moderno e evoluido existe em termos de genética e produção animal, ainda em Africa mas mais para sul fazem-se corridas montando Avestruzes, na América do sul utilizam-se os Lamas (não sei se fazem competição), mais para norte, já nos gelos do Polo, utilizam-se os cães puxando trenós, é possível que me tenha esquecido de alguns mas pelo menos estes há.
Cumprimentos
Luis Pedro

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#10 Mensagem por Rogers » domingo jul 16, 2006 9:45 pm

cá em Portugal também se faz competições de mushing (cães a puxar, normalmente é utilizado o husky)até há o campionato nacional, mas desporto olimpico é só na equitação que é utilizado dois animais.
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

DB
Sela 01
Mensagens: 35
Registado: domingo jul 16, 2006 8:37 am
Localização: PORTO

#11 Mensagem por DB » segunda jul 17, 2006 9:41 pm

luis pedro
"Olá DB,
Concordo com os riscos que inevitávelmente se correm na equitação, podem e devem minimizar-se seguindo normas de segurança, por exemplo a utilização do "toque" tão útil quanto detestado pela maioria dos cavaleiros (pensam que lhes dá ar de principiantes)."

podem ser minimizados, mas inevitaveis eu msm tive um traumatismo craneano com um gpa titanium, provavelmente se nao o tivesse teria sido mt pior.

quantos as supostos cavaleiros que montam sem "toque", apenas tenho a dizer duas coisas.
existem os que realmente montam mt bem e pra eles é indiferente ter ou nao, mas continuam a ter risco por sua vez maior;
e existem realmente os iniciados que pensam que ja sabem mt que se recusam a usa-lo, ora do meu ponto de vista recusam-no e fazem-no pq lhes é permitido e passo a explicar o pq desta observaçao, este fds tive no jockey e vi um prof a dar aula a 3 alunas das quais ate msm a galopar andavam a "bater sola no arreio" e ja saltavam todas "destrambelhadas" uma de sapatilhas e todas sem "toque", andavam pq lhes era permitido, como em tudo na vida ha regras e elas sao para ser cumpridas, os professores devem tb dar o exemplo e se todos o fizeram nao ha excepçoes, a menos que montem sozinhos e ai o problema é so deles.

se eles souberem e nao contestarem, pq sabem que nao lhes vale a pena aceitam e ponto. eu tenho cavalos, monto, salto, e desde o inicio que me foi incutido o uso dele e das poucas vezes que nao o pus senti que me faltava qq coisa.

HABITO.

Quanto a existir mais desportos c animais, continuo a nao concordar, quem ta ligado aos cavalos sabe a complexidade dos msm, correr c um elefante é uma coisa, saltar 1.95 c um cavalo é outra, correr montado numa avestruz é uma coisa, fazer levadas cabriolas ou uma s.george c um cavalo é outra.

n menosprezo os restantes desportos, mas continuo a acreditar o qt é complexo o ensino do nosso amigo Cavalo para chegar aos nossos objectivos. correr pra frente é sp facil, basta ensinar isso desde o inicio, dificil é td o resto que se csg fazer c um cavalo q n s csg fazer c outro qq .

seria giro ver um elefante a fazer um cce, ou uma avestruz a fazer uma s.george.

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

Centro Hipicos Federados

#12 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 6:53 am

Claro que são estes relatos que me chegam,alem do que vejo, que justificam os meus pareceres.
Isto foi na S.H.P.que poderia ter sido a escolha do Miguel.

Citando o DB.

"""este fds tive no jockey e vi um prof a dar aula a 3 alunas das quais ate msm a galopar andavam a "bater sola no arreio" e ja saltavam todas "destrambelhadas" uma de sapatilhas e todas sem "toque", andavam pq lhes era permitido, como em tudo na vida ha regras e elas sao para ser cumpridas, os professores devem tb dar o exemplo e se todos o fizeram nao ha excepçoes, a menos que montem sozinhos e ai o problema é so deles."""

Se isto é dizer mal,é porque é o relato de algo mau.

saudações Marialvas
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

#13 Mensagem por Rogers » terça jul 18, 2006 7:28 am

Responde muito sinceramente Sr João, vocé monta de toque?
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

exemplo

#14 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 7:32 am

Mas eu não sou exemplo para ninguém... :wink:
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#15 Mensagem por luis pedro » terça jul 18, 2006 7:40 am

DB Escreveu:luis pedro
"Olá DB,
Concordo com os riscos que inevitávelmente se correm na equitação, podem e devem minimizar-se seguindo normas de segurança, por exemplo a utilização do "toque" tão útil quanto detestado pela maioria dos cavaleiros (pensam que lhes dá ar de principiantes)."

podem ser minimizados, mas inevitaveis eu msm tive um traumatismo craneano com um gpa titanium, provavelmente se nao o tivesse teria sido mt pior.

quantos as supostos cavaleiros que montam sem "toque", apenas tenho a dizer duas coisas.
existem os que realmente montam mt bem e pra eles é indiferente ter ou nao, mas continuam a ter risco por sua vez maior;
e existem realmente os iniciados que pensam que ja sabem mt que se recusam a usa-lo, ora do meu ponto de vista recusam-no e fazem-no pq lhes é permitido e passo a explicar o pq desta observaçao, este fds tive no jockey e vi um prof a dar aula a 3 alunas das quais ate msm a galopar andavam a "bater sola no arreio" e ja saltavam todas "destrambelhadas" uma de sapatilhas e todas sem "toque", andavam pq lhes era permitido, como em tudo na vida ha regras e elas sao para ser cumpridas, os professores devem tb dar o exemplo e se todos o fizeram nao ha excepçoes, a menos que montem sozinhos e ai o problema é so deles.

se eles souberem e nao contestarem, pq sabem que nao lhes vale a pena aceitam e ponto. eu tenho cavalos, monto, salto, e desde o inicio que me foi incutido o uso dele e das poucas vezes que nao o pus senti que me faltava qq coisa.

HABITO.

Quanto a existir mais desportos c animais, continuo a nao concordar, quem ta ligado aos cavalos sabe a complexidade dos msm, correr c um elefante é uma coisa, saltar 1.95 c um cavalo é outra, correr montado numa avestruz é uma coisa, fazer levadas cabriolas ou uma s.george c um cavalo é outra.

n menosprezo os restantes desportos, mas continuo a acreditar o qt é complexo o ensino do nosso amigo Cavalo para chegar aos nossos objectivos. correr pra frente é sp facil, basta ensinar isso desde o inicio, dificil é td o resto que se csg fazer c um cavalo q n s csg fazer c outro qq .

seria giro ver um elefante a fazer um cce, ou uma avestruz a fazer uma s.george.
Olá,
Ou um cavalo a pegar em toros de madeira, ou a correr engatado sem embocadura e guias,...

Obs: Porquê 1.95 mts, o record é bastante mais

Luis Pedro

Responder

Voltar para “Obstáculos”