Preconceito de : Saltos=Perigo

Fórum da modalidade

Moderadores: Filipe Graciosa, alegrete

Mensagem
Autor
Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#16 Mensagem por Joana Abreu » terça jul 18, 2006 7:48 am

Este assunto é na minha opinião muito sério.

Falando em factos:
- Montar a cavalo tem risco.
- Mas as estatisticas demonstram que é mais perigoso andar de mota, andar de bicicleta, ou mesmo de patins em linha (não estou a brincar, há mesmo muito acidentes nos indices de praticantes)

Como diminuir o risco: :shock:
- Montar sempre com toque, mesmo os mais experientes.
- É verdade que os profissionais evitam porque montam 10 cavalos por dias, e o suor incomoda, e parecem principiantes, etc...
- Mas o Toque pode evitar que se fique paralitico, ou mesmo pior :cry:

Pessoalmente:
Como sabem monto há mais de 20 anos, mas uso sempre toque, e preso.
Mais vale um bocadinho de suor, do que males maiores.
E sobre parecerem principantes... comprem um toque topo de gama :lol: , os principantes não têm desses!

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#17 Mensagem por luis pedro » terça jul 18, 2006 7:54 am

Olá João,
Porquê esse laconico: "eu não sou exemplo para ninguém".
Embora seja desejável a mudança de atitude o que é facto é que quem começou a montar há muitos, muitos anos, quando os "toques" eram usados apenas nas provas de obstáculos ou para dar um ar british e só recentemente com as exigencias do seguro desportivo passou a ser obrigatório (mesmo assim, fora as provas ainda não é para todos) compreende-se, pelo menos em parte, a relutância ou incómodo em o usar.

Experimente um dos modelos mais recentes que são muito leves e não "fritam" a cabeça.

Luis Pedro

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

capacete

#18 Mensagem por João dee Deus » terça jul 18, 2006 8:11 am

Os riscos que corremos todos os dias são calculados,desde o atravessar da rua,até decisões mais importantes.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#19 Mensagem por AnaE » terça jul 18, 2006 5:42 pm

E sobre parecerem principantes... comprem um toque topo de gama, os principantes não têm desses!
É um ótima ideia... eu detesto montar de toque por causa do calor e mesmo pela sensação de ter uma coisa disforme enfiada na cabeça... acho que até me altera o equilibrio.

Eu nunca uso toque e muitas vezes acho que devia, principalmente depois de ter trocado as areias do litoral alentejano pelos calcários da capital.

... ainda por cima a maioria dos seguros de vida associados por exemplo à compra de imóveis não cobrem acidentes com cavalos por ser considerada uma actividade perigosa (pelo menos é esse o meu caso :( )

Rogers
Monitor de Equitação
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 23, 2006 5:28 am
Localização: Inglaterra
Contacto:

Re: exemplo

#20 Mensagem por Rogers » terça jul 18, 2006 9:15 pm

João dee Deus Escreveu:Mas eu não sou exemplo para ninguém... :wink:
Começo por dizer que qualquer pessoa com menos de 18 anos deve usar toque e no meu picadeiro ninguém com menos monta sem toque. E concordo é uma vergonha que hajam pessoas que deixem os alunos montar sem toque sejam eles credênciados ou não!!

Eu pessoalmente não consigo usar sempre toque pq causa-me alergia devido ao suar e depois enxaquecas, mas tive que fazer um esforço para deixar o toque tal era o hábito, e quando vou fazer algo que não seja simples dressage num cavalo que conheço bem ponho sempre o toque. Devido a isto consigo preceber pq é que há muitos professionais que não utilizam. E além disso nas provas de dressage o toque não é obrigatório, como tb na equitação de trabalho.

Jokas
Nunca desistir, por muito dificil que seja que um dia...havemos de vencer!

Joana Abreu
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 141
Registado: terça abr 20, 2004 9:53 pm

#21 Mensagem por Joana Abreu » sábado jul 22, 2006 9:19 am

Uma vez caí porque o cavalo que eu montava começou a brincar e partiu a cilha com a força que fez.

Quando se parte uma cilha a galope, por muito bem que se monte, ou que se conheça o cavalo, a queda é certa!

Se eu não tivesse o toque... provavelmente não estava para aqui a moralizar o pessoal!

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#22 Mensagem por Sentry » sábado jul 22, 2006 5:37 pm

Eu nas minhas primeiras aulas, ao aparelhar, apertei mal a cilha e quando tava dentro do picadeiro a fazer uns circulares a galope tombei, porque a cilha estava mal apertada...E nao levava toque mas era só mesmo por causa do calor...

Avatar do Utilizador
Wasserluft
Monitor de Equitação
Mensagens: 253
Registado: sábado jun 03, 2006 3:48 am
Localização: Corroios - Coudelaria José Nunes Robalo - Quinta da Matinha

Toque & Saltos

#23 Mensagem por Wasserluft » sábado set 23, 2006 7:33 pm

Nunca Saltei (Certamente por medo) mas ja parti uma costelas (A galope sem Sela) e ia ficando Paralitico (Cavalo caiu-me em cima) Não fiquei paralitico mas ,segundo os médicos e pessoas que firam,foi por Milagre .
No entanto não uso Toque . De vez em quando uso o meu Akubra http://www.akubra.com.au/
"The Horse´s reward to be able to communicate with the predator and cause him not to be predatory" Monty Roberts
"Pedir constantemente ,contentar-se com pouco,Recompensar muito. " Beaudant

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#24 Mensagem por luis pedro » segunda set 25, 2006 5:05 am

Olá Wasserluft,

Pois, até porque o toque só protege a cabeça, não as costelas. 8)

Luis Pedro

nunodias
Sela 01
Mensagens: 30
Registado: sexta mar 19, 2004 11:39 pm

#25 Mensagem por nunodias » quarta set 27, 2006 6:09 am

Boa noite a todos então o que é que podemos usar para proteger as costelas, é os coletes tipo piloto de kartings?

Sentry
Sela 07 (estribo de prata)
Mensagens: 111
Registado: terça mai 23, 2006 4:18 am
Localização: Évora
Contacto:

#26 Mensagem por Sentry » quarta set 27, 2006 8:39 am

Acho que a unica maneira é ter-se cuidado nos saltos 8)

luis pedro
Mestre de Equitação
Mensagens: 1146
Registado: domingo mar 19, 2006 7:16 am

#27 Mensagem por luis pedro » quinta set 28, 2006 3:51 am

nunodias Escreveu:Boa noite a todos então o que é que podemos usar para proteger as costelas, é os coletes tipo piloto de kartings?
Olá Nuno,
Para proteger o tronco existem uns coletes de protecção proprios para equitação, são obrigatórios nas provas de Cross doConcurso Completo de Equitação. Podes encontrá-los nas lojas da especialidade.

Luis Pedro

cervantes
Monitor de Equitação
Mensagens: 465
Registado: segunda dez 12, 2005 7:19 pm
Localização: Londres / Porto
Contacto:

Coletes

#28 Mensagem por cervantes » terça out 03, 2006 7:23 am

Olá a todos,

Quanto aos coletes, se a minha opinião valer de alguma coisa, serão também OBRIGATORIOS no TREC (PTV).

Cts TRECeiros,

Virgílio Cervantes

João dee Deus
Mestre de Equitação
Mensagens: 2845
Registado: terça fev 15, 2005 11:49 pm
Localização: Covilhã./.AÇORES

.

#29 Mensagem por João dee Deus » terça out 03, 2006 7:52 am

Sempre fazem mais falta que a "trouxa" dos primeiros socorros.E pesam menos.
Continuo neste Fórum, agora com a intenção de ver se aprendo alguma coisa, mas com o teclado avariado... LOL...

AnaE
Mestre de Equitação
Mensagens: 1051
Registado: terça jun 08, 2004 8:10 pm

#30 Mensagem por AnaE » quarta out 04, 2006 10:06 pm

Ó Sr. João... cada coisa tem o seu preceito :D
Sempre fazem mais falta que a "trouxa" dos primeiros socorros
É quase como dizer que o xairel no traje á portuguesa da Eq. de trabalho tb não faz sentido! (Na practica também não tem mas faz parte do espirito da modalidade) :wink:

Responder

Voltar para “Obstáculos”